29 junho, 2010

MVP Ricardo Moreira e mais 3 Dragões de ouro...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


“D'Artagnan e os Três Mosqueteiros” é uma série de animação, baseada no livro "Os Três Mosqueteiros" escrito pelo Francês Alexandre Dumas (século XIX), que nos anos 80 passou na TV Portuguesa, a qual segui com muito entusiasmo próprio da idade que tinha na altura. Vem isto a propósito do título que escolhi para a crónica de hoje e que poderia bem ser: “Ricardo Moreira e os 3 mosqueteiros”, por ao longo desta temporada 2009/10, considerar que, no que às modalidades de pavilhão diz respeito, existiram 4 nomes no Universo dos jogadores azuis e brancos que merecem todo o destaque. No andebol, Ricardo Moreira e Tiago Rocha, no basquetebol, Gregory Stempin, e no hóquei, Pedro Gil.

Esse justo destaque, foi-lhes também atribuído ao longo da época desportiva na rúbrica “Dragão de ouro da semana” que todas as terças-feiras incluí na minha crónica.

Assim, o GRANDE VENCEDOR da rúbrica Dragão de Ouro 2009/10, foi o andebolista RICARDO MOREIRA com 6 nomeações, logo seguido do seu colega de equipa, Tiago Rocha, e do Espanhol, Pedro Gil, da equipa de hóquei, tendo ambos 4 nomeações (Stempin do basquetebol, somou 3 distinções).

Na época 2007/08, o vencedor da rúbrica foi Nuno Marçal (basquetebol), enquanto em 2008/09, foi Eduardo Filipe (andebol).

Chegou agora o “momento de glória” para Ricardo Moreira (andebol) que até já tinha sido “medalha de prata” na época transacta.

Ricardo Moreira é assim, muito justamente, o MVP 2009/10 para o BiBó PoRtO, carago!!!

Das 40 nomeações da temporada, 18 foram para o andebol, 12 para o basquetebol e 10 para o hóquei em patins.

No andebol, Ricardo Moreira foi o vencedor com 6 distinções seguido por Tiago Rocha com 4, Wilson Davyes com 3 e Pedro Spínola com 2. Com 1 nomeação ficaram Nuno Grilo, Dario Andrade e Filipe Mota.

No basquetebol, os mais nomeados foram Stempin, Carlos Andrade e Terrell com 3 distinções cada sobrando as restantes para Marçal (2) e Hunt (1).

No hóquei, o vencedor foi Pedro Gil com 4 nomeações seguido por Jorge Silva (2), Reinaldo Ventura (1), Filipe Santos (1), Emanuel Garcia (1) e André Azevedo (1).

Pelas nomeações, facilmente se chega ao “D’Artagnan” e aos 3 mosqueteiros: Ricardo Moreira foi o mais galardoado e por isso o destaque maior seguido dos 3 mosqueteiros, Tiago Rocha e Pedro Gil (com 4 nomeações), sobrando a última vaga para Stempin (com 3 distinções).

Neste último “lugar elegível”, tinha 4 nomes com 3 nomeações, Wilson Davyes, Terrell, Stempin e Carlos Andrade. Como já tinha 2 eleitos do andebol (e 1 do hóquei), Wilson saltou fora, ficando a decisão entre os 3 basquetebolistas em causa, tendo eu optado por Stempin por achar que acabou por ser o mais regular dos 3 ao longo da temporada.

Vamos agora à apreciação individual dos 4 "mosqueteiros" do Dragão época 2009/10:

RICARDO MOREIRA (OURO): MVP da época para o nosso blog. Com 6 nomeações, o nosso ponta direita do andebol, passeou classe pelos pavilhões deste País, demonstrando grande eficácia nas penetrações pela ponta, mas também nos velozes contra-ataques e nos livres de sete metros. A equipa de andebol do Porto foi demolidora, tendo Ricardo Moreira a sua quota parte de responsabilidade nesse sucesso (vitórias no campeonato e supertaça). Foi o melhor marcador dos Portistas com 179 golos, sendo o 2º melhor do campeonato atrás de Pedro Cruz do Águas Santas (200).

TIAGO ROCHA (PRATA): O Pivot da equipa de andebol FC Porto, fez mais uma época extraordinária e merece indiscutivelmente estar entre os mais nomeados. Foi o 2º melhor marcador do FC Porto com 122 golos, e foi responsável por vários livres de 7 metros ganhos pela equipa. Além de tudo, deve referir-se que esta temporada foi a 1ª em que Tiago Rocha passou também a defender (mérito de Obradovic), e diga-se que é já com brilhantismo que o vemos nessas funções também.

PEDRO GIL (PRATA): Foi o melhor marcador do Campeonato (53 golos), com 10 golos de avanço sobre o mais directo perseguidor e foi, claramente, o melhor jogador da equipa de hóquei do FC Porto na época que agora terminou. O Espanhol só desiludiu um pouco na final six da liga Europeia onde se mostrou perdulário nos livres directos. Foi naturalmente uma das peças chave do eneacampeonato ganho pela equipa treinada por Franklim, sendo que também contribuiu decisivamente para a vitória na supertaça na abertura da época (jogo ganho ao Benfica em Viana).

GREGORY STEMPIN (BRONZE): Foi o jogador da equipa de basquetebol do FC Porto mais regular ao longo da temporada, tendo contribuído em grande escala para os sucessos da equipa na taça da Federação (vencedor) e na taça de Portugal (vencedor). No campeonato, também foi um dos jogadores mais importantes da equipa que acabou por se sagrar vice-campeã. Com 478 pontos convertidos nos cestos adversários, o Norte-Americano Stempin acabou por ser o 2º melhor marcador do campeonato atrás de Nealy do Guimarães com 527, sendo, claramente, o melhor marcador dos azuis e brancos. Já renovou e para o ano está de novo às ordens de Moncho Lopez.

ps - já recebi um email a informar que a partir de 5ª feira (dia 1), é já possível renovar o seu lugar no Dragão Caixa. Ajudem as modalidades do FC Porto!!!

Um abraço a todos.
LUCHO.

16 comentários:

  1. Caro Lucho feliz do clube que tem este heróis/ídolos que respiram e se alimentam de FC Porto e de vitórias.

    99% de acordo com a votação, no Andebol enquanto Ricardo Moreira mostrou ser um grande lider e um goleador, Tiago Rocha mostrava que além de marcar golos também sabia defender, foram uma agradável "surpresa"(embora não me surpreenda muito porque conheço bem estes dois atletas e sei bem do que são capazes) este ano andei nas nuvens.

    No Basquetebol como é claro a votação vai para o todo-terreno Stempin, o Greg foi decisivo a defender, atacar e o primeiro a socorrer a equipa em momentos mais difíceis, é outro líder nato.

    No hóquei claramente de acordo com Pedro Gil melhor marcador, melhor jogador e presenteou os adeptos com momentos sublimes de magia em patins, não para qualquer um poder contar com uma autêntica estrela, é o melhor jogador do Mundo, mas há dúvidas?

    Disse 99% porque gostava de ver partilhado o trono do Pedro Gil com o do nosso Reinaldo Ventura, que mostrou muito amor ao clube e mesmo acicatado por um contrato "milionário" não o conseguiram levar e muito por causa da vontade do jogador, Reinaldo para mim és um Deus.

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo com as três ultimas linhas do comentário do ANTAS!
    O Rei merece um destaque bastante comovido e especial. É muito, mas mesmo muito digno da camisa que enverga!
    Orgulha-me verificar que ainda existem no nosso clube símbolos vivos, ele é um deles! A ele a minha homenagem!
    É O MEU DRAGÃO DE OURO!

    ResponderEliminar
  3. Segui apenas o critério do rendimento desportivo desta temporada.

    Reinaldo Ventura É também um dos meus ídolos mas nas nomeações semana a semana ficou atrás de todos os 4 mencionados.

    E tal como o Ventura há tb o Filipe Santos, não esquecer...Outro grande jogador e grande Portista. Feliz do clube q tem homens como estes.

    ResponderEliminar
  4. Uma época memorável das três modalidades. Quanto à escolha dos 4 mvp's da época julgo ser a mais acertada. Foram os 4 dragões que mais se evidenciaram esta época.

    ResponderEliminar
  5. Feliz do clube que tem jogadores desta qualidade nos seus plantéis!

    Todos eles fizeram épocas brilhantes e merecem a distinção.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. OFF TOPIC

    É oficial que a supertaça de futebol entre o Porto e o slb será disputada em Aveiro dia 7/8.

    ResponderEliminar
  7. SOBRE AS SUPERTAÇAS DA ÉPOCA QUE SE APROXIMA:

    Já agora acrescente-se q as supertaças de basket e de hóquei tb colocarão em confronto (tal como no futebol) slb e FCPORTO. No andebol a supertaça disputa-se com os 6 primeiros da 1ª VOLTA DA fase regular.

    ResponderEliminar
  8. Estou totalmente de acordo com estas escolhas para mvp´s, foram as mais acertadas! Em relação ao Reinaldo e ao Filipe Santos,sem esquecer o Nuno Marçal, estes senhores não precisam de receber qualquer distinção, pois são a "prata da casa", ou poderei dizer mais, talvez sejam os "diamantes da casa", pois são profissionais que orgulham e representam o nosso clube como portistas, sem tirar o mérito aos outros atletas das outras modalidades, estes são diferentes, são especiais. Agradeço a todos os atletas, um muito obrigado pelo empenho e pelo que conquistaram e uma menção honrosa para os seus treinadores!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns aos MVP's! Vais entrar em despesas Lucho! :)

    ResponderEliminar
  10. Se o critério foi o mesmo d'outrora, e obviamente que o foi, estes 4 'artistas' do pavilhão, foram os justos e merecidos vencedores do galardão 2010/2011.

    E, comungo da mesma opinião... o best MVP foi mesmo o Ricardo Moreira, que fez uma época sublime, a todos os níveis.

    Diria apenas o seguinte... sem querer meter a foice em seara alheia, julgo que faltam aqui 3 tributos por razão não tanto desportivas, mas sentimentais... se de Reinaldo Ventura já tudo foi dito ou quase dito, pois se para mim era já um ícone, depois de "os" (os tais) mandar f****, subiu mais uns bons pontos na minha gratidão, respeito e admiração... mas dizia, Jorge Silva, por toda a raça com que sempre defendeu o nosso 'manto sagrado', neste "até breve", Paulo Cunha também seria merecedor de uma menção honrosa nesta hora da saída, talvez definitiva, um "muito, mas muito obrigado mesmo" por cada gota de suor que derramou na defesa de tão sagrado manto azul-e-branco.

    E prontos, agora que já meti nojo... vou pregar para outra freguesia ;)

    ResponderEliminar
  11. bLUE:

    "estes 4 'artistas' do pavilhão, foram os justos e merecidos vencedores do galardão 2010/2011"


    ÉPOCA 2009/10... e não 2010/11, já estás um ano adiantado:)

    ResponderEliminar
  12. Como qualquer democrata, aceito as votações e o resultado das mesmas.
    Os critérios estão definidos, logo devemos dar os parabéns aos vencedores.

    Mas apenas queria comentar o nome REINALDO VENTURA.

    Para que não restem dúvidas, sou amigo do grande Reinaldo há já alguns anos, já compartilhamos bons momentos juntos, temos muito respeito mútuo, e portanto a minha opinião pode não ser totalmente imparcial.
    Não estão minimamente em causa os nomes refenciados, atletas por quem nutro admiração, que envergaram muito dignamente a nossa camisola e que muito contribuiram para as vitórias e consequente engrandecimento da história do Futebol Clube do Porto.

    No entanto, não quero deixar de dizer o seguinte: é para mim absolutamente inequivoco que desportivamente esta não foi a melhor época do Reinaldo.
    Quem tem as suas características, a sua força, a sua determinação, a sua garra, o seu amor por aquilo que faz todos os dias, nunca joga mal...não sabe jogar mal!
    De qualquer forma, na verdade não atingiu o brilhantismo que certamente todos lhe reconhecemos, daí o seu nome não estar referido nestes vencedores do ano.

    No entanto, perdoem-me o que vou dizer, mas para mim ele sim é o número um, para mim ele sim é o grande vencedor, o grande dragão, o grande simbolo, a grande referência, o MAIOR DE 2009\2010.

    E porquê? Porque 2009\2010 foi talvez a época de maior demonstração de amor pelo clube. Quantos resistiriam á proposta efectuada pelos lampiões? Quantos suportariam manter-se no clube a ganhar muitíssimo menos do que iriam auferir em lisboa? Quantos defenderiam as cores do nosso clube, mesmo com ordenados em atraso, mesmo sem contrato garantido para a época seguinte, mesmo com indefinição directiva, estando ao mesmo tempo do outro lado a "abanarem-lhe" com as notas?
    Para mim, isso vale muitos mais do que os golos, as exibições, o espectáculo, a glória...
    Respeitar como ele respeitou o nosso clube, respeitar como ele respeitou o seu amor pelo clube, respeitar como ele respeitou as nossas cores, é para mim a maior de todas as conquistas, o maior de todos os troféus!!!!

    Para mim o vencedor 2009\2010 chama-se REINALDO VENTURA.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  13. Excelente contributo (mais um) do nosso anónimo "Saudações 100% azuis":)

    Só uma nota:

    As eleições para dragão da semana ao longo de toda a época desportiva não obedecem a nenhuma votação. Sou eu que decido o jogador mais em destaque nos jogos desse fim de semana e publico o seu nome na crónica.

    Este MVP 2009/10 é o somatório dessas nomeações, muito pessoais, mas ao mesmo tempo de alguém que passa os seus fins de semana no dragão caixa:)

    ResponderEliminar
  14. Antes de mais agradecer o esclarecimento prestado em relação á forma de eleição dos atletas.

    Certamente que tem todo a competência e conhecimento para, semana após semana, ir efectuando as nomeações. Que fique claro que não quis de forma alguma por em causa essa legitimidade, e muito menos ainda, por em dúvida a qualidade, valor, profissionalismo, dedicação e empenho dos atletas em causa.

    Dou-lhe os parabéns por marcar sempre presença no Dragão Caixa. Confesso que raro é o fim de semana que passo sem ir igualmente ao nosso pavilhão, onde continuo a acreditar, é o local onde se "bebe e respira" Futebol Clube do Porto. De qualquer forma, quando o futebol joga mais longe e se torna incompatível estar nos dois sitios, continuo a deixar prevalecer esse sentimento futeboleiro que me controla e ao qual não consigo resistir, independentemente do dia, hora ou local.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  15. ÉH PÁH!!! Mas quando é que este anónimo se assume... dasse ... este gajo fala "benhe".... ;)

    ResponderEliminar
  16. Estou de acordo com as votações, até porque, quem melhor que o Lucho para fazer estas avaliações!

    Mas eu gostaria de acrescentar o meu jogador de Hoquei preferido, Reinaldo Ventura;)...

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar