10 setembro, 2009

Viagem ao “castelo” Portista de Viana...

A noite de 6 de Junho de 2009, ficará para sempre marcada como a do nascimento de uma “nova” palavra no léxico desportivo português. Octocampeonato, palavra invejada por “Dantas” e tantas pessoas…

Foi na acolhedora e bela cidade de Viana do Castelo que, após um jogo memorável e com um público a todos os níveis fantástico, o nosso FC Porto se tornava octocampeão de hóquei em patins, feito tremendo e inigualável de um conjunto de jogadores, treinadores e dirigentes com uma sede de vencer inesgotável.

Aproveitando o aproximar do início da temporada oficial de hóquei em patins, aprazado para o próximo dia 26 de Setembro, numa partida (Supertaça) a ser disputada em Viana do Castelo, contactei o Presidente da delegação do FC Porto daquela cidade para uma pequena entrevista, recordando a noite do “octo” e perspectivando esse encontro que nos pode trazer o 1º troféu da temporada 2009/2010.

Assim sendo, deixo-vos com a entrevista, agradecendo a disponibilidade do Sr. Ricardo Barbosa, um verdadeiro Dragão!


    RICARDO BARBOSA
    Presidente da Delegação do FC Porto em Viana do Castelo



    Caro Ricardo Barbosa, queira apresentar-se aos nossos leitores…

    Chamo-me Ricardo Barbosa, tenho 50 anos e sou natural de Meadela, freguesia urbana da cidade de Viana do Castelo. Oriundo de uma família da classe média, tradicionalmente afecta ao clube do regime que então vigorava, desde jovem sensível ao facto de sentir que o Norte e particularmente o Futebol Clube do Porto tinham necessidade de se afirmar e lutar contra o centralismo da capital. Não obstante o facto de ter três irmãos mais velhos que, muito por vontade do meu pai, enveredaram pelo apoio ao clube que então era "recomendado" aos Portugueses, abraçei a causa AZUL E BRANCA e, naturalmente, transmiti essa paixão à minha irmã, a mais nova dos cinco irmãos.

    Sou empregado bancário, profissão muito exigente e que me obriga a gerir criteriosamente os meus tempos livres de forma a poder dar o melhor a outras actividades de âmbito social, nomeadamente presidir à Delegação nº 19 do FC Porto, com sede nesta linda cidade de Viana do Castelo e dar corpo a outra actividade que me fascina, a música. Sou tocador de concertina e, mais recentemente, sou fervoroso aprendiz de guitarra portuguesa, além de cantar no meu círculo de amigos, sempre que tal se proporciona.

    Resta-me aquilo que me motiva e ajuda a enfrentar todos os desafios que se me deparam no dia-a-dia, seja a nível profissional, seja a nível de integração activa na comunidade vianense, a minha família, que deixei propositadamente para o fim, para que fique bem claro que, sem ela, não conseguiria de todo mobilizar-me e disponibilizar-me para o desempenho de funções tão abrangentes. A minha mulher é Técnica Superior de Saúde na Unidade Local de Saúde do Alto Minho e tenho uma filha com 16 anos e um filho com 9, que frequentam o 11º e 4º ano de escolaridade, respectivamente. À Graça, à Inês e ao Pedro, todo o meu carinho, apoio e desejo de repetidos sucessos.

    Refiro ainda que eu e os dois filhos somos sócios do Futebol Clube do Porto.

    Fale-nos um pouco sobre a delegação do FC Porto de Viana do Castelo e de como surgiu a ideia para a sua criação.

    A Delegação foi criada em 1993 por um grupo de Vianenses todos eles fervorosos adeptos do FC Porto, que corporizaram uma ideia que desde há muito se encontrava lactente na comunidade Portista de Viana do Castelo. A Delegação passou por momentos de alguma inactividade e, em 1999, disponibilizei-me, com um vasto grupo de adeptos e simpatizantes, a dar um novo incremento à associação, sempre em rigorosa consonância com os antigos dirigentes e os responsáveis das Filiais e Delegações do FC Porto.

    Mantenho-me, assim, há dez anos, como presidente da Casa do Futebol Clube do Porto de Viana do Castelo e tenho conseguido, sempre com a preciosa ajuda de colegas da Direcção, manter viva a chama do Dragão e ter uma Sede em funcionamento nesta cidade, procurando introduzir melhoramentos de forma a torná-la mais acolhedora e funcional.

    Enquanto Presidente da delegação, acredito que o octocampeonato conquistado pela secção de hóquei em patins em Viana do Castelo, num jogo fantástico com a Juventude de Viana, tenha sido um momento marcante da última época desportiva.

    De facto, sobre o jogo de hóquei em patins, vibrei calorosamente com a conquista do octocampeonato, pois não nego o carinho que nutro pela equipa superiormente dirigida pelo senhor Ilídio Pinto, brilhantemente assessorado pelo professor João Baldaia e pelo treinador Franklim. Desde cedo temos prestado apoio à equipa sempre que a mesma se desloca a Viana do Castelo, tratando muitas vezes da logística inerente a esse facto, sempre que o FC Porto tal nos solicita. Muito nos orgulha podermos ser úteis e sempre prestamos o apoio que todos merecem, seja antes, durante e após os jogos.

    Esse jogo em particular foi extremamente emotivo, como aliás têm sido os jogos contra a Juventude de Viana que dá sempre muita luta ao FC Porto.

    Por falar em hóquei em patins, no próximo dia 26 de Setembro, inicia-se a época com a disputa da Supertaça em jogo marcado precisamente para Viana com o SL Benfica. Podemos contar com a presença dos “Dragões” de Viana de Castelo?

    Obviamente que sim. A Delegação pede sempre aos adeptos e simpatizantes que se desloquem ao Pavilhão de Monserrate e que não parem no apoio ao nosso clube do coração. Mais ainda sendo contra o Benfica, o que tornará a partida e a vitória muito mais saborosas, se tal vier a acontecer. Creio que sim, e espero que a nossa equipa mostre nesse jogo a raça e o querer que a caracterizam, para levar de vencida o adversário.

    Quais as suas expectativas para a época que agora se iniciou a nível da nossa equipa de futebol?

    As minhas expectativas são, à semelhança dos anos anteriores, muito elevadas. Todo este panorama que se criou à volta de determinado adversário, é mais do mesmo, em meu entender. Podem falar em campeões de pré-época, campeões de inverno, que isso é assunto que, de tão repetitivo, me leva a acreditar mais que nunca que a nossa equipa de futebol vai levar de vencida os desafios com que se vai deparar ao longo da época. Todos os anos, o Clube tem gerido as saídas e entradas de jogadores com elevado profissionalismo e, mais uma vez, creio que temos jogadores que nos vão proporcionar grandes alegrias. Assim o espero e a todos desejo os maiores sucessos desportivos em nome da Delegação a que presido.

    Qual a sua maior alegria e tristeza enquanto adepto do FC Porto?

    A maior tristeza é sempre que o FC Porto ganha por menos de vinte pontos de avanço sobre os seus adversários... a maior alegria, é saber que somos cada vez mais e que o Universo Portista tem crescido de uma forma notável. Vamos em frente e podem contar com todas as Delegações para fomentar esse crescimento sustentado.

    Já conhecia o blog "BiBó PoRtO, carago!!"? Qual a sua opinião sobre este nosso espaço de paixão azul e branca?

    Confesso que não conhecia o blog "BiBó PoRtO, carago!!", tendo ficado agradavelmente surpreendido com o que tive oportunidade de ver/ler quando acedi ao mesmo. Parabéns e podem crer que ganharam um novo adepto desse espaço AZUL E BRANCO.

    Para finalizar, queira, por favor, deixar uma mensagem aos nossos leitores.

    A mensagem que deixo é de esperança e de confiança nesta imensa Nação Portista. Somos diferentes na forma como encaramos as nossas vitórias e somos os melhores no apoio a todas as modalidades que acompanhamos com fervor e com paixão. Não podemos baixar os braços e, tal como eu procuro fazer no dia-a-dia, devemos tentar passar a imagem do FC Porto junto da população mais jovem, inequivocamente marcada por esta onda de vitórias e por esta marca de qualidade onde só uma frase tem lugar, SER MELHOR E VENCER.

    Saudações Portistas a todos e obrigado pela oportunidade que proporcionaram à Delegação de Viana do Castelo.



    CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS:

    Morada [sede social]:
    Rua Ernesto Roma, Loja 16 B - 4900-502 Viana do Castelo (Junto ao Café N'Gola - Socomina).

    Morada para correspondência:
    Casa FCP Viana Castelo - Ao c/ Ricardo Barbosa - Rua António Feijó, 166 - 4900-442 Meadela.

    Contactos telefónicos: 92 750 7935.

    Inscrição de novos associados da casa do FC Porto:
    na morada indicada, com anuidade de 20 euros; grátis para todos os jovens até aos 20 anos.

    Vantagens em se tornar associado da casa do FC Porto:
    Disponibilização de bilhetes para assistir aos jogos do FC Porto em condições semelhantes às dos sócios do Clube, desde que os pedidos sejam efectuados através da Delegação;
    Visualização de todos os jogos na Sede, em ambiente AZUL e BRANCO;
    Participação preferencial em eventos organizados pela Delegação (jantar anual, deslocações ao Estádio ou outras).
    Contribuição decisiva para manter viva e incrementar a chama do Dragão em Viana do Castelo.



Um abraço,
Sevilha03

ps - se pretendes ver aqui divulgada/entrevistada alguma casa ou delegação do FC Porto da tua área de residência ou próxima, e/ou se tens informações que nos possas disponibilizar sobre a forma de contactar os seus responsáveis para podermos promover essa divulgação, contacta-nos através do email: sevilha03@gmail.com - O nosso obrigado.

16 comentários:

  1. Muito bem Sevilha. As casas e a carolice de tantos e tantos portistas, são fundamentais para que a chama do Dragão seja cada vez mais forte,

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais nada, devo saudar o meu amigo Sevilha03 e dar-lhe os meus parabéns pela forma como tem “vestido” a camisola do nosso blog demonstrando grande dedicação e uma enorme devoção (que já lhe conhecia) ao mágico FC Porto. Mais uma excelente entrevista com um grande Portista (Ricardo Barbosa), presidente da casa do FCP em Viana do Castelo.
    Os meus parabéns ao Presidente desta casa Minhota com votos de muito sucesso numa área em que o clube tem de continuar a investir e a apoiar pois a sua importância é tremenda. É nestes núcleos de simpatizantes que o clube vai crescendo e a Cidade de Viana é um exemplo de crescimento do FC Porto, principalmente nas gerações mais jovens.

    Por último, referir que nessa noite de 6 de Junho sofri à distância (estava num casamento) mas segui via sms as incidências dessa partida que nos deu o octo no hóquei. Na parte final saí da sala de cerimónia e vim para o jardim dar asas ao meu sofrimento e alegria falando por tlm com os meus amigos Delindro e Sevilha03.

    E assim, com posts como este se vai acendendo a chama de tantos e tantos adeptos, uns já totalmente doentes pelo FC Porto, mas também de outros que se vão apaixonando dia a dia, com as nossas glórias, as nossas conquistas mas também com a forma dedicada e repleta de sentimento com que a malta aqui do blog escreve as suas crónicas.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao Ricardo Barbosa por fazer alastrar a chama do Dragão por terras minhotas!

    E congratular o Sevilha03 pelo seu importante trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Se o tema fosse dizer mal do slbosta ou falar das tatuagens do falcao ou do Meireles isto já estava cheio de comentários. São assim os nossos adeptos.

    ResponderEliminar
  5. Os reforços contratados pelo Bibo-Porto, estão a demonstrar que valem todo o “gravetame” neles aplicados. Excelente e elucidativo texto a transbordar de orgulho pelo nosso Porto.
    SUPIMPA!
    PS: Tenha lá calmo anónimo, não venha "práqui" com um garfo, pois este post está a servir sopa.

    ResponderEliminar
  6. Já deixei os meus parabéns sobre este post, que dá alguma visibilidade a retalhos da vida, espalhados pelo mundo inteiro de uma dedicação valorosa e enxuta ao nosso FC PORTO. Renovo os meus PARABÉNS!

    Agora registo uma notícia que não é novidade, mas...

    A TRANSPARÊNCIA DOS GAYVOTAS. Como eles dizem «TRATAM DAS COISAS POR OUTRO LADO»... mas só o Boavista foi "culpado" de coacção arbitral, por um ex-dirigente...e "lixou-se"!

    Eis a notícia que acabei de ler no "rascord" on-line:

    «O delegado da Liga no Benfica-Nacional da temporada passada (0-0) foi suspenso por 18 meses por ter falsificado o relatório do encontro.

    Devido aos acontecimentos no final do encontro - árbitro Pedro Henriques anulou um golo dos "encarnados" nos minutos finais - Nuno Gomes recebeu 2 jogos de suspensão e uma multa de 1 000 euros por "por factos ocorridos no jogo e infração disciplinar", mas o comportamento do internacional português não foi "intencionalmente" mencionado no relatório de João Pedro Simões Dias.

    "Tal delegado presenciou, após o jogo, no túnel de acesso aos balneários e junto da equipa de arbitragem, comportamentos injuriosos de agentes desportivos e tais comportamentos lhe foram comunicados pela mesma equipa de arbitragem", lê-se no acórdão da Comissão Disciplinar da Liga divulgado esta quinta-feira».

    Lembram-se como os "gayvotas" contestaram o castigo, que era uma injustiça, blá, blá, seguidos da imprensa de sargeta e afins...
    A transparência deles cheira muito mal.

    ResponderEliminar
  7. Sevilha, gostava de saber se existe ainda uma Casa do F.C.Porto em Portimão, sei que já existiu mas agora já não se encontra no mesmo sitiu queria saber se acabou mesmo ou se mudaram efectivamente de sitio.

    Se pudesses responder agradecia, no blog http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt/ ou por email vddragao@hotmail.com

    Um abraço e excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Também existia uma casa do FC Porto na Póvoa de Varzim (a mais próxima aqui da minha residência) mas segundo me informaram (sem certeza absoluta) terá sido desactivada.

    ResponderEliminar
  9. IFFHS: Benfica é o nono maior clube europeu do século XX
    Real Madrid ocupa o primeiro lugar, F.C. Porto é 29º
    Por Redacção com PJC1234564 votos103 comentários O Benfica ocupa a nona posição no ranking dos maiores clubes europeus do século XX. A lista é apresentada esta quinta-feira pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e baseia-se nos resultados de todos os emblemas nas competições europeias realizadas entre 1901 e 2000.

    Para a elaboração desta tabela, a IFFHS contabilizou os pontos alcançados na Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus (8 pontos por vitória/4 pontos por empate), Taça das Feiras/Taça UEFA (6/3), Taça das Taças (5/2,5), Taça Mitropa (4/2), Taça Latina (4/2) e Supertaça Europeia (6,5/3,25).

    Ora, segundo estes cálculos, o Benfica totalizou 299 pontos, contra 115 do F.C. Porto (29º lugar), 68 do Sporting (47º) e 21 do V. Setúbal (110º).

    A classificação é dominada pelo Real Madrid, ficando a Juventus e o Barcelona com os restantes lugares do pódio.

    Classificação:

    1. Real Madrid (Espanha), 563,50 pontos.
    2. Juventus (Itália), 466,00
    3. FC Barcelona (Espanha), 458,00
    4. AC Milan (Itália), 399,75
    5. Bayern Munique (Alemanha), 399,00
    6. Inter de Milão (Itália), 362,00
    7. Ajax (Holanda), 332,75
    8. Liverpool (Inglaterra), 300,25
    9. Benfica (Portugal), 299,00
    10. Anderlecht (Bélgica), 231,00
    ...
    29. FC Porto (Portugal), 115,00
    47. Sporting (Portugal), 68,00
    110. V. Setúbal (Portugal), 21,00

    ResponderEliminar
  10. o slbosta é o mais maior grande e o 1893 está aqui sempre pronto para divulgar estes feitos do clube da pide.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado a todos pelos vossos comentários! :)

    Lucho,

    Vou tentar saber se a casa do FC Porto foi efectivamente desactivada. Se ainda estiver aberta, combinamos e vamos lá assistir a um jogo do FC Porto! :)

    Vitor Daniel,

    Penso que a casa do FC Porto em Portimão ainda se encontra activa. Tentarei confirmar essa informação e depois envio-lhe um e-mail.

    Um grande abraço para todos!

    ResponderEliminar
  12. Um grande abraço aos Portistas de Viana do Castelo!

    "A maior tristeza é sempre que o FC Porto ganha por menos de vinte pontos de avanço sobre os seus adversários... "

    x)

    ResponderEliminar
  13. Por último, referir que nessa noite de 6 de Junho sofri à distância (estava num casamento) mas segui via sms as incidências dessa partida que nos deu o octo no hóquei.

    Pois eu passei o jogo todo a olhar para o monitor do PC, a ver a imagem do logótipo de uma rádio de Viana que transmitiu o relato do jogo. Comentaristas facciosos, tendenciosos a ver e a relatar os acontecimentos na perspectiva da Juventude de Viana. Nunca falei tão mal na minha vida. Estava feito num "OITO". Palavrões, calão, insultos, nomes feios etc, até á explosão final, golo de OURO, PORTO CAMPEÃO!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns... a dobrar!!

    O primeiro, vai para o autor do post, o nosso novissimo Sevilha03, Amigo que conheci ontem, mas é como já conheça há milhentos, tamanha é a paixão pelo FC Porto que tb dali brota... aliada à simpatia do «jovem»! Amigo Sevilha03, tás no bom caminho... mto bom caminho... força com isso!!

    O segundo, vai para a casa do FC Porto de Viana do Castelo, na pessoa do seu Presidente, o Sr. Ricardo Barbosa, que muito simpaticamente, demonstrando uma personalidade à Dragão, prestou-se a ceder-nos 5min de atenção para a realização deste trabalho de divulgação que engrandece ambas as partes... o nosso espaço de tertúlia, mas tb a casa do FC Porto em Viana do Castelo.

    Que essa paixão azul-e-branca, nunca se apague ali prós lados do Minho... e essa casa, seja um antro de Portistas indefectiveis, que antes quebrar que torcer.

    Bambora a eles, que nem Dragões, c'um carago!!!

    ResponderEliminar
  15. Amigo Sevilha03, os meus parabéns por este teu excelente trabalho realizado! O crescimento do nosso grande Clube deve-se muito a isto, sem dúvida! Uma excelente entrevista que tive muito prazer em ler.

    Já agora, é pena que o dia da supertaça em hóquei em Viana, tem em futebol um FC Porto-lagartos às 19h15 do mesmo dia...

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar