01 março, 2010

Corados de vergonha

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

árbitros: João Ferreira (AF Setúbal), Luís Ramos e Nuno Roque; João Capela.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço e Grimi; Pedro Mendes, Izmailov, Miguel Veloso e João Moutinho; Yannick e Liedson.
Substituições: Daniel Carriço por Polga (74m), Miguel Veloso por Adrien (77m) e Izmailov por João Pereira (90m).
Não utilizados: Tiago, Saleiro, Matías Fernández e Pereirinha.
Treinador: Carlos Carvalhal.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Tomás Costa, Raul Meireles e Ruben Micael; Varela, Falcao e Mariano.
Substituições: Raul Meireles por Belluschi (46m), Mariano por Rodriguez (57m) e Ruben Micael por Guarín (57m).
Não utilizados: Nuno, Valeri, Nuno André Coelho e Miguel Lopes.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

golos: Yannick (6m), Izmailov (45m) e Miguel Veloso (47m).

disciplina: cartão amarelo para Miguel Veloso (12m), João Moutinho (16m), Bruno Alves (17m), Yannick (30m) Belluschi (73m), Helton (76m), Izmailov (77m), Liedson (78m) e Alvaro Pereira (90m).

E pronto. Como dizem os franceses, na sua musical língua, “c’est fini”. Acabou, e em grande. Entenda-se o grande como o modo que melhor caracteriza o descalabro a que se assistiu, no relvado leonino. A posição portista, depois da perda dos dois pontos em Matosinhos, era periclitante. Os azuis e brancos estavam obrigados a vencer todos os seus jogos, esperando pacientemente por benesses alheias, para que o duo que o precede perdesse a vantagem da independência.

Por momentos, ainda vivemos nas asas do sonho. A vitória frente ao Arsenal insuflou o ego de confiança. E essa, qual combustível necessário para façanhas homéricas, deu efeitos imediatos. Que o diga o Braga, seviciado em pleno Estádio do Dragão, com um correctivo inesquecível, aquecendo de esperança os corações dos apaniguados portistas.

E assim, antes de o rolar da bola em mais um clássico, as cartas estavam na mesa. Aquele palco, transformado em hora e meia num ringue onde a batalha a travar não teria tréguas, tinha dois contendores com estados de espírito bem diferentes. Do lado dos da casa, trajando de verde e branco, um pugilista repleto de nódoas, tantas têem sido as batalhas perdidas. Alguém à procura de uma dose cavalar de ousadia, ainda hesitante e inseguro, temendo represálias do outro lado. E quem estava do outro lado?

Nós. Fortes, Ancorados em quatro campeonatos vencidos de forma consecutiva. Conscientes do nosso valor. Poderosos animicamente. Que raio, tínhamos dado 5 “áqueles gajos”. Haverá melhor separador de águas do que esse peso no subconsciente leonino? Terem sido enxovalhados na Invicta?

Alguns ainda poderão tartamudear que os comandados de Carvalhal, sôfregos, estavam pujantes depois de despachar o Everton. Mas nem isso poderia, de nenhuma forma, retirar o favoritismo aos Dragões.

Felizmente, quando escrevo, faço-o adoptando as novas tecnologias. Computador ligado, página em branco do Word aberta, e pensamentos e sentimentos desnudados, de forma febril Escrevesse eu à antiga, numa daquelas máquinas de escrever manuais, e já várias folhas se amontoariam, no chão, rasgadas pela frustração.

Existem derrotas que doem. Esta não é, por incrível que pareça, uma dessas. O que a torna singular. Com ela, perdemos qualquer possibilidade de vencer a prova máxima do futebol português. Com ela, aliás, vegetaremos até final num modesto e impensável terceiro lugar, longe dos holofotes da Liga dos Campeões, nossos velhos conhecidos. E mesmo assim não me dói. Pareço anestesiado. Mas recordo, depois de matutar seriamente neste assunto, que isto é algo pior que a frustração. É conformismo.

O jogo provou várias coisas. A primeira é que eles quiseram vencer. Nós, nem por isso. A segunda coisa comprovada é que Carvalhal, causticado violentamente nas últimas semanas, não perdeu o tino. Estudou o adversário. Provavelmente, de forma obsessiva. Sabia que o perigo portista vinha de vários lados. E secou-os, de forma exemplar.

1. Se Varela e Mariano – mais o 1º do que o 2º - são autênticos inimigos públicos das defesas contrárias, o treinador leonino sopesou as suas opções para a partida. Terá sido tentado a recuar Miguel Veloso para o lado esquerdo da defesa, procurando eliminar as ameaças de Fucile e Mariano. Optou por outra, que não lhe roubaria o talento, a capacidade táctica e o remate pronto do médio sportinguista. Deu a titularidade a Grimi, verdadeiro sinónimo de permeabilidade, mas agrilhoou o jogo do opositor, com as instruções conferidas a Miguel Veloso. Este, desde cedo, tornou-se uma espécie de anjo da guarda do lateral leonino, cerceando qualquer iniciativa atacante pelo lado direito. No flanco oposto, mais do mesmo. A explosividade de Varela não encontrava o seu aliado tradicional. Espaço. Sem ele, o extremo portista sufocava, pela impiedosa marcação de que era alvo.

2. Com os extremos estrangulados, o perigo azul e branco só poderia vir de Ruben Micael, o novo maestro do ataque do campeão. Para isso, a vantagem numérica, na zona do meio-campo, começou a dificultar a tarefa portista. A combatividade e agressividade leoninas colocaram em sentido o triângulo de Jesualdo. Sem o seu habitual pêndulo, lesionado, o controlo do jogo esvaiu-se, desde cedo. Meireles e Tomas Costa viam-se sistematicamente ultrapassados pela velocidade imprimida nas transições defesa-ataque, por parte do Sporting. As marcações, estilhaçadas pela mobilidade dos médios leoninos, permitiam ofensivas rápidas, ora por Izmailov, na direita, ou por Djaló, na esquerda.

E assim, de forma submissa, foi-se assistindo ao impensável. À construção de um resultado pesado, humilhante e inteiramente justo. Uma equipa sempre à deriva, incapaz de assumir as despesas do jogo, de lutar indomitamente. Simplesmente, incapaz de reagir. E era tão pouco o que se pedia.

A defesa, intranquila, perdia segundas bolas, aliviava de forma nervosa, agia por impulsos. Mais vitimas do que réus, perante a avalancha de futebol que lhe aparecia pela frente, Bruno Alves e Cª estiveram irreconhecíveis. Se o golo madrugador apenas auxiliou a intranquilidade, o golpe fatal do destino desenhou-se à beira do intervalo. O segundo golo, antes de um retemperador hiato, sentenciou o inevitável. A derrota. À imagem do técnico, incapaz de reagir, a segunda metade escarneceu dos vãos intentos. Novo golo madrugador, amputando uma previsível reacção, e o mesmo de sempre. As substituições sem qualquer essência. Como se efectuadas de forma mecânica, utilizando os conhecimentos adquiridos em manuais empoeirados.

Pouco mais haverá a escrever. É, espero, o fim de um ciclo. Com tempo para preparar outro. Acomodados, não vimos os sinais de perigo. Deixamos que os outros se fortalecessem. Continuou-se a contratar, sem critério, deixando nas mãos de um técnico pouco dado a rasgos de brilhantismo um plantel desequilibrado. E assim, só nos resta engolir o orgulho e passar por um momento de verdadeira tormenta. Assistir à festa dos outros.

Análise final: Falta dizer alguma coisa? Penso que não. Eles correram mais do que nós. E venceram. Bem.

