28 setembro, 2009

Críticas

Sempre que o FC Porto perde um ou dois jogos, algo raro, a euforia instala-se no país, sendo que os nossos adversários demonstram prontamente uma alegria incontida e exaltada, já que a estes não interessa como está o seu clube, mas sim interessa que o FC Porto perca. É um fenómeno muito interessante e que denota também que Portugal em termos desportivos é um país maioritariamente frustrado e sedento de vitórias… é uma sede de vitórias cega e gananciosa, que não olha a meios para atingir os fins. Não interessa como, apenas interessa que outro ganhe a não ser o mesmo de sempre: o FC Porto.

Paralelamente, há um outro fenómeno de que vos gostaria de falar: o da contestação interna no FC Porto. É um fenómeno igualmente interessante, se bem que mais residual e insignificante. Neste contexto, depois das duas derrotas consecutivas do FC Porto, uma frente ao líder da Liga Inglesa, e outra frente ao líder da Liga Portuguesa (que ao contrário do que parece, é o BRAGA), logo surgiram os habituais líderes da contestação interna portista, contestação essa que considero ter a maior justificação e adequação a um clube como o FC Porto, senão vejamos:

  • nos últimos 22 anos, ganhamos 2 e não 3 Taças dos Campeões Europeus;

  • nos últimos 7 anos, ganhamos 6 títulos nacionais [caramba, devíamos ter ganho 7 títulos em 7 anos!];

  • nos últimos anos, ganhamos uma Taça UEFA [inacreditável, devíamos ter ganho umas 5 ou 6 de seguida];

  • somos o melhor clube vendedor da Europa, o que comprova a desorganização e o oportunismo da nossa SAD ao longo deste últimos anos.

Expostas estas razões pelas quais eu, e todos os Portistas, devemos criticar fortemente o FC Porto, também me vejo na obrigação de dizer que talvez pelos adeptos do FC Porto serem tão exigentes é que o FC Porto ganha tão pouco. Somos adeptos que não nos contentamos com apenas vitórias (lembram-se do Adrianse em que ganhávamos e era um monte de críticas?), também queremos boas exibições, golos e espectáculo, ao contrário de outros relativamente aos quais “se não for de uma maneira, então é de outra”.

Há uma coisa que dói, e dói imenso a muitos e muitos adeptos de clubes adversários: o FC Porto ganha muito mais que os outros e acabou completamente com a hegemonia de dois clubes do Sul que sozinhos, e segundo dizem os “estudos”, representam mais de 80% da população portuguesa. Só que, como eu costumo dizer, eles podem ter 6 milhões, 100 milhões ou 300 milhões de adeptos, que os adeptos do FC Porto sendo em menor número, são de muito maior qualidade, e na sua maioria têm aquilo a que muitas vezes falta aos tais milhões de adeptos de que falei, isto é, um cérebro e três dedos de testa. Mas enfim, esta seria uma discussão sociológica acerca da superioridade do FC Porto sobre todos os outros…

Finalmente, e para aqueles que estão mais distraídos, incluindo alguns adeptos do meu próprio clube, gostaria de fazer uma pequena análise à presente edição da Liga Portuguesa: o Braga é, de facto, a melhor equipa com 6 vitórias noutros tantos jogos. O FC Porto está a 5 pontos do líder e a 3 pontos do 2º classificado. O FC Porto nas primeiras 6 jornadas, já defrontou o Braga (líder do campeonato), o Sporting (2º classificado da Liga anterior) e o Nacional (uma das melhores equipas portuguesas, inclusive presente na Liga Europa). O 2º classificado defrontou 4 equipas que neste momento se encontram abaixo do 11º lugar, apesar de se encontrar destacadíssimo no campeonato das goleadas. Tudo o resto são histórias para entreter pessoas menos inteligentes. Para bom entendedor…

12 comentários:

  1. A cultura de exigência, mas sem megalomanias, tendo a noção exacta do que se pode pedir e até onde ir, é uma uma imagem de marca do Dragão. E é para manter.

    Mafaldinha, atenção à camisola da sorte que é para levar e usar na quarta-feira.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. RCBC,
    Concordo com tudo, mas mesmo com tudo o que escreves-te hoje na tua crónica, parabéns!

    Vila Pouca, não tenhas duvidas, é que quarta-feira vai mesmo!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, eu não me canso de argumentar a diferença abismal entres os adversários que já passamos com os dos "encarnados".

    Gostei do Porto de sábado... apesar de os mais entendidos não estarem por ai além satisfeitos com o desempenho Portista. Independentemente da exibição, o mais importante eram os 3 pontos, e esses estão cá :)

    Quanto ao "meu" Braga, tenho a sensação de que na primeira escorregadela, vai desmoronar :(

    ResponderEliminar
  4. Vamos lá esmiuçar alguns pedaços desta prosa:

    1. Será que poderíamos aplicar o mesmo raciocínio há 35 anos atrás? Ou seja, será que poderíamos dizer que "Era um fenómeno muito interessante e que denotava também que Portugal em termos desportivos era um país minoritariamente frustrado e sedento de vitórias… era uma sede de vitórias cega e gananciosa, que não olhava a meios para atingir os fins. Não interessava como, apenas interessava que outro ganhe a não ser o mesmo de sempre: o Benfica." Ou será que isto é um absurdo?

