08 setembro, 2009

Dar força ao Dragão e domar o Leão...

Foi com a ansiedade própria de um Portista "fanático" que esperei pelo 1º jogo oficial das nossas "modalidades amadoras" nesta nova época 2009/10. Foi na última 6ª feira e na modalidade que me é mais querida (embora quem me conhece, sabe que as tenho todas no meu coração).

Jogou-se então o 1º jogo oficial da época no andebol e em jogo da fase preliminar de acesso à fase de grupos da Champions League. Fanatismos à parte, sabia que a tarefa era quase impossível, os dois opositores possuíam qualidade superior, mais experiência a este nível e jogávamos no pavilhão de um deles, afinal de contas, o que viria a conseguir o apuramento já na tarde de domingo, o Kielce da Polónia. FC Porto e Presov (Eslováquia) foram então relegados para a taça EHF, onde também existem grandes equipas, sendo que o FC Porto entra em acção nos 32 avos de final desta prova Europeia a 10 ou 11 de Outubro, recebendo os Macedónios do Skopje em jogo que tenciono assistir. A 2ª mão, a jogar fora de casa, disputar-se-á uma semana depois. É fundamental que exista um grande apoio no Dragãozinho para que a margem de avanço seja confortável.

Esta participação ao mais alto nível na fase preliminar da Champions de andebol, terá sido até importante para alguns jovens jogadores da nossa equipa, ainda em fase de adaptação, perante uma camisola que todos sabemos o quanto pesa. Aprender com os melhores é sempre uma boa via e daqui por 2/3 anos, pode ser que este projecto do andebol do FC Porto esteja mais maduro para que finalmente se vejam jogos da champions em Portugal no andebol.

A aposta na Europa, este ano, passará por uma boa participação na EHF, sendo fundamental que os pupilos de Obradovic (na foto mais abaixo) ganhem aquele entrosamento que ainda não existe e, ao mesmo tempo, que alguns dos novos jogadores assumam a responsabilidade e não tenham medo de errar. O espírito de grupo do último ano tem também que voltar, jogue quem jogar, porque o clube tem que estar sempre acima de tudo.

Confio em Obradovic, sei que pode levar este Porto, de novo, ao sucesso e por isso mesmo, podem contar que todas as terças-feiras vão ter aqui uma voz de um adepto sofredor e apenas interessado no sucesso do clube. Vou levar esta equipa ao colo com a minha humilde contribuição.

Obradovic já estará por esta hora a levantar a moral dos seus pupilos para que no próximo domingo seja possível iniciar o campeonato Nacional como terminamos o último, a ganhar. Pelas 17 horas (RTP2) do próximo domingo, todas as atenções estarão viradas para o Dragão Caixa, onde a nossa equipa de andebol recebe o super-reforçado Sporting na 1ª ronda do campeonato.

Eu vou lá estar no sítio do costume, na Arena do Dragão, sedento de títulos!!! Era importante um grande apoio nas bancadas do Dragãozinho para que os nossos jovens jogadores sentissem aquele estímulo importante, aquela nossa voz, aquele nosso empurrão para que, dessa forma, dessa sinergia de forças, resultasse na fórmula ideal para se domar um leão, com mais juba, mas ainda em fase de procura de identidade...

Espera-se também que Dario Andrade já esteja recuperado da lesão que o impediu de jogar na Polónia. E espera-se ainda que no final da partida, o técnico do Sporting, Paulo Faria, engula as palavras aquando do sorteio: "Jogar com o FC Porto na 1ª jornada? Azar o deles!".

FC Porto falha Champions frente a opositores de outro nível...

  • FC Porto, 23 - Kielce, 32

  • FC Porto, 30 - Presov, 33

No 1º jogo na sexta feira (que segui através de um site, cujo link me foi enviado pelo amigo Delindro e onde a qualidade da imagem era excepcional), o FC Porto chegou a assustar a equipa da casa, já na 2ª parte, diminuíndo a desvantagem para o Kielce para 12-14, mas alguns erros no contra-ataque, deitaram por terra esta recuperação e os Polacos não mais permitiram aproximação igual. O melhor marcador foi Wilson Davyes (peça importante na selecção Portuguesa Sub 21, 7ª classificada do último Mundial) com 5 golos, embora com bastantes erros na metade decisiva da partida, logo seguido de Filipe Mota e Inácio Carmo com 4 golos cada.

