15 setembro, 2009

“Blues” the London na rentrée da Champions!!!

Setembro é mês Outonal. Com ele chega o tempo frio, a queda da folha, os dias mingam trazendo alvoroço aos espíritos, (dizem que 6 milhões!?!?!), que alinham taciturnos, numa espécie de debacle emocional.

A Norte, um Clube Português, solitário na suprema elite Europeia, tenta novo erguer da sua bandeira, na cada vez mais macrocéfala, UEFA de Platini. Londres, volta a ser ponto de passagem na Geografia competitiva, Standford Bridge inicio de um ciclo louco, onde o Dragão tem como principal missão, inverter a tendência/tradição algoz Inglesa.

O Chelsea FC, está para a UEFA, como o Bairro, com o mesmo nome, está para a Velha Albion…repleto de muitos zeros à direita nas contas bancárias.

Muitos desses zeros, por vezes contraproducentemente investidos, nem sempre compram vitórias e o pródigo futebol já por ene vezes se encarregou de o mostrar. A Champions não sendo dos melhores exemplos, também contempla no seu cocktail de competitividade, excepções à regra.

Jesualdo e seus glutões de presenças consecutivas (sete!), têm no embate em terras de sua majestade, um desafio aos limites do estigma histórico de resultados negativos em solo inglês.

Para além do natural obstáculo Chelsea e sua inerente competência, temos toda uma panóplia de factos argumentativos, como factores extrínsecos ao relvado, mas que pesam no atribuir do favoritismo aos Blues. A juntar à exigência do compromisso, os azuis da Invicta, lutam contra a tendência usual de os da casa começarem por norma bem a fase de grupos (atesta em seu favor o somar de 3 pontos, em 5 das 7 partidas inaugurais que contam na prova), são por hábito 1ºs do grupo, a que juntam 5 presenças nas ½ finais da prova nos últimos 6 anos, não sabendo o que é perder em casa jogos de cariz Europeu desde Fevereiro 2006.

Com 4 vitórias em outras tantas jornadas da Premier League, Ancelotti é talvez a peça mais estranha a este “novo“ Chelsea. Na verdade, a pele adversária não se reveste de muitas mudanças no que aos nomes sonantes, integrantes do plantel diz respeito, entre eles, algumas caras bem conhecidas, ex-jogadores das nossas fileiras, com reencontro marcado, apesar de lesões e castigos deixarem apenas Ricardo Carvalho na grelha de partida para a contenda.

Tacticamente, o Chelsea de Ancelotti privilegia a posse de bola, utiliza como esquema o 4x4x2, onde o losango é desenho estruturante de mote modelar, grande controlo e organização a nível da zona intermédia, cuja profundidade ofensiva é trazida ao jogo pela envolvência dos seus laterais.

A geometria do esboço em diamante do técnico Italiano, colhe nítidas influências no catenaccio perfilhado, onde o fervor e paixão da ambiência que emana dos estádios ingleses, subverte parte da capacidade técnico/táctica, em intensidade luminescente, deixando que a latinidade do futebol exibido de pé para pé, se diluía no kick-and-rush de ocasião furtiva, mas assertiva no saldar de contas com o resultado final.

Drogda é baixa de vulto e um pequeno elan nas pretensões azuis e brancas. Anelka é o seu sucessor directo a que se deve juntar Malouda, Ballack, Lampard e Essien, como unidades do centro nevrálgico do jogo, aliando visão de jogo ao poder de fogo de meia distância.

Ivanovic pode aparecer como solução ventilada à direita do último reduto, onde os centrais, Terry e Ricardo Carvalho, são guarida de Cech. Ashley Cole, fecha a esquerda, sendo a unidade de maior propensão ofensiva neste quarteto.

Frente a um dos mais fortes conjuntos da Liga inglesa, confesso que o prognosticar realisticamente se imiscui na confrontação do meu acreditar. O embate tem como curiosidade o facto de ser o 1º em que Jesualdo arranca fora de portas na Champions.

Por entre um sem número de jogos portistas que contempla um record de presenças, conta-se um saldo positivo de 2 vitórias e 1 empate nas últimas 4 partidas como forasteiros na Liga Milionária.

A confrontação com emblemas britânicos tem sido um inferno. As “ébrias” visões standard de Jesualdo, conduzem o FC Porto a labirintos tácticos capazes de nos deixar sempre à beira do precipício, a que só Manchester fugiu à regra, em face de um notável sucesso exibicional.

Como ideias bases de um discurso para suporte da táctica, temos a identidade do Dragão, audácia pelos factores de domínio, ambição pelo risco de quem quer fazer da experiência, arma contra a tradição.

