17 setembro, 2011

É difícil pedir mais!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Dificilmente poderíamos pedir um melhor começo de temporada. Aqueles que esperavam ver um Porto mais fraco esta temporada, já começaram a perder todas as ilusões. É certo que pior que as euforias injustificadas no início da temporada, só mesmo as tristezas justificadas no final da época. Mas basta ver as nossas exibições e comparar os números para se perceber que estamos melhores do que há um ano trás. Talvez isso justifique que o medo se comece a apoderar dos nossos adversários.

Contra a União de Leiria, numa espécie de regresso ao passado, assistimos incrédulos a um apagão no Estádio Municipal da Marinha da Grande numa altura em que o Porto iniciava a sua recuperação. Apagaram as luzes do estádio e acabaram goleados. Na semana seguinte, Bruno Ribeiro, treinador do V. Setúbal, disse que o Porto estava mais fraco que em 2010 e que conhecia os nossos pontos fracos. Dois dias depois, veio jogar ao Dragão e, para além de levar um banho de bola, acabou goleado por 3-0 (o ano passado, tinha ficado apenas 1-0 a nosso favor).

Na terça-feira, as grandes noites europeias regressaram ao Dragão e o Porto - como é seu Destino - venceu. Ganhámos com toda a justiça e o resultado podia ter sido mais dilatado caso Hulk tivesse convertido a grande penalidade. Mas atenção: eu gostei que ele tivesse falhado. Depois de uma semana marcada pelo escandaloso Benfica-Guimarães, qualquer Portista a sério teria nojo de marcar de penalty.

Os Portistas sabem que é muito difícil ser-se simples quando se é genial. Pedir a Hulk para marcar um penalty, é o mesmo que pedir a Shakespeare para escrever uma SMS de 130 caracteres. É demasiado curto para tanto talento. Porque razão alguém que consegue meter a chincha a 47 metros da baliza com um remate a mais de 100km/h, há-de andar a fazer rematezinhos a 9 metros da linha de golo? Não só é menos estético, como é uma ofensa ao génio do jogador. "Hum, daqui é muito fácil para mim. Daqui até os medíocres marcam. Prefiro tentar do meio-campo!", foi isto que Hulk pensou. A UEFA devia inclusivamente pensar em rever os regulamentos com vista a só permitir que Hulk marque penalties a mais de 30 metros da baliza - é mais fácil para ele e menos embaraçoso.

Para além do magnânime golo de Hulk e da importante vitória, o jogo contra o Shaktar serviu ainda para consagrar Kléber como 2º jogador mais rápido a marcar pelo Porto na mais importante competição de clubes do mundo. Bastaram-lhe 51 minutos. Melhor que Lisandro, Benni McCarthy, Fernando Gomes ou, até mesmo, Falcao. Apenas Super Mário conseguiu melhor que Kléber. Um bom presságio, sem dúvida!

Vamos ganhar a Champions, se o Otetul Galati permitir!

Há um ano, todos nos lembramos de um treinador que dizia que a Champions se ia decidir entre a equipa dele e o Barcelona. Um ano depois, vemos o mesmo treinador dizer que o seu principal adversário é o Otetul Galati, ao mesmo tempo que afirma em conferência de imprensa que a sua equipa está mais forte em relação à época passada. Então, das duas uma: ou o Otetul Galati deste ano é mais forte que o Barcelona da época passada, ou este treinador tem graves problemas mentais. Obviamente, a resposta certa é a segunda. 

A amizade é tão bonita!

Está por fazer um estudo sério acerca das relações de amizade no futebol. No passado Domingo, dois clubes que eram amigos, defrontaram-se com particular sanha. Em tempos, conluiavam na Suiça para afastar o Porto da Champions e havia uma amizade bonita. De repente, só porque o Guimarães foi escandalosamente roubado contra o Benfica por um árbitro assumidamente benfiquista, gera-se um mau ambiente que inquina as relações institucionais e incendeia os jogos. Espero sinceramente que o jogo de última jornada permita regularizar as relações entre os clubes.

A metamorfose da larva!

O principal acontecimento desta semana deve ter intrigado a generalidade dos comentadores - tanto aqueles que são sérios nas suas análises, mas também Eduardo Barroso. O fenómeno é simples: a equipa que acabou a época passada em 3º lugar a mais de 30 pontos do primeiro lugar (distância a que costuma ficar a Naval e o Feirense), passou de medíocre a fantástica em cerca de hora e meia. Bastou ganhar à rasca ao Paços Ferreira que na altura dos 3 golos do Sporting já jogava inferioridade numérica. Não é fácil. Requer talento. A metamorfose do Sporting que se transformou na melhor equipa do mundo em tão curto espaço de tempo é notável. É certo que, até ao passado sábado, a equipa do Sporting era um conjunto de jogadores toscos e pouco ambiciosos, à semelhança do amorfo Domingos Paciência, e precisava urgentemente de reforços se queria fazer melhor que o justíssimo terceiro lugar em que tinha terminado a época transacta. Mas isto foi da parte da manhã. À noite, o Sporting já era uma equipa que, se não tivesse sido injustiçada pelos maquiavélicos árbitros, a esta altura já seriam campeões. Mais cinco ou seis anos de trabalho, e julgo que este Sporting poderá mesmo começar a cilindrar equipas de escalões secundários.

Enfim, alguém que arranje urgentemente um psicanalista a Carlos Freitas e, se possível, alguém que lhe dê um jeito naquele cabelo - não necessariamente por esta ordem.

1 comentário:

  1. Grande blog , ja tinha lido uma reportagem na resvista futebolista mas agora e que estou a comprovar ;)´



    Entrevista exclusiva com Maykon , jogador que representa no Leiria ,e já passou por Paços de Ferreira e Belenenses. O Brasileiro conta tudo : A mudança para o Leria , balaço que faz das 2 epocas no Paços , objectivos para este epoca entre outras exclusivas perguntas !
    A não perder em
    http://contra-ataque1.blogspot.com/
    Abraço

    ResponderEliminar