13 setembro, 2009

Doce Vingança

assistência: 38.117 espectadores.

árbitros: Vasco Santos (Porto), Alexandre Freitas e Paulo Vieira; João Lamares.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Varela.
Substituições: Álvaro Pereira por Tomás Costa (46m), Raul Meireles por Valeri (54m) e Varela por Farías (73m).
Não utilizados: Nuno, Rodríguez, Mariano e Maicon.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

LEIXÕES: Diego; Laranjeiro, Nuno Silva «cap.», Tucker e Benítez; Fernando Alexandre, Wénio e Hugo Morais; Zé Manel, Faioli e Tiago Cintra.
Substituições: Zé Manel por Cauê (46m), Hugo Morais por Leo (54m) e Faioli por Pouga (64m).
Não utilizados: Berger, Joel, Vinh e Trombetta.
Treinador: José Mota.

disciplina: Cartão amarelo a Laranjeiro (22m), Hugo Morais (23m), Fernando (29m) e Faioli (52m).

golos: Varela (20m), Hulk (23m, g.p.), Rolando (32m), Falcao (41m) e Pouga (76m).


Ponto prévio. Os jogos das selecções não provocaram, aparentemente, mossa física nos jogadores portistas. Quando se equacionava a implementação do sistema de rotatividade, pelo desgaste nos jogadores internacionais, especialmente no contingente sul-americano, a única mexida no onze inicial foi a saída…de Mariano, há muito arredado das convocatórias de Maradona.

Na recepção ao incómodo vizinho, que tinha desempenhado papel fulcral na episódica crise do ano passado, Jesualdo optou por não correr riscos, relativizando o jogo da Champions, a 72 horas de distância. Em boa hora o fez, como demonstra o score final…

No lançamento da partida, nenhuma surpresa táctica. O mesmo quarteto defensivo, protegendo Helton, com o trio habitual no meio-campo. Fernando, o “carregador” de piano, Meireles, descaído para a esquerda e Belluschi, tapando o flanco direito. Lá na frente, um tridente de impor respeito. Varela, desviado para a direita, Hulk, preferencialmente no lado esquerdo e Falcao, no centro.

O cartão de apresentação aos visitantes era este. Uma noite amena, caindo tranquila, na Invicta. Um Estádio resplandecente de alegria, na recepção aos guerreiros de azul e branco. E o público, sempre presente, fiel.

As hostilidades não se fizeram esperar. Procurando, desde logo, resolver a contenda o mais cedo possível, os pupilos de Jesualdo exibiram um futebol rectilíneo, fluido, agradável, com a velocidade a imperar. As dificuldades, para o adversário, eram evidentes. O Porto parecia um rolo compressor, esmagando a resistência na zona nevrálgica do meio-campo, numa pressão alta que provocava inúmeras bolas perdidas pelo Leixões.

Ainda não se tinham esgotado 5 minutos, e o golo já tinha rondado a baliza à guarda de Diego, em duas ocasiões. A primeira, um regalo para a vista, com a execução técnica sublime de Hulk, passando o esférico por cima de um defesa para remate posterior, a embater com violência nas redes laterais.

O mote estava dado. Meireles, após incursão de Fucile, proporcionou uma defesa aparatosa ao guardião leixonense. Pressentia-se o golo portista, pese a tímida reacção do opositor, quase sempre a solo, por intermédio do desamparado Faioli.

Defendendo à zona, recuando as linhas sempre que o Porto tinha a posse de bola, a equipa de José Mota era um mar de equívocos. O macio meio-campo, incapaz de acompanhar o ritmo imposto à partida, permitia várias linhas de passe, perante os surpreendidos laterais, sucessivamente submergidos na maré atacante portista.

E assim, paulatinamente, o Dragão reconciliou-se com as noites calmas. Aquelas em que o avolumar precoce do resultado permitem soltar o nervosismo de quem sofre por paixão. Varela, depois do endiabrado Alvaro Pereira ter efectuado uma maldade ao defesa leixonense, rematou com efectividade para o tento inaugural. Vantagem merecida, premiando o caudal ofensivo dos azuis e brancos.

O pesadelo dos homens do Mar tinha apenas conhecido o seu capítulo inicial. Não tardou muito tempo para que a partida ficasse sentenciada. Alvaro Pereira, repetente na incursão preferida, impondo o físico, a técnica e a velocidade até à linha de fundo, foi carregado em falta, ao entrar na área adversária.

O defesa uruguaio, mais solto, apareceu neste regresso ao Dragão com uma personalidade definida, vincando finalmente a qualidade que lhe era reconhecida.

O Porto clube construiu a sua grandeza, coleccionando títulos, mas mantendo sempre a capacidade organizativa como pedra fulcral para sustentar o edifício. É nas pequenas coisas que, bastas vezes, se marca a diferença. Depois do resgate dos seus atletas sul-americanos, em avião próprio fretado expressamente para poupar cansaços extra, é novamente um pormenor, que muitos considerariam supérfluo, a vincar a diferença. Para a marcação da grande-penalidade foi convidado…Hulk. Pormenor motivacional sagaz, oferecendo ao brasileiro uma espécie de redenção, após a expulsão na Mata Real.

O super-herói não se fez rogado. Com classe, introduziu a bola nas redes opostas, mandando às malvas o discurso sensaborão de quem se ufanava poder vencer o Porto, novamente.


O Porto era, nesta altura, um animal esfaimado, com uma presa dócil e apavorada pela frente. Fez o que lhe competia. Manteve a alta rotatividade do seu motor topo de gama, privilegiando os flancos na procura dos desequilíbrios atacantes.

Depois do segundo, o terceiro, sem qualquer aviso preliminar. Oportunidade criada, oportunidade convertida. Debaixo das luzes da ribalta, um velho conhecido, referenciado neste artigo. Se o leitor, que não viu o jogo, exclamou “Alvaro Pereira”, acertou em cheio. Cavalgada pelo flanco esquerdo, cruzamento venenoso, bola redondinha a cair nos pés de Rolando, e o defesa-central a limitar-se a empurrá-la.

Castigo pesado para o Leixões? Qual quê. Quem se lembra da noite horrível do Porto, no ano transacto, frente a este mesmo adversário, sentiu o doce sabor da vingança. Aquela que se serve fria. A dinâmica portista, implementada de forma contundente, pedia meças aos rivais directos. Não fazemos enjoativas capas diárias nos jornais, mas gostamos de colocar água na fervura. Nas euforias pífias. A exibição dos pupilos de Jesualdo foi, antes de tudo o mais, uma espécie de grito de revolta. De quem é campeão. Se sente campeão. E vai ser campeão. Mesmo, repito, não figurando nos me[r]dia como o favorito. Que é.

Quase que me esquecia de continuar a escrever sobre o jogo. Que, verdade seja dita, não teve muito mais para contar.

Falcao marcou, ainda, o quarto tento da partida. Curiosamente, o seu quarto golo em quatro jornadas. O colombiano assume-se como um predador, não enjeitando as oportunidades de que dispõe.

E acabou. Em 45 minutos. Realizado, com brilhantismo, o objectivo primário, de angariação dos 3 pontos da vitória, o Porto enfeitou a conquista com laivos de bom futebol, continuando a subir de forma, nos parâmetros estipulados pela equipa técnica. A segunda parte foi uma espécie de bónus, para Jesualdo. Arrumada a questão central do vencedor, foi tempo de mitigar esforços, numa casta de treino mais competitivo, com a habitual substituição de peças desgastadas.

Nota final: Porque é que todos os jogos não são assim, tão fáceis? A tensão arterial dos adeptos portistas agradeceria, por certo, tal dádiva. Num jogo que se previa de dificuldade elevada, o onze portista mostrou ter a lição devidamente estudada. Pressão alta, domínio esmagador, peças móveis, desequilíbrios criados, velocidade elevada. Foram estes os ingredientes para a obtenção do triunfo.

Arbitragem: Noite descansada para o delegado da Liga. Não será necessário omitir dados cruciais no relatório, como parece ser apanágio de alguns, em túneis mais a sul. Num jogo correcto, apenas dois lances poderiam manchar a nota do juiz de campo. Perante os protestos do banco leixonense, depois de Faioli se ter estatelado na área portista, em lance com Fernando, o que parecia ser uma atitude salomónica do árbitro revelou-se, nas imagens, correcta. Fernando não toca no avançado contrário, em lance disputado fora da área de rigor. A grande-penalidade sobre Alvaro Pereira, que provocou uma dose industrial de impropérios do habitualmente fleumático José Mota, não existe. Nas palavras do duo de marretas da SportTv. Decisão correcta, digo eu, perante o estatelamento do defesa portista, tocado cirurgicamente no pé de apoio.

Melhor do Porto: Num primeiro impulso ia a escrever José Mota. Mas depois reflecti. Dei para embirrar com o homem, hoje. Levou quatro. Um banho de bola. Não jogou a ponta de um c**no. Mas os trejeitos no banco, o sorriso debochado, as constantes críticas às decisões do árbitro, foram demais para o meu circunspecto sistema nervoso. Atitude claramente mesquinha, tipicamente lusitana, esta do técnico matosinhense, auto-colocado num pedestal de sapiência e com um mau perder do caraças.

Voltando ao que interessa. Alvaro Pereira. Man of the Match. Sim, eu sei que jogou apenas 45 minutos. Mas fez tudo bem. Jogador mais participativo da equipa, no período áureo, com 3 – sim, três – assistências para golo. Passe para Varela, no 1º. Carregado em falta, no 2º. Centro aveludado, no 3º. É a grande diferença entre quantidade e qualidade. O uruguaio, desta feita, optou pela segunda. Em boa altura. Tempo, agora, para sonhar com feitos heróicos, na gesta londrina. Eu acredito. E tu?

34 comentários:

  1. Estou a sair de casa rumo ao palco dos sonhos. Força Porto!

    ResponderEliminar
  2. Armando Pinto12 setembro, 2009

    Apreciação correctíssima, dispensando mais palavras.
    OK e agora, prá semana já, venha na velha Albion mais do mesmo...!

    ResponderEliminar
  3. Os Portistas perderam o pio...

    Não há razões para isso. O FC Porto está bem e recomenda-se.

    Paulo Pereira:

    «O uruguaio, desta feita, optou pela segunda. Em boa altura. Tempo, agora, para sonhar com feitos heróicos, na gesta londrina. Eu acredito. E tu?»

    Eu tb, amigo. Confiança. Força Porto.

    ResponderEliminar
  4. Um abraço para toda a malta do blog q encontrei à entrada, blue boy, estilhaço, dragon soul, tripeiro, azulibranco, mafaldinha, dragão66, dragão vila pouca... entre tantos outros.


    Paulo Pereira: Excelente esta tua nota. «Arbitragem: Noite descansada para o delegado da Liga. Não será necessário omitir dados cruciais no relatório, como parece ser apanágio de alguns, em túneis mais a sul.» :) ON FIRE.

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Mais uma Vitória , mais uma Alegria.

    Vi o jogo em excelentes condições.

    O baptismo da instalação da parabólica ( após uma batalha louca porque vivo em zona classificada / foi preciso que as árvores crescessem no quintal, mas não é assunto pra este espaço ) correspondeu a uma vitória do Porto.

    O primeiro jogo que vi de futebol via parabólica. Obrigado meninas árvores por terem crescido !

    Claro que é bom sinal. Sou um pouco supersticioso em tudo o que diz respeito ao Porto.

    Quanto ao jogo : Vitória incontestável.

    Preciosidades : Os comentadores Franceses recusam empregar liga Sagres, preferindo o termo SuperLiga.

    Não existe qualquer penalti. Existe, todavia, uma falta clarassíma à entrada da area que deveria ter sido assinalada.

    Gostei de ver que o Porto começa a ter melhor entrocamento a meio campo e também ( mesmo se falhados ) a nascença de remates de meia distança.

    Algo que dá confiança.

    O resultado feito, penso que o Porto já estava com a cabeça no jogo contra o Chelsea ( clube que detesto e que pode representar ou representa a morte anunciada do futebol ? ).

    Pelo que vi, quanto a mim, mas eu não percebo nada de futebol, o Porto tem um ponto fraco quanto ao jogo aereo na defesa.

    Se este problema, quanto a mim, é superado ou corrigido ( não deixar centrar ou o menos possível ) , o Porto pode angariar pontos contra o Chelsea.

    Estou confiante.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. A minha premonição confirmou-se. O meu pragmatismo venceu os receios do calceteiro. Mas que portento aquele golo do Varela.

    ResponderEliminar
  7. Boas Dragões,

    A partir do momento que o Porto consegue resolver um jogo em metade do tempo,não peço muito mais.
    Houve um natural abrandamento do ritmo do jogo,à medida que a 2ªparte ia avançado.Não censuro;até porque já conheço o nosso Professor e há jogo grande na terça.

    Destaques positivos...em especial:Álvaro Pereira.Partiu a loiça toda.Falcao porque já vai em 4/4.Meireles mais parecido com o habitual e que todos nós queremos...e a restante equipa,não quero individualizar muito pois foi uma grande vitória do colectivo.

    Destaque negativo só mesmo para o golo do leixões,em que a defesa não esteve lá muito bem...

    Se eu acredito?Acredito sempre.Mas vai ser preciso um Senhor Porto em Londres.E ele anda por aí...

    Abraço a todos.


    PS:o jogo de Andebol foi hoje?

    ResponderEliminar
  8. Aziado...confesso que eu tenho uma visao do jogo que em muito se demarca de alguns Portista e ate mesmo companheiros de Blog...comecei a ver o jogo justa posto com o golo de Varela, ate ai vinha a ouvir o relato e parecia que o jogo caminhava para nao desatar..Leixoes recolhido e um Porto de paciencia, depois Alvaro Pereira abriu o livro e a equipa ligou o Turbo...Nesse momento apesar da debilidade do Leixoes bem retratada na analise do amigo P.Pereira, foi soberbo ver este Porto jogar com tudo a sair bem gizado...
    2ª parte, bem se estivesse no estadio seguiria a politica de massa assobiativa, acho que os adeptos merecem mais e melhor..falta de caracter, completo desrespeito por quem paga o seu bilhete...e sim estou aziado e altamente critico para com Jesualdo pois penso que e apesar de ter feito a gestao que se preconizava e desta feita te-la feita com o jogo mais que resolvido deve exigir mais a quem veste as nossas cores..
    Ressalvo que apenas Tomas Costa escapa as criticas da 2ª parte pois foi fazendo pela vida dentro da mediania e altruismo que o caracterizam...tudo mais foi a pasmaceira...atitude principesca, B.Alves com falhas que ha muito nao lhe via, ritmo mais brando que qualquer treino de conjunto..inadmissivel...Valeri que tanto tenho pregado como possivel melhor soluçao para o lugar de Lucho nao mostrou nada nem de trabalho nem de qualidade...nao entendo a entrada do Farias e a manutençao de Falcao...sou terminantemente contra Hulk ter marcado o penalty caso tenha sido por uma questao de moralizaçao...cheira-me que vamos levar com o sentido tactico de mariano contra os blues de Londres...confesso que me sinto tao irritado com atitude da 2ª parte que ate me coibo de continuar este rol de criticas..eu nao gostei...talvez no banco esteja a diferenca e a explicaçao porque é que uns tem capas com exterminadores e outros tem fundos de pagina...uns metem jogadores que mexem com o jogo , outros metem o fucile a defesa esquerdo e deixam o "cebola" a chorar por alguns minutos de competiçao...

    ResponderEliminar
  9. O Porto resolveu o jogo na primeira parte mas podia ter feito mais na segunda parte, e não o fez, por isso estou de acordo com o Bruno Rocha!

    Valeu pelos 3 pontos, agora é ganhar ao Chelsea!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  10. Vila Pouca, podes guardar a tesoura, porque não vai ser precisa!:)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Rocha,

    Parabéns pela análise ao jogo. A segunda parte foi má demais. Não se pode passar do oitenta para o oito desta forma. Os jogadores recusaram-se a jogar. Após o intervalo, regressaram as camisolas carregadas por sombras amorfas e frouxas. Os jogadores, esses, ficaram preguiçosamente no jacuzzi deambulando os seus pensamentos e sonhos por Stanford Bridge.

    Não nos dêm lagosta para depois nos cuspirem no prato. Haja respeito pelo adepto.

    ResponderEliminar
  12. Quando quiserem repetir a gracinha, coloquem este aviso no intervalo: "Já não estamos cá. Mude de canal ou saia do estádio. Se não o fizer, a azia no final será da sua inteira responsabilidade. Nós avisámos."

    ResponderEliminar
  13. Jorge Maia n' O Jogo.

    UMA QUESTÃO DE EXIGÊNCIA

    Se há uma coisa que separa os adeptos do FC Porto dos restantes, para além dos títulos conquistados nos últimos anos, claro, é o seu incomparável nível de exigência. Imagine-se outro clube qualquer com quatro títulos de campeão consecutivos. Bem sei que não é fácil, mas, já que começámos, imagine-se ainda um desses clubes com quatro participações consecutivas na Liga dos Campeões, sendo que nas últimas três ultrapassando a fase de grupos, e ponha-se-lhe ainda uma Taça de Portugal nas mãos. E acrescente-se, num derradeiro esforço de imaginação, que o mesmo clube conseguia todos os anos vender três ou quatro jogadores realizando várias dezenas de milhões de euros em transferências. Se conseguiu imaginar tudo até ao fim, se não se desconcentrou a meio perante a improbabilidade de semelhante obra de ficção, não deve ter muitos problemas em imaginar o resto: a rendição incondicional dos adeptos, as estátuas erguidas à capacidade dos jogadores, as homenagens prestadas à infalibilidade dos técnicos e as vénias à sagacidade dos dirigentes desse clube. Os adeptos do FC Porto não são assim. Duvidam dos jogadores, questionam os técnicos e criticam os dirigentes. Porquê? Porque não se satisfazem com as migalhas que enchem a barriga aos outros.

    ResponderEliminar
  14. Primeira-parte de Ópera e segunda de música pimba.

    Se é natural, por todas as razões conhecidas - cansaço dos jogos das selecções, Champions já depois de amanhã e resultado feito ao intervalo -, que haja um abaixamento de ritmo, uma natural poupança, tudo bem, mas passar da Ópera para a música pimba...não faz sentido e o pessoal até gosta de rock.

    Tudo começou não, nas substituições, mas na forma como alguns jogadores ligaram o complicador e nessa matéria, Bruno Alves leva a bandeira. Que se passa com o capitão do F.C.Porto?

    É óbvio que o objectivo foi conseguido, é óbvio, também, o mérito do F.C.Porto em conseguir a tranquilidade ao intervalo, mas que diabo, estavamos empolgados, entusiasmados e depois, o respeito por quem vai ao estádio, devia merecer outro comportamento dos profissionais portistas. E nós até não pediamos muito: que passessem de 80 para 40 e não para 8.

    Que a poupança se reflicta já na terça-feira.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Bruno,

    Ás vezes, se não te conhecesse, apetecia-me iniciar um bombardeamento argumentativo contra ti. Dasse, qd te dá para a azia ficas chato como o caraças...

    É, quanto a mim, compreensível o abrandamento do Porto na segunda metade. Não confundo essa estratégia com qualquer falta de respeito, logo aproveitada por alguns para os assobios da praxe.

    Com vários jogadores causticados por jogs das selecções e com um importante jogo da Champions no horizonte próximo, pareceu-me normal a rotatividade implementada e o notório abrandamento.

    Querer transformar isso num caso de falta de respeito e/ou qualquer outra coisa mais é mera especulação.

    Preferiam o quê? Um jogo taco-a-taco, disputado nos limites, até ao último apito do árbitro?

    Dasse, isso é querer ser mais papista que o papa...

    ResponderEliminar
  16. Outros que tiveram uma notória falta de respeito para o público foi o Barcelona, vigente campeão europeu. Deram 60 minutos de avanço, em Getafe, poupando jogadores nucleares (porque será?), e só com a ameaça de perda de pontos, é que aceleraram, já com as vedetas em campo, para a vitória.

    A massa assobiativa do Dragão ia adorar ter estado lá. Tinha praticado amiúde o seu descontentamento...

    ResponderEliminar
  17. Ah, e aposto que és contra o facto de o Hulk ter marcado o penalty, porque tens o Falcao na Liga Record:)

    ResponderEliminar
  18. No local do crime ;-) constatei que alguns amigos desataram a "roer" as unhas,pois seria importante bater o recorde do ano da lampionagem.

    Fui um dos que disse que para mim chegava o resultado ao intervalo e o resto das balas que as guardassem para terça-feira.

    Compreendo que alguns possam hoje sentir alguma frustração por hoje não poderem dizer que o Porto afinal tb deu 8?

    Será que era assim tão importante o Porto continuar com o ritmo forte para tentar dar 8 ou mais?

    Passei uma segunda parte a apreciar as qualidades técnica tácticas de alguns jogadores sem qq pressão de resultado. Apesar do 0-1 saí com um :-) do estádio.

    Agora compreendo os assobios de alguns durante a 2ª parte. Afinal eram aqueles que ao intervalo estavam a "roer" as unhas. hahahahahahaahahah

    Perto de mim, sei que o estilhaço e o Blue Boy não roeram as unhas. Se algum dos amigos que escrevem aqui tb estavam presentes, a sua não referência deve-se ao facto de não saber quem são.

    Portoooooooo

    ResponderEliminar
  19. Amigo Pereira...
    A Liga Record é apenas um refugio de entretenimento, nao confundo as coisas, depois ate aceito que a gestao impere qd o resultado esta feito, mas quem quer gerir deve jogar simples e pratico..depois gerir sim , mas da ekipa que acbou o jogo kts estiveram na seleçao???B.Alves, Fucile, Falcao, o resto rolando nao teve minutos e todos os outros deveriam era ter fome de bola...mas ok para nao por mais na carta, espero que os 90m de Londres reflictam a gestao e nao sejam mais um capitulo da trajedia dos jogos ingleses para a champions!!!
    É que ainda opntem se viu as dificuldades dos Blues em derrotar uma equipa mediana como o Stoke City..

    ResponderEliminar
  20. Segundo a Sporttv, jogamos com o SP. Braga na terça-feira às 21:15.

    Não sei o que se passa, mas devem andas todos perturbados. Os outros diziam que jogaríamos com o Arsenal. Estes dizem que jogamos com o Braga.

    ResponderEliminar
  21. Grande 1ª parte e uma 2ª fraquinha como já era de esperar. Aliás, eu dizia ao intervalo para as pessoas que foram comigo ao Dragão que o jogo já tinha acabado porque é o costume. a única diferença é que estavamos a ganhar por 4-0 mas se fosse só por 1 teria sido a mesma coisa porque Jesualdo Ferreira é assim. Marcamos 1 golo e vamos passar a controlar o jogo à espera que caia outro do céu.

    Uma palavra para Álvaro Pereira que fez um belo jogo e mostrou como pode ser influente no jogo do Porto. É verdade que Jesualdo também fez por isso porque, ao contrário dos outros jogos, desta vez, o lateral que mais subiu foi o Álvaro e não o Fucile que corre muito mas é muito mais trapalhão.
    Eu não percebo como é que alguém diz que aquele lance não é pénalti!!! Ao intervalo, vi as imagens dos lances de golo na Sporttv e há uma imagem que mostra o lance de frente em que se vê claramente o Laranjeiro a tocar as pernas do Álvaro. Intencionalmente ou não é muito visível e o ártbitro está a meio metro de distância.

    Bruno: Não sou assim tão crítico da equipa e também considero que devia ter feito mais na 2ª parte mas atendendo a todas as coindicionantes (há quanto tempo não chegávamos a ganhar por 4-0 ao intervalo?)...

    Em relação ao penálti, também questionei a sua marcação pelo Hulk mas olhando para a sua exibição acho que foi um prémio merecido pois se era o Falcão que devia ter marcado o penálti foi o hulk que lhe ofereceu o quarto.

    ResponderEliminar
  22. Cada adepto define, para si próprio, o seu nível de exigência para com a equipa. Todos igualmente respeitáveis.

    Há quem fique extremamente satisfeito pelo facto da equipa não perder por mais de cinco, em cada jogo. São os mais felizes de todos. Tomara eu, conseguir ter esse nível de exigência para com a equipa.

    ResponderEliminar
  23. Missão cumprida! Vitória com bónus da goleada, esteve-se bem! Em todo o caso na 2ª parte pedia-se mais exigência, e fiquei sem perceber porque não entrou o Cebola. Mas o que conta é que os 3 pontos em disputa já cá cantam mai'nada!

    Com o Chelsy aposto num empate, Hulk vai brilhar e Falcao facturar!

    Foi bom rever a velha guarda: Vila Pouca, Estilhaço, Lucho, Blue e conhecer os novos bitaiteiros. Saudações a todos! Lucho para o teu aniversário vou-te oferecer um GPS! :)

    Psd - Na liga record o golito do leixões estragou-me os pontos, mas Falcao e Varela compensaram! ;)

    ResponderEliminar
  24. Foi uma primeira parte de gala, grande exibição, quer da equipa quer de Álvaro que foi o melhor em campo sem dúvidas, goleamos o Leixões e poderiamos ter metido mais um ou dois.
    Na segunda parte era compriensivel baixar-se o ritmo de jogo mas foi inaceitavel a falta de concentração que se viu, principalmente na defesa, há que melhorar, de resto 3 pontos para a bagagem é o que importa, estamos no trilho certo para o Penta.

    Ps. Parabéns pela estreia na Curva, cada vez estão melhor.

    Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  25. No andebol Porto 24 Sporting 22 :)

    Mais uma alegria numa tarde com vários elementos do blog q reencontrei no Caixa.

    ResponderEliminar
  26. Uma grande vitória no andebol, mas difici!

    Eva, por favor para o próximo jogo no Dragãozinho tens de vir porque não é fácil para mim aguentar tanta pressão, tu sabes o que eu quero dizer!:)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  27. Foi um jogo de duas faces. A primeira, que teve a duração de cerca de 50 minutos (40 da primeira parte mais 10 da segunda) em que a equipa revelou ambição, classe, capacidade e eficácia.

    A segunda, uma verdadeira seca.

    Esta segunda face, tem a minha tolerância tendo em conta os contornos em que aconteceu (resultado volumoso, desgaste dos internacionais utilizados, necessidade de gerir o esforço face ao jogo próximo da Liga dos Campeões), mas que diabos, a um tetracampeão, mesmo em ritmo de treino, é exigível um nível de qualidade que respeite os espectadores que se deslocaram para o ver jogar.

    Talvez um pormenor para o qual o plantel não seja sensível.

    Enquanto houve futebol de bom recorte técnico o FC Porto demonstrou estar no bom caminho.

    Este jogo deu para ver a consolidação na equipa de alguns dos novos jogadores, com destaque para Álvaro Pereira, Bellushi, Silvestre Varela e Falcão.

    Veremos na próxima terça-feira se a equipa já está à altura dos jogos de maior exigência.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  28. O primeiro jogo do FC Porto da liga sagres na RTP só na 7ª jornada. Somos sempre favorecidos.

    Nas 6 jornadas anteriores na RTP:
    3 jogos do sporting
    3 jogos do benfica

    Isto chama-se distribuição equitativa pelos 3 clubes.

    A RTP é a televisão do estado e paga por todos os portugueses, incluindo os portistas? Não deve ser verdade.

    ResponderEliminar
  29. 1ª Parte Excelente, 2ª parte para comer e ouvir o apito final. Partilho do mesmo diapasão daqueles que nada gostaram da atitude da equipa na 2ª metade do encontro. E até digo mais, so não levámos o 2º e 3º golo por acaso.
    Abrandar na 2ª parte é uma coisa, agora travar quase?!?!? Quero golos! Este ano vale tudo. Os bermelhos, não desaceleram e a diferença de golos é uma coisa, que pretendo que o FCP ganhe de largueiro e isso nãoi está a acontecer para já.

    Sempre estou para ver o que dá em Londres, estas gestoes de inicio de época. Deus queira que sim que se justifiquem.

    Banco fraquíssimo. o que revela, que o nosso problema este ano nunca passou pela substutuição nem de lucho nem de lisandro, mas sim de um meireles. Quando este der o TILT quero ver quem salta para lá..

    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Vitória justa, principalmente pela primeira parte de elevado nível! Na segunda já se esperava uma quebra, sabendo que temos um jogo muito difícil na próxima terça, foi tempo de alguma gestão de esforço! Belo convívio antes do jogo começar, onde tive o prazer de conhecer pessoalmente o nosso amigo Dragon Soul!

    Hoje, mais do mesmo, grande vitória aos lagartos no andebol:) Estive no pavilhão e mais uma vez o número de elementos do blog foi significativo!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  31. Artigo 45.º - Número e horário das transmissões televisivas
    1. Em cada jornada e por competição oficial, poderão ser autorizadas duas transmissões televisivas em directo e em canal aberto.
    2. As transmissões televisivas em directo e em canal codificado não estão sujeitas a um número limite de autorizações.
    3. Os dias e horários das transmissões televisivas são os seguintes:
    Liga Sagres
    Sexta Feira: 20.15 h;
    Sábado:17.00 h; 19.15h e 21.15 h (preferencialmente para canal aberto)
    Domingo: 18h e 20.15h
    Segunda Feira: 20.15 h
    Cada Cube tem direito, na qualidade de visitado, à transmissão de, pelo menos, um jogo por época no horário das 17.00 horas de sábado.

    ResponderEliminar
  32. Primeira parte de luxo, a roçar a perfeição e onde já se alvitrava o cheque-mate aos «8»... infelizmente, meteram férias ao intervalo e futebol, futebol, nem vê-lo, senão alguns períodos de sorna à sombra da bananeira.

    Em muitos momentos pensava no que seria melhor... a cavalgada pra continuar a cilindrar os bébés de Matosinhos?... ou descansar no jogo e começar já a pensar nas próximas batalhas?

    Ficamos pela segunda e lá se voltou a ouvir a malta assobiativa... sim, eu sei, merecemos respeito e tal e coisa, mas c'um carago, pra que forçar o que já estava ganha e reganho, quando se avizinha uma série louca de jogos, onde muito se pode começar já a delinear para daqui a uns meses mais à frente?

    Não me pronuncio se foi bom ou mau... direi apenas que mais 3 pontos cá moram, com ópera ou fanfarra dos bombeiros pouco me interessa... para já, está bem assim... e recomenda-se!

    Ahhhh, cheguei a ouvir alguns, dentro do estádio, falar num suposto «falso» penalty... foi no local mais distante de onde me encontro... depois de ver as imagens, pergunto: "dúvidas, há?". Eu não tenho, nem uma só!

    ps - ahhh e por falar em penaltys, um ou outro tanto servia... na liga de que aqui alguns falam, tenho o Hulk, o Falcao, o Rolando... e ainda um tal de Meyong. Quem me apanha? :D

    ResponderEliminar
  33. Logo nos primeiros segundos do vídeo, dá para "botar" um olhinho na nossa bandeira, carago! :)

    ResponderEliminar
  34. Viva !

    Jogos descansados ! Mas isso é bom !

    Lol e eu gosto.

    Não há estresses !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar