14 setembro, 2009

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 4

FCPorto 4–1 LeixoesSC

Vasco Santos, árbitro da AFPorto, não teve muito que fazer no Dragão.

Ao minuto 8, falta de Fernando sobre Faiole. De facto, existe contacto e deveria ter sido assinalada falta, falta essa que ocorreu fora da grande área. Cartão vermelho não me parece o mais justo, visto que o jogador não estava enquadrado com a baliza. Cartão amarelo por mostrar.

Zé Manel rasteira de forma imprudente Álvaro Pereira ao minuto 14. Deveria ter visto o cartão amarelo, o jogador do Leixões.

Tucker, ao minuto 18, rasteira Falcao. Na minha opinião, e contra aquilo que o FCPorto pretendia, eu penso que não haveria lugar a mostragem de cartão amarelo. O jogador do Leixões jogou a bola, tendo sido falta pela tentativa de rasteirar do que pela rasteira em si.

Ao minuto 21, Álvaro Pereira cai na área do Leixões. Laranjeiro toca efectivamente no lateral portista, derrubando-o. Cartão amarelo parece-me exagerado, porque o jogador portista tem mais um adversário pela frente, logo não poderia ser ataque prometedor, nem tão pouco foi uma rasteira de forma imprudente.

Fernando derruba Faioli, cortando um ataque prometedor. O árbitro, bem, advertiu o jogador da casa. Lance ocorrido ao minuto 28.

Ao minuto 39, Benitez faz falta sobre Fucile. A falta é indiscutível, tal como a decisão de dar um cartão ao jogador leixonense, coisa que acabou por não acontecer. A dúvida é mesmo sobre a cor do cartão. Na minha opinião, amarelo (de forma imprudente), mas um vermelho não seria escandaloso em virtude de poder ser considerada uma falta com força excessiva.

No último lance do jogo, ao minuto 75, Leo cai com Helton. Não existe grande penalidade, o guarda-redes do FCPorto ganha posição e recebe um toque do jogador leixonense que acabam por cair. Na minha opinião, deveria ter sido concedida falta ao FCPorto.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 7. Vasco Santos e a sua equipa não tiveram grandes problemas, muito por culpa da decisão do jogo ter estado tomada desde muito cedo.



CFBelenenses 0-4 SLBenfica

O árbitro de Leiria, Olegário Benquerença, teve que intervir muito durante o jogo disputado em Belém. Vamos então aos casos do jogo.

Logo ao minuto 3, Mano derruba Di Maria. Apesar do aparato, o jogador do Belenenses apenas joga a bola. Advertência não adequada.

Ao minuto 19, Javi Garcia cai depois de supostamente ter sofrido uma falta de um jogador caseiro. Javi Garcia deveria ter visto o cartão amarelo por simulação, visto não ter havido qualquer contacto.

Falta de Fredy, ao minuto 20, sobre César Peixoto. Penso que o árbitro esteve mal, visto que a falta deveria ter sido assinalada exactamente ao contrário, por o jogador do Benfica utilizar os cotovelos na disputa da bola. Cartão amarelo ao jogador do Benfica também em falta.

Ao minuto 28, Mano derruba novamente Di Maria. Este é um lance difícil de analisar, visto que o jogador do Belenenses toca primeiro no jogador e só depois na bola na altura do tackle. Benefício da dúvida ao árbitro da partida.

Beto derruba Aimar ao minuto 37. Bem no capítulo técnico o árbitro, mal no capítulo disciplinar, visto que Beto derruba Aimar de forma imprudente.

Ao minuto 49, Javi Garcia é advertido por empurrar o adversário com os cotovelos. Benquereça tentou dar a lei da vantagem, mas fê-lo numa circunstância porque não se pode dar a lei da vantagem numa falta para cartão, exceptuando quando existe a oportunidade de uma ocasião clara de golo.

Decorria o minuto 56 quando Cardozo marca pelo Benfica. Bem o árbitro em não anular o golo porque, segundo a lei, o jogador só se encontra em fora de jogo quando está mais perto da linha de baliza que o penúltimo defensor e à frente da linha da bola, condição, esta última, que não se verifica.

Ao minuto 65, David Luiz derruba Fredy. Mal o árbitro no capítulo técnico e disciplinar, visto que este não só não marcou a falta como deveria ter assinalado, como assinalou pontapé de canto, quando o último jogador a tocar na bola foi o do Belenenses. David Luíz deveria ter sido advertido por rasteirar o adversário de forma imprudente.

No último lance do jogo, ao minuto 87, golo do Benfica. Quando se posiciona, Ramirez parece estar em fora de jogo no momento do passe de Coentrão. Benefício da dúvida ao árbitro da partida.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 7,5. Com um nível de dificuldade superior, Benquerença, na minha opinião, falhou algumas sanções disciplinares.



SportingCP 1-0 FCPaços de Ferreira

Bruno Paixão de Setúbal foi o árbitro de Alvalade.

Ao minuto 11, Sporting reclama grande-penalidade, mas pelas imagens disponíveis, não se percebe se com razão ou sem ela.

Ao minuto 16, André Marques rasteira de forma imprudente Filipe Anunciação. Árbitro bem na sanção técnica e disciplinar.

Ao minuto 29, o lance mais polémico da partida. Escaramuça em campo. Filipe Anunciação cai no relvado. Os jogadores do Paços de Ferreira pedem que bola seja enviada para fora para que o jogador seja assistido. Em primeiro lugar, os jogadores não têm que pedir tal acção, têm que jogar a bola e quem tem o poder de decidir se um jogador é assistido ou não, é o árbitro da partida. Depois, os jogadores empurram-se mutuamente e Paixão opta por advertir os dois jogadores envolvidos. Bem o árbitro nesta situação. O que a lei diz, é que deve ser advertido o jogador que se sobressaia na discussão. Visto ter acontecido de igual forma, parece-me a sanção disciplinar justa.

Liedson, ao minuto 33, é travado em falta por Ricardo. O árbitro deu a lei da vantagem e bem, porque nesta situação, foi um claro ataque prometedor e o melhor foi não interromper o lance. Na sanção disciplinar, o árbitro esteve igualmente bem.

Minuto 45+2. Pedrinha salta com Miguel Veloso, atingindo-o com os cotovelos. Cartão amarelo que ficou por dar, segundo as novas recomendações da liga.

Ao minuto 46, Leonel Olímpio, é rasteirado por trás de forma imprudente. Nas “barbas” do árbitro ficou por dar uma advertência e um livre directo.

Já a segunda parte foi parca em lances polémicos, tendo havido somente dois lances no final do encontro.

Ao minuto 85, Fábio Pacheco derruba de forma imprudente Postiga. Bem o árbitro em dar o segundo cartão amarelo e consequente expulsão.

Sete minutos depois, Baiano rasteira Liedson. Penso que a falta foi realmente cometida fora da área. Mas a sanção disciplinar ficou aquém da lei. O jogador do Paços deveria ter visto cartão vermelho directo por cortar uma jogada de golo iminente, com Liedson em controlo da bola e enquadrado com a baliza.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 4. Paixão e a sua equipa, dão a impressão que não sabem o que estão a fazer em campo, com muitas desatenções e decisões mal tomadas com clara dualidade de critérios.

11 comentários:

  1. Segundo o jornal Record 3 golos do Benfas foram ilegais. 2 em off-side e 1 q nasce de uma falta inexistente (tal como o da vitória desses anormais em Guimarães).

    ResponderEliminar
  2. A falta que origina o 3º golo dos Gayvotas não existe. O jogador do Belenenses chega primeiro à bola chuta contra o vermelho e a bola sai pela linha de fundo. Devia ter sido pontapé de baliza mas o árbitro foi amigo. No 4º há claramente fora-de-jogo.
    Já no 2º o golo é legal pois o Cardozo está atrás da linha da bola e não tem a ver com o corpo do jogador como referiu o palerma do comentador.
    O Javi Garcia, se jogasse no Porto, era expulso sempre que jogasse. O homem bate em tudo o que mexe, com cotovelos, com os pés e até com a cabeça. Como é dos mouros é agressivo no bom sentido...

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo o amigo Dragão66. O terceiro golo das galinhas estéricas aparece a partir de uma falta inexistente. E o quarto, carago, será que ele não viu mesmo ou fingiu que não viu o fora-de-jogo?!? O Ramires marcou quase dentro da baliza... dassseee!

    Quanto ao pénalti no nosso jogo, é evidente!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Parabéns pelo texto.

    Concordo com a tua análise.

    Como já escrevi, aqui, em comentário, existe falta não assinalada fora da area.

    Se é para cartão ou não não sei.

    Não sei se resulta duma intencionalidade ou duma falha técnica.

    De qualquer modo o árbitro és tu.

    E sempre me ensinaram a respeitar as decisões do árbitro.

    Não vi os outro jogos. E nem me interessam.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. O Bruno Paixão é um dos piores árbitros do futebol português. É um verdadeiro cancro! Ninguém percebe como é que este "passarão" é internacional. É por causa disto que ninguém leva a sério a arbitragem em Portugal.

    Eu tenho uma teoria: Tem um grande padrinho (na capital) e ainda recebe juros do célebre jogo de Campomaior que foi um dos maiores "roubos de igreja" dos últimos anos.

    ResponderEliminar
  6. Por mais tempo que vá passando, associo e sempre continuarei a associar esse Bruno "ladrão" a Campo Maior e à guerra "Jardel-José Soares". Por mais anos e jogos que passem, isso não vai ser esquecido por entre os portistas. Digo que foi dos maiores, senão mesmo o maior roubo a que assisti em toda a minha vida futebolística. Tinha eu "duas mãos" de anos e isso ficou-me marcado.

    E não mudou... esse árbitro continua um nojo!

    ResponderEliminar
  7. Não acompanhei a pré- temporada, e não sei qual as novas regras sobre o fora de jogo . Mas pelo que vi no jogo das Galinhas deve ter havido grandes mudanças ............ ou agora vale tudo !!!
    A vergonha do costume ....
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. São pouco facciosos na análise aos jogos do grande Benfica e do Sporting...Tremam!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu também me lembro muito bem desse CampoMaior-Porto.Que roubo!!Até a minha bisavó se irritou em frente à TV.
    Enfim....

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a generalidade da cronica com alguns comentarios:

    - A falta que da o 3º Golo ao Benfas nao existe, ele dá 1º na bola.
    - 4º Golo do Benfas, qual beneficio da duvida qual quê. Ele estava em fora de jogo e mais nada.

    Abraço
    ptmorpheus

    ResponderEliminar
  11. No que toca ao jogo do FCP, nada a dizer, portanto, tudo nos conformes... o lance do penalty, se lá, se colocaram dúvidas (eu próprio, mas isso, sou eu que estava no lado oposto do estádio e portanto, tenho um desconto), em casa, depois de ver as imagens, é limpinho como água e ponto final.

    Dos Gayvotas pouco ou nada vi do jogo, senão 1 único resumo do jogo na SIC Noticias... o 2º e 4º foram aparentemente duvidosos pelo posicionamento e conclusão dos mesmos, mas como disse, não posso falar daquilo que não vi ao detalhe, como tal, ressalvo apenas daqui, a «insistência» de molhar a sopa d'um tal de galático que ao que parece, vai acertando em tudo o que mexe, mas nada como vestir a camisola do regime invejoso, ridiculo e medíocre para «siga para bingo» que no passa nada.

    Por fim, nos calimeros, fui vendo o jogo aos repelões e para além da miséria do candidato este ano, ao que parece, do meio da tabela, dizer que Bruno Paixão esteve igual a si próprio... portanto, que melhor elogio lhe poderia ser feito?!

    ResponderEliminar