16 setembro, 2009

Livre (in)directo - Champions 09/10, semana 1

ChelseaFC 1-0 FCPorto

Konrad Plautz, árbitro austríaco, não teve muito que fazer em Stanford Bridge. Um jogo com muita vivacidade, mas quase sempre jogado com muita rectidão. Vamos então aos casos do jogo.

Ao minuto 6, Lampard, remata de cabeça à baliza do FCPorto. Pelas imagens televisivas, não parece haver fora de jogo; bem a equipa de arbitragem.

Dois minutos volvidos, Bruno Alves salta com Terry. O jogador do FCPorto ao saltar utiliza ilegalmente os cotovelos atingindo o defesa da casa. Grande penalidade por assinalar e cartão amarelo por dar a Bruno Alves.

Ao minuto 34, Álvaro Pereira com Ballack. Ballack cai na entrada da área do FCPorto, mas pelas imagens, não parece haver falta. O jogador da casa parece já ir em queda no momento do toque, esteve bem o árbitro.

No primeiro minuto da segunda parte, Hulk cai na área depois de toque de Essien. Apesar de não ter usado os braços, somente o ombro, parece ter havido uma carga ilegal sobre o atacante portista. Grande penalidade por assinalar e cartão amarelo por cortar um ataque prometedor que seria o segundo.

Ao minuto 67, Fernando cai à entrada da área. O jogador do FCPorto não sofreu qualquer falta, simplesmente atirou-se para a relva com a perspectiva de um livre perigoso, o que acabou por não acontecer. Bem o árbitro.

No último lance da partida, ao minuto 87, Falcao cai na área do Chelsea. Parece me que o contacto não é suficiente para o fazer cair.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 6. Não fossem as duas grandes penalidades, e teria sido um jogo quase perfeito. Nível de dificuldade elevado acabou por ajudar a que a nota não fosse pior. Boa posição e disciplinarmente exemplar.

5 comentários:

  1. O lance de Falcao é penalty. Não há suficientes ou insuficientes, há puxão dentro da área.

    ResponderEliminar
  2. Pois lucho, concordo contigo. esta é das tais coisas que não consigo entender, penso que não ha faltas grandes e pequeninas...ha faltas e ponto. Ou será que também só se considera e sanciona uma agressão, quando se poe o adversário a sangrar?!? se nao estiver a sangrar, n é suficiente para se considerar que é falta e o possa ter aleijado, logo que o possa ter agredido. Nao faz sentido.
    Existem muitas questoes técnicas de arbitragem deste género, que é incoerente.

    Ontem a arbitragem, foi demasiado caseira, com faltas a meio campo inexistentes. Quando Hulk ganhava a posição, era sempre falta (estamos perante um caso de um jogador, que nunc entao poderá jogar futebol, a n ser que emagreça muito), quando eles entravam da mesma forma, o arbitro mandava sempre seguir.
    Enfim...o normal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ah! Relembro, que o ano passado à conta de o toque não ter sido suficiente para o fazer cair, ficámos a arder num penaltie no Dragão, contra o SLB. Penso que foi unanime que foi de facto falta, apesar de Lucho n se ter mandado para o chão, numa zona de terreno, em que não existe maior lei da vantagem que o penlatie!

    ResponderEliminar
  4. Bluelife,

    em jeito de brincadeira, dir-te-ia apenas que não sabes a sorte que tens em não arbitrar jogos do (meu) FC Porto, senão, mais te valia fugir, podes ter a certeza ;)

    bem, agora fora de brincadeiras, sinceramente, e respeitando a tua opinião, obviamente, como respeito a de todos, não lembra a ninguém dizer que o lance de BA com Terry, era caso para penalty... já dou até de barato, se foi ou não dentro da área (a sério que não me recordo do posicionamento), mas fazer dele um penalty, bem, então, tudo o que seja voluntário ou involuntário, é penalty e ponto final, parágrafo. Tenho até a impressão memorial que o BA salta na vertical e quem vem em salto na diagonal é o Terry e dá-se então o choque com o cotovelo do BA, que ao saltar, já o leva "armado" e não faz qualquer movimento, senão mantê-lo estanque na subida para o cabeceamento... portanto, por aqui, não vamos lá.

    depois, o lance de RC sobre Falcao já quase no final do jogo, na grande área... sei, sei muito bem que o Falcao nunca lá chegaria, porque a bola bem alta demais... mas, é indesmentivel para mim e para todos, aposto, que já Falcao está nas costa de RC e a camisola continua a ser puxada... sendo assim, como é? em que ficamos? que importa o intensitómetro? puxou, não deixou Falcao fazer-se ao lance, é penalty... mais uma vez, ponto final, parágrafo.

    Esqueces de falar na expulsão de Fernando, por duplo amarelo que, é justissima... tanto no 1º amarelo, como no 2º amarelo e consequente expulsão, portanto, nada a dizer.

    ResponderEliminar
  5. Penalty sobre o Falcao é evidente! E deveria ter sido assinalado. O lance do Bruno Alves não me parece que seja lance para penalty, há realmente a cotovelada mas parece-me completamente involuntária na tentativa de ganhar posição.

    Saudações

    ResponderEliminar