29 junho, 2010

formação: Campeões, Campeões...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Fim de semana em grande para a formação. Futebol e hóquei deram os primeiros títulos na formação.

No futebol, os Sub-17 (comandados por Pedro Emanuel) sagraram-se bi-campeões nacionais. Os Dragões derrotaram o Sporting por 2-0, na sexta e última jornada da fase final e ultrapassaram os leões na classificação final. Só a vitória interessava, e os golos apontados por Lupeta e Ricardo Alves, aos 57 e 59 minutos, valeram o título.

No hóquei, as equipas de juniores e iniciados do FC Porto seguiram o exemplo dos mais velhos e garantiram, este fim-de-semana, a conquista dos respectivos títulos nacionais.



FUTEBOL


    Local: Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em Olival, Vila Nova de Gaia

    FC PORTO: Elói Silva; Ruben Teixeira, Hugo Basto, Tiago Ferreira e Tiago Bragança; Paulo Jorge, Ricardo Alves (Júlio Santos, 75 min.) e António Carvalho "Tozé"; Ricardo Gray (Adriano Castanheira, 48 min.), Fábio Martins (Ricardo Catarino, 68 min.) e Joaquim Lupeta;
    Treinador: Pedro Emanuel

    SPORTING CP: Rafael Veloso; Ricardo Esgaio, Eric Dier, Tobias Figueiredo e Rodolfo Simões; Agostinho Cá "Deschamps", João Mário Eduardo e João Carlos (Ricardo Pereira, 68 min.); Mateus Fonseca (Alexandre Guedes, 48 min.), Armindo Bangna "Bruma" e Alberto Coelho "Betinho".
    Treinador: Luís Dias

    Resultado ao intervalo: 0-0

    Marcadores: Joaquim Lupeta (57 min.); Ricardo Alves (59 min.)


    Só a vitória servia ao FC Porto para reconquistar o título de sub-17 e, superada a ansiedade inicial, a equipa de Pedro Emanuel apresentou argumentos que justificam o triunfo por 2-0, construído na segunda parte. Lupeta abriu a contagem aos 58' e, em vez de procurar gerir a vantagem, manteve-se ao ataque, ampliando a contagem dois minutos depois, por Ricardo Alves. De comum nos dois lances: Adriano Castanheira, a primeira aposta - e que aposta - de Pedro Emanuel. O extremo entrou aos 49' para o lugar do apagado e lento Erik Gray e foi decisivo para a conquista do título nacional.

    O Sporting entrou mais tranquilo, pois sabia que o empate lhe chegava para festejar, mas Elói chegou para as tímidas tentativas dos leões. A primeira parte acabou por ser bastante equilibrada, confirmando o que se verificou ao longo da época entre estas duas equipas. Nem os fogachos individuais de alguns dos (muitos) internacionais do Sporting foram capazes de quebrar a solidez defensiva dos donos da casa.

    Após o intervalo, o FC Porto assumiu riscos, subiu no terreno e encostou o Sporting às cordas. Lupeta foi sempre muito perigoso e depois de ter desperdiçado duas ocasiões acabou por facturar. O golo foi um rude golpe para os jovens sportinguistas, que nunca mais foram capazes de incomodar Elói.



HÓQUEI EM PATINS

No hóquei em patins o FC Porto não defraudou as expectativas e conquistou os titunos nacionais de juniores e iniciados.

Numa final-four apenas decidida no goal-avarage, a equipa de juniores iniciou a participação na sexta-feira defrontando o grande rival Benfica. Num jogo muito táctico e onde o GR do Benfica defendeu tudo e mais alguma coisa, um golo de livre directo de RAFA a apenas 14 segundos do fim deu o empate num jogo que parecia decidido a favor da equipa encarnada. Um golo que se tornaria decisivo.

No dia seguinte e depois de o Benfica ter vencido o Turquel, ficou claro que o campeonato iria ser decidido na diferença entre golos marcados e sofridos. Sabendo isso o FC Porto lançou-se à baliza do Gulpilhares e esmagou os gaienses por uns incríveis 18-2.

Na ultima jornada e já depois dos portistas terem cumprido a sua obrigação (vitória sobre o Turquel), restava aos jovens azuis e brancos esperar pelo resultado do Benfica frente ao Gulpilhares. No entanto e apesar de terem marcado 17 golos, os encarnados falharam na defesa e os 11 golos sofridos deram o titulo à nossa equipa.

No sector de iniciados, a jornada de sexta-feira também não começo da melhor maneira. Um empate com o Sporting causaram alguma surpresa. No entanto no jogo decisivo no domingo, frente ao rival Benfica os jovens dragões não deram hipóteses e com uma excelente 2ª parte derrotaram a equipa lisboeta por 3-1.

Fixem este nome: Álvaro Morais. No futuro vão ouvir falar muito dele. Grande promessa!!

Para a semana e para terminar a época em beleza esperemos que os infantis sigam o exemplo dos mais velhos e conquistem mais um título para o hóquei azul e branco.

Um abraço e até para a semana
PedroPorto

4 comentários:

  1. Sub-17 mostraram o porquê de tantos elogios que lhes tinham sido atribuidos durante a época toda.

    Sábado de manhã lá fui ao jogo juntamente com a malta do BiboPorto, e claro o objectivo era ganhar, não havia outros resultados possiveis.

    Aos 59 minutos assisti a pura magia, Ricardo Alves aproveitando alguma desorientação por parte do adversário colocou a bola onde quis.

    Bom jogo de Futebol a premiar a unica equipa que quis ganhar e a que merecia realmente ganhar, apontamento para a arbitragem que perante agressões e mau perder de alguns gatos não agiu como mandam as regras, apenas premiou os agressores com cartões Amarelos.

    Destaque desta equipa vão claramente para o nosso Bragança, Elói e Ricardo Alves, são 3 jogadores que estiveram em destaque no jogo.

    Agora a formação do Hóquei e quando se fala em Hóquei o nome do FC Porto aparece logo em primeiro, pois claro, agradecer ao Tripeiro que levou com ele mais alguns Dragões para apoiar os nosso putos.

    Campeões de Juniores e Iniciados, são um indicador que não nos ficaremos pelo Deca.

    Para a semana temos os Infantis e como é claro podemos muito bem ser campeões neste escalão, era um ano de sonho.

    Canalhada está toda de parabéns.

    Biba o FC Porto!

    ResponderEliminar
  2. Grande fim de semana Pedro:)

    Bicampeão nos juvenis em futebol com o novo adjunto de AVB, Pedro emanuel A BRILHAR...

    Campeão de juniores e de iniciados em hóquei, parabéns aos miúdos, q aprendem desde cedo a mística do hóquei portista...parabéns aos TÉCNICOS renato garrido e joão lapo

    ResponderEliminar
  3. Sub-17 on fire! É aqui que começa o futuro! Parabéns igualmente aos nossos pequenos GRANDES hoquistas!

    ResponderEliminar
  4. um fim de manhã no sábado, com muito dos mesmos de sempre, ali prós lados do Olival... na consagração da rapaziada dos sub17... que se tornaram biCAMPEÕES!!! Parabéns miúdos!!!

    para além disso, no domingo, foi a vez da rapaziada dos juniores e iniciados, cada qual na sua final-four do hóquei em patins, a trazer os ceptros de campeão nacional pá nossa casa... para todos eles, e em particular para o Renato Garrido dos Juniores, um enorme PARABÉNS malta!!!

    ResponderEliminar