    2. O RCBC fala em "habituais líderes da constestação interna". Quem são? Quem os proclamou como líderes?

    3. O RCBC diz que "Somos adeptos que não nos contentamos com apenas vitórias (lembram-se do Adrianse em que ganhávamos e era um monte de críticas?), também queremos boas exibições, golos e espectáculo...". Terá razão. Os adeptos querem boas exibições e espectáculo porquê? Porque vêem os jogos. Se deixarem de os ver e de se interessarem, e apenas se preocuparem com o resultado final, as boas exibições e o espectáculo deixam de ser uma exigência. Já não seria importante. O importante seriam só as vitórias. Será que é isso que o FC Porto SAD quer?

    4. O RCBC diz que "...os adeptos do FC Porto sendo em menor número, são de muito maior qualidade, e na sua maioria têm aquilo a que muitas vezes falta aos tais milhões de adeptos de que falei, isto é, um cérebro e três dedos de testa...". Os adeptos do FC Porto têm um cérebro e três dedos de testa desde quando? A partir de 1982? Ou sempre tiveram? E se sempre tiveram, como se explica que antes de 1982, o FC Porto ganhava muito pouco? Essa supremacia intelectual não deveria ser suficiente para garantir as vitórias?

    ResponderEliminar
  5. O meu palpite é que Bellushi vai facturar frente aos Madrilenos. Força Porto!

    Vitória importante e absolutamente imprescindível para lograrmos o apuramento.


    Quanto aos críticos e massa assobiativa não é altura de dividir a nossa gente. União!

    ResponderEliminar
  6. RCBC, ora nem mais, ora nem mais!!

    Esta Mágica massa associativa do FC Porto, só pode ter um único espirito:

    Sempre Orgulhosa.
    Com cultura de luta e garra.
    Com cultura de exigência.
    Com cultura de ambição.
    Com cultura de vontade.
    Com cultura de não aceitar desculpas esfarrapadas.
    Com cultura de dar a cara.
    Com cultura de lealdade.
    Com cultura e paixão pelo jogo.
    Com cultura de VITÓRIA.


    Menos que isto, bem que te podes juntar ao multifacetado olympus etc etc etc etc etc-nickfriends e ficar a falar pá central da borracha... porque ninguém te vê, ninguém te escuta e ninguém te liga chavo algum, senão mesmo, talvez só, a tua própria sombra (e mesmo essa, tenho sérias dúvidas)!!!

    ResponderEliminar
  7. Em cheio...somos mesmo diferentes de todos os outros tal é o hábito e o vício de vencer.Está enraisado na alma azul e branca,é feitio.E ainda bem que assim é.

    ResponderEliminar
  8. O perfil não disponível, do alto do seu pedestal de mais iluminado do que os restantes, arenga a massa estúpida e a sua liderança acéfala. Numa confusão de períodos temporais, disserta em retóricas tortuosas num emaranhado de perguntas sem sentido ou passíveis de respostas lógicas. Confuso quanto baste, insinua a sua perspicácia e a tacanhez de quem não o apoia ou entende.
    Pela minha parte não acolho o seu comentário como digno de ser colado ao pensamento de um adepto do FC Porto consciente das dificuldades que lhes são presentes, por isso, viva o Porto e fique na sua e deixe de se julgar com um QI mais elevado do que o dos restantes.

    ResponderEliminar
  9. Esta contestação interna, eu não lhe chamaria assim, parece-me normal de quem sempre ganha e sempre quer ganhar. A cultura de vitória da equipa azul-e-branca será talvez um dos maiores predicados do clube, por isso, também é normal que após uma semana menos boa, como foi a semana passada, as críticas aumentem, no entanto, parece-me que as críticas vêm sempre mais de fora do que propriamente de dentro do clube.

    Os adeptos, esses sabem com o que contar da parte do clubes e isso é a única coisa que interessa. As provocações exteriores, as goleadas lisboetas ou os cinco penáltis em seis jogos são formas de nos tentar deitar a baixo. Mas não é assim que o conseguirão e enquanto não perceberem isso continuarão a perder.

    Abraço

    P.S.: Para esta quarta, deixo o meu palpite, vitória caseira com dois estreantes a marcar na liga dos campeões. Hulk e Falcao.

    ResponderEliminar
  10. Ó tetracampeão é bom ler uma opinião (como a do rcbc) que é optimista e defensora do fêcêpê pura e simplesmente!! Se der uma leitura aos blogues, mal o porto perde só falam mal do mister, quando o porto ganha , deveria ter jogado melhor! É sempre assim, e, também cansa! - Acha que os adeptos do Celtic, p.ex., não querem ver a equipe deles a jogar bom futebol? E, conheceu já melhor adeptos que estes? Sempre em festa, incondicionais no apoio, mesmo que seja apenas e só para levar para casa o cachecol da equipe que lhes ganhou?... Acho que é isto que o rcbc queria dizer: vamo-nos deixar de tricas públicas e vamos mas é apoiar o juju e a equipe! - Afinal, são eles que ganham por nós, que diabo!!

    ResponderEliminar
  11. RCBC,

    Melhor dissertação seria impossível! Estou contigo, sempre aceitando opiniões contrárias evidentemente!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  12. A mim o que me interessa é ser pentacampeão...o resto são fait divers e se o tivermos de ser aos trambolhões, que seja.
    O que interessa são os titulos e as vitórias e não as parangonas das Bolhas ou dos Rascords...esses titulos deixo-os para os mais maiores do mundo.
    Mas isto sou eu....

    ResponderEliminar