Subentendo desde logo mudanças. Um FC Porto mais táctico, funciona melhor se cozinhado com “Cebola”. Depois de o Barcelona ter dado dimensão uefeira ao 4x3x3, Rodriguez é um barómetro onde a evolução dos azuis e brancos, se experiencia como tacticamente capaz de jogar e fazer jogar em 2 sistemas.

O Uruguaio ora ala, ora interior, complementa maior largura de acção, verticaliza o jogo no galgar de metros, pode explodir nos espaços, traduz diferentes estados de profundidade no jogo, consoante as exigências sempre num registo de aculturação táctica no saber fechar e juntar-se ao trio de médios.

Mariano será quanto a mim, outra das pedras de rigor organizativo dos processos. Mesmo no seu jeito trapalhão, o altruísmo que caracterizam as suas acções, são de capital importância quando se pensa em tapar os flancos como possíveis vias hemorrágicas do caudal ofensivo rival.

Se a vontade de vencer embala a propensão para o sucesso, Hulk aparece como vector incondicional e arma, ávido de ser e atingir uma dimensão mais tangível à sua capacidade individual, não enjeitará ser pedra basilar num desígnio de vitória, por muitas que sejam as fórmulas resolventes para a equação Londrina.

Falcao, apesar da veia goleadora, deve juntar-se a Varela como trunfo vindo do banco.

Golos, são marcas indissociáveis de sucesso, ainda que muita da nossa missão passe por não sofrer. Helton, guarda-redes de profissão, músico de pagode nas horas vagas, convive por estas horas com a traumática fleuma de 14 golos infligidos, a que se junta a parca prestação da defesa zonal como regra de um último reduto menos coriáceo e concentrado que o desejado, (3 golos sofridos em 4 jornadas não auguram grande tranquilidade face ao poderio do jogo aéreo rival).

A Londres conflui o passado, presente e o futuro. A capital Inglesa concretizará por certo, aquilo que os azuis e brancos teimam em mostrar além fronteiras. A hora marcada, o eloquente hino, soará como um Fado, que não tendo Amália na voz, lembrará aos demais que na Europa, PORTOGAL, somos Nós!!!!!!!!!!

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon e Sapunaru.
Médios: Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Rodríguez, Mariano, Tomás Costa e Fernando.
Avançados: Falcão, Hulk, Varela e Farías.

22 comentários:

  1. Mariano? Não me venham com aquela da excelente "disciplina táctica". Ele é um trapalhão e ponto

    ResponderEliminar
  2. Bruno Rocha: Acho que no lugar do Mariano colocava a jogar o Varela mas admito que Jesualdo coloque o onze que projectaste. Abraço.

    FCPorto: Só tens que tornar real este nosso sonho! Eu acredito!

    ResponderEliminar
  3. Blue Boy,

    Grande relvado com os jogadores. Está espectacular. Onde o arranjaste?

    ResponderEliminar
  4. Bruno, concordo que esta equipa, para o primeiro impacto é a melhor. Depois, depende do desenrolar do jogo, podemos ser sempre mais ambiciosos.
    Vamos jogar frente a uma grande equipa, recheada de bons jogadores e que que tem um ritmo superior ao nosso. Se defendermos bem - atenção aos lances de bola parada! -, estivermos concentrados, conseguirmos contra-atacar, e tivermos uma pontinha de sorte, podemos fazer uma gracinha.
    Eu confio.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Grande Análise! a nossa reentré, tem de ser com qualidade. Já so peço um jogo de igual qualidade ao do ano passado em Manchester.

    Face à equipa escolhida, apenas trocaria Beluchi por Falcão. Uma espécie de 4-4-2, mas tb 4-3-3. Com Fernando, Meireles e Mariano no meio campo e ocupando Cebola, o lugar de 4º médio, ajudando nas transiçoes de defesa-ataque.

    Beluchi já se percebeu, que tem bons pés e passes, mas não defende, o que obriga a esforços redobrados quer de Maeireles quer de Fernando, a jogar em posiçoes mais "atacantes" que o normal. Com Mariano, embora trapalhao, teriamos alguma consistencia a meio campo, a sua entrega e raça em jogo, sao fundamentais nos jogos europeus (prova disso é o golo do ano passado em Manchester).

    Com Falcao e Hulk na frente, suficientes para dar dores de cabeça à defesa londrina, teríamos não so um Falcao mais móvel, mas também um Hulk k n jogaria de costas para a baliza, que ,obrigatoriamente, quando assim joga apenas anda a cheirar a bola, vendo o seu aproveitamento vir por aí abaixo.

