27 junho, 2010

A baliza

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Sai Nuno. Ficam Helton e Beto. A saída de Nuno deixa-nos mais pobres. Não muito por aquilo que fazia entre os postes, mas principalmente pelo papel que tinha dentro do balneário.

Pelo que se fala era como um irmão mais velho. Aconselhando e ajudando os mais novos, e embora nunca tivesse mostrado ser o principal homem para a baliza, foi sempre um exemplo a nível de esforço e empenho. A ultima imagem que temos dele pode não ser a melhor. A final da Taça da Liga não foi a melhor exibição, mas jogos maus acontecem a todos. Aos que jogam muitas vezes, e aos que jogam poucas.

Talvez estivesse na equipa pelo seu papel de líder (como se viu aquando da conferência do casao Hulk/Sapunaru) e talvez agora esse papel já não era assim tão necessário. Porque Pedro Emanuel vai ser adjunto de Villas Boas. E a personalidade de Pedro Emanuel parece-me semelhante à de Nuno. Têm funções diferentes, mas há aspectos em que se assemelham.

Também é certo e sabido que não vamos ficar só com 2 guarda-redes. Sinceramente, as opções Kieszek e Bracalli não me agradam muito. Não aparentam ser fora-de-série e é disso que o Porto precisa. Helton e Beto são bons, mas estão a alguma distância da elite europeia. E é disso que o Porto necessita. E não é necessário gastar 8,5 milhões no terceiro guarda-redes do 9º classificado da Liga Espanhola. Há grandes guarda-redes, bem mais baratos. Mas infelizmente não me parece que se vá contratar um guarda-redes que faça frente aos que já lá estão. E para isso, pelo menos que se contrate alguém com uma boa margem de progressão.

Um abraço,
Tiago Teixeira

9 comentários:

  1. http://www.facebook.com/photo.php?pid=30538213&id=1426252270&fbid=1207569515823#!/pages/Rui-Filipe/133721013313924?ref=mf

    ResponderEliminar
  2. Esta questão da baliza parece estar a ser tratada com importância secundária, mas penso que devia ser uma das nossas grandes preocupações, dado que se analisarmos o nosso plantel posição por posição, a de guarda-redes é talvez aquela onde menos qualidade temos.

    NUNO merece todo o nosso respeito pelos muitos anos de profissionalismo e dedicação ao clube. Honrou-o de forma impar, e se apresentou algumas falhas como a da final da taça da cerveja, eu pergunto quem nunca as teve. Obrigado!

    HELTON já tem na minha opinião, um ano a mais de FCP. Demonstra displicência na baliza, falha repetidamente em momentos chave, e dado que é um dos jogadores com mais temporadas de clube, enveredou agora pelo vedetismo barato, sendo pouco ou nada efusivo na comemoração dos títulos (este ano no Jamor foi uma vergonha) e fazendo parte do "lobbie dos 4".....quem é o lobbie????? Helton, Fucile, Bruno Alves e Raul Meireles!!!
    Para além disso, os problemas financeiros que inexplicavelmente tem tido, parece ser factor de ainda mais perturbação.

    BETO tem alguma qualidade, é forte entre postes, mas limitado fora deles. Considero-o um excelente suplente, dado que trabalha forte no dia a dia, pelo que mantém sempre bons indices de forma.

    Agora falam em KIESZEK e BACALLI, dois guarda-redes inequivocamente de valor ainda inferior aos que temos. Discordo totalmente!
    Se não pretendem adquirir um guarda-redes de nível superior aos que temos, capaz de agarrar a titularidade e transmitir a confiança necessária a equipa e adeptos, então para terceiro guarda-redes que é o suplente quando um dos outros está lesionado ou castigado, serve um qualquer dos juniores.

    Estou plenamente de acordo com o post quando diz que não é necessário gastar 8,5 milhoes de euros para contratar um bom guarda-redes. Mas pior ainda é gastar um euro que seja para contratar um terceiro guarda-redes.

    Num ano em que tanto se fala de debilidades financeiras em função da ausencia na liga dos campeões, espero que façamos investimentos inteligentes, cirúrgicos para postos específicos onde estejamos debilitados, e que não "brinquemos" com o dinheiro como temos muitos e muitos casos.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  3. Gostava que,um dia,se falasse aqui abertamente(como sempre,claro) dessas teorias dos lobbys...Raul,Bruno,Helton,Fucile.São os mais antigos do plantel mas parece que toda a gente vê com bons olhos as suas saídas da equipa,para depois virem com os lamentos da falta de identidade do clube.

    Relativamente à questão "baliza".
    Entre gastar dinheiro num terceiro guarda-redes,e chamar o Ventura(ou outro jovem)prefiro a 2ª opção.
    O Helton e o Beto dão-me garantias(mas quem sou eu...).Decididamente,não foi pelos guarda-redes que ficámos em terceiro lugar no campeonato.Bem podemos agradecer ao Beto ter seguido na Taça,e bem podemos agradecer ao Helton não termos levado mais do que 5 em Londres ou ficarmos ainda mais cedo arredados do título,ali pela altura da visita de uma equipa da cidade do Lis,por exemplo.Dir-me-ão que têm os seus defeitos e cometeram os seus erros,pois bem,quem nunca os cometeu??
    É certo que uma equipa começa a vencer a partir do guarda-redes,e volto a frisar que não foi por aí que a época correu mal,mas se uma equipa se mostra intranquila e insegura não podemos estar à espera que o GR salve o dia.

    ResponderEliminar
  4. Também penso que devemos ter um guarda-redes que nos dê pontos .
    E o Helton (salvo excepcionalmente)
    tira-nos pontos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. AZUL.LX.4927 junho, 2010

    Tambm acho que a baliza está relativamente desprotegida.Na minha modesta opinião o Helton era negociado e vinha um GR que oferecese confiança à equipa e ao clube.Para 3º vinha um da formação ,sempre com os olhos postos na evolução e na titularidade.Quanto ao grupo dos 4 se existe verdadeiramente tem de acabar e o melhor mesmo é expurgar o balneário que vai perder mistica e por isso vai precisar d muito carinho e firmeza simultaneamente por parte de todo o Clube.Po favor apostem nos nossos jovens desenvolvam neles a vontade de vencer e o amor ao Clube à Cidade à Região e muita competência.

    ResponderEliminar
  6. desde Vitor Baia que não temos um 'must' na baliza, mas tb, quantos clubes o podem dizer que têm ou tiveram?

    o posto especifico de GR é um pau de 2 bicos... os momentos altos, são facilmente esquecidos... os momentos maus, são dificilmente esquecidos.

    e é aqui que entramos na questão dos nossos GR...

    NUNO; foi um excelente profissional... que melhor elogio se lhe poderia dar? no resto, já é outra história.

    BETO; é um bom GR, mas ainda não consigo dizer que seja 1ª opção clara, pois fico sempre com a sensação de que lhe falta um bocadinho assim... mas se para 1ª ainda tenho dúvidas, para 2ª, não tenho dúvida alguma.

    HELTON; sempre foi capaz do melhor e do pior, mas é verdade que esse pior, tem sido mais péssimo do que mau... eu, já não tenho pachorra para as displicências dele e para o 'manianismo' de quem se julga o maior, com o último exemplo, a ser o desplante dele no Jamor, como parecendo estar ali a fazer um frete ou concerteza, como tantas noutras, mais preocupado em sorrir prá bancada e fazer aquele sinal muito catita dos surfeiros de água doce, de que 'tá tudo numa boa, óh galera'. Se quando com a cabeça limpa, parece-me cumprir bem a missão... há muito que a deixou de ter e precisa se não de ir apanhar ares novos, levar uma boa ensaboadela de humildade.

    a ver vamos o que nos reserva esta questão dos GR... agora, tb o digo, se a ideia passa por um '3º', que se livrem de andar a gastar dinheiro só pa encher, se calhar, vocês sabem... porque para isso, temos muita rapaziada nova por ai a rodar, ou se preciso for, nas camadas jovens dos mais grandes que podem ir lá fazer apenas nr prós treinos por meia dúzia de croissants e três copos de refresco de limão açucarado.

    por fim, de lobbies e meios-lobbies, pouco percebo, nem quero perceber, não sendo tapado, obviamente, mas d'uma coisa tenho a certeza absoluta... só faz falta quem está; quem não quer estar, boa viagem; e hoje, admito, treinador novo, ciclo novo, atitude nova; e isto meus caros, só se consegue com uma coisa, não é com gente com vicios ou cansada de ganhar (troféus ou milhares ao fim do mês?!), consegue-se com gente nova, gente humilde, gente que nunca ganhou nada e tem sede de vencer... é com estes que temos que ir prá guerra, e não com 'meninos mimados'.

    nunca foi diferente para mim... são todos bons, enquanto estão e mostrem querer estar... no dia que já não queiram estar ou não mostrem essa vontade frenética de vestir aquele manto azul-e-branco sagrado, armados numa de cagões, comigo, não tem nada que saber, é andor, circula, vão chatear (vcs sabem quem...).

