07 setembro, 2009

E, se um Portista incomoda muita gente...

[Aproveito esta deixa introdutória do título, para introduzir aqui um parenteses ao post, e apresentar um dos novos espaços virtuais onde dois "filhos" que - não sendo pródigos, se conheceram nesta casa - abriram para agitar as mentes em assuntos para além de futebol. Não deixem de nos visitar, a mim e ao PortoMaravilha, no Cosméticas - o «ESPAÇO» onde nem tudo o que parece é... musica para os ouvidos !?]

Esta semana bebericando o meu café da tarde, apanho esse poluto pasquim que se dá pelo nome de Correio da Manhã, para lhe espreitar a última e única página onde perco algum tempo, o preciso e necessário para acompanhar a bica quente e escaldada, espreitando as breves que aí apresenta e a rubrica Bilhete Postal de Carlos Abreu Amorim. E é nesta breve de quinta-feira passada que me assombra aquela sensação com que se fica de esvaziamento mental por tamanho acerto e concordância total perante o que se acaba de ler ao que, ainda que quiséssemos, o assunto foi tão sucinta e bem apresentado que não temos mais nada a dizer. Sabem como é?

Dizia CAA:

    "Rui Moreira escreveu um livro sobre o Porto. Como ele próprio assume, “sobre vários Portos“, acerca dos “territórios de geometria variável” que preenchem aquela ideia singular que quer os de fora quer os de dentro chamam Porto, tantas vezes, por razões muito distintas. Rui Moreira conseguiu fazer a simbiose aparentemente impossível entre uma reflexão séria e um irrefreável grito de amor. Nele se percebe que o Porto é, antes de mais, uma forma de ver o País e o Mundo – sempre virada para fora mas obstinadamente fiel às suas raízes. Rui Moreira intuiu que o carácter do Porto é tudo o que importa. É a partir daí que o resto do País se pôde achar a si mesmo. E que a debilidade que o Porto tem exibido é fonte de grande parte do desnorte de que Portugal padece."
Ora sucede que ainda nesta última semana havia tido naquele mesmo café, uma das poucas discussões futebolisticas a que me dou igualmente ao luxo de tempo perder, que metia ao barulho o mesmo Rui Moreira, e a a atitude ainda recente de Antero Henrique relativamente ao volte face de elogio/ataque ao Benfica, do qual dizia que não sabia ganhar em democracia, e uma corrente de opinião que corre de que estes dois conhecidos portistas se preparavam para marcar terreno por uma disputa do lugar cimeiro da presidência portista, pós pinto da Costa, e no esperar para ver se os portistas se reveriam mais no estilo low-profile de RM ou no aceso e atiçado estilo mais à Pinto da Costa de Antero Henrique.

Lá me dei ao trabalho de lhe ter que explicar que apesar de me rever mais no estilo da defesa portista à Rui Moreira, politicamente correcto, é naquele arreganho de Antero Henrique que o Porto precisa e portanto, a ter que escolher entre os dois, e não obstante de estar muito mais próximo da linha de pensamento do primeiro, era neste último em quem depositaria o meu voto.

Tempo perdido! Por muito que lhe tentasse explicar que o êxito do FC Porto estava em ter o homem certo no lugar certo nas últimas décadas, aquele acéfalo benfiquista nada mais via ou ouvia que não fosse a culpa das arbitragens, os roubos ao seu Benfica, as corrupções que viciam o jogo, frutas e cafés com leite, veneração ao Papa Pintinho e blá blá blá...

Pá, passei-me! Levantei-me da mesa, puxei dos galões de tetra-campeão, e pus na voz o melhor sotaque que conseguia, pois não havia outro remédio para ele compreender senão responder-lhe à moda do norte:

    "OuBe lá, meu morcãoé! Tira lá essas palas de cabedal bermelhas que tens à frente dos olhos, e limpa-me esses ouBidos cheios da merda que trazes nessa cabeça, e ouBe Beim o que te boué disere: O futebole, é uma grande filha da putice! E como tale, quero no destino do meué clube a "puta mais belha" de todas. E para bosso azare, não há no futebol "puta mais belha" que o Pinto da Costa. Por isso, ide mas é pró caralho, e deixem de se fazere de Birgens ofendidas."
E virando costas:

    "Gaybotas destas? P-u-t-a q-u-e p-a-r-i-u-é!"

8 comentários:

  1. Mai nada Carago!! Virgens ofendidas!É mesmo essa a expressão,sempre a bater na mesma tecla,sempre a desculparem-se com o mesmo...eles devem ficar realmente satisfeitos com isso.
    ...Que os pariu mesmo

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo, fizeste muito bem. Esses cabr*es não querem mesmo abrir os olhos!

    ResponderEliminar
  3. Culpa tua Mr Cosmos, culpa tua...já devias saber que não se deve discutir futebol com benfiquistas e por várias razões: uma, porque deixam muito a desejar à inteligência - veja-se o Vieira, o Jesus, Vilarinho, etc. Depois porque são autênticas cassetes arranhadas e assim não dá. Finalmente porque são invejosos, ressabiados, agarrados ao passado, muito longínquo e assim, falar com eles sobre futebol, é pura perda de tempo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. E quem fala assim não é gago!

    Tá muito bem dito.

    Mas tal como o Vila Pouca, já não tenho paciência para discutir com Gayvotas o que está à vista de todos. Quando os Gayvotas começam a falar e vêm com a lengalenga das frutas e cafés, eu rio-me e não digo nada e eles ficam ainda mais desesperados.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  5. Quem não se sente não é filho de boa gente!

    Mas de facto discutir futebol só mesmo quando apanho algum inglês de férias. Em Portugal ninguém tem estatuto para discutir futebol com Portistas!

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Amigo MrCosmos,

    Bem, que dizer? Talvez que "ainda és de bom tempo, ora que carago"!!!

    Há muito que deixei de contribuir para essa paróquia, e sabes porquê?

    Tinha sempre uma de duas hipóteses:

    1. ou os mandava num instante para o c****** e passava eu a ser o malcriadão e o desbocado; ou

    2. ignorava-os, ria-me e virava costas, o que os ainda mais irritava.

    Sabes que mais?

    O melhor caminho mesmo, seja que situação da vida te confrontares, será mesmo sempre "ignorar esses palermas e idiotas" que sabendo de antemão não conseguir vencer pela superioridade, pela qualidade, pelo trabalho ou pela verticalidade das acções, atiram-se que nem cães ao único osso que lhes resta, o da mendicidade da palavra ou das acções.

    Ignora, ignora, ignora... sais por cima e ainda te consegues rir na cara deles... o que em abono da verdade, ainda mais os enfurece, tamanha é a pequenez mental desse mentecaptos e acéfalos da nossa sociedade.

    ResponderEliminar
  7. Ahhhh, é verdade, já me esquecia, c'um carago :D

    Amigos MrCosmos e PortoMaravilha, cá do je, seguem os meus votos de maiores sucessos para esse vosso projecto pessoal na blogosfera, o COSMÉTICAS, que aposto, num instante, virá a ser um caso de sucesso, visto o empenho e dedicação que vos reconheço quando se integram num qualquer projecto.

    Agora, é dar malha nisso... e mai'nada!

    ResponderEliminar
  8. Com esse tipo de “papoila” as únicas palavras que podem definir o nosso desprezo por tanta azia reprimida, é soltar sem rodeios o típico vernáculo tripeiro, com sotaque carregado e tudo.
    Bem feito.

    ResponderEliminar