08 setembro, 2009

Formação 2008/09 - Parte V

Para terminar estes pequenos resumos que temos publicado estas ultimas semanas sobre o que se passou na época 2008-09 no que diz respeito à formação, vamos esta semana abordar o comportamento das nossas equipas de Sub15, Sub17 e Sub19 que disputaram os campeonatos nacionais de futebol.



A equipa que mais desiludiu foi sem dúvida a Sub-15. Apesar de ter ultrapassado as duas primeiras fases sem qualquer dificuldade, averbando apenas dois empates e uma derrota nos 28 jogos realizados, a equipa nunca demonstrou capacidades para conseguir competir com os seus rivais lisboetas.

A fase final começou da pior maneira com a equipa azul e branca a ser derrotada em sua própria casa com o Sp. Braga por uma bola a zero. Os jovens portistas ainda deram um ar da sua graça ao ir empatar a Alcochete, mas uma derrota pesada de novo em casa com Benfica por 4-0, veio acabar com todas as esperanças dos dragões poderem chegar ao título. A única vitória nesta fase surgiu apenas na 5ª jornada frente à equipa leonina, mas que mesmo assim não foi suficiente para tirar a equipa do último lugar.

jogadores em destaque:

  • Luis Filipe (GR) - Apesar de não ter começado a primeira fase a titular, o que é certo é que, quando a oportunidade chegou, agarrou-a com unhas e dentes. Na fase final, mostrou uma enorme elasticidade, coragem a sair dos postes e segurança em todos os aspectos do jogo. Foi o "anjo da guarda" de uma equipa muito aquém das expectativas.

  • Ricardinho (MD) - No seio da desorganização que foi o meio-campo do FC Porto, destaque-se o jogador que, ainda assim, soube pensar o jogo da forma mais inteligente. Sendo um elemento sem grandes quebras exibicionais, resta saber se o percalço evolutivo desta temporada não irá afectar o seu desenvolvimento integral, pois revela um potencial interessante.

  • Eduardo Júnior (AE) - É dos jogadores mais tecnicamente dotados do seu escalão. Porém, em termos tácticos, continua um pouco aquém.


A equipa de Sub-19 era uma das grandes esperanças dos adeptos para a conquista de um título na formação. Depois de no ano anterior ter perdido o campeonato no ultimo segundo, a equipa comandada por Patrick Greveraars era uma das grande candidatas ao título.

A 1ª fase da competição no entanto não começou da melhor maneira. Três jogos consecutivos sem ganhar, inclusive com uma derrota em casa com o Sp. Braga, colocaram algumas dúvidas no valor da equipa. No entanto, com uma série de 12 vitórias consecutivas, o FC Porto garantiu facilmente o acesso à fase final da competição juntamente com o Vitória de Guimarães.

Chegados à fase final, a equipa portista abria a competição no sempre complicado Complexo de Alcochete defrontando a equipa do Sporting. Uma excelente exibição de Diogo Viana deu ao Porto uma importante vitória frente a um dos mais sérios candidatos ao titulo.

A 2ª jornada trazia-nos um sempre escaldante FC Porto-Benfica. Uma vitória azul e branca fazia com que a equipa portista desse um passo de gigante rumo à vitória na competição. No entanto, e acusando muito a pressão do jogo, o Porto foi completamente dominado pela equipa encarnada, tendo perdido por 2-0.

Depois de um empate arrancado em Guimarães, o FC Porto recebia a equipa do Sporting onde apenas a vitória interessava às duas equipas. Mais uma vez a equipa nortenha acusou em demasia a importância do jogo e a derrota por 1-2 hipotecou praticamente as esperanças de chegar ao título.

Com o empate na luz e vitória em casa frente ao Guimaraes, o Porto terminou num desolador 3º lugar da classificação. Apesar de esta equipa não ter conseguido conquistar o título, é de realçar que a Liga Intercalar foi conquistada por estes mesmos jogadores.

jogadores em destaque:

  • Diogo Viana (AVD) - Extremo moderno, com capacidade de penetração pelas linhas e, ao mesmo tempo, de deambulação pelo meio e uso do seu forte pontapé. Subiu de produção na segunda fase, sobretudo frente aos rivais de Lisboa.

  • Josué (MCO) - Foi o melhor portista da fase regular. Greveraars colocou-o a pegar no jogo em espaços mais baixos e a defender as linhas de construção adversárias e o "10" dos dragões evoluiu muito. Na fase final, o seu rendimento decaiu de produção.


Para terminar, os Sub-17, sem dúvida a melhor equipa da nossa formação.

Com uma 1ª fase totalmente vitoriosa, a equipa comandada pelo Prof. Rui Gomes apenas sentiu algumas dificuldades na 2ª fase perante a equipa do Padroense, onde um golo a 10 minutos do fim de Grandíssimo evitou a derrota no jogo da 1ª volta. De resto, mais do mesmo, vitórias e muitos golos marcados (na 1ª fase foram 109 em 22 jogos, na 2ª fase foram 30 em apenas 6 jogos). Mas como nas restantes competições, é na fase final que tudo se decide e onde se mostra quem realmente é melhor.

O FC Porto iniciou a fase decisiva da competição com um empate na Academia leonina. Num jogo muito equilibrado, o grande herói foi o GR, Maia, decisivo no encontro, ao defender uma grande penalidade.

A 2ª jornada chegava com um importantíssimo FC Porto-Benfica. Apesar de ter estado em desvantagem, a formação portista conseguiu dar a volta ao resultado com golos de João Costa e Amorim, garantindo uma vitória importante.

Depois de garantir no Bessa e em casa frente ao Sporting, mais duas vitórias, o FC Porto chegava ao Centro de Estágio do Seixal com a possibilidade de matematicamente conquistar o titulo em caso de vitória. E os jovens azuis e brancos não desperdiçaram a hipótese, batendo categoricamente o rival encarnado por 3-1, conquistando o seu 18º título da categoria.

jogadores em destaque:

  • David (DD) - Nas incursões ofensivas, é raro vê-lo falhar. Difícil de ultrapassar no confronto directo, alimenta o ataque com o seu preciso passe longo, a toda a largura do campo. Dos melhores laterais da formação portuguesa.

  • Hugo Sousa (DC) - É a voz de tranquilidade nos momentos de perigo. Se pelo ar ainda precisa de melhorar, pelo chão é praticamente inultrapassável.

  • Sérgio Oliveira (MDC) - Pivot defensivo moderno, que joga a toda largura do campo. Jesualdo Ferreira já o chamou à equipa principal. Tem tudo para ser um grande jogador: disponibilidade física, capacidade técnica, visão de jogo e remate forte.

  • Filipe Barros (AV) - Um jogador com uma queda impressionante para o golo. Rematando com facilidade com ambos os pés, Pipo, torna simples os lances mais complexos. Marcou ao longo da época 37 golos. Nem a sua compleição física parece ser impeditiva para que se torne um grande jogador.

  • Eduardo (MC) - A "formiguinha" do meio-campo portista. Exímio no passe curto e na organização do miolo.

  • João Amorim (MCO) - Camisla 10 com grande sentido de organização de jogo. Individualmente desequilibra a partir do momento em que acelera. Uma lesão de 3 meses retirou-lhe algum ritmo na fase final.


RESULTADOS e CLASSIFICAÇÕES da época 2008/2009:

Um abraço,
PedroPorto

7 comentários:

  1. Muito bom trabalho e uma análise correcta da última época na formação do futebol, em que só faltou a análise aos juvenis do Padroense - que são Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente Pedro Porto. O teu trabalho e dedicação às camadas jovens são, de facto, de assinalar.

    Parabéns.

    ps- A nossa equipa sub19 desiludiu no campeonato mas ganhou a taça intercalar norte e depois a taça intercalar Nacional.

    ResponderEliminar
  3. Esse Diogo Viana cheira-me que é mesmo craque... que lhe vão dando uns minutos na equipa principal na taça da liga ou de portugal para o moço ganhar estaleca.

    ResponderEliminar
  4. Fecho com chave d'oiro do resumo das camadas de formação do FC Porto, desta vez, no que a futebóis mais graúdos dizem respeito.

    Comungo da tua opinião, quando dizes que os Sub-19 foram desoladores... quem perde em «casa» com os GAYvotas, aconteça o que dali prá frente acontecer, só podem mesmo ser desoladores. Como mais tarde se veio a constatar, afinal, até os Calimeros cá chegaram e venceram, ao que me constou, sem espinhas. Desoladores portanto, estes Sub-19 (que nem a taça da Liga, conquistada maioritariamente pelos atletas deste escalão, me fizeram esquecer).

    Sobre os Sub-15, admito a minha total ignorância, não tendo visto qualquer jogo desses, mesmo já na fase final, portanto, não me pronuncio sequer, acreditando cegamente nas tuas palavras de que foram, de facto, "a equipa que mais desiludiu".

    Já quanto aos Sub-17, foi sem espinhas, como se costuma dizer... foi chegar, ver e vencer, mai'nada. Foi deste escalão que mais jogos vi na fase final, e onde sinceramente, muito fiquei encantado com o futebol desse miúdo nr.9 (Filipe Barros, certo?), que com a sua enorme habilidade e rapidez de processos, enganava na perfeição a sua pequena estatura... fiquei com esse nome gravado para memória futura. Oxalá, tenha a sorte dos predestinados, que teremos talvez ali, um «Domingos» em banho-maria, igualmente franzino, mas mais rápido e agressivo na disputa da bola... a ver vamos.

    ResponderEliminar
  5. Bela análise Pedro Porto!

    Sub-15 tem muito a melhorar. Sub-17 merece sem dúvida os nossos parabéns pela época que fez. E este ano tem lá o Pedro Emanuel para ajudar :) Sub-19 perderam aquele campeonato da "pedrada", mas venceram, tal como referiu o lucho, a Liga Intercalar.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma exclente análise =)
    Os sub-19 compensaram com a Liga Intercalar.Pena que a fase final dos sub-15 não tenha corrido tão bem...
    Quanto aos sub-17,impecáveis!

    ResponderEliminar
  7. Bela e importante análise, sobretudo porque vai elucidando quanto ao trabalho que é feito nas camadas jovens, geralmente longe da ribalta e da mediatização dos profissionais.

    É ali que se começam a gerar craques, numa aposta na formação que deve ser continuada...

    ResponderEliminar