29 setembro, 2009

Cansado, afónico, mas feliz...

No último sábado, eu e mais uns quantos Dragões, deslocamo-nos até Viana do Castelo para assistir ao vivo à supertaça de hóquei em patins entre FC Porto e Benfica. Apesar da diferença de adeptos não ser muito grande (o azul e branco estava em minoria, embora não muito significativa), mesmo assim julgo que o apoio dado ao FC Porto foi bem maior que o protagonizado pelos rivais de encarnado.

Este núcleo de adeptos que integra membros deste blog e do fórum do portal dos Dragões, assiste aos jogos de forma apaixonada, fervorosa e distingue-se de outros apenas pelo facto de ser para todos nós indiferente qual a modalidade em questão. Basta que a camisola seja a do nosso FC Porto, para que todos comunguemos do mesmo espírito, da mesma raça, da mesma entrega.

Os jogadores das modalidades do FC Porto (andebol, basket e hóquei) já nos conhecem e sabem reconhecer o nosso apoio e devoção. E por isso foi sem surpresa que, depois da vitória diante do Benfica, os jogadores de hóquei do FC Porto vieram ao nosso sector festejar connosco e deixando-nos até segurar no trofeu!!!

Depois da festa aceleramos até ao Dragão e a maior parte de nós nem chegou a tempo de ver o golo de Falcao... mas, como um amigo me dizia, no sábado: "Óh Lucho, valeu a pena esta aventura, este amor ao nosso clube, o reconhecimento da equipa de hóquei, a partilha de sentimentos entre adeptos e jogadores, tudo isso suplanta em muito o facto de não vermos o golo da equipa de futebol". É preciso acrescentar mais alguma coisa? O FC Porto é a nossa vida! E por este clube fazemos tudo!!!

Cheguei ao Dragão depois de grande correria, cansado, quase afónico, mas muito orgulhoso e feliz (apenas com aquele nó na garganta pelo resultado do andebol). E saí de lá ainda mais feliz. Num só dia, abatemos águias e leões em duas modalidades distintas!!!

Alguém viu por aí o Campeão Nacional de Andebol?

  • FC Porto, 29 - Xico Andebol, 33

O FCPorto terá sentido a minha falta? Não costumo faltar a um jogo em casa, mas desta vez, teve mesmo que ser (fui ver a supertaça de hóquei). Diz quem viu que foi mau demais para ser verdade. Obradovic pede tempo para construir uma equipa, mas na minha opinião, há alguns senhores, que escuso de nomear, que não perderam tempo algum a destruir a bela equipa que o nosso clube tinha na época anterior. E mais não digo, porque gosto muito de andebol e do meu clube. Continuo a acreditar nos jogadores da nossa equipa. Os mais experientes têm que assumir a liderança do grupo e dar a volta por cima. Sábado em Águas Santas (18h), há que ganhar!

FC Porto de Moncho Lopez promete tardes mágicas no Dragãozinho!

  • FC Porto, 49 - Dínamo Moscovo, 52

Em dia de eleições, o FC Porto apresentou-se aos adeptos com uma bela exibição e perante um grande adversário que só ganhou com 1 triplo a 3 segundos do fim. Stempin, André Bessa e Carlos Andrade brilharam e levaram ao rubro os muitos adeptos presentes. "Isto promete", era o que mais se ouvia no belíssimo anfiteatro Portista. Sábado recebemos o Maia (18h) para o 1º jogo do trofeú A.Pratas, e no domingo, vamos a Penafiel (17h). Não deixe de ver este excelente vídeo (de um colega do fórum), com os melhores momentos do jogo de domingo no Dragão Caixa.

FC Porto vence 17ª supertaça com 2ºparte de luxo...



  • FC Porto, 6 - Benfica, 4

Em Viana do Castelo, assistiu-se a um emocionante jogo de hóquei entre duas grandes equipas, mas ficou mais uma vez bem demonstrado que uma delas, é bem superior à outra. O FC Porto de Franklim Pais, até nem entrou bem e esteve a perder por duas vezes, mas reagiu sempre com muita garra, e Pedro Moreira e Emanuel Garcia trataram de igualar o marcador num período onde um dos árbitros, «estava a jogar equipado à Benfica».