    ResponderEliminar
  7. Não me causa muita preocupação neste momento a baliza, aliás tem sido assim desde altura que o FC Porto despachou três bichonas de nome Wosniak, Lars Eriksson e o Kralho.

    Podiamos era colocar um junior a treinar com os dois GR, era benéfico para o jovem Guarda - Redes e benéfico para os cofres do clube.

    Não concordo com a contratação de uma terceira escolha, que não passará disso mesmo uma terceira escolha.

    ResponderEliminar
  8. Tendo sido eu a falar no "lobbie dos 4" e dado que não gosto de ter discurso "á Octávio" (vocês sabem do que é que eu estou a falar), gostava de esclarecer um pouco esta situação.

    Mas antes disso, queria dizer que mais uma vez estou em perfeita sintonia de pensamento com o bLuE bOy (já começa a ser hábito), sendo que pude deduzir do seu discurso, que a tal contratação de um terceiro guarda-redes poderá surgir para ir de encontro aos interesses financeiros de alguém.
    Como não tenho sustentação para o confirmar, digo apenas que se calhar, os clubes de origem destes dois nomes que se falam (Braga e Nacional) não são por acaso. Se calhar não foi por acaso que apenas FCP, Braga e Nacional não votaram em Fernando Gomes para presidente da Liga.
    Coincidência dizem uns, mais do que isso dizem outros!

    Mas voltando aos lobbies, não é segredo nos corredores do Dragão, que os tais quatro (Bruno, Raul, Fucile e Helton) há muito assumiram vontade de sair. Até aí, tudo bem! Os problemas são outros:
    - é preciso alguém com dinheiro para os comprar e não apenas para lhes oferecer salários astronómicos;
    - não basta os meninos quererem ir embora, para simplesmente ter que lhes ser feita a vontade;
    - os coitadinhos dos meninos, fartos de ganhar, assumiram ao longo da época a postura de jogarem como queriam, quando queriam e se lhes apetece-se;
    - pior, não cumpriram o seu papel enquanto mais velhos do grupo, de darem a cara pelo mesmo, de "remarem contra a maré" nos momentos mais dificeis, bem pelo contrário foram os primeiros a deixá-lo ir ao fundo;
    - não respeitaram á frente de todos os colegas, o chefe máximo do balneário que é o treinador;
    - e em fim de festa, desprezaram a conquista de um título como a taça de portugal, num claro desrespeito por todos nós que amá-mos o clube, sofremos por ele, e vemos recompensado esse esforço e dedicação com as vitórias;

    Agora pergunto eu: será que apenas estes 4 têm vontade de ganhar mais dinheiro? Certamente que não...o problema é que estes já não estão minimamente preocupados com o FCP. Com excepção do Helton, é ve-los no Mundial a correr, a lutar, a soar a camisola tal e qual como já os vimos fazer noutros tempos com a nossa camisola.

    Destes quatro não sei se ficam todos, se saem todos, se sai um, dois ou mais...o que sei é que não sou condescendente com faltas de profissionalismo e de honra para com as nossas cores. Têm obrigação de ser profissionais a 100% até ao último dia...se não o forem, só terão o meu nojo e desprezo.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  9. @ Ilustre Anónimo;

    quando pronunciei "que se livrem de andar a gastar dinheiro só pa encher, se calhar, vocês sabem...", para bom entendedor, meia-palavra basta.

    entendo que é apenas uma normal dedução de que se for para fazer número, que é como quem diz, contratar um "especifico" 3º guarda-redes pa encher plantel, não, obrigado, dispenso em absoluto... a não acontecer, porreiro... a acontecer, arriscam-se a deixar ao critério de qualquer um, o "fim" ojectivo da coisa.

    não digo que vai acontecer... mas se já aconteceu, porque não aconteceria mais uma?! oxalá não, mas se tal, depois que não se admirem das «más-linguas».

    ResponderEliminar