27 setembro, 2009

Com a marca de Hulk

assistência: 46.511 espectadores.

árbitros: Duarte Gomes (Lisboa), Venâncio Tomé e José Lima; Cosme Machado.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e Raul Meireles; Mariano, Falcao e Hulk.
Substituições: Mariano por Tomás Costa (71m), Falcao por Farías (77m) e Raul Meireles por Valeri (83m).
Não utilizados: Beto, Guarín, Maicon e Sapunaru.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga e Grimi; Miguel Veloso; Vukcevic, Matias Fernández e João Moutinho; Liedson e Hélder Postiga.
Substituições: Grimi por Pereirinha (46m), Matias Fernández por Tonel (55m) e Hélder Postiga por Caicedo (78m).
Não utilizados: Tiago, Adrien Silva, Ângulo e Yannick Djaló.
Treinador: Paulo Bento.

disciplina: cartão amarelo a Raul Meireles (12m), Miguel Veloso (26 e 90m), Polga (34 e 52m), Abel (36m), Fucile (56m), Bruno Alves (65m), Tomás Costa (79m); cartão vermelho a Polga (52m) e Miguel Veloso (90m).

golos: Falcao (3m).


Um clássico é sempre um clássico. É um lugar-comum, mas o futebol é feito deles. E, mesmo sendo usual ouvir a mesma retórica, nem por isso deixa de ser verdadeira. Um jogo entre rivais é mais do que uma mera partida de futebol. É uma luta, quase insana. Pela honra. Pela glória. Pela conquista. Pelo triunfo.

A ansiedade, nas horas antecedentes, toma um ritmo galopante. O estômago tolhido. A boca seca. A palma das mãos transpiradas. O nó na garganta, que torna quase hercúleo o acto de engolir. É uma agonia dilacerante, que só é curada com um antídoto: a vitória das nossas cores.

Numa espécie de deja-vu, os azuis e brancos estavam obrigados a vencer. Encostados à parede, depois da derrota em Braga, sabiam de antemão que um resultado negativo, neste reencontro com o losango de Paulo Bento, ditaria um avanço difícil de rechaçar aos eufóricos encarnados.

As horas anteriores ao desafio tinham colocado Jesualdo, à boa maneira de Almodovar, “à beira de um ataque de nervos”. Não bastava a obrigatoriedade de uma vitória. Não chegava o grau de exigência do desafio. As lesões apareceram, traiçoeiras, como se ironizassem com os esforços do técnico portista. Varela, uma das pedras nucleares do ataque dos Dragões, lesionado num treino, delapidou a equipa da sua capacidade inventiva de explorar os flancos. O seu substituto natural [é algo estranho dizer isto de um titular indiscutível da temporada do tetra], Rodriguez, viu-se igualmente afastado das luzes da ribalta, num regresso desejado e ansiado.

E agora, deverá ter pensado o decano treinador, num momentâneo acto de desespero. O que fazer?

A solução mais óbvia [avançada com o costumeiro dedo certeiro pelo Bruno, aqui no blogue] passava pela inclusão de Mariano, colocado no lado esquerdo (pese a atrapalhação exasperante do argentino, na maioria dos lances, a sua polivalência é indesmentível e preciosa], com Hulk na direita [sendo que essas colocações não eram estanques, com trocas regulares entre ambos].

O onze inicial portista tinha, no entanto, uma semi-surpresa reservada. A saída dos titulares de Guarín, por troca com Belluschi. Jesualdo procurava, desde logo, capitalizar a qualidade técnica inegável do argentino, capaz de potenciar as transições organizadas, na ligação meio-campo/ataque.

Com a [esperada] moldura humana a dar um colorido especial ao palco do jogo, os Dragões entraram a todo o gás [lá está mais um lugar-comum], mostrando trazer a lição de casa bem estudada. No lado oposto, após uma prolongada ausência, estava Grimi, plantado no flanco esquerdo da defesa leonina. Foi por ali, minando aquela potencial fragilidade, que os portistas engendraram os primeiros lances de ataque. Dez minutos diabólicos, que poderiam ter, definitivamente, sentenciado a partida. Acha que exagero, caro leitor?

Mas não. Conte pelos dedos:

  • Marcava o cronómetro um mísero minuto de jogo quando uma recuperação de bola [magistral, acrescente-se] de Belluschi permitiu que Hulk arrancasse veloz em direcção ao alvo. Já no meio-campo ofensivo, com duas linhas de passe bem abertas, num 3-1 favorável aos da casa, o passe açucarado do brasileiro encontra Falcao isolado, no lado direito. O colombiano, pouco lesto, permite a aproximação da defesa contrária, finalizando com um remate incipiente, desperdiçando o golo inaugural.

  • Ainda não se tinham esgotado dos ecos da frustração, nas bancadas, e já o incansável Hulk quebrava literalmente os rins a Polga, seu compatriota, perto da linha de fundo. A marcação do livre redundou na explosão desejada. Um cruzamento a preceito, e a cabeça redentora de Falcao a colocar a bola bem no fundo das redes de Rui Patrício. Materializava-se o inicio fulgurante portista, num golo madrugador.

  • Aos 8 minutos, os mesmos protagonistas, num lance com sorte diferente. Hulk a criar espaços, dinamitando a intranquila defesa sportinguista, endossando a bola para Falcao rematar, em posição privilegiada, permitindo a defesa atormentada do keeper leonino.

Pairava no ar a ideia de que “isto” seria fácil. Mas “isto” é um jogo de futebol. Tal como num tango, é jogado por dois parceiros distintos. O Sporting recompôs-se, paulatinamente. Primeiro, numa mais agressiva marcação aos médios portistas. Depois, imprimindo uma maior velocidade ao jogo, tentando sempre aproveitar as laterais para cruzamentos venenosos para a área adversária, onde se encontrava a dupla atacante: Liedson e Postiga.

O equilíbrio, nota dominante, tornou o jogo numa espécie de equilíbrio precário de forças. Com marcações individuais, sabia-se que um movimento desestabilizador poderia fazer perigar toda uma estratégia. Foi assim no tento portista, com Polga incapaz, por duas vezes, de cumprir a marcação destinada a parar Hulk.

O Porto, mais por necessidade do que por estratégia, tornou-se uma equipa cautelosa, apostando [quase] tudo nas transições rápidas. Com a dinâmica leonina a conseguir, a espaços, sobrepor-se ao rigor táctico portista, Helton começou a ver a sua baliza a ser assediada, com regularidade.

Tremeu, quando Postiga fuzilou de cabeça a trave da baliza. Foi temerário, ao arrojar-se de forma afoita a uma bola disparada com requinte por Matias Fernandez. Assistiu, vacilante, ao pressing final dos leões, no final da 1ª parte.

O apito de Duarte Gomes, convidando os intervenientes a um descanso, colocava os detentores do título nacional numa encruzilhada. A vivacidade trazida ao encontro, no seu início, era já uma saudosa recordação, com o velho rival a superiorizar-se, bastas vezes, na zona nevrálgica do campo, através do trabalho de Moutinho e Miguel Veloso.

Pudesse o árbitro da partida adivinhar o futuro e teria, talvez, terminado a partida naquele benfazejo sossego de 15 minutos. A segunda metade não trouxe nada de futebol, no sentido do espectáculo. Um jogo nervoso, quezilento, repleto de pequenas faltas e picardias constantes, vivido permanentemente em clima de sobressalto. E tudo poderia ter sido diferente, se…

É mais um lugar-comum. A utilização abusiva, por parte do adepto, do se. Se aquela bola tivesse entrado. Se ela não batesse na barra. Se.

Hoje poderemos fazer o mesmo. Se Falcao tivesse ludibriado Rui Patrício, na marcação de uma grande-penalidade, o jogo teria sido diferente. E, provavelmente, com um resultado mais robusto, favorável aos Dragões.

Se tínhamos terminado a primeira metade acossados, a segunda começou quase como a resposta a uma prece. Um penalty, nascido de mais um lance gizado por Hulk, com direito a jackpot. Penalty e cartão vermelho a Polga. Pumba. Com quem tira um coelho da cartola, o brasileiro ofertou o fim do jogo. Bastava, para isso, concretizar aquele pontapé. Pois.

O resto da história já se sabe. Falcao falhou. E o Porto sofreu. Demonstrou, é certo, um enorme espírito de combatividade. De luta. De enorme coração e capacidade de sofrimento.

Mas preferia que tivesse mostrado algo mais. Nomeadamente, a capacidade inata a uma equipa que joga em superioridade numérica de controlar a partida. Apenas isso. É um dogma futebolístico. O jogo controla-se com posse de bola e, preferencialmente, no meio-campo adversário. A equipa, por incapacidade ou estratégia, preferiu o resguardo, permitindo algumas veleidades perigosas a um adversário, verdade seja dita, que nunca se entregou.

O apito final, de Duarte Gomes, apenas finalizou uma partida já há muito moribunda. Com um justo vencedor.

Melhor em campo: Há dúvidas? Hulk, claro. O brasileiro é impressionante. Ponto. As características individuais soberbas. Ponto. Velocidade de passada e execução, explosão, força e capacidade técnica decoram o imenso rol de características do avançado portista. Continua, no entanto, a ser um diamante por lapidar. Habitualmente limitado na tomada de decisões, abusando de um individualismo exagerado, hoje foi a antítese desse talento tantas vezes desperdiçado. Jogando para a equipa, criando espaços para os companheiros, optando quase sempre bem no momento da decisão, o super-herói regressou em pleno, cimentando o seu papel quase transcendental nesta equipa.

Caso existisse uma distribuição de medalhas, a de prata teria dono. Helton. Causticado, novamente, após Braga, considerado [erroneamente, quanto a mim] como o principal réu na derrota na cidade dos Arcebispos, o guardião brasileiro respondeu às críticas de melhor forma: com uma exibição [quase] irrepreensível. Tendo como única macula a saída extemporânea a uma cruzamento, criando uma situação de enorme embaraço para a sua baliza, Helton teve duas defesas cruciais. Com um pé, opondo-se com sucesso a Matigol. Depois, atento e felino, impedindo um auto-golo de Alvaro Pereira, agarrando o esférico quase em cima do risco fatal. Seguro no jogo aéreo, Helton provou continuar a ser o melhor para a função, dentro do plantel às ordens de Jesualdo.

Arbitragem: Contestado em surdina, durante a semana, pelos mesmos de sempre, Duarte Gomes recebeu um presente envenenado, ao ser nomeado para esta partida. O ar sereno com que abordou os lances, no entanto, provaram que a discussão em redor do seu nome não o afectou. Bem na marcação da grande-penalidade e nas duas expulsões, o juiz de campo saiu de consciência tranquila do Estádio do Dragão. As inúmeras intervenções, no capitulo disciplinar, não lhe podem ser imputadas. Limitou-se a cumprir escrupulosamente as leis do jogo. Para os entendidos, que tanto dissertaram, ao longo dos últimos dias, sobre a Lei XII, fica a ideia de que Duarte Gomes as sabe todas, de cor e salteado.

44 comentários:

  1. nao ha som no jogo online ou é do meu computador?

    ResponderEliminar
  2. estou desiludida com esta exibição?!
    ganhar mas com uma boa exibição!

    ResponderEliminar
  3. Depois desta exibição do FC Porto e do Sporting, não tenho dúvidas. O Benfica será um justo campeão 2009/10.

    Nem um, nem outro jogam nada. Uma miséria total.

    Talvez para a próxima época, sejamos campeões.

    ResponderEliminar
  4. Calma Dragões,caramba,afinal o que era mais importante?Os 3 pontos,não?Ficaram cá ou não?
    Este jogo tinha mesmo que ser para ganhar,deixaram-se levar um pouco pela ansiedade,mas nós falamos bem porque estamos aqui no sofá.
    Nâo me veham com coisas,se o Falcao não tivesse o azar de falhar o penalty o jogo teria sido completamente diferente,seria muito mais tranquilo e estavão aí todos felizes.

    Só falta dizer que o sporting merecia ganhar.
    Estes jogos são muito intensos e equilibrados,são diferentes de todos os outros.

    Vencemos.

    ResponderEliminar
  5. *estavam
    até me põe trenga.
    Uma miséria total foi o clássico do ano passado...até quando ganhamos um clássico muito intenso dão o título ao benfas,que está a jogar muito bem está --'

    ResponderEliminar
  6. Muito fraquinho. Foi mais uma vitória à Jesualdo, ou seja, em sofrimento. Valem os 3 pontos. Muito bons primeiros 10 minutos, onde podíamos ter marcado mais 2 golos, e a partir daí foi o deserto. Meireles muito mal, mariano muito mal, e depois sem soluções no banco para poderem substituir os titulares. Vamos ver como vai ser contra o Atlético de Madrid, que tem outro tipo de artistas...

    ResponderEliminar
  7. Caros Amigos

    Deixemos lá os Benfas com os seus belos jogos e boas exibições. Não quero saber disso para nada nem sequer dos resultados deles a não ser que não ganhem. Agora NÓS temos de continuar a acredtar ter paciencia e fundamentalmente darmos apoio á equipa para que com a união de todos e jogo a jogo possamos ir trilhando o nosso caminho rumo ao titulo que ate pode ser conseguido pela diferença de golos ou de pontos ou de outra coisa qualquer mas é preciso é que consigamos ganhar e para isso temo de ser fortes unidos porque nenhuma equipa está sempre bem nem sempre mal e os jogos são todos diferentes. Este então vinha em resultado de uma pressão enorme sobre toda a equipa e por isso tenho de concluir que fizemos um jogo com muita cabeça muita frieza executando os conceitos pre defenidos. É preciso não esquecer a quantidade brutal de jogos tremendamente dificeis que estão para chegar. Por essa razao e por o PORTO estar envolvido em todas as competições ao mais alto nivel é que não se podem fazer constatemente jogos a 100 a hora. Por essa e muitas outras razões meus caros amigos esta foi tão só mais uma etapa na nossa caminhada. Daqui a nada vem já outra com esta ou mais intensidade competitiva e a receita tem de continuar a ser esta. Controlar e jogar para ganhar.

    Um Abraço a todos.
    UNIDOS VENCEREMOS PORTO SEMPRE
    276mqj

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Bom jogo na primeira parte. Na segunda confesso que, para mim, foi muito fraco.

    O jogo foi pois decidido pelas alas (centro - livre ).

    Fernando continua a ser a pedra angular do Porto.

    Grande Helton : Capaz do melhor como do pior, acho que hoje tornou a salvar o Porto. Sempre bem colocado. E até evitou golos na própia baliza.

    A defesa central do Porto não pode deixar cabecear à vontade. E, por uma vez a barra-poste nos salvou.

    Não seria mau que a tendência se inverta. O Porto também precisa de sorte. Sorte que muito lhe faltou pelo passado.

    Será que o Porto após o 1-0 já estava a pensar no Atletico de Madrid ? No fundo,o Porto só jogou 20 minutos iniciais.

    Gosto do Falcão. Pela sua oportunidade de aparecer no espaço. Penalti qualquer um falha. A começar pelos grandes jogadores.

    Todavia, mais preocupantes parecem ser seus os domínios de bola em espaços que podem permitir obter golos.

    Haveria muito mais que acrescentar. Mas estas são as primeiras impressões ao vivo.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. O mais importante não são os 3 pontos? Deixem-se de tangas.

    Estão preocupados com o Benfica? Porquê? Que eu saiba é o Braga que vai à frente e caso não saibam não dependemos de nós para ser campeões e o culpado disso não é o Benfica certamente, olhem mas é para a realidade.

    Estão a dizer que foi uma vitória à Jesualdo, dêem-lhe mérito, caramba, que eu tenha visto a decisão de colocar o Hulk na extrema direita foi dele, e foi aqui que ganhamos o jogo, caros companheiros.

    Tenham menos cinismo! Ou preferiam trocar o resultado e a exibição pela de Londres? Essa sim uma grande vitória MORAL!!!

    ResponderEliminar
  10. É sempre a mesma coisa, não importa ganhar um jogo difícil e sempre disputado com intensidade por ambos os lados. Querem exibições de luxo, e esquecem que ainda não temos a equipe na sua máxima força. Exibição de luxo fizemos em Inglaterra e perdemos, hoje lutamos contra um adversário que também queria a vitória mas ela foi nossa. Decidam-se, querem os três pontos ou nenhum embrulhado em papel colorido.
    PS. Preparem-se, vem ai a choradeira do costume.

    ResponderEliminar
  11. Não sei se era eu, como escriba do artigo, o destinatário de alguns comentários mais azedos. Se sim, pouca importância lhes dou.

    Não está aqui em causa a vitória portista. Nem nenhuma ponta de cinismo. Nem sequer o facto de se menosprezar a conquista, importante, de 3 preciosos pontos.

    Já foram dissecadas as dificuldades naturais que Jesualdo enfrenta, anualmente, ao ver o plantel delapidado em jogadores importantes, obrigando-o a uma nova construção.

    Mas, analisando o jogo de hoje, a constatação só pode ser uma. O Porto, justo vencedor, não jogou bem. Facto agravado pela superioridade numérica que, pasme-se, nem se deu por ela.

    Satisfeito sim, pela vitória, mas preocupado, também sim, pela exibição.

    ps: Não sei se existe uma preocupação genérica com o benfas. Não sei, nem me interessa. Sei distinguir o importante do acessório. Não me deixo intimidar por páginas sucessivas de louvores aos encarnados. Já o disse e volto a reafirmá-lo. Este benfica, amplamente elogiado, não é nenhuma máquina perfeita de jogar futebol. O seu real valor viu-se, até hoje, em Guimarães e Leiria. E aí, apenas uma dose enorme de sorte, aliada a factores arbitrais, é que impediram a perda de pontos por parte dos encarnados.

    Aí, nessa manifesta falta de pudor, por parte de alguns, em denunciar a sórdida teia de interesses, é que reside o principal adversário do Porto. Porque, quer-me parecer, este ano vai ser bem pior do que no ano do Trapattoni. Vai valer literalmente tudo.

    ResponderEliminar
  12. Bem,antes de mais,a quem foi ver o Porto papar mais um troféu a Viana:
    -VOCÊS SÃO OS REIS!UM MÁXIMO!Só vos faltou irem lá para dentro x)

    Quanto ao clássico,já disse ali em cima que,nestes jogos,o que se quer são so três pontos.São jogos diferentes de todos os outros.Foi uma semana difícil para todos nós,havia muita pressão e era fundamental vencer.
    Felizmente,isso foi conseguido.De maneira brilhante?Nem por isso.Excelente entrada na primeira parte,e,lá está,SE tivessemos tido mais eficácia arrumávamos o jogo nos primeiros 45 minutos.Ou pelo menos,teria sido mais tranquilo.
    O sporting,como boa equipa que é,deu réplica(outra coisa não seria de esperar)...e Helton estava lá!
    Novamente boa entrada no jogo no segundo tempo,nova opurtunidade de arrumar,agora de vez,com o assunto mas novamente a falharmos.Teria Falcao convertido o penalty e seria um resto de noite tranquilo.
    E poderia ter sido uma noite pelo menos mais tranquila do que foi,mesmo só a vencer por 1-0.A equipa acusou a importância deste jogo e deixou-se levar pela ansiedade e nervosismo,comentendo muitas faltas em sítios perigosos e errando muitos passes.

    Vencemos,e é isso que fica para a história.Espero que na 4ªfeira,em novo jogo importante,haja mais calma e maturidade,foi o que faltou no 2ºtempo.

    ResponderEliminar
  13. Afazeres desportivos impediram-me de ver a 1ªparte do Classico...ja revi o jogo (estas tecnologias meo e box's HD Dvr sao uma maravilha)e os 1ºs 15min. foram avassaladores, de facto foi um jogo sofrido onde o peso do passado foi determinante para a equipa nao se soltar..
    Depois dos 15min. novamente baixou o ritmo depois perdeu intensidade e na verdade se a vitoria pode assentar bem o empate nao era escandaloso...
    Factos: Hulk, este Hulk é aquele que nos interessa fez um bom jogo e este sim faz o colectivo crescer, e valoriza-se!!
    Arbitragem, é inevitavel que os calimeros nao sejam uma cassete riscada...nao ocnsigo ver em momento algum lances onde a razao lhes assista de forma a que possam justificar a derrota com o apito.
    Helton, totalmente de acordo com o que o amigo Paulo Pereira escreveu, pena que nao consiga fazer e ter um comportamento regular e aproveite a embalagem pra ser ainda mais decisivo noutras partidas...
    Defesa: fiunalmente e tb um pouco de estrelinha, conseguiram fazer um jogo em que a combatividade e entreajuda superou algum defice ainda de robustez e imperialidade!A marcaçao a zona continua a deixar os adeptos com o coraçao nas maos.
    Miolo: Meireles para quando uma exibicao de encher o campo, Belluschi afinal para alem dos dotes criativos e de fino recorte tb pode ser um combativo e lutador, so precise que Jesualdo arranje forma de o Argentino se integre num meio campo com desenho diferente dos outros anos.
    Uma duvida, afinal alguem me pode explicar quem é o marcador de penaltys???Parece que afinal eu tinha alguma razao em ter criticado o facto de ter sido Hulk a marcar frente ao Leixoes, pois se assim nao fosse te-la-ia marcado hoje novamente.
    Começo a enervar-me com o rui Patricio a defender penaltys azuis e brancos,contra nos o animal ha-de sempre brilhar.
    Agora vem a CL e um atletico ferido por derrotas consecutivas, e nos sem FErnando!!!!Muito para desconfiar desta partida mas eu acredito!!!

    ResponderEliminar
  14. õff topic:
    Na verdade este ate podia ser um fim de semana em grande vitoria no classico do Dragao, benfas/gayvotas e afins empacotados em Monserrat...mas claro o amigo obradovic tinha de dar um ar da sua graça....Resende nao servia...Eduadro Filipe bem nos esforçamos com peticoes e afins...contratamos, contratamos e temos uma equipa que nao joga nadinha...completamente ultrapassada por um Xico qualquer..ja havia achado aquando da 2 jornada de acesso a CL do andebol que algo ia mal, depois vi o classico com o Sporting e nao fora aquele hiato onde disparamos no resultado e uma super exibiçao do nosso redes e nao teriamos ganho, a semana passada 12 minutos a seco o que é super anormal e denota mtos mais problemas..e agora uma absurda e humilhante derrota em casa com o xico..1ª derrota no nosso dragao caixa!!!MEU DEUS ..oh Lucho explica-me la o que se passa com este 7 que tem jogadores como o grilo que conheço bem de o ver por aki em S.Bernardo?!?!?

    ResponderEliminar
  15. Para entenderem este post vou assumir que U.Leiria (09/10) = E.Amadora (08/09) e Olhanense (09/10) = Trofense (08/09)

    Assim temos:

    09/10:

    Paços de Ferreira x FCP - 1 Ponto;
    FCP x Nacional - 3 Pontos;
    Naval x FCP - 3 Pontos;
    FCP x Leixões - 3 Pontos;
    Braga x FCP - 0 Pontos;
    FCP x Sporting - 3 Pontos;

    Com um Saldo de 12-4 em Golos.

    08/09

    Paços de Ferreira x FCP - 3 Pontos;
    FCP x Nacional - 3 Pontos;
    Naval x FCP - 0 Pontos;
    FCP x Leixões - 0 Pontos;
    Braga x FCP - 3 Pontos;
    FCP x Sporting - 1 Ponto;

    Com um Saldo de 7-4 em Golos.

    Comparativamente com os mesmos jogos temos neste momento mais 3 pontos e mais 5 golos marcados, para os mesmos sofridos. (E isto quando perdemos duas peças basilares Lucho e Lisandro)

    ResponderEliminar
  16. Para o Benfica:

    09/10:

    SLB x Marítimo - 1 Ponto;
    Guimarães x SLB - 3 Pontos;
    SLB x Setúbal - 3 Pontos;
    Belenenses x SLB - 3 Pontos;
    U. Leiria x SLB - 3 Pontos;
    SLB x Leixões - 3 Pontos;

    Com um Saldo de 21-3 em Golos

    08/09:

    SLB x Marítimo - 3 Pontos;
    Guimarães x SLB - 3 Pontos;
    SLB x Setúbal - 1 Ponto;
    Belenenses x SLB - 1 Ponto;
    U. Leiria x SLB - 3 Pontos;
    SLB x Leixões - 3 Pontos;

    Com um Saldo de 11-7 em Golos

    Comparativamente com os mesmos jogos eles têm neste momento mais 2 pontos e mais 10 golos marcados, 3 m3nos 4 sofridos.

    ResponderEliminar
  17. Para o Sproting:

    09/10:

    Nacional x SCP - 1 Ponto;
    SCP x Braga - 0 Pontos;
    Académica x SCP - 3 Pontos;
    SCP x Paços Ferreira - 3 Pontos;
    SCP x Olhanense - 3 Pontos;
    FCP x SCP - 0 Pontos;

    Com um Saldo de 8-6 em Golos.

    08/09:

    Nacional x SCP - 1 Ponto;
    SCP x Braga - 0 Pontos;
    Académica x SCP - 1 Ponto;
    SCP x Paços Ferreira - 3 Pontos;
    SCP x Trofense - 3 Pontos;
    FCP x SCP - 1 Ponto;

    Com um Saldo de 8-5 em Golos.

    Comparativamente com os mesmos jogos eles têm neste momento mais 1 ponto e os mesmos 8 golos marcados, e menos 1 sofrido.

    ResponderEliminar
  18. Conclusão:

    Da análise dos números temos que nós fomos a equipa que mais recuperamos pontos em relação à época transacta e o Benfica foi a que melhorou os índices de eficácia.

    Se depois de vistos os números continuam a achar que está tudo mal pelo reino do Dragão e que o Benfica é que faz este país sair do espírito moribundo, por mim tudo bem.

    Mas não quero com isso dizer que os ´meus níveis de exigência baixem, e por isso quero que o FCP convencendo ou não, continue a ganhar os seus jogos.

    PS: No comentário do SLB por lapso referi a U.Leiria na época 08/09, quando me queria referir ao E. Amadora

    ResponderEliminar
  19. Grande dia, dois clássicos, duas vitórias!! :)

    Acabadinho de chegar de Viana, entrei no Dragão 1 min depois do golo... mas valeu na mesma!! Nada melhor do que ganhar a um rival!

    Não fiquei descontente com a exibição. Entrámos muito fortes, jogámos melhor na primeira parte, apesar de duas ou três oportunidades dos calimeiros, principalmente aquela do Postiga. Hulk esteve fantástico, é um desiquilibrador, e Falcao mostra que é mesmo um ponta-de-lança de nível mundial!! Mariano muito apagado e Belluschi fez bem à equipa. Na defesa, hoje não esteve tão bem o Rolando. Álvaro é um senhor reforço.

    Podiamos ter ampliado a vantagem. A partir do penalti falhado (mt mal marcado, há que dizer), quebramos o ritmo.

    As expulsões foram muito dadas, o Polga desde o primeiro minuto só fazia faltas. São mesmo o clube dos chorões, inacreditáveis as declarações do pessoal de alvalade no final, só queixinhas...

    Ganhámos, 3 pontos, foi muito importante! Vitória moralizadora.

    E foi lindo no fim acabar com o...

    SÓ EU SEI...
    PORQUE NÃO FICO EM CASA :))

    TETRAbraço a todos
    BIBÓ-PORTO-CARAGO

    ResponderEliminar
  20. Os mesmos defeitos de sempre.

    Entramos a matar, fortíssimos, dominadores, criamos três oportunidades, marcamos um golo tinhamos o adversário nas cordas e depois? Baixamos linhas, relaxamos, começamos a facilitar, a perder bolas fáceis e claro, os Calimeros arrebitaram, equilibraram e nunca mais fomos a mesma equipa do primeiro quarto de hora.
    Na segunda-parte, mais do mesmo: às costas de um Super-Hulk, entramos novamente fortes, eles tremeram, há penalti, podiamos matar o jogo, falhamos e mesmo contra dez, nunca fomos capazes de controlar, dar três toques seguidos, ter tranquilidade e foi sofrer até ao fim.

    Não havia necessidade.

    Eu não tenho, nem quero fazer, comparações com os vermelhos, porque a minha preocupação é o F.C.Porto. Um Porto que treme como varas verdes nos lances de bola parada; um Porto incapaz de ter bola e controlar o jogo; um Porto em que o treinador se baralha e não faz as opções correctas. Ontem, se queria controlar o meio-campo, porque não meteu o Guarín - titular nos últimos jogos -, mais capaz de ter bola, que o trapalhão do T.Costa incapaz de dar dois toques seguidos e muito faltoso?

    Ganhamos um clássico, frente a um rival na luta pelo título e isso foi o mais importante, mas bastava ver as reacções dos adeptos no final do jogo, para sentir a falta de confiança e a preocupação com o rendimento da equipa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. A reacção da maioria dos adeptos que estiveram no Dragão reflecte o que se passou no relvado. Agrado pelos momentos altos que o FC Porto conseguiu impor, quer no arranque do jogo como o da segunda parte e preocupação com desespero e assobios à mistura no restante da partida.

    Fraqueza inconcebível se tivermos em conta a valia dos jogadores que compõem o plantel.

    Jesualdo não se pode escudar com os novos. O problema não é desses. É mais dos outros,com Mariano e Meireles à cabeça. Se o primeiro não tem lugar nem no plantel, o segundo está a pedir banco há muito.

    A falta de qualidade de passe continua a ser um dos calcanhares de Aquiles. Pode parecer um pormenor mas é da maior importância. Este defeito impede o controlo do jogo, do adversário, prejudica as transições ofensivas e põe em causa a segurança defensiva. É urgente solucionar este problema.

    Apesar de tudo o fundamental foi conseguido, os três pontos, mas este tipo de exibições a continuarem vão trazer muitos dissabores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Não sei se repararam no facto, mas a descida de velocidade do FCP, aos 15 minutos de jogo, é coincidente com a passagem de Hulk para a esquerda. Mais uma vez e quando o FCp se encontrava a jogar em plena força e a manter o Zporting encostado às cordas, Juju, aparece a salvar Grimi, com a troca de Hulk para o flanco contrário. 5 minutos depois de ter tomado esta decisão Abel aparece na entrada da área do FCP a rematar à baliza, porque Hulk não o acompanhou nem devia.
    Porque raio toma o Juju estas decisões? Mariano estava a tapar o flanco e permitia a subida do Àlvaro Pereira. Com a mudança Àlvaro ficou preso a defender já que Hulk não ajudava Meireles que nada jogou mais uma vez. A subida do Zporting tem a ver com as constantes alterações que JUJu fez entre Hulk e Mariano.

    Se era para confundir o adversário acabou foi por confundir a equipa que estava com a corda toda e passou a errar passes atrás de passes. Além de nos adaptarmos à equipa adversária ainda temos que nos adaptar às novas caracteristicas do jogador que ocupa o flanco.

    Esta mania de alterar quando se está por cima do adversário é uma coisa que não entendo. Deve ter sido para que o Grimi pudesse respirar.

    Na 2º parte o Hulk inicia no corredor direito e o FCP subiu de produção. Quando estavamos a encostar o Zporting novamente, volta a trocar de flanco a partir do 55 minutos, voltando para a direita com a entrada de Tomás Costa aos 75. Tempo coincidente com o crescimento de produção dos calimeros.

    Que raio de confusão.
    Muitas das vezes o futebol que o Porto pratica é trapalhão, por causa destas constantes permutas de trocas de posições que o JUJU promove durante os jogos. Tenta sempre adaptar o Porto ao adversário e não o contrário. É irritante. A equipa é nova e está a procura de entrosamento, e com atitudes destas só complica e emperra o funcionamento.

    Ganhamos com sorte com garra, com querer, e com categoria. Com outro teriamos chegado ao intervalo a ganhar por 2 ou 3...mas JUJU é assim. Mal se apanhou a vencer mandou a equipa tapar os caminhos ao Zporting.
    Parece que nunca mais cresces...pá.

    ResponderEliminar
  23. Paulo Bento não é tão distraído como podem pensar.
    Sabendo desta característica que JUJU não perde, manda mudar os jogadores de posição no seu losango o que faz com que JUJU mude o posicionamento dos seus jogadores de marcação, para acompanharem os adversários.

    R.Meireles acompanhava Vuchevik da esquerda para a direita criando um buraco enorme na esquerda da defesa do FCP, já que Moutinho Veloso e Abel, ocuparam essa faixa para Àlvaro, Belushi e Hulk. Estva visto no que ia dar, ou havia dúvidas? Porque raio o FCP não mantem o sistema, e obriga o jogador que está na esquerda ou direita a manter-se nessa posição e a defender seja o manuel ou o joaquim que lhe apareça pela frente. Com as constantes mudanças e trocas perdemos tempo de reacção, e os automatismos não aparecem.

    Pare lá um pouco com esta sua mania, de intervir quando não o deve e vá para o banco, já que é nos treinos que isto deve ser treinado e não nos jogos, pois assim parece que jogamos sempre com 2 adversários ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  24. Bons dias!

    Em 1º lugar, dizer que a vitória num clássico, independentemente de tudo, são os jogos e as vitorias que ficam na memória e o resto é conversa. Ganhamos e ganhamos bem, ponto final parágrafo.

    Hulk, mostra aquilo que realmente vale, e cala mais uma vez, aqules comentadores que dizem: "Hulk neste momento não é parte da solução, é parte do problema!" Ora tomem lá entao o problema, criou muitos ontem ao SCP, ao polga, ao veloso, etc... - desculpem, isto já é a calçada a chamar mais alto e sentir que deve falar.

    Agora palavras, para dizer, aquilo que antevi esta semana e que até comentei com o sr do tarot cá do sítio; Jesualdo ia passar um atestado completo de burrice a Guarin. Não percebo mais uma vez esta de mandar titulares a não opçoes de jogo para jogo. Ficou notório, que Mariano nao faz bem aquele lugar e pronto. É quanto a mim, apenas um bom substituro, para entrar em momentos que precisemos de algum combate no meio campo para defender resultados. Contra 9 tinhamos mais era que ir para cima deles e marcar, marcar, marcar.

    Ás vezes dava por mim, a ver um meio campo do FCP totalmente partido..

    Agora vem o Atlético, quero mais um bom resultado e se possivel uma exibição de partir a loiça toda.

    Ps: Na luz, o costume. Este ano vamos ver aquele miúdo que pesa 40KG, a cavar os penalties que quiser. Enfim, já não é um fartar vilanagem, é um fartar lei 12......lol

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Goleada no SL Benfica x Leixões Patrocinada por árbitro de Lisboa
    Como de costume mas esta época mais evidente o benfica a ser levado ao colo. Atentem nas declarações do adversário:

    "O trabalho do árbitro não agradou minimamente a José Mota. No fim da partida, o treinador do Leixões analisou assim a actuação de João Capela: "Nos primeiros 30 minutos houve uma dualidade de critérios que não se justifica. Houve muitas faltas a favor do Leixões que não foram assinaladas e cartões amarelos que não percebi, porque os árbitros têm de ter uma atitude diplomática. Os meus jogadores não foram maldosos e não se justificou o cartão no sururu, assim como a expulsão de Pouga." Sobre este lance, aliás, Mota afirma que "foi um pouco a pedido dos jogadores do Benfica".

    E assim se produzem goleadas! O Futebol é para ser disputado por homens de "barba rija", porem as meninas da Luz não podem ser molestadas que os adversários são logo admoestados com a respectiva cartolina amarela...claro se a jogar com 11 já era difícil, com 9 transformou-se em missão impossível.

    PS - Penálti a favor do Benfica sem consenso
    Não foi unânime a opinião do painel de ex-árbitros do tribunal de O JOGO sobre o lance que motivou o segundo golo dos homens da Luz e respectiva expulsão de Nuno Silva. Nos outros três casos que poderiam gerar controvérsia, por terem ocorrido dentro da grande área do Leixões, as decisões de João Capela mereceram, maioritariamente, aprovação. Disciplinarmente, o juiz de Lisboa não colheu aceitação. Exibição do segundo cartão amarelo a Pouga é justificada, mas a amostragem do primeiro é questionada.

    Escrito por Monteiro em dragaosenior

    ResponderEliminar
  26. Começámos à Porto, sempre a atacar, e ainda não tinham passado os sessenta segundos e Falcao já tinha criado perigo.
    Grande cabeceamento de Falcao para o golo.
    Depois a equipa foi diminuindo o seu nível de jogo, até ao início da segunda parte.
    Pena o pénaltie.

    Nota: achei um jogo muito violento, mas é um clássico.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  27. Meus Amigos, vou dar a minha opinião sobre o jogo sem ler o Post. Ainda não li mas vou lê-lo.

    A equipa Azul e Branca,como toda a gente sabe,nos primeiros 15 minutos,produziu futebol de alto nível, depois inexplicàvelmente não obstante a expulsão do Polga aos 52 minutos,e o Sporting ficar reduzido a 10 elementos,foi-se apagando gradualmente, até acabar numa exibição confrangedora.
    Fica-se com a sensação que a equipa só tem gaz para 15 20 minutos!
    Em face do que se passou leva-me a questionar: será que os jogadores do FC Porto levam uma conduta irrepreensível 100% profissional ? Será que a equipa técnica trabalha suficientemente bem com eles, tirando partido das características dos jogadores de que dispõe?
    Será que Jesualdo Ferreira controla devidamente os jogadores (tem-nos na mão) ?
    Enfim dúvidas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Os 3 pontos já cá cantam... e o resto é conversa de embalo! Também gostava de uma exibição mais conseguida, mas não foi possível! Prefiro assim do que vitórias morais com grandes exibições! Mas isto são opiniões! Quanto ao Jesualdo decidam-se: serve ou não serve?! Para mim mantém todo o capital de confiança, apesar de lhe apontar algumas incongruências! Há que melhorar

    Saudações

    Psd - a francesinha estava pouco picante malta :) temos que combinar outra! Aquele abraço aos que apareceram

    ResponderEliminar
  29. Vitória 1-o, o que interessava primordialmente,justa mas ...
    as questões do costume já focadas em comentários anteriores.. 15 minutos excelentes e depois o sofrimento.
    Recuo da equipa e até contra 10, enormes dificuldades em construir jogo para a área.
    Festival de passes errados em zonas proibidas, perdas de bola infantis - não é de agora - que podem dar graves problemas. Faltas imensas e a permitirem cruzamentos...
    Falta de um centrocampista que paute o ritmo da equipa e segure a bola,serene o jogo, dê jogo atacante.. é aqui que para mim está um dos problemas.
    Além diso a mania de não matar o jogo.
    Um aviso: este ano a coisa será mais difícil pelas questões do costume - árbitros e comunicação social - mais uma objectiva melhoria evidente dos abutres que, quer queiramos, quer não, tem melhores alternativas este ano no banco.
    Acredito que podemos ganhar, que somos melhores, mas temos de fazer mais e se calhar - se o Valeri por exemplo não render mais - temos de na abertura do mercado de ir ( como já devíamos ter feito) buscar alguém realmente bom para o meio campo e mais um avançado diferente.
    Esperemos é que não se cave nemhum fosso até lá difícil de conjurar.
    De resto,aprender com os erros, confiança e força FC Porto.

    ResponderEliminar
  30. Jogo com uma entrada de Dragão, marcamos o golo da vitória, o resto só deu Hulk e Sporting, baixamos as linhas e sofremos um pouquinho, depois não aproveitamos o presente do Sporting para fazer o 2-0, não fizemos e teve que Helton salvar a equipa umas quantas vezes.
    No fim do jogo foi ouvir os calimeros a mandar vir e nós com 3 pontos na bagagem rumo ao penta.

    PS. No hoquei a festa já começou com a coquista da SuperTaça frente ao Benfica por 6-4.

    Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  31. Ganhámos no Hoquei e no Futebol, para mim isso é que importa, se há quem preferia espectáculo, eu prefiro as vitórias do nosso PORTO, e por isso estou Super Feliz!:):):):)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  32. E pronto! Já fui votar. Evidentemente que votei segundo as minhas convicções sociais.
    Não gosto de política liberal, porque sou adepto das políticas de solidariedade social.

    Dito isto, vou agora comentar com calma o "post" colocado pelo Paulo Pereira.

    Mais uma vez parabéns ao Paulo por este comentário deveras esclarecido!
    Totalmente portanto,de acordo com a exposição que o Paulo faz no seu comentário.
    Um aparte, o Paulo parece-me mais um escritor romancista do que um jornalista desportivo.
    Se enveredares por seguir uma carreira de escritor de ficção, eu serei um dos teus leitores.
    Entretanto quero acrescentar que na minha opinião o Falcão chutou o penalti muito denunciado e por isso deu chances ao Rui Patrício que é um jovem guarda-redes muito promissor,de defender. Aliás o Falcão parece-me ter mais precisão do que potência de remate,como tinha por exemplo o Benny MCharty. Nas vezes que chutou à baliza, pareceram-me mais passes ao Rui Patrício, do que remates a sério à baliza do Sporting.
    Outro aspecto prende-se com o facto da equipa Azul e Branca só ter sido convincente nos primeiros 15 minutos de jogo! Ficamos com a impressão que não tem "gaz" para mais! Uma coisa é estar 100% de posse de todas as faculdades físicas e psíquicas, para poder actuar com segurança, serenidade e determinação( como nos primeiros 15 minutos),e, outra muito diferente é actuar debaixo duma intensa tensão nervosa recorrendo às reservas de energia do organismo. E sabe-se que quando isto acontece perde-se o auto controlo,a concentração, a precisão, e,os erros acabam por aparecer mais profusamente.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  33. Em primeiro lugar, e reforçando o que já alguém escreveu, prefiro ganhar 1-0 jogando mal do que perder jogando muito bem. Vitórias morais era no antigamente, e foram muitas, mas títulos ZERO.

    O Porto entrou muito bem, marcou um excelente golo por Falcão à ponta de lança antecipando-se magnificamente a Polga falhou outro golo sozinho e depois... bem, depois entraram em cena Meireles e Mariano e os dois juntos no lado esquerdo fizeram miséria... na equipa do Porto. Se o Mariano já nos habituou a ser trapalhão, perder bolas fáceis e fazer passes errados, o Meireles está numa forma verdadeiramente deplorável. É certo que levou um amarelo na primeira falta que fez enquanto Polga, Veloso, Moutinho e Liedson deram 2 ou 3 até levarem o amarelo (e só os 2 primeiros). No entanto, nada justifica a sucessão de passes falhados e bolas fáceis perdidas pelo Meireles. Além de que numa dessas bolas perdidas fez uma falta em que o árbitro só não deu o 2º amarelo porque estava de consciência pesada pelo primeiro amarelo.

    Na primeira parte o jogo foi agradável com boas oportunidades para os 2 lados sendo que as do Sporting foram sempre de bola parada o que não é nada agradável. Apesar de tudo o Porto teve mais oportunidades e algumas também de bola parada e convém lembrar que os lagartos são uma equipa baixa e que tem sofrido golos de bola parada de toda a gente.

    Na 2ª parte, a partir do penálti falhado, o Porto, que até tinha entrado novamente melhor, perdeu toda a confiança e a bola queimava. Nunca mais conseguiram fazer uma jogada e foi um sofrimento até ao fim apesar de os lagartos não terem criado uma única oportunidade na 2ª parte. Mas com a quantidade de livres perto da área e cantos podíamos sempre sofrer um golo.

    Gostava de saber porque é que Guarin tendo sido titular nos 2 últimos jogos e até não jogando mal não foi chamado entrando antes Valeri e Tomás Costa pouco utlizados e sem ritmo. Vá la saber-se porque inventa Jesualdo nestes jogos.

    Uma palavra para Belluschi que fez, quanto a mim, um jogo muito agradável sendo o melhor do meio campo (descontando Fernando que é mais um defesa) e deixando no ar uma interrogação (e das grandes) porque não entrou em Londres nem em Braga, ele que tinha sido sempre titular. Mais uma vez vá-se lá saber o que vai na cabeça de Jesualdo.

    Contra o Atlético temos de jogar mais e falhar menos e vai ser mais difícil ainda se pensarmos que Fernando não pode jogar e que o seu substituto será Meireles ou Guarin (brrrr! Que medo!). No entanto lá estarei a apoiar até que a voz me doa. Posso não gostar da exibição mas assobiar como aconteceu ontem nem pensar. É uma vergonha que os adeptos do Porto assobiem daquela foram e até estavam a ganhar.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  34. Off topic

    Tripeiro, ficaste muito bem na foto do pasquim "A bol(h)a" a segurar na taça :) parabéns!

    ResponderEliminar
  35. Eu não estou preocupado com o que as Gayvotas jogam. Estou é preocupado com os árbitros dos jogos das Gayvotas que têm sistematicamente ganho aos adversários. Em Guimarães o golo nas ce de um livre que não existe. Em Belém marcaram em mais um livre que não existiu e um em fora-de-jogo. Em Leiria, um pénalti escandaloso ganhou o jogo em que nãio fizeram nada. Contra o Leixões, mesmo contra 10 (mais uma expulsão muito forçada) marcaram outra vez de livre e, depois, talvez para prevenir que o Leixões pudesse chatear, marcou mais um penálti duvidoso e ainda expulsou o jogador do Leixões para ficarem com 9. Se aquilo não foi uma arbitragem encomendada...

    ResponderEliminar
  36. Boa vitória, justa, e mais uma alegria. Todavia: começa a ser preocupante a desacerto no passe e assustador a tendência da equipa entregar o controlo do jogo ao adversário. Assim, arriscamo-nos a perder jogos em que entramos bem dando, depois, o ouro ao bandido. Gostava de ver o Porto mais mandão, mais senhor do jogo, impondo respeito.
    Jesualdo Ferreira diz que a equipa está (ainda) em construção; acredito na sua metodologia, contudo já era tempo de:
    - Saber que Mariano é o primeiro defesa da equipa contrária: está na hora de impedir que este jogador (sem qualidade para jogar no FC Porto embora lhe reconheça empenho) corte sistemática e continuamente jogadas bem delineadas mas votadas ao fracasso quando a bola chega aos seus pés;
    - Encontrar solução para o momento menos bom (mesmo mau…) de Raul Meireles. Dei-me ao trabalho de contar os passes errados e Raul teve-os numa percentagem de 64%! Será que a "vida social" e as festas de verão no Algarve retiram/retiraram fulgor ao nosso sub-capitão? Então que faça como o Helton que, felizmente, deixou de se "entreter" e distrair com a viola…
    No mais, direi: continuo a pensar que Hulk rende muito mais na direita. Só se justifica que passe pela esquerda por razões estratégicas e pontuais. Os defesas centrais tremem como varas verdes, de facto, aquando de bolas paradas. Que se passa?! À atenção de Jesualdo.
    Estou muito preocupado com a ausência de Fernando contra o Atlético de Madrid. Parte da solução passará, estou certo, pela solidariedade da equipa tapando os caminhos para a nossa baliza ao adversário.
    Um abraço.
    Fernando Moreira – V. Real

    ResponderEliminar
  37. Espero que agora percebam porque raio Cardozo tem que ter 20 penaltis a favor....


    Ninguêm mete dinheiro para perder, ou mete?

    "O Benfica, através da sua SAD, anunciou hoje ter recebido da CMVM a autorização para a avançar a constituição de um fundo de investimento que incluirá os passes dos jogadores. Este fundo vai ser gerido pela ESAF.

    Designado de “BENFICA STARS FUND – Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado”, o fundo vai ser gerido pela “ESAF – Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário”, prevendo-se que a referida constituição ocorra até ao próximo dia 30 de Setembro”, refere o comunicado.

    Acrescenta a SAD, no mesmo documento enviado à CMVM, que “o objecto principal do fundo consistirá no direito a participar em determinada percentagem nas receitas e potenciais mais valias decorrentes da eventual transferência de um conjunto de jogadores vinculados desportivamente” à SAD do Benfica.

    Será que alguns elementos da barrica de cerveja e afins, também compraram esperançados num futuro retorno do investimento?

    A ver vamos se a palhaçada continua...

    ResponderEliminar
  38. Paulo :

    Análise correcta ao jogo .

    Foi pena que o Mariano (por um lado) e o Meireles (por outro ) não tivessem correspondido ao desejado !


    Abraço

    ResponderEliminar
  39. Mafaldinha, a camisola talismã, da sorte, é para levar e usar, quarta-feira.

    ResponderEliminar
  40. Dragon Soul:

    Obrigado. Valeu aquele "saltinho" lá acima à aldeia para buscar o caneco diante dos vermelhos! :) Gratificante a forma como os jogadores reconhecem o nosso apoio e retribuem!

    A mesma foto também vem n'O Jogo.

    ResponderEliminar
  41. Malta um sábado em que o FCP ganhe ao slb e ao scp no espaço de 3 horas e em q eu estive nos 2 jogos (hóquei e futebol) é tudo o q se pode pedir:)

    Nem queria acreditar qd me disseram o resultado do andebol:P

    ResponderEliminar
  42. Já muito foi dito e redito, portanto, não há muito mais para acrescentar, apenas recalcando que:

    1- primeiros 15m de alto nível;
    2- adormecimento incompreensivel;
    3- gp desperdiçada para matar o jogo;
    4- contra 10, perdemos o controle do jogo, complicamos, recomplicamos e tornamos a complicar;
    5- o apito final, soou que nem suspiro d'alivio!

    Que dizer mais?!

    Ganhamos, conquistamos mais 3 pontos na caminhada do PENTA... e melhores dias, concerteza, virão!!! vai uma aposta?

    Agora, pensar na 4ª feira e começar a carimbar a passagem aos oitavos.

    Desde que o Prof. JF cá está, sempre foi assim, nunca foi diferente... começar devagar, devagarinho, aos soluços, meio aos repelões e daqui a nada, o entrosamente surge com naturalidade, a qualidade começa a brotar dos jogadores, porque essa, aposto, continua lá... enquanto que a nós, resta-nos acreditar que se avizinha mais uma época de sucessos desportivos.

    Sempre acreditei, sempre apoiei, sempre tive essa fé... nunca foi diferente!!! Porque seria agora?

    ResponderEliminar
  43. off-topic:

    ahhh, se é verdade que no sábado, no ANDEBOL, foi uma porca miséria, para não dizer pior, porque aqueles jogadores, pelo que já fizeram e aposto, irão ainda mto a tempo de conquistar muito esta época...

    hoje, no BASQUETEBOL, assisti a um fantástico jogo (de apresentação do plantel) defronte do 3º classificado da liga Russa, o Dinamo de Moscovo, e que GRANDE, ENORME plantel ali temos, pelo que se esperam grandes alegrias para esta época... Stempim e Carlos Andrade como gigante e André Bessa, o puto André Bessa a mostrar que temos «base» pa titular de caras... e onde só perdemos o jogo a 3seg do final, através de um triplo, com um score final de 49-52. Gande, mas ca gande equipa!!!

    ps - Rui Mota continua a ser um elemento estranho naquele plantel... pois não tenho falhas selectivas de memória?!

    ResponderEliminar
  44. "...começar devagar, devagarinho, aos soluços, meio aos repelões e daqui a nada, o entrosamente surge com naturalidade,..."

    Nada mais a acrescentar :)

    ResponderEliminar