20 setembro, 2009

A táctica da incapacidade...

assistência: --- espectadores.

árbitros: Pedro Proença (Lisboa), Tiago Trigo e Ricardo Santos; Pedro Henriques.

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo; Vandinho «cap.», Alan, Hugo Viana e Mossoró; Meyong e Paulo César.
Substituições: Paulo César por Matheus (80m), Mossoró por Madrid (82m) e Meyong por Diogo Valente (84m).
Não utilizados: Kieszek, Yazalde, Filipe Oliveira e Ney Santos.
Treinador: Domingos Paciência.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Varela, Falcao e Hulk.
Substituições: Falcao por Rodriguez (63m) e Raul Meireles por Farías (63m) .
Não utilizados: Beto, Belluschi, Mariano, Maicon e Sapunaru.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: Cartão amarelo a Falcao (25m), Hulk (27m), João Pereira (36m), Mossoró (44m) e Matheus (81m).

golos: Alan (69m).


No regresso para a liga Sagres, e com a possibilidade de assumir a liderança, saíram contas completamente furadas, somando o FC Porto a primeira derrota na competição, a segunda consecutiva se contadas todas as competições oficiais, e infelizmente direi, mostrando mais uma vez, como noutras (poucas, felizmente!), uma tal incapacidade de reacção à desvantagem, que já começa a merecer figurar nos livros como um case-study de cada vez mais difícil compreensão.

Guarin voltou a merecer a confiança do Prof. Jesualdo Ferreira para entrar de início nesta partida, quase com toda a certeza, em face da excelente exibição da última 3ª feira em Stamford Bridge. Não questiono nomes, mas posso questionar as opções e essas, fazem-me muita e variada confusão quando olho em volta e verifico que proscritos passam a titulares… e outros seguem o caminho inverso, não sendo sequer utilizados no jogo, quando se perde e quando se chega ao final do jogo com duas únicas substituições. Vide casos de Guarin, de Belluschi e até mesmo de Mariano. A sério que não entendo, mas isso são outras histórias.

Esta coisa de mudar a meio do percurso, e moldar o meu onze em função do outro onze, aumenta de maneira exponencial o risco, com as consequências à vista de todos, achando ainda que nesta coisa do futebol, nem sempre procurar “dividir para manter toda a gente contente”, será o melhor caminho a seguir… mas isso, sou eu que não percebo nada disto.

Portanto, passando ao jogo propriamente dito, ambas as equipas entraram em campo com disposições tácticas muito idênticas, e muito naturalmente, acabaram a encaixar-se, razão pela quase total inexistência de perigo nas zonas defensivas, e das poucas que foram surgindo, Helton e Eduardo resolveram sem grandes problemas.

Ainda que o FC Porto tenha sido a equipa que mais tentava provocar um controle do jogo, procurando permanentemente sair em transições rápidas por intermédio de Hulk e Varela, sempre com o apoio muito por perto de Falcao, não deixa também de ser verdade que os da casa, com algumas das suas unidades de ataque, manteve sempre a defensiva azul-e-branca em sentido.

Como resultado de tudo isto, o intervalo chegou com um nulo no marcador, mais que justificado, face aos equilíbrios de força que até ali se tinham visto.

E porque parece que os 15m de descanso nos fazem mal (mais uma vez!), foram os da casa a entrar mais dominadores. Hulk, desapareceu, Falcão idem aspas e até Varela dava sinais de ter regressado com o complicómetro ligado. Lentamente, os da casa foram crescendo, crescendo, até que a 20 min do final da partida, num cruzamento de Alan que parecia inofensivo, vê a bola bater no corpo de Varela e trair Helton, que apanhado de surpresa, poucas hipóteses teria de modificar a trajectória da bola.

Fruto desta desvantagem, Farias e Rodriguez recebem ordem de entrada no jogo, ocupando os lugares de Meireles e Falcão, que surtiram pouco ou nenhum resultado. Com o aproximar do final da partida, e já numa altura em que o coração já mandava mais que a cabeça, o nervosismo era por demais evidente, com consecutivas percas de bola de forma infantil e insistência irritante qb de se querer jogar e fazer tudo sozinho.

Apenas e já no período de descontos, se assistiu a dois momentos de frisson na baliza à guarda de Eduardo, que mais na primeira, que na segunda, brilhou a bom brilhar, negando o golo do empate, que na minha opinião, traria natural justiça ao jogo. Assim não veio a acontecer.

Muito sinceramente, e ainda que profundamente desiludido por assistir a nova derrota dos meus heróis num espaço de apenas 5 dias (ainda bem que é coisa rara, para não dizer, muito rara!), desta vez, mais que o resultado, que vale o que vale neste ainda inicio da «maratona» que terá o seu término só lá para Maio do próximo ano, preocupa-me mais a permanente incapacidade de reacção que o FC Porto denota, sempre que sofre um golo e se vê em desvantagem. Para quando uma mudança radical?!

Finalizo apenas dizendo que, até porque se avizinha a chegada dos agoirentos do costume, lembrando que apesar de tudo, o Prof. Jesualdo Ferreira conseguiu ganhar 3 títulos seguidos e prestações prestigiantes na Liga dos Campeões... além de que foi construindo sempre novos jogadores, ano após ano. Vale o que vale, cabendo a cada qual, dar-lhe a importância que bem entender.

36 comentários:

  1. Jogo bem disputado, jogado no limite, intenso como seria de esperar.

    Pena o falhanço clamoroso de Guarin, que nos deveria ter colocado na dianteira.

    De resto, Proença no seu melhor!

    off topic: Lucho marcou em França e o Atlético enfarda 4 na 1ª parte, frente ao Barça. Paulo Assunção mudou mesmo para "melhor"...

    ResponderEliminar
  2. Portista revoltado19 setembro, 2009

    O Porto quando não marca em primeiro é isto... E com este guarda-redes, que anda sempre fora da baliza a brincar... Porque raio o treinador não mete o Beto? E porque tirou o Falcão? Agora vai ter de ganhar forçosamente o próximo, com o Sporting. Mas pode ser que, mais uma vez, aprenda com as azelhices.E que venha depressa esse jogo com os queixinhas, para berrarmos o que vai cá dentro.

    ResponderEliminar
  3. Isto está bonito está! Mais um golo com penas oferecido pelo tocador de viola. E vocês, ainda continuam adoradores do Jesualdo? O único jogador que conseguia desbloquear aquele jogo, o beluschi, nem saíu do banco. Aliás, o mister ainda deve estar com o relógio no tempo em que só eram permitidas duas substituições, já que pelos vistos para ele a terceira não conta... Agora quero ver como vai ser para a semana, contra o Zbórdem. Já se conhece o historial Jesualdo vs Bento. Jogadores do porto a correr atrás dos da outra equipa, e resultado 0-0, ou pior... A minha única consolação são os lampiões não passarem para primeiro no final da jornada.

    P.S. Belas equipas que o Domingos faz...

    ResponderEliminar
  4. O jesualdo só inventa.

    Tira o Falcao!!! E depois? Bruno para a frente!!

    Belluschi não joga mais?!

    Mas ganhamos equipa!! lol...

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Vitória merecida do Braga.

    Um Porto irreconhecível. Demasiada falta de entroncamento entre as linhas.

    Pena que o penalti flagrante, contra o Porto,na primeira parte, não tivesse sido assinalado. Talvez tivesse acordado a equipa.

    Melhor em campo, quanto ao Porto, Helton. Grande defesa. O árbitro marca pontapé de baliza mas é canto. Grande esticão !

    Um Porto sem soluções no meio campo. Um Porto sem alas ( quantas bolas perdeu Varela ? ) Um Porto sem entrocamento entre as linhas. Hulk é o exemplo perfeito disto. Ou adiantado ou atrasado quanto à linha de passe.

    O golo do Braga foi ou saiu cheio de sorte. Mas há também que reconhecer que o Braga foi quem procurou a sorte

    Fundamentalmente, mas acho que já o escrevi, o Porto na SuperLiga é desfavorecido porque é o único a estar em competições de alto nível. Logo o desgaste por estar em várias frentes.

    Não perder qualquer ponto em casa, antes de tudo, e o penta é realidade concreta.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. O nosso treinador é uma miseria so inventa e vai cheio de medo para o Chelsea , hoje so porque o Braga está em primeira entra cheio de medo . Enfim...

    Temos equipa agora treinador a altura não

    ResponderEliminar
  7. Mas que raio de cambada é esta a poluir o blog?
    Não haverá quem ponha termo a isto? Um tipo já esta com um melão do caraças, e ainda tem de levar com comentários destes.
    Se não me engano o campeonato tem 36 jornadas, e essas abeculas já estão a pensar que esta tudo acabado?
    Fim de papo e viva o Porto!

    ResponderEliminar
  8. Jogo intenso sim, dificil sabia-mo-lo de antemao!!Jogo viril, sem grandes casos...
    Mas aqui expliquem-me uma coisa...este jogo estava pra realidade nacional como o de 3ª feira estava para Champions, e como jogou o Domingos fiel a sua estrategia..
    Em suma nervosismo e intranquilidade numa equipa que tinha acabado de ser ganha frente ao Champions, dá para entender.
    Nao vou dizer que desgostei do jogo, nao vou dizer mal de Guarin que ate me surpreendeu...Mas 5 jornadas, 5 pontos perdidos o Sporting na vespera de se deslocar ao Dragão podem encostar em nós!!
    Mais factos que nao criticas, Hulk longe de ser desequilibrador e fazer mossa..Penso que o resultado apesar de mostrar que o Braga venceu com alguma justiça porque fez um golo, acho que o empate seria o mais justo, ate porque Eduardo acabou por ser o seguro do resultado.
    Confesso que nao entendo parte do discurso no pós jogo de Jesualdo...nao achei que o jogo tenha sido tao mau por parte dos Azuis e brancos, palavras como vergonha parecem-me excessivas!!
    Na verdade e outro dos factos é que é que em 4 jogos fora oficiais temos 1 vitória..algo se passa com as transiçoes e nao o problema nao é so ausencia de Lucho ou o Meireles que nao esta ao nivel da epoca passada...
    Ja havia dito apos a derrota frente aston villa que acho confrangedor ver uma equipa que gasta milhoes em reforços acabar com Bruno Alves a ponta de lança...e nem discuto porque dou de barato a troca do FAlcao pelo Farias, mas que quanto a mim nao a faria..Depois desta feita faltou coragem pra retirar varela, nao me alongo muito mais porque ainda estou a quente e o que debito apesar de racional esta deturpado pela tristeza que sinto.Sabia que ia ser dificil, nao acho que tenha sido ou o fosse mais que no ano passado, mas doi-me muito ver que algumas das razoes para certos desfechos estao bem visiveis...
    Depois de ter-mos ganho uma equipa, agora juntamos nova vitória moral...só mais uma coisinha porque raio sofremos nós tanto golo esquesito...em 4 jogos fora temos 2 autogolos, e mais este que nao sei se bateu em varela, se foi mesmo defeito do cruzamento. Ja me esquecia este Alan foi um daqueles que nao servia!!
    Já me foderam o fim de semana!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Pois nao consigo dormir!!!
    Ja voltei a ver o jogo a procura do actos da equipa que provocaram vergonha no nosso Prof., ainda nao encontrei....será que quer arranjar bodes expiatorios e fazer sangue com um discurso acicatador de espiritos em vez de trabalhar melhor a equipa para o jogo frente ao Leoes!!!
    Nem tinha dado conta durante a transmissao in vivo que o Belusschi passou 45m aquecer..Meu Deus como pode um clube gastar milhoes num activo que nao sendo, que nao é o substituto de Lucho e nao arranja um modelo um desenho tactico capaz integrar essa unidade no Onze...Mariano pelo menos parece que tb lhe fez companhia...nao crucifiquem Helton no golo sofrido...Prof. Jesualdo leia estas linhas "conjunto atrevido, com barba rija, peito feito e futebol para encarar de frente todos os rivai". e tomo la mais estas "Claramente motivado, confortável com um futebol alegre e ofensivo, este Sp. Braga não perde princípios e convicções ", agora descubra as diferenças e esqueça que a areia para os olhos que tentou na conferencia de imprensa em mim nao colhem..discursos duros de ocasiao so pra evitar a critica...farto de ouvir verdades de Lapalice estão os adeptos....faça-me um favor ponha la este Fc Porto a jogar a bola antes de ter que sentir as coisas em perigo!!!

    ResponderEliminar
  10. Portista entristecido e desconsolado20 setembro, 2009

    Do site oficial do FCP: «...Quando, aos 69 minutos, o extremo bracarense procurou cruzar, nunca imaginaria o que se seguiu. A bola resvalou em Varela e sobrevoou Helton, abanando a rede do lado contrário, sem chance de defesa. Nessa altura, o jogo estava mais repartido do que nunca e o FC Porto tentava algo mais, puxando da qualidade dos seus jogadores e do seu labor colectivo...» Mas vimos o mesmo jogo? Porquê inventar? o Helton há muito que precisa de ir para o banco e o JF de deixar de pensar que todos os jogos se resolvem com acasos a favor, porque quando aparecem surpresas nem sabe reagir...!

    ResponderEliminar
  11. Nem me apetece dizer nada...talvez mais logo...foi uma facada inesperada.

    ResponderEliminar
  12. É isso mesmo, Orgulhoazulebranco, nem dá vontade de dizer nada, mas ainda á muito campeonato pela frente, e nós vamos conseguir o penta!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  13. Eu não sei o que raio lhes passou pela cabeça.Parece que lhes parou o relógio,que se esqueceram de tudo o que de bom fizeram até aqui,e relembraram o que fizeram menos bem.

    Não entendo.Vinham de uma derrota mas de uma boa exibição em Londres.Tinham a confiança dos adeptos.Que se passou,caramba??
    Foi um caso isolado ou este Porto tem mais problemas do que aquilo que pensamos??
    Brincamos aos cowboys é?

    Por muito bem que o Braga tenha jogado,é incompreensível tanta apatia e desconcentração.Foi de levar a um verdadeiro ataque de nervos.


    Foi o maior abanão que podíamos ter tido,e espero que os jogadores sintam o mesmo e façam aquilo que de melhor conseguem nestas alturas: UNIREM-SE.Como se uniram depois das três derrotas no ano passado.Como se uniram depois da goleada em Londres.Como se unem sempre que este tipo de coisas acontecem.Que se unam e trabalharem bem a sério,de forma a corrigir o que quer que seja que tenha que ser corrigido.
    Que alguém faça o Grito de Ipiranga.

    Não vale a pena vir com profecias de desgraça,agoiros e outras coisas que tais.Adianta um...carago


    Aaaii que esta semana vai ser loooongaaaa

    ResponderEliminar
  14. O Porto não jogou o suficiente. A verdade é que este ano os nossos rivais encurtaram distâncias. O Benfica e o Braga estão nesta altura da temporada tão ou mais fortes. O Jesualdo é uma merda. Tem sido campeão porque não há concorrência. Ora, este ano vamos ter que trabalhar mais. E ainda por cima a SAD não ajuda. Uma coisa é jogar com o Lucho, outra é jogar com Guarins ... PARA ONDE É QUE VAI O DINHEIRO DAS NOSSAS VENDAS? SERÁ QUE NÃO DÁ PARA MANTER OS MESMOS JOGADORES-CHAVE AO LONGO DOS ANOS?

    ResponderEliminar
  15. Quando o melhor sector do F.C.Porto é a defesa - excluindo o Helton -, acho que há muito pouco para dizer.

    Uma desilusão. Se após Londres fiquei com a convicção que estavamos no bom caminho e não iamos passar pelo mesmo pesadelo que passamos por esta altura da época passada, agora, depois desta pobre exibição, já não tenho certezas nenhumas.

    Se em Stamford Bridge, pelo grau de exigência, até nos podemos conformar com a derrota, ontem, não há nada que possa abonar em nosso favor.
    Um meio-campo, onde o melhor, mais esclarecido, mais dinâmico e mais construtivo foi o Fernando, explica muito a nossa derrota justa. Sem meio-campo não há ataque que resista, embora quer a Hulk quer a Falcao, principalmente, fosse de pedir mais.

    Vem aí o Sporting e depois o A.Madrid. O grau de exigência não vai ser o mesmo de Inglaterra. Que Jesualdo seja capaz de encontar o antídoto para resolver a irregularidade e regressar às vitórias.

    Depois dos jogos nem apetece vir aqui comentar...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Mais a frio, depois da típica noite agitada, com os demónios a aparecerem nos meus sonhos, aqui estou eu, ainda com o travo amargo da frustração bem vivo.

    O resultado, penalizador, expõe algumas das fragilidades portistas, ontem bem visíveis em Braga. Defesa sólida, imperial, não permitindo qualquer veleidade, apenas batida por um golo fortuito.

    Depois, é que são elas. Sem organizador de jogo, num meio-campo musculado e pouco empreendedor, o ataque ficou nos pés do trio atacante, claramente desinspirado.

    Hulk continua a não conseguir encontrar-se com os rasgos de genialidade, Falcao foi presa fácil e Varela o único a remar contra a maré, inconformado.

    Num jogo equilibrado, apenas uma transição rápida, um golpe de sorte ou um lance de génio poderia desiquilibrar. Infelizmente, ele surgiu, contra nós.

    A reacção final, feita com coração e sem discernimento, poderia ter dado um merecido empate. Mas, tal como aqui já se falou nos comentários, atacar em desespero, com defesas incorporados, dá muitas vezes nisto.

    Acho inexplicácel substituir Falcao, a meia-hora do fim, ficando sem qualquer avançado no banco, caso as coisas se alterasseM. E foi o que aconteceu.

    Agora, estamos pressionados. Não só pelo grau de exigência do próximo jogo, mas pelo Benfas. A pretensa qualidade galáctica deles não me preocupa minimamente, claramente empolado por Delgado e Cª.

    Mas, com pontos de avanço, vamos assistir ao de sempre: um colinho enorme, a partir de agora, com os árbitros vítimas de coacções enormes nos jogos da águia. Esse é que é o meu medo...

    ResponderEliminar
  17. Aconteceu! Esperemos que seja um exemplo sem igual!

    Que ao menos o resultado sirva para abanar consciências dentro do balneário! E nos fortaleça para as batalhas que aí vêm

    ResponderEliminar
  18. resultado claramente justo. hulk virou a simulador de faltas (ontem) e a cometedor de faltas (quarta). e ainda houve um penaltie contra por marcar.

    ResponderEliminar
  19. Tentando seguir a linha de Paulo Pereira, mais a frio, estou desiludido!

    Estou certo, que o FCP saberá ultrapassar esta má fase, como em outras, que já aconteceram. E antes no incio, que numa fase já irreversível.

    MAs, se na terça, Jesualdo (na minha opinia), pouca culpa teve, penso que ontem foi vísivel, aquela que é a sua principal debilidade enquanto treinador: ler o jogo. Errou todas as substituiçoes. Não percebo como poder tirar o goleador da equipa e um dos do campeonato, e acabar com Bruno Alves a avançado, esquecendo uma substituiçao para fazer, com Belushi a aquecer todos os 45m da segunda parte. Desgastante emocionalmente para este jogador, que passa de um titular a substituto não utilizado (por opção!?).

    Ressalvo ainda duas notas:

    1- Não percebo o tipico de criticas que fazem ao Guarín (não discutindo se mereceu ou não, a titularidade e os 90m todos). Este não jogou menos que todos os outros que lá andaram.. porque não apontam o dedos aos Hulks (que precisa do banco de vez em quando), ao Fernandos, aos Meireles, ao Alvaros, aos Fuciles, aos Brunos Alves, ect..nenhum esteve bem. Penso que a critica a Guarin é uma critica fácil, e que apenas é o bode espiatório de alguem que ao ve-lo a titular em inglaterra ficou frustrado, mas que a siua exibiçao calou tais vozes, e agora esta derrota até calha bem às criticas que lhe ficaram por fazer, caso tivesse jogado mal contra o chelsea.

    2- a 2ª nota vai, para a piada que acho, aquele que depois dizem: "Tao a ver, este Alan, era o tal que tb não servia.." - Só gostava que me dissessem, que este tal Alan, que marcou um golo cheio de "intenção", teria lugar neste plantel, ou se algum de vós enquanto treinador tinah coragem para o por no onze, em detrimento de algum Hulk, Varela Rodriguez..Enfim, haja paciencia.. pois é como dizem..esta semana vai ser longa e também já me estragaram o Fim de Semana.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Deste jogo, só gostava que me explicassem o seguinte;
    Porque raio a equipa só encostou e pressionou o Braga, nos últimos 10 minutos?

    Porque raio, só corremos para empatar?

    Será que era para o outro passar a ser história do Braga, depois de ao fim de 2 jogos estar quase com um pé fora do mesmo?

    alguma coisa não bate certo, e este adormecimento do Prof. trás água no bico.

    Quando o homem decide perder um jogo, a equipa aparece em campo na 2ª parte a dormir e a complicar. Nunca entramos em força? Porque será?

    Acho que assistimos a mais um "arranjinho" a moda do minho.

    Para que este não tenha a fama do outro, que levou 4 antes de saír, lá o deixaram ganhar o joguito.

    Não o merecia, pois este é homem com H e não é burro, nem rasteja como o outro. Viu-se na sua cara de chateado após o jogo na flash-interviu, para quêm quiser perceber do que estou a falar.

    O resto é música para jornais, ligas taberneiras, e aumento de assitências, para o Lis.

    Quanto ao jogo;

    Então com mariano e Belusshi no banco, não tentamos a 3ª substituição?

    Espero que agora que o fogo lhes chegou ao rabo, os jogadores se apliquem no próximo contra o Zporting, deixando os mesmos à distância.

    ResponderEliminar
  21. Este FC Porto tem ainda um longo percurso a percorrer para se aproximar das equipas que venceram o Tetracampeonato.

    Nas quatro jornadas anteriores, a equipa deu uma imagem pálida, só abrilhantada em alguns momentos dos jogos, recordo, contra equipas de segundo plano. Com o inicio do ciclo mais complicado (Chelsea, Braga, Sporting, Atlético Madrid)os Dragões abanam, apesar da melhor exibição da época em Londres, e já levam duas derrotas consecutivas.

    Talvez a «vitória moral» tenha contribuído para o mau desempenho de Braga. Os jogadores ter-se-ão envaidecido e convencido que a equipa portuguesa seria fácil de bater.

    É naturalmente especulativo tirar tais ilações, a verdade é que não é tolerável perder um jogo em que pouco ou nada se fez para vencer, e o pouco foi sempre muito mau.

    O Professor vai necessitar de muita reflexão e apostar sem medos nos atletas que melhor rendimento lhe garantam, sem olhar a nomes ou estatutos.

    O sinal de comando pertence-lhe e não basta confessar a sua vergonha.

    Vamos a isso enquanto é tempo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Calma caros Portista, não vamos já andar a dar facadas na equipa e no Jesualdo é a primeira derrota no Campeonato, jogamos mal e de facto não houve F.C.Porto no Estádio Axxa, houve sim 11 jogadores que quiseram resolver por si só o jogo, uns estavam cansados outros estavam nervosos.
    Perdemos é um facto, há que trabalhar e só no fim, se necessário é que daremos as facadas, agora é esquecer este jogo e pensar no próximo.
    É de referir uma citação de Hulk bastante importante, "Somos uma equipa guerreira e tenho a certeza que vamos ser Pentacampeões."

    Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  23. "Finalizo apenas dizendo que, até porque se avizinha a chegada dos agoirentos do costume, lembrando que apesar de tudo, o Prof. Jesualdo Ferreira conseguiu ganhar 3 títulos seguidos e prestações prestigiantes na Liga dos Campeões... além de que foi construindo sempre novos jogadores, ano após ano. Vale o que vale, cabendo a cada qual, dar-lhe a importância que bem entender."

    até o Adriaanse foi campeão. O jesualdo fez o que lhe competia. PRA VCS ESTA SEMPRE TUDO BEM!!!!!

    ResponderEliminar
  24. Eu não vi ojogo, ouvi algumas partes do relato e vi hoje o resumo.
    Continuo a pensar que o nosso problema é o meio campo, não há um médio ofensivo de qualidade, os passes são errados, não se constroi jogo e a bola não chega à área.
    E não me agradou nada o Hulk na entrevista dizer que o querem prejudicar... cheira-me a desculpas, que jogue bem e para a equipa e limpe a cabeça de fantasmas. Senão, banco com ele para esfriar...
    Também nõ entendo não se terem feito as substituições todas, talvez o Belluschi tivesse sido boa opção...
    Mas é tudo se, se..., perdemos mas há que levanta a cabeça, os campeões somos nós.

    ResponderEliminar
  25. A noite de ontem foi um desastre, e não foi só pela derrota, o “busílis” foi a atitude. A falta de criatividade e os tiques de vedeta do Hulk, são o espelho de uma arrogância “futeboleira” que a breve prazo o candidatará a Morcão. Confio no Professor, mas pareceu-me que ontem perdeu o fio a meada e não soube abanar com a equipe no intervalo.
    Falta muito campeonato e o ano passado sucedeu o mesmo, o campeão de inverno arrotava a “postas de pescada” e foi o que se viu. Espero que esta derrota da “fuleirisse” sacuda o orgulho daquele lote de jogadores e os empurre para a verdadeira raça de DRAGÕES.

    ResponderEliminar
  26. ..." Mas, com pontos de avanço, vamos assistir ao de sempre: um colinho enorme, a partir de agora, com os árbitros vítimas de coacções enormes nos jogos da águia "...

    Pego neste pertinente ponto do comentário do Paulo Pereira porque , também a mim , me parece que aqui reside o perigo maior .

    Não podemos deixá-los ganhar avanço sob pena de , então , funcionar tudo contra nós !

    ResponderEliminar
  27. Há uma tendência,eu diria que normal ou natural,para dramatizar as coisas quando surge a derrota.A tendência de desvalorizar o que de bom foi feito até então,e cair num poço de pessimismo e descrença.

    Então nos portistas nem se fala.E porquê?Porque não estamos nada habituados a perder.Se um empate muitas vezes nos tira o sono,que fará uma derrota aliada a uma péssima exibição.A derrota não liga connosco,incomoda,causa desconforto e angústia e uma vontade enorme que o tempo voe até ao próximo jogo,na ânsia de ver as coisas voltarem ao normal- à vitória.
    Somos exigentes por natureza e como tal não admitimos prestações como as de ontem.
    Sabemos que não é possível vencer todos os jogos,mas...mas ainda bem que somos exigentes.É feitio,mesmo.

    Não obstante,temos que acreditar que os erros vão ser corrigidos,como foram no ano passado,como foram em anos anteriores.Só é pena que seja preciso o abanão da derrota para mudar as coisas.

    Pouca gente estava à espera daquela exibição frente ao líder.Falhou tudo,quer a nível táctico,quer a nível de atitude.Uma noite para esquecer.Não houve um ponto fraco daquela equipa que não tivesse sido exposto.Foi o exemplo prático de tudo aquilo que NÃO se deve fazer para ser campeão.

    Mas o que interessa é que aconteceu mesmo e acredito que nenhum jogador do Porto tenha vontade de a repetir,bem pelo contrário,acredito que vontade de mudar as coisas não lhes falta.A união faz a força,e a união é algo que costuma ganhar evidência no grupo nestas alturas.

    Pelo menos,assim se espera.

    ResponderEliminar
  28. A derrota de ontem acabou por ser merecida, mas resignação não é coisa de portista, siga para o penta, já agora aqui fica um bom blog também;

    http://portoterraportuguesa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. agora não vêm anónimos falar de penálties inventados...vamos ter que ter mesmo muita força para conseguir aquilo que queremos.

    ResponderEliminar
  30. em Leiria, mais 3 pts roubados

    ResponderEliminar
  31. Falando sobre o jgo d'ontem...

    Não estava nada à espera de uma derrota! Sabia que era um jogo sempre difícil, mas por muito que o Braga tivesse a jogar bem, nunca pensei vir de lá sem pontos. Aconteceu. Segunda derrota seguida, não estamos habituados a isto! Não vou começar já a "malhar" no treiandor e nos jogadores. Mas no entanto não concordei com tudo o que vi...

    Porque é que o Belluschi não jogou um único minuto nos dois últimos jogos?

    Porque é que só foram feitas duas alterações também nos dois últimos jogos?

    Guarín por muito que tenha vindo a melhorar, parece-me um jogador claramente com mais características defensivas, poruqe razão inciámos o jogo ontem sem nenhum médio ofensivo? Meireles continua em baixo de forma.

    Até entramos bem. Melhores na primeira do que na segunda. Errámos demasiaods passes.

    Será mesmo preciso substituir o Falcao e depois andar a jogar com o Bruno Alves a ponta-de-lança??

    Como já li e bem, esta semana deve custar um bocado a passar, quero vingança no próximo Sábado!

    FORÇA TETRA-CAMPEÃO

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  32. A ROUBALHEIRA já começou! Um ESCÂNDALO a vitória das galinhas no Magalhães Pessoa! Somos nós que temos de lutar contra esta pouca vergonha! Nunca na vida aquilo é penalti, há um corte limpinho e o contacto é inevitável! Os comentadores nem na bola falam, incrível!

    ResponderEliminar
  33. Onde para a cambada dos “NN” que infestaram o blogue ontem?
    Obrigado pela limpeza. Caladinhos que nem ratos não?

    ResponderEliminar
  34. Neste momento devem estar a festejar a vitória que a APAF lhes ofereceu!

    Não é que até o Rui Santos disse que não era?! Vejam lá... agora só mesmo o palhaço de m**** do Jorge Jesus para dizer que tem a certeza que é!

    ResponderEliminar
  35. Acrescento Tripeiro:

    o jesus disse que era,porque viu três vezes o lance!

    Nem vale a pena dizer mais nada...

    ResponderEliminar
  36. Pessoal, isto está demais! Declaração do Saviola no fim do jogo: «Ganhar assim sabe melhor»!!

    Vergonha na cara!

    ResponderEliminar