    Posto isto o meu onze seria:

    Helton-Fucile, B.Alves, Rolando e Álvaro-Fernando, MEireles, Mariano e Cebola-Hulk e Falcao.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Concordo no geral com a análise mas retiraria o Mariano e colocava Falcao.
    Com C.Rodriguez a fazer de 4º médio.


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Equipa que, quanto a mim, deveria ser a apresentada. Rodriguez e Mariano, pela disciplina táctica, permitindo ao Porto ganhar alguma dimensão no meio-campo, numa espécie de 4-5-1 que se travesteria de 4-3-3 no ataque.

    Não sendo um onze muito ambicioso, deixando Varela e Falcao de fora, penso que permitirá aos azuis e brancos evitarem um domínio avassalador do Chelsea.

    Estes, com 4 pesos pesados no meio-campo (Essien, Ballack, Mikel e Lampard), costumam impor uma espécie de rolo compressor que estrangula os adversários.

    Com Hulk lá na frente, com espaço como ele gosta, as coisas poderão correr de feição.

    Acima de tudo, concentração máxima, procurando evitar os costumeiros erros de principante, como o de Helton, naquele mesmo palco, ou de Bruno Alves, em Manchester.

    ResponderEliminar
  8. Lendo hoje o JN, uma belíssima notícia.

    Uma equipa de infantis, dos arredores de Liverpool, criada este ano, resolveu adoptar o nome de...FC Porto.

    E isto pq? Pela exibição de raça feita pelo Porto em Old Trafford que, pelos vistos, angariou umas centenas de adeptos em terras inglesas.

    Estes jogos da Champions servem, sobretudo, para reforçar o prestígio. Este é um exemplo adequado...

    Vamos a eles, carago!

    ResponderEliminar
  9. Não imagino Varela fora da equipa. Aposto num empate, mas acredito na vitória! A ver vamos... nunca mais chega! Parabéns pela análise Bruno!

    ResponderEliminar
  10. primeira nota: "alguma vez, haveremos de ganhar"... foi +- assim que o Prof. Jesualdo se referiu ao jogo de mais logo, na antevisão ao mesmo... tb acredito que algum dia há-de ser, agora, importa é não inventar muito ou em demasia, pois caso contrário, é meio caminho andado para o desastre que por motivos óbvios, não se deseja.

    segunda nota: fé, tenho-a toda... crença, tou lá... esperança, mais que muita... dúvidas, lamentavelmente, algumas, tão pouco porque a equipa ainda está um nadinha verde, as mudanças operadas no onze, fruto da saida da dupla-maravilha, principalmente, a meio-campo, não está a dar tão bem conta de si, mas tb porque é o primeiro teste de fogo que os nossos heróis de azul-e-branco vão enfrentar para saber com o que podemos, ou não, contar daqui para a frente. Vamos lá ver se conseguem deslumbrar-se, agitar as águas qb e mostrar a vontade férrea das nossas camisolas listadas a azul-e-branca, na Europa do futebol, onde, e ainda bem que assim é, a inveja, a mediocridade e o mal-dizer, não faz doutrina, nem consegue a deixam infiltrar-se... pois essa, tem que se cingir apenas ao intra-muros, onde a mesma impera com quantos tentáculos pode.

    terceira nota: o teu onze, tá digamos que a meu contragosto... não pactuo com mudanças ou as tais disciplinas tácticas, até me apetecendo dizer, que de de disciplinas tácticas, quero mais é que essas se vão %$#&§... Varela está bem, a desempenhar muito bem o seu papel, portanto, tirá-lo agora da equipa, a mim, soa-me a crime de lesa pátria... maybe, maybe, CR10 no lugar de Falcao, e como o PP já aqui disse, deixar em defesa um 4x5x1 com Hulk vagabundo e quando em ataque, 4x3x3, com Varela e CR10 bem abertos nas alas, talvez até trocadas, procurando depois, quais vagabundos, fugir para as zonas centrais de finalização... preferiria isso, jogar com respeito, mas sem medos ou receios, do que ir para lá com "disciplinas tácticas" que é o mesmo para mim, que já não basta o poderia adversário, ainda se iria amarrar os nossos jogadores a posições de movimentação num metro quadrado que depois, em caso de sofrido um golo, dar o arranque prá frente, vai no batalha.

