02 setembro, 2009

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 3

Naval 1º Maio 1–3 FCPorto

O jogo da Figueira da Foz, foi um jogo sem história e sem dificuldades para o árbitro madeirense Elmano Santos. Prova disso foi o primeiro caso surgir só ao minuto 40, quando Fernando agarra a bola com a mão quando cai a pedir falta. Apesar de deliberadamente ter agarrado a bola com a mão, este gesto não é suficiente para advertir o jogador. Estes lances configuram-se de cartão amarelo quando o jogador corta um ataque prometedor ou cortam uma linha de passe o que não aconteceu.

Ao minuto 49 Bruno Alves e Varela disputam uma bola aérea com o guarda-redes da Naval Paiser. A falta assinalada foi de Varela por este ter perturbado a acção do guarda-redes na área de baliza, área onde o guarda-redes não pode sofrer qualquer interferência atacante. Falta portanto bem assinalada

Ao minuto 51 Hauw, jogador da Naval, deveria ter visto cartão amarelo por rasteirar adversário de forma imprudente. O árbitro Elmano Santos ficou-se pelo aviso.

Falcao faz falta sobre Varela ao minuto 52. O que poderia ser um erro na elaboração deste relatório, não o é, efectivamente o avançado portista foi o que derrubou Varela. O árbitro terá visto mal o lance e induzido em erro. Como curiosidade poderei mencionar que dois jogadores da mesma equipa que se desentendam no terreno de jogo ou fora dele e que pratiquem actos de violência mútua, são ambos candidatos à expulsão.

Minuto 60 golo do FCPorto por Varela. Protestos dos jogadores caseiros infundados. O jogador está em posição legal no momento do passe.

Apreciação da equipa de arbitragem: 8. Elmano Santos teve uma noite calma. Com as atitudes correcta nos momento precisos conseguiu controlar o jogo com mestria. Tivesse sido a dificuldade do jogo mais alta e teria tido uma melhor nota.



AAcadémicaC 0–2 SportingCP

O jogo que opôs os estudantes aos leões foi outro jogo em que os casos escassearam.

Ao minuto 26 Miguel Pedro depois de ter sofrido consecutivas faltas pede ao árbitro para advertir os autores das mesmas. Este é um dos casos claros de comportamento anti-desportivo que a liga expressamente recordou aos árbitros para não tolerarem. Muito bem o juiz Jorge de Sousa da AFPorto ao advertir este mesmo jogador. Pena que outros não lhe tenham seguido o exemplo noutros jogos do campeonato.

Ao minuto 35 André Fontes é advertido por cortar um ataque prometedor da equipa do Sporting quando Matías Fernandez seguia com a bola.

Decorria o minuto 68 quando Pedro Silva deveria ter visto um cartão amarelo por rasteirar adversário de forma imprudente. Mal aqui o árbitro portuense.

No último lance do jogo ao minuto 75 Miguel Pedro, é pela segunda vez advertido, depois de ter rasteirado Polga de forma imprudente. Bem aqui o árbitro na expulsão do jogador

Apreciação global da equipa de arbitragem: 8. Jorge de Sousa é o árbitro do momento. Muito atento em todos os lances, a calma do juiz da AFPorto na análise ao jogo é impressionante. Algumas faltas por marcar e um ou outro amarelo “esquecido”, não mancham a prestação do quarteto.



SLBenfica 8-1 VitóriaFC

Duarte Gomes de Lisboa, terá sido o árbitro envolvido nos jogos dos três grande que terá tido a tarefa mais complicada, verificando-se alguns casos no jogo da Luz.

Logo ao minuto 5 Ramires reclama grande penalidade. Pelas imagens pode-se ver que existe contacto com o pé do jogador benfiquista. Na minha opinião, este contacto não é suficiente para o fazer cair. Bem o árbitro.

Três minutos depois, Cardozo faz efectivamente falta sobre o guarda-redes Mário Felgueiras. Apesar de não se encontrar na pequena área, que é a área de protecção ao guarda-redes, Cardozo não se preocupa com a bola querendo apenas atrapalhar Felgueiras. O árbitro da partida assim não entendeu e decidiu não marcar a falta

Ao minuto 11 Zarabi comete falta sobre Di Maria. O jogador do Vitória deveria ter sido advertido por rasteirar o adversário de forma imprudente.

6 minutos depois, amarelo a Lourenço por protestos. No mesmo lance Javi García deveria ter sido advertido igualmente por ter entrado de forma imprudente sobre um jogador do Vitória. Este lance escapou ao árbitro da partida mas Javi Garcia tem vindo a demonstrar um comportamento incorrecto em campo nos últimos jogos.

Ao minuto 25 Keita o foi advertido por entrada a David Luiz. Na minha opinião o jogador Forasteiro deveria ter visto o cartão vermelho directo porque a falta foi cometida com força excessiva. Duarte Gomes assim não entendeu.

No último lance digno de registo ao minuto 59 contra ataque do Benfica. Aimar sofre falta mas ainda consegue fazer o passe para o ataque da equipa da casa. Numa primeira instância o árbitro Duarte Gomes deu a lei da vantagem, mas como nos segundos subsequentes essa vantagem não se confirmou por intercepção do passe de Aimar, o juiz da partida voltou atrás e assinalou a falta sofrida. Este foi um lance que mostrou a atenção do árbitro no jogo, não beneficiando o infractor.

Apreciação global da equipa de arbitragem: 7. Duarte Gomes e os seus assistentes mostraram atenção no jogo. Na minha opinião o lance que marcou esta nota razoável foi efectivamente a não expulsão de Keita.

6 comentários:

  1. Concordo com a análise do jogo do F.C.Porto - os dos outros não comento -, mas já que falaste no lance do Fernando, devias ter acrescentado que ele agarrou a bola porque sofreu uma falta clara, que o árbitro não marcou...ou não?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Os lances referidos não os vou discutir nem discordar, mas como nao se fala do penaltie a favor do Slb, que quanto a mim a perna de Ramirez procura o contacto?!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a quase, quase globalidade das tuas apreciações, com 3 senãos:

    1. no jogo do FCPorto (vi os 90m), nada a apontar;

    2. no jogo dos Calimeros do WC XXI (vi grande parte dos 90m), pergunto eu:

    ao tal min26, Miguel Pedro quase vê arrancada a camisola do corpo por Miguel Veloso, que passada após passada, foi puxando, agarrando e impedindo o progresso... marcada a falta, o mesmo Miguel Pedro quer passar a bola de imediato, e é impedido de o fazer por um adversário... moral da história: Miguel Veloso, nada de nada; o amigo que se intromete, nada de nada; o Miguel Pedro, que protesta e bem (!), leva amarelo!!! admito, cada vez percebo menos de arbitragem.

    depois, pouco antes da expulsão do mesmo Miguel Pedro, o Pedro Silva, sim ou não, provoca uma falta julgo que sobre este mesmo MP, junto à linha, o que deveria ter dado o 2º amarelo?! pois, tb não viu nada.

    3. já dos GAYvotas, vi se tão pouco, uns 10/15 min e desliguei a ficha, antes que me surgissem os vómitos... no entanto, por coincidência, apanhei nesse instante, o lance da GP sobre um tal de gajo mais feio, qual bebuíno, com nome de atum... bem, se aquilo é penalty, ok, então, entramos no vale tudo... é que aquilo, desculpa a minha opinião, mas não, mas não é mesmo penalty em lado nenhum do mundo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Concordo totalmente com o Blue na análise do 1º amarelo ao Miguel Pedro.

    Os jogadores do Sporting não levam nada e ele por ter "pedido" amarelo é "premiado"...

    Esta lei... tem que haver bom senso do arbitro, mas eu sei como funciona:
    - se pedir amarelo com um gesto leva cartão amarelo
    - se pedir amarelo sem gestos e apenas com bocas não leva cartão

    ResponderEliminar
  5. Em Coimbra o Pedro Silva deveria ter sido expulso, mas jogou os 90 min!

    ResponderEliminar
  6. Aceito a crónica com uma pontinha de inveja. Eu não seria capaz de ser tão equilibrado, nas apreciações dos três encontros.
    PS. Cuidado com o exterminador implacável. Aquilo e tiros e bombas e chutos nas trombas.

    ResponderEliminar