Na 2ª metade, Pedro Gil fez o 3-2 e veio ao sector onde eu e os restantes companheiros de viagem estávamos para festejar efusivamente connosco a alegria do seu 1º golo oficial, nesta 2ª passagem pelo FCPorto. Jorge Silva fez o 4º e André Azevedo o 5º, e a euforia entre os adeptos foi tanta, que alguns quase entravam em ringue... nesta altura, se a eficácia fosse outra, o Benfica tinha sido humilhado e tinha levado uns 8 ou 9, mas em 2 golos fortuitos, os encarnados reduziram a 1 minuto e meio do fim para 5-4. No entanto, o desespero na tentativa de igualar o marcador, levou os jogadores e técnicos do Benfica a acusarem nitidamente a pressão, tentando que os árbitros fossem na onda (a tal onda que se nota no futebol), mas quem se afundou nesse "alto mar" foi mesmo a equipa Lisboeta que acabou por sofrer mais um golo que decidiu definitivamente o jogo.

No final, os jogadores do FC Porto ergueram a supertaça e fizeram a festa com os seus fieis adeptos em clima de grande euforia e partilha de sentimentos. A humildade dos octocampeões é de registar, pois não é qualquer equipa que vem saudar os adeptos e inclusivamente lhes entrega a taça!!!

Pois bem, eu posso hoje dizer que toquei na supertaça e também eu me senti um dos vencedores na tarde de sábado!!! Ninguém estava ali a pensar que ia chegar tarde ao futebol (nem vi o golo), pois o momento era para ser vivido naquele instante e para memória futura. Obrigado Campeões!!! Esta, foi a 17ª supertaça ganha pelo hóquei do FC Porto em 27 edições (Benfica tem 5, Barcelos 4 e Sporting 1). Foi a 5ª vitória consecutiva do FC Porto nesta competição, mas de 84 a 92, temos um registo de 9 vitórias seguidas!!! Ajoelhem-se perante o Campeão, gritamos nós para os adeptos lampiões, que silenciosamente, abandonavam o pavilhão de Viana do Castelo...

Emanuel Garcia

O FC Porto começou a época a ganhar mais um troféu, e neste jogo, há a salientar a boa exibição de Pedro Gil, Edo Bosch e Jorge Silva. Mas quem mais brilhou, foi o Argentino Emanuel Garcia que marcou o 2º golo, importantíssimo, a segundos do intervalo (2-2) e acabou por descansar os adeptos no minuto final, apontando o 6-4 na recarga a um livre directo. O nosso camisola 84 está cada vez mais eficaz junto da área e faz lembrar muitas vezes o oportuno Tó Neves. Com Garcia em campo (mesmo limitado com uma pequena lesão no joelho), o FC Porto fica bem mais perigoso... O FCPorto joga este fim de semana no torneio de Braga, defrontando 6ª o HC Braga (21.45h), e no sábado, há os jogos de 3º e 4º (16h) e a grande final (17h45) diante de Barcelos ou Oliveirense. Depois do Torneio do Porto e da supertaça, já se aguarda mais um caneco!!!

Saudações azuis e brancas, Lucho.

27 comentários:

  1. Olha eu, olha eu :D Grandes fotos, carago!! Que alegria!

    Amigo Lucho, parabéns por esta crónica que descreve integralmente o momento maravilhoso que vivemos no passado Sábado em conjunto!

    Porto é Porto... e quem jogar com aquele emblema ao peito pode ter a certeza que lá estará a nossa voz bem audível a incentivar!

    Nada melhor do que, nos mesmo dia, derrotar lampiões e calimeros num curto espaço de tempo, e "in loco". Foi um apoio brutal do início ao fim, que deu para silenciar os infiéis, empurrar a nossa equipa e garantir a conquista de mais um título!

    E o que mais me orgulha é a humildade e o reconhecimento daqueles jogadores, que no fim vieram festejar connosco e entregaram-nos a taça :) É tão bom sentir que cumprimos a missão!

    Como não podia deixar de ser, umas picardias com uns vermelhitos que estavam n'outra bancada, e com um traidor que nos defrontou. No fim, um tal de Carlos Silva dirigiu-se à nossa bancada em tom provocatório... também levou que contar!

    Merecemos a vitória, principalmente pela segunda parte!

    No fim, rumaria para o Dragão que o dia ainda ía em metade...

    No Andebol, fui acompanhando via sms pelo caríssimo Blue (o meu obrigado...). Infelizmente a coisa não correu nada bem, duas derrotas.... STOP! Sábado ganhar sem falta em Águas Santas!

