01 setembro, 2009

Rumo a Kielce na luta pela Champions...

O ANDEBOL do FC Porto, campeão Nacional na temporada finda, é a primeira das modalidades “amadoras” a disputar jogos oficiais em 2009/10. A equipa azul e branca inicia o campeonato no dia 12 de Setembro recebendo no «Dragão Caixa» o Sporting (em jogo a que assistirei ao vivo) mas já esta sexta feira (dia 4) começa a disputar na Polónia a fase de apuramento para a fase de grupos da champions League. Os dragões defrontam dia 4 os Polacos do KS Vive Kielce (anfitriões desta fase preliminar) e dia 5 os eslovacos do Tatran Presov, formações que se defrontam este domingo, dia 6. O vencedor desta fase passa à fase de grupos da Champions League de andebol enquanto os 2 vencidos serão relegados para a Taça EHF (32 avos de final).

Em caso de passagem à fase de grupos da Champions League (jogos entre 30 de Setembro e 7 de Março) os Dragões já sabem que ficam no grupo onde já têm lugar assegurado as formações do RK Gorenje (Eslovénia), Rhein-Neckar Löwen (Alemanha), MKB Veszprém KC (Hungria), HC Bosna Sunce Osiguranje (Bósnia) e Chambery Savoie HB (França). Na 1ª jornada deste grupo poderemos então ter um FC Porto-RK Gorenje no Dragão Caixa (30/9 a 4/10). Se o FC Porto cair para a Taça EHF joga a 1ª mão dos 32 avos de final a 10 ou 11 de Outubro (2ª mão a 17 ou 18 de Outubro). Se formos segundos do grupo, que se disputa este fim de semana em Kielce, jogaremos então na taça EHF, 1º fora no pavilhão do vencedor da pré-eliminatória dessa competição que colocará em confronto o Aalsmeer da Holanda e o Fram da Islândia. Se formos terceiros (últimos do grupo) jogaremos 1º em nossa casa frente ao Vardar Skopje da Macedónia. Ser segundo será sempre melhor que ser terceiro...

As perspectivas quanto a vencer este grupo de Kielce já eram complicadas e mais ficaram quando o FC Porto anunciou (discretamente) o abandono de carreira por parte do seu melhor jogador, Eduardo Filipe. No entanto mantenho uma secreta esperança que o novo técnico Portista, Obradovic, consiga tirar o máximo rendimento da sua jovem e valorosa equipa. Com Laurentino ou Jerkovic na baliza, Ricardo Moreira na ponta direita, Dario Andrade na ponta esquerda, Spínola ou Inácio na lateral direita, Álvaro ou Grilo na lateral esquerda, Mota ou Wilson a central e Tiago Rocha (na foto) como pivot, quero acreditar que este apuramento é ainda possível, vamos aguardar… E enquanto isso convém estar atento ao mercado porque o FCPorto ainda não disse que o plantel estava fechado...

Quanto ao campeonato Nacional de andebol, tal como já referi, a 1ª jornada inclui um sempre apetecível FC Porto -Sporting a 12 de Setembro. Na 6ª ronda temos um FC Porto -Benfica a 24 de Outubro. A fase regular termina a 20 de Março com um FC Porto -ABC Braga. Depois o campeonato terá uma II fase onde as 6 primeiras equipas (o campeonato tem 12) entrarão com metade dos pontos conquistados. No final da 1ª volta da fase regular (12 de Dezembro) teremos definidas as 6 equipas (6 mais pontuadas) que jogarão a supertaça no Arena Portimão reatando uma prova disputada pela última vez em 2003 com a vitória a sorrir, curiosamente, ao FC Porto. Esta prova vem, no fundo, substituir a taça da Liga depois da LPA (liga de clubes) ter sido extinta, no final desta última temporada, com a Federação a organizar agora todas as competições Nacionais da modalidade, 7 anos depois (o último campeonato organizado pela FPA foi em 2001/02 e foi ganho pelo FC Porto). Nestes 7 anos de Liga de Clubes o FC Porto foi campeão por 3 vezes, o ABC duas, enquanto Madeira e Benfica ganharam um campeonato, cada.



Quanto ao BASQUETEBOL, o campeonato inicia-se somente a 8 de Novembro com um FC Porto –Illiabum. Os Dragões deslocam-se a Ovar na 3ª ronda (22/11) enquanto na 7ª jornada temos um sempre emocionante Benfica –FC Porto (20/12). O FC Porto –Ovarense é a 21/2 enquanto o FC Porto –Benfica se disputa a 27/3. A fase regular termina a 25 de Abril com um FC Porto –Barreirense. Os 8 primeiros (dos 12 da fase regular) disputam depois o habitual Play-off. Já em Outubro os Dragões participam no troféu António Pratas com o 1º jogo, frente ao Maia Basket, a ser no Dragão Caixa no dia 3/10. Os Dragões, agora treinados por Moncho Lopez, actual Seleccionador de Portugal, partem para a nova época com o objectivo de conseguirem o título Nacional que foi ganho pelo clube, pela última vez em 2004. Terrell, Fantazia (?), Stempin, Carlos Andrade (?), Jorge Coelho, Rui Mota e David Gomes (?) são as aquisições para o plantel 2009/10 juntando-se a Figueiredo, Cunha e Marçal, entre outros…



Finalmente, no HÓQUEI EM PATINS, deve referir-se que a nova época começa a 26 de Setembro com a disputa da supertaça Nacional entre FC Porto e Benfica em Viana do Castelo, jogo onde tenciono estar presente. O Campeonato inicia-se a 10 de Outubro com um FC Porto –Candelária (as duas únicas equipas Portuguesas que disputarão esta época a Liga Europeia) e termina a 5 de Junho com um FC Porto –Física. Na 4ª jornada temos um Benfica –FC Porto a 31/10 e na 5ª ronda a 7/11 teremos um FC Porto –Viana. A recepção ao Benfica está marcada para 6 de Março de 2010. Esta época destaco ainda que o Nacional de hóquei só terá mesmo as 26 rondas da fase regular (14 equipas) não havendo II fase nem Play-off. O FC Porto parte para a nova temporada com os pupilos de Franklim Pais na busca do eneacampeonato. Mesmo sem Figueira e Caio parece-me que o FC Porto está até mais forte, em muito devido à aquisição do melhor jogador do Mundo, Pedro Gil (o 10º jogador do plantel será um dos juniores que serão treinados por Renato Garrido, inclusivamente, foi contratado pelo FCP a revelação Portuguesa nesse escalão, Rafael Costa) . Quem sabe se além do “enea” é mesmo desta que se consegue o título Europeu, 20 anos depois…

Um abraço do Lucho.

ps - Só amanhã, dia 2Set, é que estou de regresso a Portugal. Este post foi redigido até dia 24 de Agosto, pelo que, poderá ter havido, durante estes dias, alguma alteração nos plantéis das nossas modalidades, inclusivamente, coloquei alguns pontos de interrogação em possíveis contratações do basket porque não estavam ainda confirmadas. No hóquei, já se trabalha desde dia 24, enquanto no basquetebol, o 1º treino no Caixa é hoje, dia 1.

6 comentários:

  1. A isto chama-se informação completa e quando é assim até se perdoa a bicada sobre o Eduardo Filipe.

    Ó excelentíssimo senhor Presidente do BiBó-PoRto, carago!, as fotos?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Isto, meus Amigos, chamasse Serviço Público, no mais perfeito significado da palavra.

    O, por esta hora, quase «ex-cubano», nem mesmo longe, deixa de cumprir à risca a missão a que se destina a sua participação neste espaço de tertúlia do FC Porto...

    Depois de por aqui se passar a cada 3ª feira, não há mais razão para não se saber onde moram, o que fazem ou o que irão fazer, os nossos guerreiros de azul e branco, das ditas amadoras (profissionais).

    Que esta trilogia das modalidades, na época desportiva que agora se inicia, nos traga muitas e muitas alegrias, que é o que todos esperamos e mais desejamos.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem Lucho, informação mesmo muito completa, a colocar-nos a todos a par de como vai ser...

    Andebol, saída do grande Eduardo, mas também acredito que temos uma equipa capaz de seguir em frente para a fase de grupos da champions league. Vamos acreditar que é possível. Já tinhamos uma bela equipa, e acredito que os reforços ainda vão melhorá-la mais. Que Obradovic faça os entrosamentos correctos, e isto vai dar certo! Na primeira jornada contr os calimeros também lá estarei.

    Basquete, quero uma época que seja o oposto da passada! Moncho López, tem de ser o homem certo no lugar certo. Tirando o Rui Mota (eu ainda nem acredtio que ele veio mesmo!) os reforços para já estão a ser bem escolhidos.

    No Hóquei em Patins, vou ver se nesse dia 26 consigo fazer um desviozinho a Viana do Castelo. Calha mal as eleioções serem no dia seguinte, por isso o clássico FC Porto-scp também vai ser no Sábado. Esperemos que o horário não coicida e seja espaçado. Sai Caio e Figueira e entra o ENROME PEDRO GIL! Grande contratação, este sente verdadeiramente a camisola, nunca o escondeu em lado nenhum! E acho bem a aposta na formação para preencher o outro lugar.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  4. ANDEBOL:

    Não digo que seja impossível chegarmos à Liga dos Campeões, mas é muito complicado…
    Ainda assim, eu acredito!

    A nível nacional, temos equipa para lutar por todos os títulos até ao fim. Mas, na minha opinião, partimos atrás de sporting e slb, que conseguiram construir excelentes plantéis. Mas nós somos os CAMPEÕES! Nunca mais chega dia 12 e esse FC Porto-sporting…

    BASQUETEBOL:

    Temos equipa para lutarmos pelo título nacional. O grande adversário será o slb que manteve grande parte do plantel da época passada. Será uma luta apaixonante! Tenho um bom feeling relativamente a este plantel.

    HÓQUEI:

    Só a contratação de Pedro Gil já entusiasma qualquer um! O plantel é bastante equilibrado e com uma qualidade fantástica! Temos jogadores da categoria do Reinaldo Ventura e do Pedro Gil, a experiência do capitão Filipe Santos e outros que vão explodir definitivamente, como é o caso do Jorge Silva, Pedro Moreira e Emanuel Garcia. Temos equipa!
    Acredito no enea e sonho com o título Europeu! Aliás, o hóquei em patins “deve-nos” esse título!

    ResponderEliminar
  5. Não escapa mesmo nada a este blog.A informação por excelência =)

    Espero que seja um ano cheio de sucessos para o basket,andebol e para o hoquei.No basket,é dificil fazer pior que na época passada :s
    mas isso já lá vai,nova época,nova ambição.A aquisição do Stempin é uma boa jogada,não?
    O regresso do Pedro Gil é fantástico!
    Não duvido que falte ambição e vontade do vencer aos jovens andebolistas.

    Força e sorte a todos eles!

    Enea...JASUS!Só mesmo neste clube!

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao andebol... o porto é uma grande equipa !! Gilberto Duarte forçaa.. força Tiago Rocha ,não tens uma posição fácil e eu que o diga! ;)

    ResponderEliminar