Na 2ª partida (sábado), os Eslovacos também mostraram superioridade e o FC Porto apenas conseguiu reduzir a diferença nos minutos finais (de 26-33 para 30-33), acusando alguma fadiga ao longo de todo o jogo, enquanto o seu adversário fazia o 1º jogo da poule de apuramento para a champions. Neste jogo, Nuno Grilo esteve imparável, apontando 9 golos, seguido de Tiago Rocha com 6 e Wilson Davyes com 5.

No desafio decisivo, os Polacos não deram hipóteses e ganharam aos Eslovacos por 38-31, sendo que o Presov nos acompanha rumo à EHF, enquanto o Kielce fica na Champions.


Nuno Grilo

O nosso lateral-esquerdo, é o substituto de Eduardo Filipe, e sendo ainda muito jovem, demonstrou, principalmente no 2º jogo, estar já no bom caminho. Titular da Selecção Nacional e um dos melhores do último campeonato, Nuno Pereira, ou Nuno Grilo (na foto), como é mais conhecido, é uma das peças fundamentais deste novo FC Porto. E é um Grilo como o do 2º jogo (9 golos, mais 2 no 1º jogo) que o FC Porto necessita para revalidar o título Nacional. É preciso um Grilo sem medo de cantar!!! E também é necessário que Spínola tenha também menos medo de errar, enquanto que os centrais Mota e Wilson, têm aqui várias soluções para encontrarem a melhor alternativa de conclusão das jogadas (Inácio, Grilo, Spínola, o pivot Tiago e os pontas Moreira e Dario).

18 comentários:

  1. Vem no blog Reino do Dragão:
    À atençao dos responsáveis do F. C. do Porto
    Tenho um grande amigo meu, que devido ao triste fado da vida, perdeu o uso das pernas. Felizmente tal facto não o impediu de continuar a apreciar tudo o que a vida tem de bom, inclusive o nosso tão amado FCP. E como portista, resolveu ir ver o próximo jogo ao Dragão com o Leixões, pedindo-me para o efeito para comprar bilhetes através da net, não fossemos nós de Fafe. E para meu espanto, meu triste espanto, pude constatar que tal possibilidade não existe. Eu consegui comprar para mim, pessoa dita "normal" e vou receber no conforto da minha casa os bilhetes, e para o Delfa, nada... Resolvi ligar para a linha Dragão com o intuito de adquirir através dessa linha os benditos bilhetes, quando fui informado que tal só seria possível ou no Dragão ou em qualquer loja azul. Como já referi sou de uma terra que fica a mais ou menos 80 Km do Porto, mas pedi a um primo meu, do Porto, para ir à loja azul comprar os bilhetes. Mais uma vez não foi possível... só no Dragão disseram-lhes eles...
    Entretanto ligo mais uma vez para a linha do Dragão para confirmar que não tinha ouvido mal, mas pelos vistos ouvi bem, quem dá as informações é que não está a par das coisas. Neste momento estou à espera que o meu primo consiga arranjar um tempinho para ir ao Dragão.
    A ironia disto tudo, é que quem pode andar recebe os bilhetes em casa descansado, quem tem limitações para se deslocar é obrigado a ir ao Dragão, correndo o risco de chegar lá no dia do jogo e não ter bilhete, sim, porque não vou fazer quase 200 km só para comprar bilhetes.
    Fará isto algum sentido...?
    Publicada por Hintze

    ResponderEliminar
  2. Não vale a pena acrescentar mais nada ao excelente post do Lucho, embora eu ache que ficamos abaixo das expectativas, mesmo tendo em conta o valor dos adversários.
    Sábado é ir ver o ANdebol e logo de seguida o futebol, que por causa da política, começa às 19.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Vila Pouca:

    O futebol (Porto-leixões), de facto, é às 19h de sábado mas o andebol É APENAS DOMINGO às 17h (fcporto-sporting).

    ResponderEliminar
  4. Mas tinham-me dito que o Andebol era antes do futebol...Sendo assim já não sei se vai dar, mas vou tentar.

    Obrigado pela informção

    ResponderEliminar
  5. Pelo que parece temos tudo para fazer uma boa participação na EHF, tipo liga europa do andebol! Pois bem, força nisso!

    Quanto ao campeonato, e quanto ao "isporti", vamos a eles que nem cães, fazendo engolir essas palavras ao p faria! Se o jogo fosse no Sábado ia ver, nesse caso limito-me a ir ver a derrota do Leixões no futebol. Lá nos vemos Lucho!

    Saudações

    Psd - Ah! Vê lá se não te esqueces de trazer uns charutos prá malta, que isto de ir de férias para casa do fidel e não lhe roubar uma caixa não tá com nada! :)

    ResponderEliminar
  6. Bienvenido Lucho :D

    Pois, foi um fds aziago para as nossas cores do andebol, ali prós lados da Polónia... não vi o 1º, nem tão pouco o 2º jogo, sabendo apenas os resultados à posteriori... no entanto, pelo que fui lendo e captando aqui e acolá, teremos ficado muito, muito aquém das expectativas, ainda que soubessemos de antemão que os opositores era de «peso», passe a expressão.

    Bem, não deu desta vez, portanto, há que ir agora com «alma de Dragão» para a tal taça EHF e esperar que na próxima época, possamos lá estar de novo na disputa da tão ansiada, Liga dos Campeões de Andebol.

    Internamente, pois, começará a liga Portuguesa este fds, e logo com um escaldante FCP-CALIMEROS, que ao que consta, esta época, se terão reforçado a bom reforçar, portanto, espera-se um excitante e explosivo final de tarde de Domingo ali prós lados do Dragãozinho, jogo onde espero estar presente, nem que a vaca tussa :D

    ps - Lucho, a que horas pensas ir pró pavilhão no domingo? tou com um problema complicado... fui ontem para comprar bilhetes e disseram-me que só no dia e na bilheteira do pavilhão (ainda que não saibam a hora de abertura)... nesse dia, vou estar ali pelos lados da Ribeiro a assistir ao Red Bull Air Race e só conseguirei sair de lá por volta +- das 15h45 o que para ir comprar bilhete, é capaz de ser pró Batalha, quando lá chegar na queima. Se fosses cedo, eras capaz de me tirar 2 bilhetes? Podemos depois afinar as coisas no Sábado no Dragão

    ResponderEliminar
  7. ANDEBOL:
    in WWW.OJOGO.PT

    O sorteio da competição já havia sido realizado e o modelo competitivo também já se encontra, há muito definido, mas a Federação de Andebol de Portugal (FAP) e os clubes não quiseram deixar de promover uma demonstração de união, realizarando uma apresentação oficial da prova que está de regresso à esfera federativa, passados sete anos em que a Liga de Clubes foi a principal responsável pela organização da prova maior do andebol nacional.

    O local escolhido para a cerimónia, e não foi por acaso, seria há alguns meses o mais improvável, dadas as clivagens que opunham o FC Porto, entre outros clubes, e a FAP. No entanto, ontem, foi a sala VIP do Dragão Caixa, sede do campeão nacional, que serviu de palco para o evento onde marcaram presença os representantes da maioria dos 12 clubes primodivisionários, os respectivos capitães de equipa e algumas personalidades da modalidade, como Mats Olsson, seleccionador nacional, ou António Salvador, ex-presidente da Liga de Clubes. Os anfitriões foram mesmo representados ao mais alto nível, por Pinto da Costa, Adelino Caldeira e Vítor Santos.

    Durante a cerimónia, ficou a saber-se que agora a prova se chama "Andebol 1", tem nova imagem num estilo que foi designado como "urban sport" (desporto urbano), terá um site próprio e rodeou-se de diversos parceiros estratégicos, com o objectivo de "tornar a marca andebol mais vendável e apetecível dentro das regras de mercado", conforme referiu Henrique Torrinha, o presidente da FAP.

    ps-Dragon Soul: Não encontrei por lá o ditador daquelas bandas:)Ninguém sabia a morada do homem!!

    ResponderEliminar
  8. Blue sábado falamos. Tb não sei se irei beber uns red buls:) Mas depois combinamos e logo vejo a hora q chego ao dragãozinho no domingo.

    ResponderEliminar
  9. Ora grande lucho, aí está ele de volta à carga :) Espero que façamos uma boa campanha na EHF, enquanto que a nível nacional somos mais uma vez favoritos a tudo!

    "Era importante um grande apoio nas bancadas do Dragãozinho para que os nossos jovens jogadores sentissem aquele estímulo importante, aquela nossa voz, aquele nosso empurrão para que, dessa forma, dessa sinergia de forças, resultasse na fórmula ideal para se domar um leão....."

    Já estou a tratar disso! Sábado vamos comer um peixinho, e Domingo também lá estarei :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Tripeiro: Até domingo, então:) Ou até pode ser q nos encontremos já sábado.

    ---

    Andebol: Campeonato nacional apresentado no Porto

    Pavilhão do FC Porto
    recebeu apresentação do
    campeonato nacional
    Foi esta segunda-feira apresentado no Dragão Caixa, no Porto, o campeonato nacional de andebol que, este ano, regressa para as "mãos" da FederaçãoPortuguesa de Andebol, depois de ter sido organizado pela Liga.

    Numa cerimónia curta no camarotes do recinto portista foi apresentada a nova imagem do campeonato, denominado "andebol 1", que conta também com um novo site, ainda em construção, e onde os vários parceiros da federação discursaram.

    Mattos Olson, seleccionador nacional, Pinto da Costa, anfitrião e presidente do FC Porto, campeão nacional de andebol, bem como os vários capitães das equipas da 1ª Divisão assitiram à apresentação.

    Luis Baila, representante da RTP, que este ano volta a ter os direitos de transmissão da modalidade, prometeu "um andebol espectacular" no canal público, uma situação que considerou "importante" para a modalidade.

    Recorde-se que o campeonato nacional arranca ESTE FIM DE SEMANA e logo com um FC Porto - Sporting CP (domingo às 17h-rtp2). O Benfica recebe o ABC no sábado às 18h.

    ResponderEliminar
  11. novo site do campeonato de andebol:

    http://portal.fpa.pt/fap_portal/start_andebol1

    ResponderEliminar
  12. Domingo lá estarei no apoio ao FC Porto!

    Apesar de ser apenas o 1º jogo do campeonato, a vitória neste jogo pode ter uma importância vital para o desenrolar da época. Acima de tudo, ganhar ao sporting significa aumentar exponencialmente os níveis de confiança de uma equipa que precisa, antes de mais, de acreditar em si própria, de ter mais auto-confiança.

    Acredito que domingo, a equipa em conjunto com um pavilhão que se espera cheio, consiga passar por cima dos leõezinhos e acabar com a arrogância do senhor Paulo Faria.

    Força PORTO!

    ResponderEliminar
  13. Espero que os nossos Dragões entrem com o pé direito no campeonato.
    E depois quero ver quem é que teve...azar...

    ResponderEliminar
  14. Lucho de regresso aos excelentes Posts,

    Confesso que não me surpreendeu esta eliminação. Dificilmente o FC PORTO teria argumentos perante os adversários. Ainda assim, o resultado do segundo jogo não foi tão desnivelado.
    Confiança em Obradoviv e vitória frente aos Lagartos Domingo!

    Abc

    ResponderEliminar
  15. Pois, pese a frustração da eliminação, já esperada, fica a esperança que o resto da temporada no andebol corra da melhor maneira.

    Quanto ao resto das amadoras, estou ansioso por ver a equipa de basquetebol de regresso. Parece-me que teremos, finalmente, um excelente plantel, capaz de lutar pela hegemonia nacional.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  16. Olá Lucho,

    Bem vindo á realidade, já começou a tua modalidade preferida, infelizmente não correu bem, mas domingo vamos ganhar aos calimeros, vou fazer todos os possiveis para ir ver o jogo, mas no sábado estarei no futebol!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    Foi pena a eliminação.

    Eu preferia que se apostasse mais no andebol ( modalidade em crescimento a nível mundial ) que em bólides poluintes ( modalidade sem grande futuro a nível mundial ).

    Vamos esperar então pelos resultados.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar