28 setembro, 2009

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 6

FCPorto 1-0 SportingCP

Duarte Gomes. O árbitro da AFLisboa, teve um jogo complicado no Dragão, mas que conseguiu resolver quase todos os lances com bastante calma. Vamos então aos lances do jogo.

Raul Meireles, ao minuto 11, rasteira de forma imprudente, Liedson. Cartão amarelo bem exibido ao médio portista.

Minuto 16. Polga agarra Falcao. O jogador do Sporting deveria ter visto o cartão amarelo por tal falta. Mal aqui o árbitro.

Minuto 36. Abel rasteira Hulk, cortando um ataque prometedor. Advertência justíssima ao jogador do Sporting

Minuto 42, Raúl Meireles rasteira Abel. Não sendo uma jogada em que o jogador do FC Porto corta um ataque prometedor, nem rasteira o adversário de forma imprudente, não vejo que tenha sido motivo para segunda advertência e consequente expulsão. Bem a equipa de arbitragem.

Minuto 51, Polga rasteira Hulk no lance de grande penalidade. Nada a dizer a nível técnico e disciplinar.

Minuto 56. Fucile vê amarelo. Numa primeira instância, o árbitro da partida, bem, dá a lei da vantagem, para a seguir advertir o defesa portista por ter rasteirado o adversário de forma imprudente.

Ao minuto 59, fora de jogo assinalado a Postiga. O fora de jogo foi correctamente assinalado porque apesar do jogador não se ter interessado pelo lance, a bola efectivamente tocou no jogador, daí a falta. Mas o mais interessante foi que foi o árbitro que assinalou o fora de jogo e só depois deu a indicação ao árbitro assistente para este o assinalar. De referir que o árbitro tem tais poderes para assinalar o fora de jogo, mesmo que o árbitro assistente não tenha feito.

Ao minuto 71, Liedson cai na área do FCPorto depois de toque de Bruno Alves. Liedson aproveita a presença do jogador portista para se atirar para a relva, bem o árbitro da partida.

Minuto 78, Tomás Costa advertido por Duarte Gomes. Na minha opinião, a advertência não terá sido pelo jogador do FCPorto ter tocado a bola com a mão no momento do corte, mas sim, por comportamento anti-desportivo, por ter continuado a discutir o lance mesmo depois de parado, com João Moutinho.

Minuto 91, Miguel Veloso vê segundo cartão amarelo. Na minha opinião, o árbitro esteve bem ao advertir pela segunda vez o jogador do Sporting. Nada a dizer.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 8,5. Um jogo seguro da equipa de arbitragem, com um nível de dificuldade acrescido. Pequenas faltas tiraram a possibilidade da perfeição no trabalho da equipa. Nota não foi superior por não ter saído uma amarelo mais cedo à equipa do Sporting.



SLBenfica 5–0 LeixõesSC

João Capela. Primeiro jogo com os três grandes esta época. Vamos aos lances capitais.

Minuto 12, Aimar faz falta sobre Hugo Morais. Árbitro esteve mal em não assinalar falta, mas se o tivesse feito, na minha opinião, não deveria ter advertido o jogador benfiquista.

Minuto 19, Ramirez atinge Pouga com o joelho. Deveria o jogador do Benfica ter sido advertido por carregar o adversário de forma imprudente. O jogador do Leixões foi depois advertido, juntamente com Luizão por comportamento anti-desportivo, por se terem envolvido numa discussão. Bem aqui o árbitro.

Minuto 25, Pouga carrega Di Maria à entrada da área. Sanção técnica e disciplinar exemplar pela equipa de arbitragem. Pouga bem expulso.

Ao minuto 35, Tucker é advertido por ter pedido um cartão amarelo para Ramirez. O árbitro da partida esteve bem ao seguir as recomendações da Liga para este ano.

Minuto 45+2. Aimar é advertido. João Capela com excesso de zelo no amarelo ao jogador do Benfica. Sinceramente, não percebi a razão da advertência. Terá sido por ter mexido a bola depois do árbitro ter dito onde era a colocação da mesma? Se foi por essa razão, excesso de zelo do árbitro.

Minuto 54, Aimar cai na área do Leixões. Nuno Silva não faz qualquer falta sobre o jogador encarnado, este que acaba por cair quando sente o jogador leixonense por perto. Tal como não considerei falta no lance do Dragão que opôs Bruno Alves a Liedson, também não considero falta neste lance. Tendo sido falta, a sanção disciplinar é a correcta visto que era uma jogada de golo iminente, em que Aimar tem a bola controlada e está numa posição frontal à baliza sem oposição que não o guarda-redes.

Minuto 78, Ramirez cai na área do Leixões. Bem o árbitro em nada assinalar. Foi mais forte o jogador forasteiro a disputar a bola.

Minuto 89, Benitez rasteira de forma imprudente, Fábio Coentrão. Deveria ter sido advertido o jogador leixonense, mas o árbitro deixou passar.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 4,5. Alguns cartões mal dados e a grande penalidade mal assinalada ditaram o resultado desta avaliação. João Capela revelou falta de experiência em jogos envolvendo equipas grandes.

11 comentários:

  1. O Paulo Bento tem de tomar uns xanax´s antes dos jogos... aquilo faz-lhe mal :)

    ResponderEliminar
  2. Minuto 45+2. Aimar é advertido. João Capela com excesso de zelo no amarelo ao jogador do Benfica. Sinceramente, não percebi a razão da advertência. Terá sido por ter mexido a bola depois do árbitro ter dito onde era a colocação da mesma? Se foi por essa razão, excesso de zelo do árbitro.


    Está ofendido com este excesso de zelo, meu caro? É admirador do Aimar?

    ResponderEliminar
  3. Anonimo,

    sou grande admirador dos grande jogadores, independentemente das suas cores. Acima de tudo gosto do futebol e portanto gosto daqueles que sabem embelezar.

    Isso não me inibe de ter uma opinião sobre o comportamento do árbitro no lance em concreto

    cumprimentos

    Bluelife

    ResponderEliminar
  4. Caro Bluelife,

    Diga-me, ser isento e imparcial é muito complicado? Ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  5. tetracampeao,

    nada complicado... quando as caracteristas nos sao ensinadas desde pequeninos e portanto sao intrinsecas a nossa personalidade, não e nada dificil. Difícil é o convívio com pessoas com tais caracteristicas, mais ainda, quando essas caracteristicas são diferentes das nossas.

    cumprimentos

    Bluelife

    ResponderEliminar
  6. FCPorto 1-0 SportingCP

    boa análise!
    mas:
    esqueceste-te do amarelo ao veloso por simulação do Hulk...

    o raúl meireles rasteira o abel de forma imprudente, já que nem sequer vai à bola...

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Bluelife,

    Explica-me o sentido da frase: "...Difícil é o convívio com pessoas com tais caracteristicas (isenção e imparcialidade)".

    Não haverá aqui um erro qualquer?

    ResponderEliminar
  8. Nada a apontar desta vez... em total e completo acordo com a tua visão arbitreira desta ronda.

    Acrescentaria até que Raul Meireles, arriscou e de que maneira a um potencial 2º amarelo ainda na 1ª parte... mas o jacaré de amarelo, não estava para ali virado naquela altura... mas que foi arriscar para ficar no fio da navalha, foi sim senhora. Se esse tem saído do bolso, não ficaria escandalizado, é apenas o que me apraz dizer.

    Se no Dragão, assistimos a uma arbitragem 99% nula de erros, já no Touródromo da 2ª circular, assistiu-se ao mesmo, desde a 1ª jornada... qualquer tropeção numa erva do relvado menos aparada, dá direito ao penalty da praxe (foi só mais um para memória futura!!!)... e até mesmo a expulsão da praxe tb não faltou, desta vez até, em dobro... com o 1º amarelo ao Pouga a ser de bradar aos céus, depois de ter levado um trumfada do Ramirez à matador, que milagrosamente, vá-se lá saber o porquê, não foi alvo de qualquer sanção por parte do árbitro.

    Nada de anormal portanto nesta jornada... siga para bingo... foi apenas e só, mais do mesmo a que já nos vamos habituando desde a 1ª jornada.

    Se tempos houve em que era preciso jogar o dobro... este ano, ou muito me engano (espero que sim!), ou vamos mesmo ter que elevar a dosagem para o triplo, porque senão, já temos o destino traçado logo à partida.

    ResponderEliminar
  9. Sou leitor assíduo do blog e não posso deixar de mostrar a minha indignação com os comentários feitos sucessivamente nesta rubrica.

    Acho que é duma mais valia enorme para o blog ter um entendido na arbitragem a comentar de forma concreta os variados lances dos jogos dos grandes em cada jornada.

    Incrível é mesmo a reacção da generalidade dos leitores quando a análise não vai de encontro às suas pretensões/opiniões. Seria duma enorme elevação da nossa parte reconhecer, dentro do seio do blog onde todos adoramos o nosso Porto, que por vezes somos beneficiados e os adversários prejudicados. Lá fora defendemos os nossos com unhas e dentes na nossa "casa" não será necessário tal atitude.

    É que estar constantemente a criticar o trabalho, na minha opinião bem feito, do autor só mostra uma parcialidade imensa quando esta não seria necessária. Alguém tem algum problema que sejamos beneficiados num penalti? Já todos estamos vacinados contra a conversa da escumalha vermelha. Alguém tem problemas que o slmerda tenha um jogador mal expulso ou que seja mal anulado um golo aos calimeros? A choradeira que vem a seguir a mim dá-me para rir.

    Esta é a minha opinião e espero continuar a ver esta rubrica presente no blog pois só eleva o nível do mesmo.
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    O árbitro és tu !

    E eu respeito as decisões do árbitro.

    Na Super Liga, só vejo o Porto. O resto não me interessa.

    Eu acho que o cartão amarelo dado ao defesa do Sporting não é justificado, quando trava Hulk. Isto, no livre que dará o golo. Há falta clara, mas não é para cartão amarelo.

    Não entendo, pois, que a análise comece aos 11 minutos.

    Quanto ao resto, nada a dizer.

    A vitória do Porto é indiscutível !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Bluelife,

    Quanto ao FC Porto estamos em sintonia!

    Quanto aos nenucos não me apetece comentar pois já não aguento tanto penalty seguido e cartões afins!

    ResponderEliminar