Melhor do Porto: Os adeptos. Todos aqueles que enfrentaram a intempérie que se tem abatido sobre o País, calcorreando centenas de quilómetros, gastando preciosos euros, com provável influência no orçamento familiar, para dar apoio. Para gritar o orgulho de ser portista. A esses bravos junta-se uma imensa maioria, sofrendo em casa, sentindo a alma dilacerada. Mas todos sabendo que perdemos uma batalha. Perdemos igualmente a guerra. Mas não perdemos a identidade. Aquilo que somos. E somos bem mais do que aquilo que foi mostrado dentro do campo.

Arbitragem: Sei quem é o João “pode ser” Ferreira. Mais do que o árbitro predilecto do Orelhas, ele é um juiz competente. E digo-o sem ponta de ironia. A sua presença, hoje, em Alvalade, constituiu apenas mais um atentado à credibilidade do futebol português. Culpa dele? Evidentemente que não. Envolvido na polémica do túnel, tendo sido o seu relatório a base usada no castigo aplicado a Sapunaru e Hulk (e, em abono da verdade, João Ferreira apenas escreveu o que viu), o juiz deveria ter sido protegido, evitando repercussões de erros que acontecessem no clássico. Pisando uma panela de pressão, o juiz safou-se. Com nota positiva. Conseguiu cercear a agressividade dos jogadores leoninos, pródigos em entradas duras. Ajuizou quase sempre bem, cometendo apenas alguns pecadilhos em questões secundárias. Não foi por ele que perdemos.

77 comentários:

  1. Quem tem medo compra um cão, mas a cautela fui consultar o professor “karamba como Karaças” e reproduzo aqui a sua antevisão, para sossego dos menos incrédulos em relação ao embate de logo.
    Os próprio kalimerios ton cum moralis nos alta dispois de ganhar os bifes dos inglaterra, mas os dragão tem nestes horas um pumjança fortis mesmo, e os vontade de vingar os Buraca negro dos igreja galinheiros dos águia gatunos. Vai no paz dragão, que os vitória logo está no mala. Tichigum malek sifilistic nos batalha, dassss…
    Vim mais sossegado, até por que prometeu devolver-me os cinquenta cêntimos da consulta em caso de empate ou o dobro em caso de derrota.

    ResponderEliminar
  2. fimoze, muito bom! nos gosta de us komentario com maninga humor em dia de maninga chuva e cinzentume...

    ResponderEliminar
  3. Andebol, Benfica 23 - F.C.Porto 25.

    Ena pá que azar, o Carneiro isto, o Benfica aquilo, o Candeias aqueloutro...O F.CPorto pede desculpa por ter ganho.

    Sobre isto, não digo nada:
    Sampaense Basket 85 - FC Porto Ferpinta 73

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. e sobre futebol e peneiras alguem me sabe dizer alguma coisa!!!Tenham respeito por os adeptos e mostrem respeito por todas as equipas!!!É uma vergonha pensar que só porque se faz um jogo que as coisas correm a preceito ja se acham os melhores...
    Humildade e correr é que ganham jogos!!!

    ResponderEliminar
  5. Ao intervalo.
    Será que o professor karamba tem que me dar um euro?

    ResponderEliminar
  6. Palavra de honra que não sei o que pensar deste Porto versão 2009/2010

    parece uma montanha russa!
    vai do 8 ao 80 num instante...

    ResponderEliminar
  7. ja era tempo era de mudar tudo de vez

    alguem me consegue mostrar de novo os 5 amarelos que o veloso tentou levar??

    pa levar vermelho e preciso que?? 6??

    parecia que a unica coisa vermelha la era o apito

    ResponderEliminar
  8. Não jogámos um crl. Falta de vontade de muitos jogadores, mas o homem do túnel fez exactamente o que lhe competia. Fora de jogo do izmailov no 1º golo, penalti por marcar sobre o Falcao, fora de jogo mal tirado ao Falcao quando estava 1-0

    ResponderEliminar
  9. Este texto espelha muito o que me vai na alma...
    mas é que a mim dói mesmo...e de caraças...longe do Penta,longe da Champions por todos os motivos e mais alguns...não foi hoje que perdemos o título,foi em casa com os pastéis e com os castores,foi em matosinhos com os peixeiros.Com ou sem andores,o Porto teve tudo para ganhar esses jogos.E falo apenas desses jogos pois foi aí que perdemos os 6 pontos que nos afastavam do primeiro lugar antes desta partida.

    É um Porto sem consistência,incapaz de agarrar de vez a dinâmica de vitória que põe os outros cheios de medo e a alma sossegada e,ao mesmo tempo,empolgada.
    Com azar,roubos,sim.Mas sem mística de Dragão em demasiadas ocasiões.Pois isso é quanto basta para derrotar tudo e todos!

    Meus caros,não se pode ganhar sempre.A verdade é essa.Nunca nos cansamos de vencer,de ser mais fortes,mas todas as regras têm excepções.
    Interrompe-se aqui um ciclo de títulos saborosos.Malta,foram 4!

    O Penta acabou mas a época não.
    Ainda temos muito para ganhar,o principal já se foi,mas ainda há mais para vencer.

    Não escondo hoje nem nunca as cores do meu coração.
    As lágrimas escorrem-me pela cara mas continuo aqui.Firme e 100% apaixonada pelo F.C.Porto como era passado,como sou agora,como serei no futuro.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez se viu que esta equipa quando não marca um golo cedo, não consegue fazer um bom jogo. E então quando sofre um golo cedo, salvo raríssimas, muito raríssimas excepções, é um descalabro... Agora há que olhar o futuro, devendo começar a Direcção a planear o futuro - pois Pinto da Costa não pode vencer sempre, mas tem vencido a maior parte das vezes.
    Custa perder, mais assim, depois de toda a maquiavélica campanha orquestrada pelo mundo da bola encornada... Contudo, o clube deveria pensar em todas as possibilidades legais ainda possíveis, ou o que ainda for possível.
    De qualquer forma, não se pode vencer sempre, agora é custoso assim, mas enfim...

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    O Sporting estava numa nuvem e nesta ficou. A confiança que tinham nos remates de meia distância mostrou essa confiança.

    O Porto perdeu o jogo no meio campo porque não tinha um recuperador. O primeiro quarto de hora foi asfixiante porque faltou Fernando ou um recuperador acho eu.

    Também não entendo que se alivie para a frente e não para o lado, o que dará o primeiro golo do Sporting.

    Creio que tudo se jogou nos vinte primeiros minutos. E talvez o penalti não assinalado sobre Falcão mudasse o curso do jogo.

    Mas penso que o meio campo do Porto não teve um recuperador. E foi aí que o jogo foi perdido.

    Mas, quanto a mim , não há crise : Portuense e Tripeiro fui, sou e serei !

    E Viva o Porto !







































    Existe un penalti claro sobre Falcão , ainda ou logo após esse quarto de hora que poderia ter mudado ou não a história do jogo.

    Eu continuo tripeiro e portista !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. Não há em nenhum campeonato, em nenhum país do mundo uma equipa que ganhe sempre, consecutivamente em todos os anos, não deixando que os outros, nem que seja de 10 em 10 anos, vencer alguma coisa.
    Dito isto, penso ser necessário desdramatizar o adeus prático ao título no mau jogo de hoje em Alvalade. Ninguém morreu, o mundo não irá acabar e o FC Porto continua, bem como o campeonato e outras três competições em que ainda mantemos intactas as nossas possibilidades de vencer…
    Sim, é um facto que perdemos hoje e perdemos justamente frente a um adversário que efectivamente foi melhor. Mas não podemos, de forma estúpida e acéfala, considerar que os problemas desta época se resumem ao jogo de hoje. Empatar com o Belenenses, Leixões ou Paços de Ferreira significou por exemplo perder 6 pontos…6 pontos que foram perdidos frente a equipas miseráveis, em jogos com várias peripécias, algumas delas estranhas…Estes 6 pontos sim, é que foram inadmissivelmente perdidos…
    Já sei que agora vão aparecer os profetas da desgraça, os que detectam todos os problemas do FC Porto, da sua direcção, dos seus jogadores e de tudo e mais alguma coisa…Sempre que o FC Porto perde é o mesmo de sempre…Curiosamente, esses só saem da "toca" quando as coisas correm mal...
    E já agora, é bom que as pessoas não se esqueçam de que ainda somos campeões…
    E sim, o meu sentimento de frustração é grande…talvez amanhã, este sentimento esteja mais desvanecido…FORÇA FC PORTO!!!

    ResponderEliminar
  13. Até o lavar dos cestos é vindima...
    Sou mais um dos conforamdos com a derrota de hoje, mas...
    Mal de nós se a equipa entregar da mesma forma, por aqui demonstrada, o campeonato aos adversários...
    Atirar a toalha ao chão, não, obrigado.

    O Futebol não é uma ciencia matemática.
    Continuar a fazer a nossa parte, e há ver vamos... em 2004/2005, com 3 treinadores conhecidos, um plantel fortemente desfalcado,e os portistas dados fora da luta por varios, inclusive os seus adeptos, decidiu-se na última jornada...

    Até o lavar dos cestos é vindima!

    ResponderEliminar
  14. MrCosmos,

    a diferença é que em 2004/2005 faltavam 10 jornadas e o Porto estava a 6 pontos.Agora,está a 9 do primeiro e a 8 do segundo.
    Para além disso,e ao contrário de há cinco anos,nenhuma equipa demonstrava consistência e segurança.Este ano as coisas não são bem assim.
    Temos que ganhar os jogos todos e esperar que braga e benfica percam 3 jogos...os dois...

    É claro que a equipa não pode entrar de mãos nos bolsos nos jogos que faltam.Tem que manter a dignidade.O resto do campeonato será uma questão de honra.
    Quanto ao resto,há duas taças para ganhar e uma Champions para fazer durar só mais um bocadinho,é que para o ano...nem isso :x

    ResponderEliminar
  15. Os lampiões hoje vão agradecer a JF a forma com que entrou em jogo.Hoje não fomos a equipa, que eu esperava, equilibrada, confiante e com raça...Gostava de saber porque o Professor não jogou de início, no meio campo, com Bellushi e Micael?Medroso, como de costume....Tentemos, agora, fazer a nossa parte e vencer o Ricardinho, para que o Braga consiga o que nós não conseguimos.

    ResponderEliminar
  16. Há perder e perder. Mesmo para um portista que cresceu a ver o F.C.Porto ganhar pouco, é difícil aguentar tanta desconcentração, tanta falta de atitude, tantas asneiras e tanta displicência, num jogo em que era preciso deixar tudo para conquistar os três pontos.

    Montanha russa de desilusão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. E por este andar ... nem o acesso às eliminatórias da Champions...
    Mas a vida continua, pede-se dignidade e vencer o que resta.
    Deixo as análises para depois.
    Preparar já a próxima época e bem...

    ResponderEliminar
  18. Orgulho azul e Branco,
    Assim já nos entendemos melhor.
    É sintomático que a logica nos remete para considerar-mos o campeonato perdido.

    Assim como é sintomático que poucos estarão por esta altura surpreendidos com tal feito. Não é de hoje que se perde ou ganha o campeonato, como muito bem já foi citado.

    Mais preocupante do que perder o campeonato em sí, pode ser o também já citado, as consequencias daí inerentes, e aqui tenho um certo receio de que se tenha andado a dormir à sombra da bananeira proporcionada por estes 4campeonatos, e as consequencias disso inerentes, à medio prazo.

    Há que arrepiar caminho. E agarrar com unhas e dentes o que falta.
    E com a devida calma, aguardar pelo lavar dos cestos.

    ResponderEliminar
  19. So tenho uma coisa a dizer!
    Tou farto de ver o Porto a jogar mal!
    E tou farto do Jesualdo , um treinador qe nao puxa pela eqipa a meio do jogo , nem tem coragem pra mandar um berro quando erram so existe uma palavra pra ele , RUA!!!
    Ja chega de termos um mouro daqeles no nosso banco!! Ainda por cima continuam apostar em jogadores qe ta mais qe vistos qe sao uns mancos , nem o olhonense qeria ... por amor de deus!!! Mandem esse senhor embora!!!

    ResponderEliminar
  20. Se a 1ª intervençao na caixa de comentariso foi a quente,esta ainda que esfriada por mais um aguaceiro nao difere muito na genese!!!
    1º grande cronica do meu amigo conformado Paulo Pereira, concordo com tudo o que esta escrito, ler-te é como fazer uma introspecção a minha alma neste momento, ate no melhor dos Dragoes me tiras as palavras da boca, atrevo-me a dizer que muitos dos que trajam de azul e branco nao merecem tamanha militancia e amor a causa.
    2º ainda bem Amigo Vila Pouca que hoje comunga e poe as palavras no sitio certo, ainda bem que hoje nao se poe as maos por baixo nem se disfarça o sol com a peneira.
    3º Amigo/a orgulhoazulebranco muito boa a sua analise ao percurso e as razoes do que sera o falhanco do Penta, perder com peixeiros, pasteis e castores mesmo que por força de erros terceiros, tem nos nossos erros argumentaçao superior para expplicar o porque de o campeonato estar e ser uma miragem...
    4ºNaturalmente hoje nao somos os piores do Mundo, a mim doi-me nao o perder mas a forma como se perde, doi-me gastar milhoes e nao ter um unico ponta de lança no banco, doi-me nao ter um pivot defensivo capaz de estar a altura do pior FErnando que temos desde que chegou ao Porto..
    Mas doi-me mais ver que a batalha perdida tem mais argumentos explicativos, tem a uma equipa de futebol de saltos altos, tem um treinador que nao é por perder que lhe volto assacar culpas é porque custa-me perceber como alguem com tantos anos de futebol se deixe ir nestas coisas!!!
    Passei a semana a pensar num Sporting x Porto no ano do biem que os Leoes iam a 20p da liderança mas o Porto ao fim de 10m ja perdia por 2-0 num jogo que o Porto ate jogou a bola e teve oportunidades suficientes pra ganhar...mas nao ganhou!!!
    Hoje nem isso ao fim de 60m de jogo tinha 1 remate a baliza, escamotear estas verdades é hipotecar o futuro.
    É verdade que a epoca ainda terá alegrias pra nos dar, ms nao com este futebol!!!
    DEvo dizer que desde o inicio nao esperava ganhar hoje, a minha esperança que no Dragão levava-me a crer que talvez as coisas nao fossem como as via, nao me enganei. Se me sinto triste foi porque no fundo o amor a causa e ao clube FC Porto me fazia crer ser possivel, mesmo que a experiencia ao nivel do desporto me prove sempre o contrario.É que nem para o 2ºlugar e mais derrotas se devem seguir fora de portas.
    Futebolisticamente falando nem vou entrar por tacticas e tecnica tal o falhanço em toda a linha...
    É mais uma maxima que tenho, é que pior que perder é embandeirar em arco 5 golos frente ao BRaga...qd uma vitoria é a mae do descalabro...tal como se diz no artigo acomodação foi inimiga de mais e melhores vitorias, penso que hoje a soberba da goleada foi inimiga da possibilidade de nos manter-mos na luta pelo Penta!!!

    ResponderEliminar
  21. Fui a Alvalade e vi um Porto a jogar à sporting e um Sporting a jogar à Porto.
    Assim, obviamente que a derrota era o único resultado possível.

    Uma ausência de atitude sem explicação.

    ResponderEliminar
  22. Hoje o Sporting ganhou em campo e subjugou o FC Porto em toda a linha. E, de facto, hoje dissemos adeus ao título e ao ambicionado Penta. Será melhor, em definitivo, tirarmos o "cavalinho da chuva" no que respeita ao campeonato. Para não termos mais desilusões… Sim, porque este Porto é desconcertante: depois de uma exibição de gala, protagoniza uma exibição confrangedora, depois levanta-se e torna a cair. É estranho e incompreensível. A irregularidade, a falta de consistência de uma equipa talhada par altos voos, condiciona e inviabiliza os resultados que se esperavam. Em tempos de ataque serrado das hostes mouras, com "subtilezas" na escuridão dos túneis e obscuras manobras de bastidores, a equipa deveria responder com a determinação e classe a que nos habituou. Agora deveremos apontar baterias às outras competições em que estamos envolvidos; com serenidade e denodo, é imperioso que se ganhe aos milhafres a Taça da Irmandade Moura (não lhes podemos dar a oportunidade duma bicada venenosa…) e que se conquiste a Taça de Portugal. Para nós é dramático ver a próxima Liga dos Campeões fugir-nos por entre os dedos; ao menos que este ano vamos o mais longe possível. Por tudo isso e porque somos Dragões e apesar dos desaires: FORÇA PORTO!
    F. Moreira – V. Real

    ResponderEliminar
  23. á cheguei a casa quase há duas horas e ainda não me tinha apetecido vir fazer esta crónica. Fui ao estádio e assisti a uma equipa incapaz de dar resposta aos ataques e circulação de bola do scp. Para quem tinha de ganhar foi muito pouco. Perdemos completamente o meio campo. É verdade que sofremos os golos em momentos decisivos da partida e que me pareceu não tenho a certeza que o Falcao foi empurrado na área, estava 1-0 talvez o jogo pudesse mudar. Mas nem é isso que mais me revolta, foi mesmo a passividade que tivemos durante todo o encontro.
    Foi o adeus ao campeonato, o que me custa não é só isso porque não podemos ganhar sempre mas sim também a ausência de liga dos campeões. Estamos a 9 pontos do 1º e 8 do 2º amigos temos que ser reais. Num jogo de máxima importância jogamos descrentes, não podemos pensar que a época se resume a hoje, porque não, houve muita coisa que falhou durante o ano e não foram só os andores que nos prejudicaram.
    Não me quero alongar, mas dá para reflectirem os administradores do FcPorto. Gastamos 4 milhões no prediguer, só temos um trinco de raiz no plantel. Gastamos 4 milhões pelo Orlando Sá! Não quero ser injusto porque ele também não jogou assim tantos jogos, mas com tanto investimento não tínhamos nenhum avançado no banco. Eu sei que o Hulk está castigado e que o Farias também está lesionado. Mas houve uma má programação da época. O Jesualdo deu 3 campeonatos ao Porto e eu no fim do ano esquecia me dos erros dele durante a época em especial conta os grandes. Sem querer espicaçar o mérito(Jesualdo), o FC.Porto teve grandes plantéis nos últimos anos, com várias soluções e teve também adversários fracos. Temos de ser realistas, nós fortes os outros fracos. Agora não estamos bem e acho que é uma boa altura para a direcção reflectir estes erros da planificação da época, o descansar á sombra do sucesso deu nisto.
    Vou continuar a ser do FC.Porto com muito orgulho, vou continuar a pagar as minhas cotas e vou continuar a ir ao Futebol.
    Ainda temos muitas coisas para conquistar este ano. Não se deixam ir abaixo.

    SÓ OS MAIS FORTES SOBREVIVEM, NÓS SEREMOS ETERNOS!

    ResponderEliminar
  24. Espero que esta derrota tenha servido para que a Administração saiba encerrar um ciclo que deveria ter terminado em Junho de 2009. Não tenho mais nada a dizer. Vou continuar a apoiar o clube no Dragão nos jogos q faltam.

    ResponderEliminar
  25. O conformismo é notorio, a caixa nao esta inundada do habitual quorum!!!!
    Mas alguem pensava que jesualdo acabava a epoca sem perder com o Sporting, atao mas seria possivel que so se perdia com o SCP na era de Paulo Bento???? Afinal a tradiçao ainda é o que era!!!Triste sina!!!

    ResponderEliminar
  26. SONHEI que:

    "Se me tivessem pedido há 5 anos atrás se preferia que: entre o 1º e o 4º ano, vais ganhar 4 campeonatos nacionais, 2 taças de portugal e 2 supertaças, mas com uma única condição, no 5º ano terás uma época má e talvez nada ou muito pouco se ganhe!"

    Que responderia???
    Simplesmente... "SIM, QUERO ISSO!!!"

    Quando estavas no apogeu, não faltaram "Amigos" para te dar palmadinhas nas costas!

    Quando eras Rei e Senhor cá no burgo, não faltou quem te idolatra-se!

    Quando os "ventos" corriam de feição e levavam a Nau a bom porto, lá aparecia sempre alguém que te ajudasse a dobrar mais um obstáculo!

    Mas agora, tu, que parece que quebraste, que adoeceste, que aparentas estar fraco e sem forças, (até) parece não teres uma mão Amiga que te ampare, um incentivo que te crie algum conforto, alguém que simplesmente olhe para ti e diga:

    - "Estou aqui para te APOIAR, estou aqui porque te AMO".

    Apesar de muito "asneira"... continuarei para todo o sempre a ser um dos teus "seguidores da fé", daqueles que nunca desistem, daqueles que acreditam e amam e não conseguem (nunca!) virar costas, os que ficam contigo e te fazem ver que "podes contar comigo", os que sofrem em silêncio, respeitando a tua fraqueza e que não te "apunhalam" pelas costas num momento de debilidade.

    Infelizmente, e como tantas vezes já aqui discutido por mais que uma vez (diferencial considerável do nr de comentários no pós-vitória ou no pós-derrota), na hora da derrota, na hora da aparente fraqueza, parecem poucos os que "ficam"... mas, meu querido FC Porto, não deves sentir-te desolado, triste, amargurado, por veres que nem todos os "Amigos" são para todas ocasiões, que agora nem todos ficam para te amparar!!!

    Talvez tenham sido mais os que partiram, ficaram alguns, não muitos é certo, mas lá diz o outro: "Parecemos poucos, mas somos bons".

    Sinto-me triste por ver que nem todos te quiseram ajudar, mas orgulhoso de mim por sentir uma maior vontade de te acarinhar.

    Que te posso dizer?

    Umas palavras de conforto de circunstância, ou fazer-te ver que temos altos e baixos, no percurso da vida, que talvez consigas encontrar uma perspectiva optimista e esperançar tua alma que teu futuro será melhor.

    Que importa o que te diga??

    Tanto faz, o que interessa é "ficarei sempre contigo até ao fim", e "sofrerei em silêncio" a teu lado, sem nada dizer, pois nestes momentos, pouco se tem para faze-lo.

    Estarei sempre contigo, ao pé de ti, nos bons e nos maus momentos, a mostrar a minha devoção por esta "religião" que me consome a alma!!!

    "Ontem", talvez se tenha encerrado (definitivamente?) um ciclo de 5 épocas, mas antes mesmo que o pano corra em definitivo sobre esta peça, ficam aqui, desde já, e antecipadamente, as minhas palavras de agradecimento por tudo o conquistado, por todo o orgulho me fizeram sentir, por todo o acréscimo de "Portismo indefectivel" que acrescentei ao meu BI:

    Obrigado FC Porto!!!
    Obrigado Presidente, PdC!!!
    Obrigado toda a estrutura da SAD!!!
    ... por fim, mas não em último, obrigado Mister Jesualdo Ferreira, por todas as conquistas que deste ao "meu" clube, por toda a vontade que sempre tiveste em querer vencer pelo "meu" clube, por toda a defesa pública e intransigente que sempre fizeste pelo "meu" clube, por todo o respeito que sempre demonstraste pelos adeptos do "meu" clube... acredito que vais partir, é certo (!?), mas pela minha parte, terás sempre todo o meu respeito, porque felizmente, diria, não tenho por hábito, "cuspir na cara" de quem sempre me respeitou e tudo fez para me ver feliz!!!

    ResponderEliminar
  27. Pois, eu acho que administração saiba encerrar o seu próprio ciclo e saiam todos.

    ResponderEliminar
  28. Hoje o país está inteiramente satisfeito...aconteceu uma das pequenas coisas que deixa o país feliz, isto é, a derrota do FC Porto...É uma excitação tal quando o grande FC Porto perde....é a prova da nossa grandeza...
    Mas tenham calma...mesmo numa CRISE ENORME, é bom que não nos esqueçamos que ainda temos a Liga dos Campeões (esta competição de pouca importância), a Taça de Portugal e a Taça da Liga...
    Acredito que esta derrota afasta a equipa do título, mas pode aproximá-la de uma excelente campanha em termos de Champions e de vitórias em pelo menos uma das competições internas em que estamos envolvidos...
    Sim, o sentimento de frustração de ontem já se desvaneceu...nas horas da derrota, a grandeza do FC Porto fica ainda mais visível!

    ResponderEliminar
  29. Agora mais a frio, e depois de ler todos os comentários e, o que já sabia que iria acontecer - as críticas desenfreadas ao treinador (aqui e no café) - acho que vale a pena: primeiro dar os parabéns ao Sporting ( e , se não for muita maçada pedir-lhes que continuem a jogar assim até ao fim do campeonato; chateiam-me muito as equipes que só jogam tudo contra o Porto ) , depois lembrar a malta que da última vez que ficamos em 3º lugar ganhamos o campeonato e a uefa (nada mau!). Quanto ao jogo de ontem, e não querendo entrar na teoria da conspiração, acho que o Sporting ganhou nos mind games todos antes do jogo: - vinda de Costinha e antes de Pedro Mendes (que jogou muito bem) e as decisões do seleccionador: Varela para a A e Rúben para os sub-23...quem os viu jogar ontem, percebeu o que isso os afectou!
    Por fim, ontem foram os adeptos os melhores, mas é assim que se fazem as equipes campeãs ... isto de os adeptos terem que ter a equipe a puxar por eles, também é um grande aburguesamento...
    FCPORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  30. Mais do mesmo. Táctica medrosa, estratégia inexistente, indices psicológicos de rastos. Jesualdo é isto, quer jogadores como Orlando Sá, Raul Meireles, Fernando ou Varela. Com um golo ou uma corrida o povo vai atrás dele. Mas a verdade verdadinha é que jogadores destes não têm estaleca, categoria ou talente para envergar uma camisola daquelas. Este treinador é um desastre que há muito se vislumbrava mas que muitos teimavam em não querer ver.

    ResponderEliminar
  31. Blue boy.
    Apoiado a 100%.
    Ontem Lucho encheu o campo no jogo do Marselha.

    Qual das equipas que jogam em Portugal conseguem vender jogadores desta categoria meter o dinheiro ao bolso, e ainda sofrer com todas as consequências de incompetentes armados de apito na boca e de ligas da taberna e mesmo assim ainda continuar nas 4 frentes?

    Eu não desisto. Já vi reviravoltas bem piores.

    Apostem que no próximo jogo, aquele que hoje nos jornais dizia “ que agora não faltariam pessoas a gabar-se do seu sucesso”, no próximo estará de joelhos...São assim os pequeninos quanto visitam as equipas da Champions.

    Já não foi assim com o Everton a despachar o Manchester?

    Quantos levaram em Alvalade.

    Espero que ontem faça parte da estratégia para Londres.

    ResponderEliminar
  32. "Mas a verdade verdadinha é que jogadores destes não têm estaleca, categoria ou talente para envergar uma camisola daquelas. Este treinador é um desastre que há muito se vislumbrava mas que muitos teimavam em não querer ver."

    Muitos deles pertenceram ao bando de incompetentes que foram 4 vezes seguidas campeões nacionais, venceram 2 Taças, supertaças e passaram quase sempre a fase de grupos da Champions League, sendo que o ano passado perderam o acesso às meias finais por um golo frente ao Man Utd...

    Pelo amor de Deus, tenham algum juízo...nestes momentos da derrota, tudo é mau, ninguem presta para nada...é tudo recomeçar de novo...Os adeptos do FCPorto estão muito mal habituados!

    ResponderEliminar
  33. não jogamos nada e perdemos e bem! com muito mérito do SCP!parabens.

    mas não deixo de as profetas da desgraça vão voltar em peso!

    possivelmente já não chegamos ao penta,mas ainda temos muito para lutar e para ganhar,eu acredito!

    ResponderEliminar
  34. Já contra o Leixões tinha perdido a esperança... ontem foi o canto do cisne!

    Temos que nos orgulhar de tudo o conquistado até aqui, continuamos e iremos continuar a ser o melhor Clube português! E inevitavelmente o alvo a abater! Mas a nossa fibra não se quebra facilmente!

    Há a taça a conquistar, a taça da carlsberg e toda uma champions que ainda nos pode dar muitas alegrias. Até ao fim pede-se a concentração que ontem não se demonstrou e quanto à próxima época, bem, acredito que essa já está a ser preparada há muito tempo, como é apanágio da casa. Quanto a Jesualdo, todo o apoio até ao final da época, um eterno agradecimento por tudo o que deu ao clube, e não foi pouco, e na próxima lá estaremos a bater palmas ao regresso do Domingos.
    Tou triste! Ontem foi mesmo para esquecer!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  35. Meu caro Blue Boy.
    O seu comentário reflecte tudo aquilo que também sinto neste momento de uma relativa frustração. Quem tem por habito saborear vitórias, sente com mais intensidade o amargo das derrotas, mesmo que elas tenham a aparência de serem por culpa própria, mas quem tem pelo seu clube de sempre a paixão sem limites de um verdadeiro Dragão, não se permite procurar denegrir o trabalho dos que levaram o nosso Porto ao patamar invejável que ele ocupa no panorama futebolístico interno e externo. Obrigado pelo seu comentário e por outros a alinharem no apoio imprescindível e justo, onde saliento sem favor o do nosso esclarecido Açoriano.
    PS: um pequeno lembrete para todos aqueles que vem para aqui arranjar bodes expiatórios para as derrotas, com ares de iluminados estrategas e infalíveis gestores. O meu Porto não lhes deve nada, muito menos a arrogância de quem não sabe sentir SEMPRE a grandeza deste clube.

    ResponderEliminar
  36. "PS: um pequeno lembrete para todos aqueles que vem para aqui arranjar bodes expiatórios para as derrotas, com ares de iluminados estrategas e infalíveis gestores. O meu Porto não lhes deve nada, muito menos a arrogância de quem não sabe sentir SEMPRE a grandeza deste clube."

    caro fimoze,

    começo a duvidar de "certos adeptos esclarecidos" do nosso Clube,se não esconden na pele de adeptos algum resentimento,ou ver não conseguir chegar em algum tacho ligado com o nosso Clube,ou se não infiltrados?quem sabe...

    eu por não alinhar para este caminho,tenho a certeza que nenhum deles sente o FCP mais do que eu,(eu nem consegue dormir bem depois de maus resultados)mas nunca vou desatar a culpar tudo e todos nos maus momentos.
    ps: eu sou adepto do FCP,e reduz-me a este papel de apoiar o CLUBE nos bons (muito) e maus momentos (felizmente muitissimos poucos)!!!

    ResponderEliminar
  37. Eu só digo uma coisa..Nunca na minha vida pensei levar 3 do sporting sem resposta..os jogadores do fcp estao muito valorizados pela imprensa e é logico que por vezes vao para o campo a pensar que quase nem precisam de correr porque na sua mente sao hiper mega melhores que os jogadores das outras equipas e ontem viu-se perfeitamente a vaidade estampada em cada movimento dos jogadores do fcp..o "nosso" porto foi sempre uma equipa humilde e lutadora..Agora por favor olhem este exemplo,bruno alves quando começou a ter lugar no eixo central do fcp quase que lhe saia fogo da boca pela raça e força que imprimia em campo,nao exitava em nada,1 toque na bola passe,ou seja um jogador objectivo e raçudo que facilmente ganhou lugar na equipa..Hoje bruno alves,domina a bola,vira-se para a esquerda,vira-se para a direita,passa a bola cheio de estilo e a fazer arquinho para ficar bonito na tv,deixou de ser objectivo,ou seja ainda espera muitas vezes que o adversário recupere a sua posiçao porque nao sabe a quem passar a bola..MAIS,os livres tem que ser sempre marcados por ele??marcou 1 golo uma vez e arranhou o disco só pode!cantos e livres indirectos,sempre para o bruno alves ganhar a bola ao 2 poste,as outras equipas só se forem muito burras é que nao sabem o que vai acontecer..Isto nao é trabalho,é sim fazer sempre a mesma coisa..Lógico que a culpa nao é so do bruno alves,mas sim de toda a equipa..O jogo de ontem mostrou uma equipa que queria fazer exactamente a mesma coisa que fez ao braga mas o sporting estudou bem o porto e como o porto se tornou uma equipa repetitiva nao foi dificil anula-la..E eu nao é pelo porto ter jogado mal ontem que me tornei critico,ja tenho esta ideia desde a 5 jornada..Claro que vou estar sempre no estadio a apoiar o fcp com todo o orgulho e emoçao,nao abandono o meu amor e estarei sempre lá a dar força..o ruben ainda tem que aprender muita coisa e ja o querem por no altar,isto so o prejudica..Ontem faltou humildade aos jogadores,como se ve em jogadores como lisandro,lucho,r.carvalho,jorge costa etc..Espero que alguem lhes abra os olhos para o que falta desta época!!Abraço..

    ResponderEliminar
  38. Blue Boy, subscrevo completamente o teu comentário amigo!! Completamente!!!!

    Sou MUITO MUITO PORTISTA, nas horas boas e nas horas más! Estive em Alvalade e fiquei ORGULHOSO de pertencer aquele grande grupo que ontem esteve espalhado por 4 filas naquele sector visitante!! Um grupo que foi quem mais puxou pela equipa, e que contagiava a bancada inteira!!

    Nunca, mas mesmo nunca virarei as costas ao meu clube!!

    Tal como dizia o cântico que entoávamos no mini-bus à chegada à Invicta pelas 2h30 da manhã... "O PORTO SOMOS NÓS!!!"

    SEMPRE CONTIGO - ORGULHO EM SER TRIPEIRO

    ResponderEliminar
  39. Caro "bLuE bOy": Faço minhas as suas sábias e sensatas palavras, não fosse o Amigo um grande e indefectível portista. Corroboro, na íntegra, o seu avalizado comentário. Muito, muito bem, Amigo.
    Também apoio o 2.º comentário de RCBC. Tanto nas grandes e múltiplas vitórias como nas poucas derrotas, nós somos CORAÇÃO DE DRAGÃO, indestrutível, imbatível, inigualável. AMO-TE MEU PORTO! - dizemos todos os dias faça sol ou faça chuva, haja ou não invejosos que aproveitam um deslize para descarregarem em nós as frustrações de vencidos da vida. Como disse acima, no meu comentário, "porque somos Dragões, sempre, sempre, FORÇA POOOORTO, FORÇA PORTO!" VIVA O FC PORTO!
    Fernando Moreira Vila Real

    ResponderEliminar
  40. adepto benfiquista01 março, 2010

    boa crónica, apaixonada mas lúcida e certeira.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  41. Os Sete Pecados Mortais Do Dragão...


    Vários factores ajudam a explicar a estrondosa derrocada do Dragão, no momento em que não podia falhar...
    Culpa da táctica, culpa da menor inspiração de alguns jogadores, golos sofridos em três momentos deveras cruciais no jogo serão, todas elas, explicações válidas mas, porém, generalistas para o sucedido...
    Assim, tentaremos, dissecar cada um dos pontos que terá contribuído para uma das maiores débacles, a nível interno, desde que Pinto da Costa é presidente...


    Vejam na integra e comentem aqui :

    http://deusesdabola.blogspot.com/2010/03/os-pecados-do-dragao.html

    ResponderEliminar
  42. O PORTO SOMOS NÓS!!!

    Enquanto as pessoas nao meterem na cabeça que nao se pode ganhar eternamente vai ser complicado.
    é a mentalidade do "bota abaixo" a funcionar! Falar mal por falar mal!
    A mim o k me interessa é k os verdadeiros vao estar sempre presentes.

    Ontem conheci mais alguns desses verdadeiros. E, mt sinceramente, nada melhor do que uma derrota, em lisboa, por 3(!!!)-0, para ter ficado sem duvidas de que partilhamos todos as mesmas memorias, as mesmas ideias, convicções... o mesmo AMOR!

    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  43. Um clube como o nosso nao pode ir a lado nenhum perder 3 0 e jogagar assim..Nao me venham com tretas de amor para ali e amor para lá..é preciso tomar medidas porque senao esse orgulho que nos temos em ser portistas vai diminuindo!!NÓS SOMOS PORTO,OS ADEPTOS PORTISTAS MAS AQUELES JOGADORES NAO FORAM MERDA NENHUMA!PS- E UMAS DAS VIRTUDES DO NOSSO POVO É SER CRITICO,POR ISSO NAO VENHAM COM FALAS MANSAS DIZENDO QUE ISTO NAO É ALTURA ADEQUADA!!

    ResponderEliminar
  44. Estou imensamente triste com o que se passou ontem à noite, mas este amor pelo nosso clube nunca se apaga! Nunca!

    O que me custou mais no jogo de ontem não foi a derrota, mas sim a maneira como perdemos.

    Amigo Blue Boy,
    É reconfortante ler o teu comentário num momento difícil do nosso clube.

    ResponderEliminar
  45. RICKY FCP

    É obvio que nenhum de nós deve estar satisfeito com o resultado de ontem...não estou eu, nem suponho que esteja nenhum portista...Agora, o que não é o momento é para desancarmos a torto e a direito em tudo o que mexe...
    Os problemas da equipa já foram aflorados ao longo da época e aqui neste blog foram varias vezes debatidos inclusivamente por mim...nao vale a pena é estar sempre a bater no ceguinho...
    Neste momento, temos é de acabar a época e com os jogadores que temos tentando os melhores resultados possiveis...ainda há champions, há taça de portugal e taça da liga...ou seja 3 trofeus...agora se os adeptos ficarem descrentes, nao apoiarem a equipa e desancarem em tudo e todos, aí, meu amigo, é que a época vai ser mesmo um fracasso...de certeza!
    O tempo agora, parece-me, tem de ser de união...porque os problemas, ha muito que estao identificados e numa proxima planificaçao terao de ser corrigidos, sob pena de voltarmos a ter dissabores esta época...

    ResponderEliminar
  46. A equipa está cansada, muita competição, muita selecção, pouco tempo para adquirir ritinas. Jesualdo tem razão e qualquer adepto do Porto de bom senso entende. Sporting, está cansado, uma manta de retalhos, levou 5 do Porto, levou 4 do Benfica, jogou com o Everton na 4ª feira, treinador tem 3 meses no clube e dizem que até está lá a prazo, tem que fazer a equipa com jogadores do nível de Rui Patricio, Abel, Tonel, Grimi, Carriço e Djaló!!! Será que Jesualdo pensa que nós não sabemos isto? Será que ele pensa que somos "benfiquistas" ou sofremos de alguma doença do foro psiquiátrico? Provavelmente ele não nos tem em boa conta, exactamente a opinião que eu tenho dele.
    PS - Ainda não percebi porque é que Raul Meireles na selecção corre e no clube que lhe paga joga a passo. Isso é que é um mistério?!?

    ResponderEliminar
  47. Ok, eu nao sou Portista, Eu nao sou Dragão, eu nao sou indefectivel das cores azuis e brancas!!!Eu nao vou ao Dragão, eu ate nem vejo todos os jogos do FC Porto, eu critico e nao corroboro do muito bitaite que aqui se escreve!!Porque será entao que so consegui ir para a cama ja passava das 2h da manha, porque será que me ferve a mente so de pensar nos 9 pontos de atraso...K faço eu aqui no meio de tao nobre grupo e fieis adeptos????
    Por certo estou a mais!!?!?!?

    ResponderEliminar
  48. À 21ª jornada, o Domingos já tem mais pontos do que o Jesus no Braga na época passada em todo o campeonato.

    Prova de uma competência que tem vindo a ser consolidada nas últimas épocas.

    É verdade que levou no Dragão mas ainda luta pelo título. E nós, não.

    ResponderEliminar
  49. Na alegria e na tristeza, nas vitórias e nas derrotas o meu sentimento é coerente e igual, estou sempre do lado do meu clube e nem a morte nos vai separar.

    Não é fácil ver o nosso clube perder, mas não consigo perder tempo com análises a jogos ou análises a jogadores e performances, isso eu deixo para o meu Treinador e a restante equipa técnica, o que para mim é mais importante é que ainda faltam 4 provas para disputar e objectivos a cumprir.

    Finalizo com uma grande abraço ao meus amigos do blog que ontem sofreram ao meu lado uma derrota pesada, mas como costumo dizer sofremos mas não morremos, é para darem valor quando se ganha uma coisa cada vez mais banalizada no nosso clube.

    Estarei em Londres, AL Garhbe, Belém, Coimbra, Vila do Conde e se possivel Jamor de pé a puxar pela nossa equipa, porque não é isto que me faz ficar em casa ou desistir do que quer que seja.

    Nós Somos A Republica do FC Porto.

    É bom ver que quando perdemos temos tanta gente preocupada com o clube.

    ResponderEliminar
  50. Já agora não menos importante na minha agenda, dar os parabéns ao nosso Andebol que obteve um vitória Histórica no pavilhão das galinhas.

    Só mostra a confiança que esta equipa está, bem orientada e com jogadores de garra e raça.

    Ontem esta vitória encheu-me de orgulho. Parabéns Andebol.

    Já agora pedir encarecidamente para fazermos uma limpeza de comentários.

    ResponderEliminar
  51. Bruno Rocha,

    Dos colaboradores, és o único que consegue ter a lucidez suficiente para colocar os pontos nos is, embora não digas tudo.

    Neste blogue, há quem precise de estar uns 4 ou 5 anos sem ganhar o campeonato para começar a perceber alguma coisa.

    Os outros subiram a fasquia. Nós, não. E porque não subimos a fasquia?

    Comissões e qualidade, às vezes, não combinam muito bem.

    Mais dez que saiem. Mais que entram. O espectáculo não pode parar.

    ResponderEliminar
  52. Não fiquei conformado com esta derrota. Muito pelo contrário, estive perto de rachar o computador com um machado. Penso que raras foram as vezes que fiquei tão furioso com um jogo. Só depois de respirar várias vezes fundo me consegui levantar sem começar a berrar sobre aquele e o outro. Não há nada pior do que termos as esperanças em alta para depois cairmos assim desamparados. 3-0??? Mas que merda é esta??? Nem um golo marcado depois de metermos 5 na melhor defesa do campeonato??? Esta equipa estava pior que qualquer Porto que tivesse jogado esta época. Nem de queixo erguido saímos de lá. Se era para sermos derrotados, que fosse um jogo de emoção até ao último segundo.

    Não sei bem porquê, mas ainda acredito no campeonato. Por estúpido que possa parecer, ainda acredito que tanto os vermelhos como o Braga percam três jogos. Se não for possível então que o Braga ganhe todos os jogos e o Benfica perca connosco cá. Não peço mais.

    Só uma nota positiva depois da desgraça de ontem. O Rodriguez entrou a lutar por todas as bolas e por momentos até acreditei que a equipa fosse atrás dele. Para quem esteve um mês parado, entrou e, mesmo tendo 2 ou 3 em cima, tentava furar por eles e corria atrás das bolas. Apenas tu, Rodriguez, merecias ter marcado um golo (mas já que estamos a sonhar, podias ter marcado 4).

    ResponderEliminar
  53. O fracasso da conquista deste campeonato - o nosso pincipal objectivo - assenta em três razões muito simples:

    i) A melhoria substancial de dois adversários;

    ii) A previsível e comprovada limitação do treinador em montar equipas novas;

    iii) Um número excessivo de contratações em que as comissões foram privilegiadas em detrimento da qualidade.

    ResponderEliminar
  54. 3 comentários todos da mesma pessoa a falar em comissões.

    Que triste, já todos sabemos quem és, só apareces nestas alturas.

    Continua a mandar postais.

    ResponderEliminar
  55. O meu regresso ao Porto depois do jogo,foi com tristeza e alguma desilusão!

    Paulo Pereira, a tua crónica representa tudo o que me vai na alma!

    Blue, o teu comentário deixou-me com lágrimas nos olhos!

    PORTO SEMPRE! TU ÉS A MINHA PAIXÃO!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  56. Grande abraço ao Rodrigo... um dos nossos que tive o prazer de conhecer ontem!! =)

    ResponderEliminar
  57. Fico com azia, esperneio, digo mal do treinador que nunca gostei, mas que tive que aceitar que renovasse depois dos êxitos da época passada. Não havia espaço para trocar o certo ?! pelo incerto. Mas pôr em causa Pinto da Costa na hora duma derrota?!!?!!!! Bem, ou está tudo a perder o juízo ou então querem que o clube seja também uma colónia lisboeta. Só lembro que Diego, Bolatti, Fabuloso, foram despachados por treinadores e não pelo Presidente.

    ResponderEliminar
  58. É cada anónimo que anda por aqui que sinceramente...

    Imagino que ontem entre as 20h15 e as 22h05 o entendido tenha estado com uma mantinha nas pernas e um saquinho de água quente nos pés a ver a sporttv1...

    ResponderEliminar
  59. Portistas,

    Vamos combinar algo.

    Não criticaremos ninguém.
    Não apontaremos erros.
    Não procuraremos responsáveis.
    Assobiaremos para o lado o mais alto possível.
    Nem sequer falaremos deste mau campeonato porque se não falarmos é porque, se calhar, nunca aconteceu.

    Para grandes problemas, grandes remédios.

    ResponderEliminar
  60. Mafaldinha, (e quem me ler) é chato, magoa e custa ver a nossa equipa assim... E ainda por cima nós fomos avisando para que tal coisa não sucedesse.

    Mas aconteceu e o FC Porto não está bem de Saúde. Isto já sucedeu no Passado. E o que aconteceu?

    O Futebol Clube do Porto levantou-se e tornou-se muito forte!!! Uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e outros tantos Títulos foram a imagem de um Dragão rejuvenescido.

    É isto o nosso Porto!!! Um Clube Lutador e que sabe como ninguém dar a volta ás adversidades.

    Há Males que vêm por Bem. Este é com certeza um deles. O FC Porto vai voltar a dominar em todas as frentes a partir da próxima Temporada.

    É isto o Futebol Clube do Porto que tantas paginas Douradas têm na sua História e que tantas vezes tem calado os imbecis do Benfica que se contentam com o mal dos outros.

    Faça da sua tristeza a força e a esperança que existe dentro de cada um de nós Adeptos do FC Porto.

    É o conselho que tenho para lhe dar e acredite que apesar de ainda Jovem, já vivi muitas coisas Boas e Más da Vida do nosso Dragão.

    Cumprimentos e saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar
  61. Esta noite sonhei que:

    - os melhores jogadores da nossa formação poderiam ter a legítima esperança de poderem jogar na equipa principal do FC Porto.

    - os medíocres jogadores da América da Sul jamais poderiam ter a legítima esperança de poderem jogar na equipa principal do FC Porto.

    Mas foi apenas um sonho.

    ResponderEliminar
  62. Ó "Andrade", desapara a loja!

    O que uma derrota do TETRA CAMPEÃO NACIONAL faz a esta gentinha... tens AZIA, meu caro. AZIA! Tás roidinho de inveja do sucesso que este clube tem... e aproveitas todas as (poucas) ocasiões em que as coisas correm mal para mandar as tuas bocas infelizes...

    Felizmente, não precisamos das tuas sugestões.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  63. Bruno Rocha, não o conheço pessoalmente mas leio atentamente os seus textos que muito aprecio. Permita-me que lhe diga o seguinte:
    1.º - O Senhor é tudo aquilo que "diz" que não é; o Senhor é um grande portista e um dragão indefectível;
    2.º - Nada nos separa, tudo nos une; usando palavras diferentes, se calhar todos temos a mesma ideia acerca do momento do nosso grande Clube; a questão está na forma como nos exprimimos;
    3.º - É indesmentível que nestas ocasiões temos de estar unidos, defender o nosso FC Porto dos que o odeiam. Foi isso que realcei e que o Bruno Rocha, de certeza, corrobora.
    Um grande abraço. VIVO PORTO!
    F. Moreira - V. Real

    ResponderEliminar
  64. é o porto que está mal ou são os outros que estão muito melhor? É que na época passada, nesta altura do campeonato, o FCP tinha apenas menos dois pontos do que agora. (45 versus 43)

    ResponderEliminar
  65. Uau.... 71 comentários...Se não estivesse estado presente em Alvalade e não soubesse o resultado, iria ser fácil adivinhar que o Porto tinha perdido...

    Quanto ao jogo de ontem apenas tenho a dizer o seguinte:

    "SEMPRE CONTIGO, ALLEZ..."

    Quarta-feira lá estamos de novo sempre no apoio à nossa equipa....

    Um grande abraço aos grandes portistas que me acompanharam ontem:)

    ResponderEliminar
  66. ANDRADE..lógico que os outros estao mais fortes que os outros anos,mas o porto estava bem melhor ano passado,e principalmente fora de casa era uma equipa temivel,jogadas de contra ataque rapidissimas acabavam em golo certo..como se viu em manchester,madrid,sporting..mas as equipas de jesualdo tiveram sempre muitas dificuldades contra equipas fechadas,logo que no dragao quando nao marcava-mos um golo cedo,a historia era de algum sofrimento ate ao final..Mas era-mos muito mais raçudos e isso tinha os seus frutos..Este ano se o porto joga mal os primeiros 15 minutos ta tudo F.......!Sabes e se retirares os devidos pontos ao benfica,tipo olhanense -3,na u.leiria-2 e setubal -2..ou seja vai para 45 tambem..Digamos que aconteceu de tudo um pouco este ano por demérito nosso,mérito dos outros,e mérito de uns homenzinhos vestidos de negro...

    ResponderEliminar
  67. O ambiente desta caixa de comentários está a tornar-se irrespirável...há pessoas que por aqui comentam que nem respeito por pessoas já falecidas têm...haja um pouco de vergonha ou decência!

    ResponderEliminar
  68. Não tarda nada já se liga o ar-condicionado...;)

    ResponderEliminar
  69. Bons amigos Portistas, não há muito para dizer o campeonato ficou mais longe sem dúvida, faltam apenas 27 pontos para serem disputados, e o lugar na tabela classificativa também é importante para a Champions, ou será que já não? Já sabemos que o 1º lugar está mais inacessível, e a jogar assim não vamos longe. Agora temos é que levantar a cabeça honrar os compromissos, porque nós os verdadeiros Portistas aqueles que tem um amor incondicional por o FCP nunca desistem, nunca atiram a toalha ao chão, e sabem porquê? Porque temos orgulho em ser tripeiros.
    VIVA O FC PORTO...

    ResponderEliminar
  70. O que é gostava mesmo era que apos cada derrota destas, o treino fosse a porta aberta, tivessemos disponibilidade para poder ir ver o treino e no fim houvesse a oportunidade de fazer uma mesa redonda onde cada um dos presentes lavasse a alma, expressasse o seu sentimento aqueles que mal ou bem defenderam as nossas cores pra que sentissem o quanto nos custa ve-los perder.
    Por certo muito desceriam do pedestal de primas donas, muitos sentiriam a camisola de forma diferente , muitos passariam a pisar o relvado em qualquer parte deste mundo de forma diferente e todos eles voltariam a encarnar o espirito combativo que tantas vezes mostramos e nos levou a vitorias...o resto o que orbitra e nos tolda a visao, sao fait-divers, que por muito que nao se queira na hora da derrota ganham contornos e sao argumentos tao validos como outros quer seja pra o bem ou pra o mal!!!!Comissoes, contrataçoes falhadas, aburguesamento, Jesualdo etc...sao detonadores que se silenciam com vitorias, ora pois venham elas!!!

    ResponderEliminar
  71. Hoje já me passou a neura. Sempre contigo allé allé ohh, FORÇA PORTO ainda temos taças para ganhar este ano.

    ResponderEliminar
  72. Agora... mais a frio, penso já conseguir exprimir o que me vai na alma :)
    Gostava muito - aliás, adorava - conseguir dizer algo do género do BlueBoy.. mas, é complicado.
    Não que esteja com vergonha (como diz o título) do meu Porto, isso NUNCA acontecerá! NUNCA MESMO !!!!
    Mas estava tão certa de uma vitória sobre o sporting, que com o desenrolar do jogo a sensação que tinha era semelhante à quando estamos quase-quase a adormecer e o chão desaparece e parece que caimos, sem o conseguir evitar.

    Não era aquele o Porto que jogou contra o Braga, a ambição de Jesualdo não era a mesma, nem tão pouco parecida :(

    O título agora está praticamente fora do nosso alcance, é bem verdade.. mas temos outras competições a vencer! Somos Porto!
    Somos-os em todas as frentes! O orgulho neste PORTO é o mesmo. Hoje, já estou bem menos triste, amanhã já nem me lembro, na certeza de que os próximos jogos são para vencer e o PORTO para apoiar incondicionalmente.

    ResponderEliminar
  73. é pena o martins dos santos já se ter reformado. Parece que quando ele ia lá abaixo apitar a moirama ficava toda em sentido. Isso é que era;

    não se arranja uns clones?

    ResponderEliminar
  74. também podíamos juntar o plantel numa conferência de imprensa e colocar o terceiro capitão a dissertar sobre a «indignação que continuamos a ser vitimas».

    ResponderEliminar
  75. Alguém que dispense alguns trocos para esta alma desamparada que se dá pelo nome de "andrade", que infelizmente foi fruto de uma relação promíscua e incestuosa que culminou neste ser que tem QI igual ao que um pionés.

    ResponderEliminar
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  77. Passados uns dias depois da desgraça a ter de conviver com alguns mouros, é fantástico como eles já se acham os maiores por estarem perto (sublinho, PERTO, ainda não ganharam nada) de ganhar um campeonato. Nota-se que estão mesmo pouco habituados a ganhar.

    ResponderEliminar