    Bem, quer se queira ou não, temos para já, uma lufada de optimismo em face das ausências certas de Droga, Deco e Bosingwa, que a todos nós, concerteza, dão um poderio ofensivo de peso aos blues, talvez até, mais o 1º e 3º do que o actual 2º... portanto, temos de começar a saber jogar com essas contrariedades contrários... e ir para lá, com respeito, com humildades, mas jamais com medos ou receios... há que jogar o jogo pelo jogo, mas nos momentos exactos, com a frieza das grandes equipas, ir para cima deles que nem Dragões... em busca da felicidade suprema!

    Sou um optimista por natureza, e como tal, já me daria por duplamente satisfeito com um empatezinho... não sendo possivel vencer.

    Aguardemos, que daqui a pouco, tiraremos a prova dos nove ao acontecido em Stamford Bridge.

    ResponderEliminar
  11. off-topic

    Nuno Dias, o relvado e jogadores aqui expostos, é obra exclusiva de outrém, que não nenhum de nós.

    Aproveitaria até para agradecer a «oferta» deste bricolage ao seu autor, que ele sabe quem é.

    Foi prometida a sua utilização nesta época desportiva... e o prometido é devido.

    ResponderEliminar
  12. Desde ontem que dava aqui ao lamiré, sobre os meus temores e duvidas perante o embate de hoje. Ainda bem que tenho companhia, pois bem vistas as coisas sofremos todos da virose azul e branca. Hoje porem apetece-me mandar esses temores e receios para a casa daquele apêndice reprodutor mais velho (gostaram da tradução meio larilas do vernáculo tripeiro?) e isto por ter visto as capas daqueles pasquins da capital do império. Que cambada cegueta! Será que… desculpem mas fico por aqui, pois tenho um perfil a defender e não me ficaria bem manda-los para a PQosP.
    PS – muito obrigado ao anónimo pela dica dos cachecóis, pois confesso que desconhecia.

    ResponderEliminar
  13. Estou cheia de curiosidade para mais logo.É o primeiro verdadeiro teste da nossa equipa e quero ver como nos safamos.
    Estou literalmente FARTA da maldição de inglaterra.Tirando as duas visitas ao MU,correu sempre mal.Já chega.
    Eu já não falo em estratégias,em basculações,em marcações ou outras coisas que tais,quero é ver atitude,concentração,empenho.Sem medo,pah!Não temos nada a perder,haja garra!
    E que o azar caia para o outro lado,de preferência...

    ResponderEliminar
  14. Helton, Fucile, Rolando, B.Alves e Álvaro Pereira, Fernando, Meireles e Guarín, Mariano, Hulk e Rodríguez.

    É esta a equipa para daqui a 1 hora.

    ResponderEliminar
  15. VilaPouca,

    essa do Guarin, só pode ser brincadeira de 1 d'Abril... dasssseeee.

    Ao ler, imediatamente fiquei hiper-tenso, porque será?
    dasssseeeee...
    já começamos mal, muito mal!!!

    ResponderEliminar
  16. Ninguem adivinhava esse 11...vamos ver.Esperemos que ele esteja certo...

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. com o onze, adiantado pelo vila pouca nao merecemos mais que aquilo que o destino nos quiser dar...temos pena..jesualdo nunca cumpre aquilo que promete..sempe que foi fiel aos seus principios de jogo a equipa correspondeu..sempre que as suas visoes e labirintos tacticos deram a costa da ilha britanica o resultado sabemos o k foi!!!
    hoje em conversa com o calceteiro ca do burgo havia-lhe ventilado a possibilidade de Belluschi ser uma pedra que estivesse obtusa no onze em standford bridge, agora o que nao esperava era Guarin...mas Jesualdo deixa tudo bem claro, nos éque ainda nao aprendemos a ler a sua cartilha!!Nunca o vou entender por muito estudo que faça do seu Futebol e acreditem ou nao eu ainda perco tempo nesse passatempo...

    ResponderEliminar
  19. Guarin??? Não posso crer... e Varela de fora??? Enfim, no comments! Que o Jesualdo me faça engolir a descrença é o que espero!

    ResponderEliminar
  20. Bem, antes de saber o resultado de mais uma invenção à Jesualdo, se jogar com o Chelsea desfalcado apenas e só de Drogba, Deco e Bosingwa... dá direito a colocar em campo, Guarin, a titular, quando jogou 0 minutos, repito, 0 minutos em jogos oficiais do FC Porto este ano... bem, estamos conversados sobre o que (provavelmente) nos podes esperar o destino.

    Nem quero saber se tivéssemos que levar ainda um Chelsea, com Drogba, Bosingwa e Deco... quem mais ia entrar para jogar "pra trás"??? nem quero adivinhar, porque é uma perca de tempo tudo isto.

    Chama-se... brincar com a sorte!!!

    ResponderEliminar