    No Basquet, mais uma vez informação precisa fez-me querer que temos equipa! Pelo menos assim parece. Demosntrámos garra e atitude frente e tal colosso.

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  2. Para que o fim-de-semana fosse perfeito só destoou o Andebol, que foi mau de mais para ser verdade.
    Embora tenha as minhas ideias acerca do que está por trás das prestações da equipa, não vou especular sem me informar convenientemente.

    O Hóquei é aquela máquina e o Basquetebol, diz quem viu, que promete.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Do blog estiveram em Viana, além de mim, o Tripeiro e o Sevilha. Do fórum, estiveram presentes Antilamp, Valadares, Francis, Quiron, Kanu, D.Rodriguez, N.Queiroz entre outros.

    ResponderEliminar
  4. Caro Lucho,

    Hoquei
    Não estive presente mas acompanhei o jogo pela TVI 24.
    Grande jogo, grande vitória, grande apoio dos adeptos.
    Demonstramos mais uma vez que temos, de longe, melhor equipa do que os lamps. Excelente exibição do nosso grande Edo Bosh, Emanuel Garcia letal como nos tem habituado (porque começou no banco?), e do melhor do mundo nem é preciso dizer nada. E a forma como foi de rastos festejar com os adeptos, belíssimo.
    O Jorge Silva, com a sua virtuosidade foi muito importante na bela segunda parte dos dragões e o Azevedo compensou muito bem defensivamente. Quem menos se destacou, não tendo jogado mal, foram o Ventura e o Santos.
    Caio? Vai po cara**o sim!!
    Vergonhoso aquele comportamento! Aquela simulação feia que excluiu o Gil só é digna de um verdadeiro palhaço que acabou o jogo aziado e a mandar vir com toda a gente.
    Pois é, habitua-te ás derrotas.
    .
    .
    Andebol
    Não vi. Mas, apesar de não ser dramático começa a ser um pouco preocupante.
    Quem foi que no ano passado acabou a fase regular sem derrotas?
    Continuo a confiar e a apoiar esta equipa e este treinador e acredito que vão dar a volta por cima.
    Oh Lucho, devem ter sentido mesmo a tua falta.. xD
    .
    .
    Basquetebol
    Fui ao nosso Dragaozinho e gostei muito. A equipa está muito bem para esta fase da "pré-época".
    Ver o Andrade com aquela atitude fantástica a "puxar" pelo publico, o Stempin com uma exibição de luxo e os nossos meninos bases (Bessa e Catarino) a fazeram um jogão.
    O Bessa, já o ano passado tinha mostrado contra o Benfas que é um diamante por lapidar. O menino joga que se farta. Bem trabalhado, vai dar que falar.
    Não gostei do Brice Fantazia. Muita invenção e pouco prático. A jogar assim parte claramente atrás do Figueiredo e dos miudos Bessa e Catarino.
    O Jorge Coelho continua trapalhão.
    O julian está mais maduro, este muito bem.
    O Mota, individuo pelo qual não nutro muita simpatia, está muito motivado. Passou o jogo todo a berrar e a incentivar os colegas, mesmo quando estava lá dentro.
    O Porto defendeu muito bem, pena não ter atacado com a mesma eficácia.
    Pena que mais uma vez as claques, e outras figuras do FC PORTO com grandes responsabilidades não tivessem marcado presença no pavilhão.
    Ainda assim os que lá estiveram, 1398(que é um número razoável mas que poderia ser muito melhor), foram bons e apoiaram sempre a equipa.
    Principalmente no 4º período onde o ambiente foi brutal.


    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Identifico ali o Tripeiro, o Lucho e o Sevilha, mas que atitude fantástica dos jogadores virem reconhecer o vosso apoio! Estão de parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Começamos, nas amadoras, a época a ganhar, graças ao hóquei e a esse saboroso triunfo, que deixa os vermelhos a espumarem (não deixa de ser espantoso o q essa gentinha inventa para justificar as frustrações. Nos blogues vermelhos até falam do sistema, na arbitragem, referindo-se ao hóquei. Coitados).

    Infelizmente, se o hóquei vence, o andebol parece afundar-se num mar de contradições. Saída do técnico campeão, e uma nova temporada que se inicia com o pé esquerdo, averbado já duas derrotas consecutivas. Vamos lá a ver se isto ainda tem emenda...

