24 setembro, 2009

Entre frases e comentários...

... esmiúçam-se personas e otários!

Sem querer parecer um daqueles rebeldes, mas de má índole clubística, felinos fedorentos, como tantos outros da nossa praça, nem tirar o poder interventivo desta ou aquela labareda mais acesa, a Calçada esta semana, teve a liberdade de afrouxar seus trabalhos, uma vez que três importantes lajes foram deixadas ao acaso na pedreira bracarense, e destacar certas pérolas destes e daqueles calceteiros de ocasião.

Começando pelos homens da casa, o professor Jesualdo com ar visivelmente agastado e de consternação, no final do jogo do passado Sábado, em jeito de psicologia invertida, profere para dentro do seio portista o seguinte comentário: …”foi um FC Porto estranhamente nervoso e irreconhecível (…). Ficámos com alguma vergonha!. Pois é, o que ficou por mencionar e admitir, é que o que mais envergonhou os adeptos e sócios portistas, para além da pálida exibição azul e branca, foi a serenidade e a displicência com que o professor encarou o jogo no banco e o facto de lá deixar duas unidades, escolhidas por si no início de época, uma a aquecer e outra a ver na bancada, para colmatar a saída de apenas uma, que assim nunca verá ser esquecida.

Em pleno recinto de entrega dos novos Dragões de Ouro e por entre poesia declamada, o que dizer da tirada daquele que considero ser “O Lorde” de todos os comentadores desportivos cá do burgo! Falo pois, do Dr. Pôncio Monteiro. Homem de grande astúcia e perspicácia, começa a sua intervenção no programa “Prolongamento”, de uma estação televisiva com índole de carácter mais informativo, da passada segunda-feira com: “Este ano estamos a assistir a um carnaval, que começou bem mais cedo”. Ora nem mais, e se me é permitido, não só estamos a assistir a um carnaval como um reveillon antecipado, tal é a quantidade de garrafas de champanhe já abertas por esse país fora. O carnaval ainda vem longe, mas já há quem queira esconder-se debaixo de máscaras, abafando certas debilidades e porque não, também, omitir estes e aqueles factos.

Passando agora pela bíblia enc(o)rnada, dou especial atenção a um dos seus títulos garrafais: “Benfica agita o país”. Fantástico! Com tanta agitação, não vão tais aves raras sofrer de uma ejaculação precoce e deixar este país anda mais deprimido, deixando o clímax para aqueles que realmente sabem o que é dar cinco seguidas.

A culpa disto tudo, é de um tal de Jesus, sim esse mesmo que disse no final do seu último jogo: “(…) temos raça e ganhamos. Se não é de uma maneira é de outra…”. Querem lá ver que escapou alguma coisa a mais do que devia ao menino?! Ou então não escapou nada, nosso senhor diz sempre a verdade e nunca mente, e quem diz a verdade não merece castigo… merece ser beneficiado!

Continuando no mestre das profecias, Jorginho messias ainda teve tempo esta semana para deixar escapar: “Estamos a reavivar o Benfica de Eusébio”. E eu que pensava que o tempo era de eleições, votadas democraticamente, afinal, Salazar levantou-se da cadeira e veio mandar no desporto outra vez. Não tinha dado por isso, só na comissão disciplinar, na nomeação dos árbitros, na (in)competência e na (in)coerência televisiva dos nossos jogos na televisão do estado, na (im)parcial imprensa escrita que temos, etc… tudo muito pouco faccioso, como era apanágio desse antigo regime, em que ate Eusébio era património. A crise afinal não é de agora!

De volta a aquilo que são comentadores desportivos do nosso país, faço menção ao Dr. Eduardo Barroso com a seguinte insinuação: “O FC Porto está num patamar diferente no futebol português, para além dos jogadores, já empresta e exporta treinadores”. Se sobre a primeira parte da afirmação não discordo e até sublinho, da segunda só me apraz dizer que se nos últimos vinte anos o FC Porto foi a espinha dorsal de uma selecção nacional e o único clube português a ganhar tudo o que foi competição nacional ou internacional que havia para ganhar, é normal que os nossos ex-atletas queiram-se formar com profissionalismo. Dotando e contribuindo para um futebol português de alguma qualidade. Não escolhendo como uns e outros, que prosperam no seu clube, a fácil opção de treinar um grande, agarrando-se a um constante e pouco ambicioso segundo lugar. Como médico e cirurgião que é, saberá melhor que eu, qual o melhor anti-inflamatório para a dor de cotovelo.

Menção honrosa, ainda, para aquele foi o momento, “Já me enterrei”, da jornada transacta, protagonizada pelo juiz de partida, com nome de artista bermelho, Rui Costa, no final do jogo em jeito misericordioso, dizendo para com o treinador do Olhanense: “Peço Desculpa! Peço Desculpa!”. Por aqui se vê, que algo vai mal na arbitragem portuguesa, que não se rege pelo mesmo código de conduta, nem pelas mesmas intenções e educação. Este ainda pediu desculpa, enquanto que Jorge Sousa, nem um Adeus gesticulou a Manuel Fernandes no final do jogo em Leiria.

Nota de destaque, também, para a nova parelha musical encornada, Dj Cervan(tes) e Dj Topê (António Pedro Vasconcelos), que esta semana em co-parceria realizaram o novo hit de final de Verão: “Leiam a lei 12”. Com uma batida mais ou menos repetitiva, soando a qualquer coisa como: Leiam a lei 12! Leiam a lei 12! A lei 12, a lei 12, a lei 12, a lei 12. Vejam, está n’Abola e no Recoooooooooooord…

O primeiro derby da época aproxima-se, é já dia 26 às 19h15. E porque de paleio e sufrágios anda o povo farto, no sábado, queremos os três pontos e os elogios que nos encham as caixas de comentários.

Abraço e fiquem por aí… que eu fico!

22 comentários:

  1. Excelente artigo.
    Bela prosa. Parabéns.

    Também ouvi essa boca do Eduardo Barroso, e na segunda-feira, se viu, o Pôncio mencionou esse facto e o Eduardo negou tal afirmação.
    É o dito por não dito de alguém que foi muito bem "calado" pelo Pôncio.

    O Eduardo "pode ser muito bom com os figados", mas como paineleiro, tem muito a aprender com o DR. Poncio.


    Quanto ao resto é o circo do costume!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo João, parabéns por este teu belo artigo.

    Nada a que não estejemos já todos habituados. Os anos vão passando, a cantilena é sempre a mesma e dos mesmos e no fim... ganham os melhores :) Se este ano começaram a disparatar mais cedo, vamos então rir-nos a dobrar!

    Nós é que temos de fazer frente a isto!!

    A capa d'ontem d'A Bolha, cheira a vómito!

    "Passando agora pela bíblia enc(o)rnada, dou especial atenção a um dos seus títulos garrafais: “Benfica agita o país”. Fantástico! Com tanta agitação, não vão tais aves raras sofrer de uma ejaculação precoce e deixar este país anda mais deprimido, deixando o clímax para aqueles que realmente sabem o que é dar cinco seguidas."

    Absolutamente DIVINAL, meu caro.

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Rocha,

    Também eu já vi este filme algumas 20 vezes nos últimos 25 anos. Isto é, começam cheios de pedal e são os maiores e vão ganhar, e vão golear e vem o Eusébio e... Epá! Afinal perdemos.

    No entanto convém não dar abébias como a deste fim-de-semana porque o próximo é contra os lagartos e esses já começaram com a choradeira ainda antes do jogo. E logo por causa da nomeação de mais um árbitro lisboeta.

    Além disso, vamos jogar sem o Varela e é bom que o Hulk deixe de se atirar tanto para piscina e que o Prof. Pardal não invente tanto. Os próximos 2 jogos com Lagartos e Atlético de Madrid são fundamentais para a carreira da equipa.

    P.S. É bom que o Prof. deixe o medo em casa para não termos um 0-0 miserável como na época passada.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. http://www.record.pt/noticia.aspx?id=737040&idCanal=5

    ResponderEliminar
  5. Uma calçada de qualidade superior, pronta para exportação, que fala no carnaval, reveillon, mas meu caro, o que conta é o S.João e aí, nessa festa popular, mais uma vez acredito que quem vai festejar são os mesmos de sempre.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. O Prof. Pardal ter medo? Medo? Medo de quê? Da terceira derrota consecutiva e de ficar a 6 pontos? Reviver o "Sei o nojo que meteste na época passada por esta altura"?

