21 setembro, 2009

Os verdadeiros adeptos!

O FC Porto iniciou da pior forma o terrível ciclo de jogos que teve o seu começo em Stamford Bridge, frente à melhor equipa inglesa da actualidade. Se é certo que a exibição não foi má, e o Chelsea acabou o jogo a mandar “charutos” para fora da sua área, o que é o melhor elogio que se pode fazer à exibição do FC Porto, também não é menos verdade que há muito tempo as vitórias morais deixaram de constar no dicionário de um adepto do FC Porto, habituado a ganhar no campo e não no campeonato da “moralidade”.

Talvez por isso, a minha azia depois do jogo frente ao Chelsea tenha sido similar àquela que senti depois do jogo frente ao Braga. Provavelmente, fizemos a nossa pior exibição desde o começo da época numa péssima altura, aliás, na pior altura. A equipa não desenvolveu o seu habitual jogo ofensivo, e teve muito pouca criatividade no meio-campo, denotando claramente a falta de Beluschi, o suposto “organizador” substituto de Lucho Gonzalez, que agora joga no banco. Sem jogos nas pernas porque não esteve ao serviço da sua selecção e porque não jogou frente ao Chelsea, torna-se um mistério que o argentino não tenha iniciado o jogo de Braga. Se compramos um substituto de Lucho para o meter no banco, então se calhar sou eu que não percebo nada disto.

Outro dos assuntos incontornáveis, é o golo que sofremos. Neste particular, não tendo a certeza sobre se Helton poderia fazer melhor, acho que aquele golo revela um momento de desconcentração do brasileiro que pouco se fez ao lance para evitar o golo. Já são uns quantos jogos em que Helton nos brinda com as suas desconcentrações e erros infantis que acabam por não ter influência no resultado. Desta vez, um golo sofrido quase ao pé da bandeirola de canto foi fatal. Acho inadmissível para uma equipa como o FC Porto sofrer golos da linha lateral... mas enfim!

Não obstante todos os óbvios problemas de se perderem dois jogos consecutivos, é altura de unirmos esforços e apoiar a equipa incondicionalmente no próximo jogo frente ao Sporting. Conheço bem os profetas da desgraça aqui para os lados do Dragão. Quase sempre arrumam a viola no saco quando acaba a época. São os profetas da desgraça no tempo de Co Adrianse que anteviam uma época de fracasso… resultado: vitória no campeonato e na taça. E são os mesmos profetas do tempo de Jesualdo… resultado: três títulos consecutivos e brilhantes participações na Liga dos Campeões. Por isso, é bom que todos sem excepção apoiem nesta altura da época.

ps - Os verdadeiros adeptos são aqueles que apoiam nos momentos mais difíceis, não aqueles que vêm com o cachecol para a rua quando a equipa ganha!

28 comentários:

  1. Olá!

    Atenção às declarações do Domingos sobre o jogo.
    Dão para reflectir...com as quais estou de acordo...!

    Domingos: “A sorte também se procura…”
    O treinador do Sporting de Braga, Domingo Paciência, reconheceu alguma sorte no golo que deu a vitória diante do FC Porto mas salienta que o triunfo só foi possível por via de muito trabalho e empenho por parte dos jogadores bracarenses.

    “Acabámos por ser felizes no golo. Foi um jogo muito dividido, com oportunidades de parte a parte e com muita intensidade. Sabíamos que estávamos a defrontar uma equipa muito forte.”, afirmou Domingos no final do encontro.

    “ Não era por acaso que o FC Porto não perdia fora de casa há 10 meses. A sorte também se procura e o trabalho, empenho e disponibilidade dos jogadores foi excelente”, adiantou.

    Ao fim da 5.ª jornada , os “arsenalistas” somam apenas vitórias no campeonato e o treinador reconhece a grande expectativa que se está a criar em volta da equipa minhota.

    “Tenho consciência das responsabilidades que temos nesta altura. Sabemos qual o nosso objectivo, onde estamos e onde queremos chegar. É bom ganhar e sentir que a equipa está confiante. Temos a responsabilidade de ganhar jogo a jogo e o próximo é o Olhanense.”, rematou.

    PS - Se quiserem veja o meu comentário à actuação da equipa Azul e Branca no jogo com o Braga...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Pois é caro Jesualdo Ferreira o "maçarico" (treinador novato) do Domingos Paciência deu-lhe um autêntica lição de táctica, de estratégia futebolística!
    Quem ontem viu jogar o Braga apercebeu-se do actual sistema de jogo da equipa. Temos de reconhecer o mérito do Domingos Paciência, pois conseguiu mentalizar os avançados da equipa de que não basta saber atacar, também é preciso saber defender. Por isso, no Braga toda a gente defende e quando de posse da bola muitos disponibilizam-se para atacar, e, fazem-no bem. Outro aspecto que ressalta à vista do espectador é a facilidade de movimentação, de desmarcação dos jogadores, que a equipa do Braga põe em prática. A facilidade com que os seus avançados progridem até à baliza adversária em triangulações e tabelas fazendo circular a bola duns para os outros.
    Acabando por se transformar num espectáculo agradável para os apreciadores do Futebol.

    Jesualdo Ferreira: «O Sp. Braga ganhou bem.
    É evidente caro Jesualdo, que o Braga ganhou bem! Porque o Domingos demonstrou conhecer bem os processos de jogo e as características dos jogadores do FC Porto. O que significa que estudou e preparou bem a lição. Em contra-partida, o Jesualdo, deu a sensação a quem estava a ver o jogo, de não conhecer bem a actual realidade da equipa do Braga assim como a sua actual forma de jogar. Daí a ineficácia e por conseguinte a derrota da equipa do FC Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Meus Caros AMIGOS PORTISTAS:
    Já algum tempo que não entrava nestes comentarios. Faço-o hoje porque realmente ando chateado. Aborrecido com aquilo a que estamos a assistir. De um lado temos a lampionagem levada ao colo por tudo e todos de modo a conseguirem torna-los campeões, do outro temos um Braga que está até ao momento a fazer uma excelente campanha. Depois temos o nosso FCPORTO que em vez de se concentrar na obrigação que tem parece que após a primeira parte do jogo com o leixoes já pensaram que tinham tudo ganho e vá de abrandar e desmotivar. Ou então é algo de pior que não sabemos.Não é normal o FCP deixar de aproveitar as oportunidades que tem para se chegar á frente. E com o Braga foi isso que sucedeu. Andram desconcentrados e desmotivados não tendo sabido esta oportunidade. Tambem penso que este campeonato vai ser muito mais competitivo e por isso não se podem desperdiçar estas oportunidades. Mas enfim o que passou já não se pode alterar. Por isso penso que é hora de cerrarmos fileiras em torno da equipa fazer dela uma verdadeira EQUIPA unirmo-nos de modo a que no sabado perante o Sporting possamos no final ter a alegria da vitoria e com isso tprnar a ver a EQUIPA de animo levantado e com força para os outros jogos.Para isso mais do que nunca é necessario a união de todos os PORTISTAS desde os adeptos socios direcção equipa tecnica e jogadores. Todos unidos porque só assim se pode vencer. È que esta epoca a coisa não vai ser facil e por isso no final a vitoria sendo NOSSA terá por isso mais sabor.
    FORÇA PORTO UNIDOS VENCEREMOS

    276mqj

    ResponderEliminar
  4. RCBC,
    Estou completamente de acordo contigo, ainda falta muito campeonato e é nestes momentos que temos que apoiar o nosso PORTO!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Quando já nem o árbitro mais competente do campeonato consegue ser isento nos jogos dos lampiões está tudo dito!

    ResponderEliminar
  6. O FCP q continue assim caladinho...vai longe! As labaredas utéis não chegam!!!

    ResponderEliminar
  7. Esta é uma altura em que temos de ter calma e unirmos em torno da equipa.
    Lembro-me bem que o ano passado também tivemos algumas derrotas consecutivas, e conseguimos ultrapassar, fazendo uma época bastante satisfatória.
    Podem dizer-me que o Benfas é uma equipa sem defeitos, com todas as virtudes e mais alguma mas no jogo de ontem em Leiria viu-se bem que quando apanham uma equipa que não estende a passadeira vermelha, têm dificuldades. E novamente um penalty extremamente duvidoso acabou por lhes dar a vitória a poucos minutos do fim... Depois de Maritimo em casa e Guimaraes fora em que ganharam nos ultimos minutos com lances de bola parada, mais uma vez o penalty salvador...
    Por tudo isso, acho que o exagero criado em torno do Benfas (a aí incluo alguns portistas também) é uma situação que interessa sobretudo à comunicação social para vender jornais.
    Não é altura para alarmismos desnecessários... é altura sim para manter a calma e apoiar...
    FORÇA FC PORTO.

    ResponderEliminar
  8. Eu também assino por baixo, mas faço um apelo ao Calabote, para no caso de ele aparecer por aqui: - está na hora de reapareceres.

    ResponderEliminar
  9. Meus amigos, não está a acontecer nada que não fosse esperado, já o ano anterior as coisas se passaram assim, com indefinições,algumas contratações estranhas, saída de jogadores importantes, perdemos, fomos goleados em Londres, estivemos 5 pontos abaixo dos abutres, o Prof foi criticado, pedia-se a cabeça dele...
    A questão é que continuamos a fazer os mesmos erros, o meio campo foi mal reforçado sem um desiquilibrador no ataque,falta um avançado diferente e complementar do que temos, as bolas não chegam à frente, há jogadores mal como Meireles e Hulk,que deviam descansar e esfriar a cabeça(Hulk), as alternativas no banco para o meio campo são escassas a não ser que algum deles se afirme.
    O pior é que a concorrência directa está melhor, mais equilibrada e vai dar mais luta - embora esteja à espera de um estouro monumental- só que isso pode ser determinante se os deixarmos descolar muito e depois não conseguirmos chegar lá quando a forma regressar para além da injecção moral da descomunicação e dos árbitros.
    No entanto, vamos ter a cabeça fria, vamos continuar a apoiar pois a equipa vai decerto reagir.
    Mau seria estarmos já histéricos a bater em tudo o que mexe, vejam o que teria sido no ano anterior se o prof tivesse sido despedido!!!
    Mais ambição e concentração da equipa, mais controlo emocional dos sócios sem, claro, perder o sentido crítico mas construtivo, senão não vamos a lado nenhum e somos os piores inimigos de nós próprios.

    ResponderEliminar
  10. Aquando da publicação da lista de convocados, não dá como evitar sentir um vazio no que toca à linha avançada do FCP...

    Mas como águas passadas não movem moinhos, eu gostava que me explicassem porque não joga o Beluschi, não entendo a falta de garra do Hulk (porque ele tem-na, disso não temos duvidas) e o Helton... ò Helton, como consegues tu brilhar em Londres e disparatar em Braga ?!!

    Que este resultado tenha servido para alguma coisa... acorda Porto! Que nós, os adeptos estamos aqui como sempre. Os confiantes, os que te criticam (mas apenas porque não esperam outro resultado que não vitórias), todos sem excepção à espera de te ver vencer :)

    ResponderEliminar
  11. Nós estaremos sempre com a equipa! Tudo ao Dragão no Sábado dar a volta à situação, ganhando aos calimeros!

    O que se passou ontem é uma VERGONHA. Estamos na quinta jornada, este ano avançam cedo. Vai ser uma temporada muito difícil de conquistar. O problema não são os rivais directos, o problema é que para além de os derrubarmos temos de passar por cima de todo este "monopólio" que os protege e os exalta dia após dia!!

    O penalti não é duvidoso, não é penalti sequer!!!! O futebol é jogado com uma bola, e no momento em que há o embate entre os dois jogadores, já não há bola, porque foi CORTADA SEM FALTA pelo jogador da União!!

    Depois ouvimos o JJ a dizer que tem a certeza que é, ouvimos o Saviola dizer que assim sabe melhor ganhar e ouvimos e Aimar dizer que sofreu falta!!!

    E isto ainda é o início! Apelo também à união... somos nós todos, clube e adeptos que temos de lhes fazer frente!!!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  12. Continuemos a apoiar Jesualdo, pois com Bruno Alves a avançado de centro ainda nos vai dar muitas alegrias. Apoiemos o nosso simbolo Raul Meireles, exemplo de raça, velocidade, concentração, amor ao clube e que joga sempre no limite. Continuemos a saga contra Mariano Gonzalez, pois quando joga não ganhamos um jogo. Parabéns a quem faz isso.

    ResponderEliminar
  13. Taça de Portugal, dia 17 de Outubro no Dragão: F.C.Porto - Sertanense.

    ResponderEliminar
  14. Outra vez o sertanense, é impressionante! Três anos consecutivos. Mas desta vez no Dragão!

    ResponderEliminar
  15. Completamente de acordo com o artigo.
    Vamos com calma que isto ainda está no início.

    Temos que estar unidos e apoiar incondicionalmente a equipa.
    Com este esquema montado, todos os esforços serão poucos.

    Rumo ao Penta.

    Já agora, espero que isto
    seja uma brincadeira!

    ResponderEliminar
  16. Pois é, esta tudo a varrer a desilusão para o caixote do lixo e a fungar o nariz, preparando o futuro que é já ali. É isso mesmo, vamos sacudir este percalço e concentrar as vontades, pois no ano passado ainda foi pior e mesmo assim não nos venceram.
    O abutre já voa mais baixinho e se não fosse o Veterinário do apito, já tinha ontem partido as orelhas quando aterrou.

    ResponderEliminar
  17. Pergunta de algibeira: Em que estádio se realizou um Estoril - Benfica da época 2004/05, em que sendo escandalosamente beneficiado, o Benfica lá conseguiu vencer, depois de ter estado a perder? Até as chuteiras do árbitro foram emprestadas...

    Estádio do Algarve.

    Onde jogava o Benfica, cada vez que defrontava fora o Moreirense?

    Estádio 1º de Maio.

    E não foi nenhuma brincadeira.

    ResponderEliminar
  18. Esse GilVicente-Porto realizou-se a 29ª jornada..Salvo erro ja eramos campeoes..Acabamos o campeonato com 7 pontos de avanço.

    ResponderEliminar
  19. Desenkaninhado,penso que não.Ainda não eramos campoões aquando desse jogo.

    É hora de cerrar fileiras,arregaçar as mangas e trabalhar a sério!
    A cada ano que passa,a vontade de derubar o Porto aumenta,o embalo da CS&Cª cresce para o lado vermelho.
    Desde sempre conseguimos ser superiores a tudo isto,contra tudo e contra todos vencemos.
    Mas só o fizemos graças a uma enorme união e espírito de grupo!Afinal,a união faz a força.Temos que puxar todos para o mesmo lado,é claro que não ficamos satisfeitos com o que vimos em Braga,mas eles também não de certeza!

    É nestas alturas que os adeptos mais devem puxar pela equipa,não é quando já cheira a título ou fazemos grandes jogos.É nos momentos maus que temos que fazer dos adeptos e jogadores uma equipa só para derrotar quem quer que nos apareça à frente.

    Sempre aqui para ti PORTO <3

    ResponderEliminar
  20. Orgulhoazulebranco..acho que levavamos cerca de 10 pontos de avanço á entrada para essa jornada..Seja como for..situaçao completamente diferente da que se verificou no Allgarve...eles so se lembram do que lhes interessa...

    ResponderEliminar
  21. Não percam tempo a responder a frustrados q sonham todas as noites que um dia acordarão adeptos de um clube pentacampeão!

    ResponderEliminar
  22. Completamente de acordo, Amigo.
    Uma coisa é não estarmos satisfeitos (nós queremos sempre o melhor para o NOSSO FCP), outra coisa é iniciarmos as "guerrilhas" que só destroem. Vamos apoiar nos momentos mais difíceis como fizemos (a grande maioria) ano passado aquando do começo periclitante.
    FORÇA PORTO! VIVA O PORTO!
    Fernando Moreira - V. Real

    ResponderEliminar
  23. E pronto, depois de pensar que já tinha visto a roubalheira toda ontem, temos no proximo sábado um sporting de visita ao dragao, com os mesmos pontos que nós, fruto de, adivinhe-se...mais um penaltie inventado. Vendo ainda outro, nao sendo assinalado ao seu adversário.

    é como o Sr. Poncio diz: isto este ano parece um carnaval, e começou bem mais cedo..

    ResponderEliminar
  24. Desde que presto atenção ao futebol,e já o faço há uma catrefada de anos,não me lembro de uma unica época em que os dois de lisboa não sejam levados ao colo e beneficiados por todos os agentes ´ligados ao desporto!
    Se nos ultimos trinta anos conseguimos quebrar a hegemonia da pouca vergonha,foi porque atravéz de uma liderança forte mudamos de mentalidade!Portanto vamos abandonar o discurso miserabilista e continuar a confiar nos nossos dirigentes atletas e até treinadores!
    Temos de ser iguais a nós próprios,e ser isso é ser muito melhor que os adversários cujo valor é muito discutivel pois é apenas um produto de markting!

    ResponderEliminar
  25. Amigo RCBC, tal como EU próprio, tb acredito que tu és daqueles que nunca desistes, nunca dizes não, nunca largas o teu clube nas horas dificeis... este, é um desses momentos, e só os «verdadeiros», aqueles que verdadeiramente AMAM este clube, jamais desistirão, nem que seja contra tudo e contra to(l)os!!!

    Não obstante, tenho a minha opinião própria para algum défice actual na equipa que precisa urgentemente de ser solucionado/resolvido:

    1. a meio-campo, há que rapidamente encontrar uma solução para o défice que se vê a olho nú... Fernando, vai cumprindo a sua obrigação; Raul Meireles para além de em baixa de forma, tem que se multiplicar em funções, sendo normalmente visto em zona atacantes que não são propriamente a sua posição de origem; Belluschi, continua a não deslumbrar, porquanto entendo queres fazer dele um 8, para substituir Lucho, quando este, é um 10 e assim, nem é carne, nem é peixe... Guarin, coisa e tal, mas acho que ainda lhe falta alguma papa maizena para ser um indiscutivel no nosso centro do terreno.

    2. por fim, Hulk, sinceramente, não sei o que se passa com este portento de energia... chegou, deslumbrou, falou-se demasiado, idolatrou-se em excesso, e hoje, é o que está à vista de tudo e tolos... anda ali armado em vedeta da bola, carimbando amarelos atrás de amarelos, em 80% (!!!), por culpa própria, simulando mais do que jogando à bola, que é para isso que é pago, etc etc... se não há tomates para o colocar no lugar, talvez até o banco, e dar-lhe um banho mais que necessário de humildade, temo que não se lhe augurem tempos fáceis... na minha atenção que lhe vou dedicar doravante. Por ora, Varela e Falcao, são para mim indiscutiveis... se Hulk não arrepia caminho, venha de lá o CR10 para ajudar o colectivo, que para «paneleirices» e «vedetismos bacocos e parolos», acreditem, não tenho ponta de pachorra alguma... o meu clube, foi, é e sempre será unicamente o FC Porto, jogue o Tône, o Rato, o Culatra ou até mesmo o Bino. O meu aviso, fica dado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. ps - Os verdadeiros adeptos são aqueles que apoiam nos momentos mais difíceis, não aqueles que vêm com o cachecol para a rua quando a equipa ganha!

    tens razão pá. esta tudo bem. venha de lá essa venda e o cigarro. Está tudo bem. Grande Jesualdo.

    ResponderEliminar
  27. Nem é por alguem criticar algo, que significa que virou as costas.
    Não há lugar ao diálogo no Porto?

    Obediência e fê cega é muito mais perigoso

    ResponderEliminar
  28. Anónimo, não é obdiência e fé cega! Nós ganhamos quase tudo, vamos criticar quem e o quê desalmadamente??

    Criticar por criticar? Não, obrigado.

    ResponderEliminar