18 setembro, 2011

"Importante é chegar ao fim em vantagem"

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Do encontro com o Feirense a uma concorrência alargada, passando por Hulk, James, Guarín e Fernando, o treinador do FC Porto falou um pouco de tudo, abertamente e sem esquivas. Na antevisão da partida da quinta jornada da Liga, que antecede a recepção ao Benfica, Vítor Pereira abordou concepções de treino e jogo, e sublinhou a relevância de objectivos finais.

Dificuldades para superar
"Espero um adversário complicado, que tem feito um bom campeonato, organizado e a explorar os ataques rápidos. Espero dificuldades que temos de superar e para as quais estamos preparados."

Hulk, James e o todo
"Defendo um conceito de jogo colectivo, no qual acabam por evidenciar-se jogadores. Quando falamos no Hulk e no James, estamos a falar de dois jogadores de grande talento, pelo que é natural que acabem por evidenciar um nível de jogo que pode levar as pessoas a pensar que o FC Porto depende deste ou daquele. Mas, para mim, o FC Porto depende do todo."

Concorrência
"Ainda ontem o Sporting revelou estar a subir e vai, de certeza, lutar pelo título. O Braga mostrou boa qualidade e o Benfica a evidenciou bom nível de jogo. A nossa luta vai ser com estas equipas, com outras a revelarem-se ao longo do campeonato, como sempre acontece todas as épocas."

Imprescindível Guarín
"Estamos contentes com as respostas do Belluschi e do Defour, mas estou convencido de que treinador nenhum prescindiria da qualidade do Guarín. Fazê-lo seria pouco inteligente."

O exemplo de James
"O James teve o seu tempo de adaptação ao futebol europeu, tal como têm agora o Iturbe e o Kelvin, que, face ao talento de ambos, só têm que mudar o chip sul-americano para o chip europeu. É o tempo de adaptação, em que os ritmos são diferentes. Em relação ao James, estou certo de que vai evoluir para um nível mundial, para níveis que eu nem sou capaz de perspectivar."

Fernando de volta
"O Fernando é um grande profissional, que dá tudo pelo colectivo e que, perante um mercado agressivo, com propostas a chegar, se deixou abalar emocionalmente, porque é humano. Mas essa fase já passou. Agora temos Fernando para uma grande época."

Três médios dinâmicos
"O FC Porto caminha para que os seus três médios sejam todos eles de grande dinâmica, com o 6 a conquistar outras características, sendo um pivô, o primeiro organizador de jogo. Essa é a minha ideia, aproximá-lo da fase de construção de jogo ofensivo."

Qualidade sob pressão
"Acredito num campeonato muito mais competitivo, mas este plantel está preparado para as dificuldades e não tem qualquer receio de competir do primeiro ao último jogo. E mais importante do que chegar ao jogo com o Benfica com dois pontos de vantagem, é chegar ao final em vantagem. A época passada foi uma época singular, por mérito do FC Porto, mas agora não esperem facilidades. Acredito nos títulos e na capacidade de resposta da nossa equipa, com futebol de qualidade e sendo competitivos, sob pressão e nas dificuldades. A nossa qualidade de jogo depende muito do trabalho no dia-a-dia."

Concepção de treino
"Treinar é ir ao encontro daquilo que os jogadores nos dão, não é impormos simplesmente aquilo que queremos, circunscrevendo-os a determinadas acções. É perceber as suas qualidades, pontenciar o seu talento e atingir compreender que eles nos dão para além daquilo que nós achamos que poderão dar. Treinar é deixar que sejam eles a proporcionar o espectáculo, moldando-os aqui ou acolá."

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Fucile, Rolando, Sapunaru, Mangala e Otamendi;
Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez Souza, Fernando e Defour;
Avançados: Kléber, Varela, Walter, James e Djalma.

0 comentários:

Enviar um comentário