    São razões suficientes para o Prof. ter medo. E não me surpreenderá que já se satisfaça com o empate no Sábado. Diria que é o mais provável.

    5 pontos perdidos em 5 jornadas. Não tenho dúvidas que no Natal ainda lutaremos pelo título se os outros nos deixarem. Ou seja, se perderem também pontos suficientes. De outra forma, poderemos começar cedo a preparar a próxima época.

    Já alguém tinha dito que, esta época, a luta pelo título não está nas nossas mãos. Dependerá muito do que os outros fizerem. Lá para o Natal, estaremos com 15 ou mais pontos perdidos. E os outros? Ainda iremos a tempo?

    Sei bem que os mais optimistas dirão que é um absurdo. São os mesmos que não acreditavam que, ao fim de 5 jornadas, já estaríamos com 5 pontos perdidos. Afinal, o objectivo é conquistar o campeonato sem derrotas. Importa-se de repetir?

    Ou então, dirão que, no fim, ganharemos na mesma. Ganharemos? É certeza ou desejo?

    ResponderEliminar
  7. A lei 12 é bem clara, caro João. Caso um jogador corte a bola dentro da área é sempre penalty, desde que esse jogador seja “encornado”, a bem do interesse Nacional. Não é preciso ser árbitro para entender isto. Não é preciso ser Portista nem aprisionado por teses conspirativas para chegar lá…

    Outra recomendação é amarelar o Hulk nem que ele esteja somente a piscar o olho a uma adepta sensual na bancada. Não interessa. É amarelo o mais rápido possível. E faltas sobre ele só quando for demasiado evidente.

    E agora pergunto eu: Que estado de espírito vai ter Duarte Gomes no Dragão? Esta semana tem sido condicionado pelo Sporting de todas as formas e feitios. Ele, que sempre foi muito querido por aquelas bandas (não faltam arbitragens escandalosas dele sempre a favor dos calimeros) até ao episódio infeliz.

    Quanto ao jornal “a bolha” num dos próximos títulos vamos encontrar: “Presidente da FPF volta a ser nomeado à vez por Benfica, Sporting e Belenenses”. É o regresso do antigo Regime, em força. Alguém ainda acredita que aquele jornal se rege pela imparcialidade, ética e isenção?

    ResponderEliminar
  8. Excelente artigo, do qual destaco a sarcástica mas realista expressão: "Quem diz a verdade não merece ser castigado... merece ser beneficiado. Cabecinha pensadora. Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. A verdadeira razão para a choradeira antecipada dos calimeros:

    http://www.youtube.com/watch?v=xOHkY73XQlo

    Cá vos esperamos no Sábado!

    ATÉ OS COMEMOS, CARAGO!

    ResponderEliminar
  10. Amigo João Rocha,

    Na mouche... e on-fire, carago!

    Sempre a rasgar a direito, ponto por ponto, linha por linha... este sim, é o meu modelo «Portista» d'eleição, mai'nada!

    No resto, é deixá-los gozar a bom gozar com a ejaculação precoce... porque quando derem por ela, e começaram a sentir na pele os «grãos d'areia» em jeito de sodomização, mais uma vez, e como é norma nas últimas 3 décadas, assistiremos muito festivamente ao pranto dos invejosos, ridiculos e medíocres... aparentemente, parece que sim, também acompanhados por mais algumas bestas que de tão deficientes e maldizentes, ninguém os ouve, ninguém os vê e ninguém lhes liga, senão mesmo, talvez mesmo só a sua própria sombra... mas até mesmo essa, já duvido que se dê ao trabalho de os «aturar».

    ResponderEliminar
  11. Servirá para memória futura.

    Isto, de nos esfregarem na cara aquilo que escrevemos no passado, é lixado.

    Principalmente, quando prevemos algo positivo e nos sai o oposto.

    Servirá para memória futura.

    ResponderEliminar
  12. Excelente texto, com a doze exacta de ironia que nos prende na sua leitura.
    “Estamos a reavivar o Benfica do Eusébio” lá está, quem foi capaz de ressuscitar o Lazaro depois de morto, vai agora nas calmas por o Eusébio a jogar, basta dar-lhe uma coisinha (igual a que deu ao Lopes da Silva no Bragança) e tirar-lhe aquela toalha encardida das mãos.
    À antiga portuguesa: o seu comentário é completamente (ia dizer idiota mas vou contemporizar e substituir por” desajustado e exageradamente pessimista. Tenha lá calma se é que precisa dela, pois profetas de desgraças para o FC Porto, só conheço os que são “brumelhos” com a azia crónica, ou os portitas de meia tigela.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo artigo,está muito bom mesmo.
    Este ano,os joguinhos exteriores estão muito fortes,temos que nos unir aos jogadores a uma só uma força para derrotar tudo e todos,e não vir com profecias de desgraça e pessimismo.

    As coisas são para ser encaradas passo após passo,jogo após jogo,e agora,vêm aí o Sporting e é nos lagartos que temos que pensar.

    ResponderEliminar
  14. Excelente João Rocha!
    Estou completamente de acordo com o Vila Pouca, a nossa festa é mesmo no S.João :)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. firmoze,

    O futuro se encarregará de esclarecer quem tem razão.

    Diria que não me importava nada de não a ter.

    Lembra-se do ministro da Informação do Iraque, Mohammed Saeed Al-Sahhaf no tempo da guerra do Iraque, na altura, também conhecido o "otimista de Saddam Hussein"?

    Vou-lhe recordar algumas frases dele:

    A frase mais célebre de Said al-Sahaf, " Nós temos o controle, eles não têm o controle de nada, nem sobre si mesmos !..", enquanto os tanques norte- americanos já desfilavam pelas ruas, tem sido talvez a mais parodiada e repetida, em diversas nuances e variações.
    Indagado sobre as imagens das forças invasoras no aeroporto da cidade, Said chegou a afirmar tratar-se de truques de Hollywood, e na insistência dos jornalistas, afirmou que os mesmos estavam distantes da realidade.

    Outras de suas frases:

    " Os infiéis estão cometendo suicídio às centenas nas portas de Bagdá.. " .

    ."Bagdá está segura e protegida ! "

    " Nós temos o controle, eles não têm o controle de nada, nem sobre si mesmos !..".

    " Destruimos dois tanques, dois aviões de combate, dois helicópteros e suas hélices. Estamos os repelindo de volta!.."

    " Eu falo inglês melhor que o vilão Bush! "

    " Eles não se encontram próximos do aeroporto. Eles estão perdidos no deserto... não sabem ler uma bússula..
    são retardados..."

    " Eu posso dar uma tripla garantia de que não há soldados americanos em Bagdá.."

    " Eles estão encurralados em Umm Qasr. Eles estão encurralados próximos de Basra. Eles estão encurralados
    próximos de Nassiria e encurralados próximos de Najaf. Estão encurralados em todos os lugares..!"

    " Eles não destruiram o ministério da informação. Como, se estou falando daqui ?"..

    Na sua sua última aparição, o ministro, antes de desaparecer afirmou: " Hoje os ventos estão mudando e nós vamos destruí-los.."


    Consegue encontrar algumas semelhanças com alguns adeptos portistas?

    ResponderEliminar
  16. À moderna portuguesa disse...24 setembro, 2009

    À antiga portuguesa = hurakatai versão 3.0

    ResponderEliminar
  17. À Antiga Portuguesa: não lhe parece assim só um bocadinho para o exagerado comparar fundamentalistas islãmicos e a guerra no Iraque,como os portistas e o campeonato português?

    Quantas vezes já assistimos a este filme?Quantas vezes já vimos a CS&Cª a levar e a embalar o slb?Os erros dos árbitros a fazerem a diferença?E nessas alturas,quem chegou ao fim vencedor?Pois,o mesmo de sempre.
    Seremos nós que não queremos ver o que está realmente a acontecer?Será que somos nós que estamos a ser pouco realistas?Olhe para o quiosque mais próximo,serão mesmo os portistas que não querem ver o que está realmente a passar-se?

    Nenhum portisa duvida que este ano a concorrência vai dar luta,mas temos razões para confiar nos nossos homens.Que cometeram e cometem os seus erros,mas que nos últimos anos tem feito de tudo menos deixar-nos ficar mal.
    Não sabemos o que vai acontecer,só Deus sabe.Compete-nos a nós,adeptos,apoiar a equipa e remar para o mesmo lado que eles.
    As coisas podem correr mal,mas também podem,mais uma vez,correr bem.
    É um desejo,sim.Vai-se concretizar?Sei lá,nem sei se chego amanhã,quanto mais.
    Só sei que o meu dever enquanto adepta é apoiar todos aqueles que trabalham todos os dias de Dragão ao peito.Apoiar na vitória,e principalmente na derrota.O que tiver que acontecer,acontecerá.

    Acima de tudo,há que ter calma,e pensar o jogo a jogo.E a partida mais importante é depois de amanhã.Porque é um clássico?Porque vimos de uma derrota?Não,porque é o próximo.E depois,logo se vê...

    ResponderEliminar
  18. Existe aqui um caramelo que gostava que tudo voltasse à 5 anos atrás, ou não? Trocas de treinadores, jogadores indisciplinados, que entravam em campo e 3 minutos depois eram expulsos, bem como jogadores que hoje são indicutíveis na melhor selecção do mundo, mas que no FCP desse ano nada deram. Tudo por falta de lidernaça e concentração, já que alguêm que devria coordenar andava entretido com outras coisas.

    Nós sabemos que querias deitar tudo abaixo conforme o fizeram à 5 anos, de maneira a teres oportunidade de teres a tal exposição mediática que te falta. Com jantaradas lá para os lados de penafiel a caminho de entre os rios.
    Vai tirando o cavalinho da chuva, pois o JUJU, é burra velha e têm muito mais expriência do que tu imaginas. Não te esqueças que ele sabe muito bem o que se cozinha na linha de cascais, com barbas de molho ou não.

    O Prof. Pardal, têm carta branca do todo poderoso. Por isso senta-te à sombra da bananeira à espera de melhores dias.

    ResponderEliminar
  19. À antiga Portuguesa.
    Mas que raio tem a ver o Iraque e o seu ex ministro Moamerde não sei das quantas, com o teor do seu comentário anterior?
    Bem: vou tentar manter este escrito dentro de parâmetros civilizados, mas confesso que perante a réplica que acabo de ler, fico um bocado confuso com o relambório oco e desprovido de sentido com que me brindou. Estamos a comentar a guerra do Iraque?
    No meu comentário anterior contemporizei e referi que o seu comentário era desajustado e não idiota como em princípio apeteceu-me qualifica-lo. Pois bem caro A Antiga Portuguesa, agora ai vai a sua resposta a moda do Porto. Vá mas é dar banho ao cão e não chateie mais com as suas opiniões, pois elas não valem um…

    ResponderEliminar
  20. Meu caro jovem d'outrora,

    Não me surpreende que não perceba pois é preciso pensar um bocadinho. No entanto, garanto-lhe que há, aqui no blog, quem perceba.

    Mas vou-lhe dar uma pista: tem a ver com o tipo de discurso.

    Os vermelhos poderão estar com 10 pontos de avanço, que o discurso será do mesmo género.

    Se não perceber agora, deixe lá. Talvez, um dia perceba...

    ResponderEliminar
  21. O tempo é de eleições não é?!? Pois, bem me pareceu, a avaliar por certos discursos e comentários, bem me pareceu estar no meio de conversa de político.

    Bem haja a todos e à democracia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Eu não sei para quem raio estava a falar.Mas garanto que toda a gente percebeu a sua ideia: Há de estar sempre tudo bem aqui para estes lados,por muito más que as coisas estejam realmente,ou por muito bem que o benfica vá.

    Sim,nós percebemos isso.
    Pergunto-lhe só qual é o clube que por estas alturas está sempre da mó de cima,e qual é o clube que que em Maio sai há rua para festejar.Dou-lhe uma pista:repete-se há 4 anos.

    Não se trata de não querer ver as coisas(se nós não vemos as coisas com realismo que hão de dizer outros)como elas são,trata-se de ser o mais calmo e tranquilo possível.Pois se há coisa que nesta altura não ajuda nada é pessimismo.Nunca vi a descrença e o pessimismo vencerem campeonatos.

    O discurso é o mesmo,porque há 4 anos que se acontece a mesma coisa,que carago!
    Porém,sabemos que este ano a concorrência está mais forte,mas não andamos aqui a dormir.Não temos razões para não confiar e acreditar nos nossos.

    Um dia de cada vez,um jgo de cada vez.

    ResponderEliminar