    O basquetebol, fazendo fé nos relstos do Blue, deixa água na boca. As contratações, feitas de forma criteriosa, deixam entender que o ano horrível vivido não se repetirá. Estou ansioso pelos jogos a sério...

    ps: Parabéns à "guarda pretoriana" aqui do blogue, pelo esforço de apoio efectuado.

    ResponderEliminar
  7. Quais claques Ricardo Sousa?

    As verdadeiras claques somos nós, é quem aparece seja contra o Benfica seja contra o Fafe!! Em Viana não os vi por lá, porque seria?

    Não havia bilhetes gratuitos!

    ResponderEliminar
  8. Paulo Pereira:
    «Nos blogues vermelhos até falam do sistema»

    Paulo, mas tu perdeste o juízo? Que andas a fazer nesses locais (blogs vermelhos) editados por incapacitados mentais? :)

    ResponderEliminar
  9. Que grandes adeptos tem o F.C.Porto é só o que tenho a dizer depois de ler a crónica.

    ResponderEliminar
  10. Deliciei-me ao ver-vos pela televisão =)Os Verdadeiros Adeptos!
    Fico contente pelo basket estar a melhorar.
    O andebol vai ver melhores dias com certeza!

    ResponderEliminar
  11. Tal como eu previa este jogo com o Xico não era nada facil, uma arbitragem muito fraca ,o Ivo fez a exibição da vida dele, mas o campeão em titlo tinha obrigação de fazer muito mais... Já no primeiro jogo que vi na TV com o sporting deu para ver que nem parecia a equipa do F C PORTO que nos deu tantas alegrias na época passada.....pensei que ainda havia algumas arestas para limar !!!! mas pelo que vi no Sábado não são arestas , são paredes!!!!!

    Espero que já no próximo jogo em Aguas Santas a equipa jogue muito melhor,e que Ganhe !!!

    Quanto ao hóquei é sempre a abrir também com esse apoio todo, vocês também estão de parabéns.

    Deixo uma ideia para o pessoal do blog se juntar para APOIAR o F C PORTO em Andebol no pavilhão do Aguas Santas !!!!! Eu vou lá estar ..... Se me portar bem durante a semana .....

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Vocês estão de Parabéns por serem adeptos tão dedicados... O F.C.P merece... Queria também felicitar.vos porque o vosso blogue e fantástico e a única forma de eu saber todo sobre o meu F.C.P... Continuem o bom trabalho!

    Grande Abraço de um Dragão de Fátima

    ResponderEliminar
  13. DraGão Penafiel: Ainda não sei se poderei marcar presença mas vou tentar. Abraço

    Gonçalo: Ainda bem que aprecias o nosso trabalho. Aparece por cá mais vezes, abraço.

    ResponderEliminar
  14. Apesar de não ter estado no Hoquei, com grande pena minha, tenho a certeza que os 3 meninos que aparecem na foto apoiaram o nossa equipa a 100%!

    Eu fui tentar apoiar a nossa equipa de Andebol, não gostei do que vi, mas tenho a certeza que melhores dias virão!

    De seguida fui ver e apoiar a nossa equipa de Futebol, e aí, sim já vim mais feliz!

    No domingo, lá fui eu apoiar o nossa equipa de Basquet, e apesar de não termos ganho, vi que temos equipa para seguir em frente!

    Lucho, obrigado por mais um post com emoções!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. Rogério Paulo Almeida29 setembro, 2009

    Amigo Lucho, se assim me permite que o trate pois é a primeira vez que me dirijo a si... mas como somos todos portistas então somos todos amigos, gostava de lhe dar os meus parabéns pelas suas "crónicas", sempre interessantes e sentidas, dedicadas ao nosso F. C. Porto.

    Gostaria também de lhe perguntar exactamente em que lugar ou sector do Dragão Caixa, tal como a restante rapaziada amiga, assenta arraiais. Será no sector 4, fila 2?

    Um abraço,


    Rogério Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  16. Amigo Rogério Almeida:

    É verdade, é mesmo nessa fila e nesse sector. Também tem lugar anual no Caixa? Apareça por lá um dia destes. Parece-me um sócio muito por dentro de todas as áreas do clube e não só do futebol.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Feliz do clube que tem «adeptos» destes... feliz do clube!!!

    Por muita e muita vontade que tivesse em me deslocar a Viana para assistir a esse clássico com os gayvotas, sabia de antemão que era uma corrida contra o tempo para chegar ao Dragão pró classico do futebol com os calimeros... resolvi não ir, optando pelo andebol, em muita má hora, em muita má hora :(

    No HÓQUEI, foi mais uma vez, um ver se te avias perante essa corja de gayvotas... pelos vistos, com um fantástico apoio deste grupo de adeptos que no apoio, são e deveriam ser um exemplo a seguir por muitos, muitos outros. Ouvi dizer, contaram-me que, pelos vistos, Caio estava muito provocador... afinal, depois, vim a saber que tal só aconteceu porque «o tal grupo» foi provocatório com este qb :D

    É isso malta, sem dó, nem piedade... de coiso para cima e mai'nada :D

    ps1 - Delindro sempre na 1ª linha... desta vez, secundado pelo Tripeiro que tb molhou a sopa... só o Lucho estava mais envergonhado e à distância... o que será que o cachecol "FC PORTO" tem a ver com o assunto ;)

    ps2 - Amigo Tripeiro, mto obrigado pelos sms on-line from Viana :D


    Já no ANDEBOL, pois, mau demais para ser verdade... uma equipa de campeões, de muitos ilustres, levar um banho de andebol d'uma equipa que joga para não descer de divisão... composta por juniores e um juvenil que é titular indiscutivel (ao que me contaram, tem contrato com o Barcelona!).

    Se Resende não servia, se Obradovic vinha para elevar o nível das pretensões, pelos vistos, está a sair tudo ao contrário... 3 jogos, 2 derrotas!

    O que se passará? o andebol virou agora modalidade de tasca... ou são os jogadores que não querem muito com este Obradovic e fazem ouvidos moucos? a ver vamos nos próximos jogos.

    ps - no final do jogo, mosquitas por cordas entre um «convidado à borliú» que estava lá em cima no sitio onde servem bifanas e sumol
    à discricção e um alto elemento da SAD do futebol que tb lá estava a ocupar o seu lugar na zona central... o tal «convidado», pela conversa, talvez um «mto amigo» do ex-técnico, toca a tirar o lenço do bolso e tenda armada, metendo até detenção e identificação policial... bem, a continuar assim, a modalidade caminha sobre o fio da navalha :(


    Bem, aguardemos pelo próximo episódio semanal com o carimbo «Lucho» :D

    ResponderEliminar
  18. Ahhh, é verdade, o BASQUETEBOL... ganda ideia dar uma saltada no domingo ao Dragão Caixa para assistir ao jogo de apresentação do plantel aos sócios, defronte de uma das mto boas equipas russas, o Dinamo de Moscovo.

    Para quem viu, talvez tenha assistido à primeira prova de fogo de um plantel que vai dar muitas e muitas alegrias para esta época desportiva que agora se vai iniciar.

    Um Carlos Andrade brutal, que tinha alma para dar e vender... um Stempin que é dono de uma classe e d'um espirito d'equipa a todos os níveis... um Bessa e até mesmo um Catarino, mais o primeiro é certo, a mostrar que está ali um diamante pronto a explodir, com apenas metro e quinze de altura :D... um Jorge Coelho do carago... destoando apenas um tal de Rui Mota, que apesar de berrar muito lá para dentro, olhei-o algumas vezes nos olhos, mostrando um olhar envergonhado, quiçá, lembrando-se da vergonhosa atitude para com os adeptos do FC Porto, batendo sempre no peito e por cima do emblema dos badamerdas da 2ª circular, sempre que conseguia colocar a redondinha no aro da nossa tabela (a este, admito, ainda vai ter que comer muita papa maizena até que consiga ouvir um pequeno, pequeno aplauso que seja, vindo de minha parte).

    COmo dizia, uma EXCELENTE equipa que ali temos, pronta para nos dar e ofertar com muitas, muitas alegrias!!!

    ResponderEliminar
  19. Vocês ficaram muito bem na fotografia com direito a Supertaça e tudo. Parabéns.

    O hóquei começa como tem sido hábito nas últimas 8 épocas: a ganhar e ainda por cima aos Gayvotas.

    No básquete, que era para ter ido ver mas que afazeres pessoais me impediram, estamos no bom caminho e, por aquilo que me contaram pessoas bem ligadas à modalidade e algumas delas não portistas, o Porto tem efectivamente uma equipa muito forte e aparentemente o tgítulo será disputado entre nós e os Gayvotas. No entanto, é preciso mostrar essa qualidade dentro do campo e deixar lá tudo. Só assim seremos campeões e, quem sabe depois, fazer uma gracinha na Europa.

    No andebol é que a porca torce o rabo. No ano passado o básquete consumiu-nos o ano inteiro e espero que este ano oi andebol ultrapasse esta crise porque senão vai ser muito complicado.
    Dizem as más línguas que o principal (e talvez único) responsável pelas saídas de Resende e Eduardo Filipe foi o Magalhães (coordenador do andebol) que gosta de um bom protagonismo.
    Ninguém entendeu a saída de Carlos Resende depois de 3 anos sempre a melhorar o seu desempenho e quando se acreditava que teria atingido um grau bastante elevado de qualidade. (Exactamente igual ao que se passou no futebol com Jesualdo Ferreira: depois dos títulos todos também ninguém perceberia a sua saída apesar de, e de novo de acordo com as más línguas, o Presidente já se ter arrependido da renovação porque ele queria mesmo era o Jesus com quem teria já um pré-acordo.)
    Quanto ao Obradovic diz-me quem sabe e joga andebol que é um belo treinador mas que terá alguns problemas de relacionamento com os atletas e que estes já estão um pouco fartos dele.
    Além disso, não se manda embora o melhor jogador da época anterior sem ir buscar alguém com experiência para o substituir.

    As melhoras para o andebol.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  20. Rogério Paulo Almeida02 outubro, 2009

    Caro Lucho, eu deixei por aqui uma segunda mensagem no próprio dia da primeira, no entanto, por algum motivo, parece que não ficou registada...

    Bem... realmente interesso-me bastante pelo F. C. Porto, do qual sou sócio fez este ano 20 anos, mas neste momento, devido a questões pessoais e também pelo facto de não viver assim tão próximo, não possuo lugar anual no Estádio, embora o tenha tido durante vários anos, inclusive nos antigos "cativos" das Antas e posteriormente na Bancada A do Dragão...

    Para além do futebol, gosto muito de hóquei e basquetebol... e, embora também acompanhe, não tanto de andebol... que sei ser sua modalidade mais querida... rsrs... Por enquanto não tenho ainda lugar anual no Dragão Caixa, mas, sinceramente, estou a pensar adquirí-lo, daí a minha pergunta sobre o sector e lugar da "malta"...

    Estive no basket no Domingo passado... quem sabe, brevemente, nos possamos conhecer, a si e aos restantes amigos...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Amigo Lucho.

    Todas as semanas leio com muita atenção os teus textos sobre as modalidades do nosso clube, no entanto não costumo comentar, uma vez que já comento noutro espaço e diga-se que neste blog fica muito bem representado por ti e acredita que muita da qualidade do blog, também se deve à tua particpação no mesmo e vens enriquecendo todas as semanas este espaço com excelentes resumos sobre o que se passou no andebol, basquetebol e hóquei e como tu sabes, eu tenho uma grande admiração por ti, porque apesar de seres mais velho do que eu, temos em comum uma paixão, que é a paixão pelo nosso FC Porto nas mais diversas modalidades e tentamos acompanhar tudo o que envolve o nosso clube.

    Houve uma altura, que foste "atacado" sem razão no blog, uma vez que surgiu uma pessoa escondida no anonimato que criticava o que escrevias e sempre com a treta que "ninguém ligava a isso" e até pedia o fim da tua coluna de terça...

    Bem, desculpa só fazer agora, no entanto tenho que manifestar a minha total solidariedade e apoio, porque tomara a maioria dos portistas serem como tu e assim provavelmente já compreendiam o motivo das tuas crónicas (que são fantásticas) e em vez de mandarem bitaites, não digam nada, porque um burro calado passa por discreto...



    otilious

    ResponderEliminar
  22. Falando das modalidades em si:


    HÓQUEI:

    - O jogo frente ao benfica foi bastante disputado, com o FC Porto a rubricar uma má primeira parte, mas a verdade é que na segunda parte foi superior ao adversário e o momento do jogo foi claramente na altura do golo apontado pelo melhor avançado do mundo (Pedro Gil), que na altura fez o 3-2 e desequilibrou o sector defensivo do Benfica, que depois disso só nos últimos momentos da partida voltaram a encontrar-se, mas o Emanuel Garcia mesmo a terminar o jogo fez o 6-4 e com isto o FC Porto garantiu a conquista da 17ªSupertaça no seu historial.

    Grandes exibições do Edo Bosh e Emanuel Garcia, sendo que o Pedro Gil acusou ainda um pouco falta de ritmo (também foi o primeiro jogo oficial da temporada), mas um jogador com a sua qualidade por vezes basta um simples gesto técnico para decidir uma partida e assim foi.

    Quanto ao Benfica, apesar de ter saído jogadores como o Ricardo Barreiros e o experiente Tó Silva, a verdade é que continua a ser forte, contratando o Caio, que não duvido que será uma das grandes figuras da equipa, tendo ainda contratado o jovem João Rodrigues (está no Mundial Sub-20) e poderá ser uma das revelações do campeonato, um jogador que no ano passado brilhou no Paço de Arcos.
    Outra novidade além do Ricardo Silva (como seria de esperar relegou o Carlos Silva para o banco), o Benfica fez regressar o defesa/médio Pedro Afonso, que após duas excelentes temporadas no Candelária, regressou e agora com estatuto internacional, ele que foi uma das grandes surpresas na convocatória elaborada pelo Luís Sénica no Mundial.

    Falando no Caio, durante a pré-época desde logo assumiu-se como o goleador desta equipa e não surpreendeu ter bisado no jogo e ainda teve tempo para ser expulso a terminar o encontro...

    É um excelente jogador e tenho pena de ter saído do FC Porto, mas isso implicou o regresso do Pedro Gil e assim já se compreendeu melhor, no entanto era evitável a sua saída para o Benfica, sendo um jogador esquerdino muito talentoso e tecnicamente existe poucos como ele no campeonato, o problema é mesmo a sua regulridade exibicional, ou seja, é capaz de realizar uma grande série de jogos consecutivos a brilhar e depois outra série de jogos discreto.

    Sobre as novas regras, desde o início concordei com as mesmas e claramente o jogo ganha outra qualidade e assim haverá maior dinâmica e intensidade no jogo em si, não existindo muitas paragens e quebras no ritmo da partida.


    otilious

    ResponderEliminar
  23. ANDEBOL:

    - Foi uma derrota que me deixou bastante insastifeito por diversas razões e compreendo a tua revolta, porque é exactamente a minha...

    O Xico teve um grande mérito na vitória e aproveitou e de que maneira as falhas do FC Porto, mas ísto não foi uma derrota normal e perder por quatro golos em casa perante uma equipa que no ano passado estava na 2ªDivisão e a maior parte do plantel é composto por jogadores que nem sequer são seniores e alguns de primeiro ano para todos os efeitos é surpreendente.

    Ainda por cima a última vez que o FC Porto foi derrotado em casa foi no Playoff em 2008 diante do São Bernardo, portanto a equipa esteve mais de um ano invicta em casa e inclusivé no Dragão Caixa só sabia vencer, apesar de ainda não ter realizado muitos jogos.

    O FC Porto é o campeão em título. Não pôde contar com o Dario Andrade por lesão, no entanto o resto estava completamente disponível para o jogo e em termos de soluções, qualidade e experiência, era superior ao Xico Andebol.

    A equipa do Xico, possui jogadores muito interessantes e no futuro poderão ser casos sérios na modalidade, principalmente os jogadores da primeira linha Nuno Silva, Rui Silva e João Ferraz, mas nesta fase é natural ainda acusarem alguma inesperiência, fruto da sua juventude e pesa sempre jogar em casa do campeão em título e um dos principais candidatos ao mesmo.

    Os únicos jogadores que fazem parte do sete incial com experiência de Liga/1ªDivisão era o Ivo Silva (guarda-redes), o ponta esquerda Jorge Rodrigues (dispensado pelo ABC) e o pivot José Ricardo Costa, que neste jogo não jogou por estar lesionado e assim a opão recaiu no jovem Marino Machado.

    Até o ponta direita Alberto Basto, começou o jogo no banco, jogando o César Gonçalves como extremo.

    Aconteceu precisamente o contrário e o FC Porto é que parecia ser uma equipa júnior e por mais que se diga alguma coisa, a verdade é que perder por quatro golos em casa não se pode admitir e convém não esquecer que a cinco minutos do fim, o Xico vencia por...sete golos!
    Portanto não deixa de ser uma derrota surpreendente, no entanto o Xico tem muito mérito na forma como obteve a vitória expressiva e nesta altura a verdade é que são segundos classificados...

    O problema, é que isto não foi apenas um dia menos bom...o problema é que foi a segunda derrota consecutiva e até na semana passada a vencer por 4/5 golos ao Sporting da Horta desfalcado, não conseguiu segurar a vantagem e até chegou a sofrer um parcial de 7-0!

    A situação no andebol ainda não é totalmente preocupante, mas exige-se uma vitória na Maia, diante de um díficil Águas Santas e comparativamente ao ano passado está mais forte (apesar de ter saído o Pedro Solha).


    p.s - Caro Blue Boy, o Rui Silva ainda não assinou pelo Barcelona. É um excelente jogador e aos 16 anos assume-se como um dos principais jogadores do campeonato, tal como o seu irmão Nuno Silva (lateral esquerdo).


    otilious

    ResponderEliminar
  24. BASQUETEBOL:

    - Quanto ao basquetebol, teve um adversário de luxo na apresentação aos adeptos e de facto o resultado mostra que defensivamente a equipa está forte e ofensivamente ainda procura certas rotinas, com o tempo será fortalecido.

    Finalmente o FC Porto voltou a investir na modalidade como deve ser (infelizmente foi preciso o Benfica vencer a Liga) e reforços como o Carlos Andrade, Gregory Stempin e os regressados Terrell e Jorge Coelho, adquirindo ainda dois jogadores, que poderão ser importantes na equipa, casos do João Soares (atenção a este jogador) e o David Gomes, que fez uma boa época no CAB e que ultimamente vem sendo chamado pelo Moncho à selecção.

    Sobre a questão dos bases, o Fantazia foi dispensado e assim o FC Porto conta para o lugar com o João Figueiredo e o André Bessa (o Pedro Catarino terá poucas oportunidades), mas é necessário outro elemento com qualidade que faça a posição 1, uma vez que o Figueiredo ainda não se apresentou tanto constante como esteve por exemplo no Lusitânia e além das lesões, a falta de concorrência ao lugar pode ter prejudicado o seu rendimento, onde na primeira época o clube tinha como alternativa o Brandon Payton (irmão do Gary Payton) e o Jorge Sing, sendo que no ano passado a alternativa era o Daniel Monteiro (foi para o Lusitânia), no entanto durante a época foi um jogador com diversos problemas físicos.

    Curiosamente, no jogo 3 do playoff no ano passado com o Benfica no Dragão Caixa, o André Bessa entrou muito bem no jogo (aquelas penetrações fazem lembrar o Perdigão quando apareceu no FC Porto) e como "prémio" entrou no cinco inicial em detrimento do Figueiredo. A verdade é que isso deve ter mexido com o João, uma vez que depois de sair do banco foi somente o jogador mais desequilibrador da equipa e talvez se os restantes tivesse ao seu nível, talvez o resultado tivesse sido outro...

    Com isto quero dizer, que é essencial um base com qualidade acima da média e com isto a equipa só terá a ganhar, uma vez que se pede quantidade com qualidade.

    Nesta altura os mercados a explorar não são muitos e uma das minhas escolhas iniciais para base seria o Jason Smith ou então o Karlton Mims, que no entanto o primeiro foi para a Bulgária e o segundo veio reforçar o Vitória de Guimarães (que fez regressar o Tommie Eddie).

    Acredito nesta equipa e apesar do Benfica ter mantido os jogadores portugueses com qualidade no plantel e ter-se reforçado com dois americanos (o Will Frisby já assinalou bons apontamentos), convém não esquecer, que o Doliboa, ele que foi sem dúvida o melhor jogador da Liga no ano passado.



    Bem amigo lucho, eu ia só deixar u abraço, no entanto fui-me entusiasmando e lá tive que fazer um ponto da situação da nossa equipa nessas três modalides ;)

    Abraço e VIVA AO FC PORTO!


    otilious

    ResponderEliminar
  25. Desculpa colocar os meus comentários separados, mas não aceitavam tudo junto, uma vez que ultrapassava os 4000 caracteres.


    Abraço e parabéns mais uma vez pelo teu espaço neste blog!


    otilious

    ResponderEliminar
  26. Esqueci de completar uma frase:

    BASUQETEBOL:

    "que o Doliboa SAIU, ele que foi sem dúvida o melhor jogador da Liga no ano passado."


    Abraço


    otilious

    ResponderEliminar
  27. Foi um prazer ler os teus comentários, Otilious:) UM GRANDE ABRAÇO PARA OS AÇORES.

    ResponderEliminar