01 setembro, 2011

SOMOS (QUASE) TODOS PORTO

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

1. À hora que este post será publicado, já terá finalmente terminado o período passível de transferências... uffa, que isto era quase ininterrupto até ao Natal. Estive até ao final da tarde para elaborar este texto, precisamente na expectativa de perceber o que aconteceria, e até agora, nada...
Significa isto portanto que alguns amuados devem em princípio ficar connosco. Amuados esses que protagonizaram nos últimos dias algumas cenas lamentáveis e que não me esquecerei ao longo da época.
Palito teve um comportamento nada dignificante no Mónaco, mostrando uma “tromba” de dimensões consideráveis, tanto dentro do estádio como no aeroporto. Pareceu contrariado e sem vontade para ali estar. Os dias seguintes mostraram o seu empresário em declarações constantes, algumas delas a roçar o ridículo, como que a querer forçar o nosso clube a vender ao desbarato.
Guarin ainda fez pior, e dentro de campo mostrou o seu despudor e total displicência. Ninguém falha de propósito, mas quando a atitude competitiva e concentração não são as melhores, a propensão ao erro aumenta exponencialmente. Foi o que aconteceu ao colombiano que pareceu sempre desligado do jogo, acumulando erros, tendo apenas um remate que mostrou um ar da sua graça. Maus jogos acontecem a todos, mas se houvessem dúvidas sobre a predisposição para o jogo deste individuo, bastou ver a sua entrada ao minuto 89 e consequente sprint até ao balneário após o cartão mostrado.
Estes dois já não são Porto, disso não tenho dúvidas. De qualquer forma, e mais do que nunca, obviamente só temos que os deixar sair se as clausulas foram liquidadas. Ponto!

2. As vitórias morais são do tempo da outra senhora. No futebol há ganhar ou perder títulos, e é deles que se faz o palmarés de um clube. Não me agradam portanto discursos positivos depois das derrotas, mesmo que essa seja contra a melhor equipa do Mundo.
No entanto, é óbvio que perder de forma honrada, com claro prejuízo na arbitragem, com golos oferecidos, com oportunidades criadas, é totalmente diferente de ser goleado e humilhado como tem acontecido a muito boa gente.
Tivemos uma atitude correcta, abnegada, determinada e de bons profissionais, onde destaco Christian Rodriguez, que já me tinha constado que tinha vindo a treinar muito bem. Isto é ser Porto, é usar e traduzir em campo os valores do FC Porto.
Temos que levantar a cabeça, aprender com os erros, mas não pensarmos que o jogo do Mónaco foi um bom sinal para o resto da época. E isto porque apenas numa percentagem muito diminuta das partidas que vamos disputar é que daremos a iniciativa de jogo ao adversário, assumindo a sua natural superioridade e favoritismo. Na maior parte dos jogos, teremos que assumir as despesas do jogo, procurar o resultado e ter a iniciativa, ou seja, precisamente o oposto daquilo que ocorreu na passada sexta-feira.
Assim sendo, vamos esquecer esse embate e vamos partir já para ganhar em Leiria.

3. Por falar em Leiria, alguém já explicou a data caricata da realização do jogo, com inúmeros jogadores ausentes ao serviço das selecções? Quem são os responsáveis? Quem propôs esta data e em que circunstâncias o acordo foi selado? Não teria a nossa estrutura que dar o seu parecer positivo? E será que o fez?
Estas são as questões que deixo ficar, pois honestamente não tenho respostas para elas.
Assim sendo não vou tecer grandes considerações sobre a situação, pois como não conheço os culpados, poderia ser injusto.
No entanto ficarei alerta a esta aberração, pois julgo que é de tal forma grave que não a podemos deixar passar em claro e sem saber objectivamente a quem se ficou a dever esta pérola.

4. Kléber é neste momento um dos dois pontas de lança que temos no nosso plantel a par de Walter. Á hora que escrevo não concretizamos a aquisição de outro jogador, situação que muito me preocupa, e neste particular não nos podemos queixar de falta de tempo de reacção, pois a saída de Falcao já se verificou há vários dias.
Mas sobre Kléber gostava de dizer o seguinte: tenho lido muitas críticas ao brasileiro contratado ao Marítimo, situação com a qual discordo. Considero-o um jovem com enorme potencial, boa capacidade técnica, bem dotado fisicamente, mas que naturalmente não estava preparado para “ser lançado às feras” nesta altura. O natural seria que ele fosse 2ª opção, entrando a substituir o titular, jogando mais tempo na taça de Portugal e taça da liga, e desta forma evoluindo e ganhando experiência.
Perante isto, julgo que devemos ser pacientes com ele, percebendo o timing em que está a ser utilizado, e não “queimando” tão rapidamente um atleta que tem tudo para dentro em breve ser uma referência do nosso clube.

CARREGA PORTO!!!!

11 comentários:

  1. Espero vir a estar muito enganado mas a ausência de um Pl deixa-me muito preocupado.


    Não pela falta de qualidade dos dois que existem no plantel mas pela época exigente que vamos ter.


    É demasiado curto ter só dois PL.

    E um crime desviar o Hulk para o centro...

    Valha-nos uma coisa...

    SOMOS PORTO!!!

    ResponderEliminar
  2. Não sou muito de ficar preocupado com transferências mas este ano a coisa não me parece ter sido bem feita.
    Os contrariados que se amanhem e que joguem que é para isso que lhes pagam (e bem)!
    Estava mesmo à espera de um PL, parece mesmo que a solução vai passar pelo Hulk, por todas as razões que aqui se especificaram Kleber tem de amadurecer. Havia imensas possibilidades, o que para mim se torna mais incompreensível quando penso que se dá 13 milhões por um lateral que só vem em Janeiro...enfim espero que seja apenas eu a ser pessimista, apenas costuma ser tudo tão perfeito que este ano estranha-se um bocado.

    BiBó Porto Carago!

    ResponderEliminar
  3. Norte, subscrevo por inteiro e sobre o jogo de Leiria, era a única hipótese que tinhamos para jogar. Se temos um plantel bom e acho que temos, com 2 jogadores para cada lugar, não podemos entrar em pânico só porque frente ao Leiria, na Marinha Grande, não pode jogar um ou outro jogador.

    Pois, manter um plantel vencedor da Liga Europa, quase por inteiro, a excepção foi o bem vendido Falcao, parece que é pouco. Para mim e tirando a substituição do colombiano, que não aconteceu e devia ter acontecido, acho que foi excelente. Como realço o bater o pé ao Chelsea. Queriam?, paguem!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Parece que há bocado o meu comentário não ficou, a coisa era mais ao menos assim:

    Tenho que dizer que fiquei chateado (versão soft) / fod#%o (versão hardcore) com esta decisão de não contratar mais nenhum PL. Não foi por falta de tempo com certeza, e não me digam que num mercado (parece de carnes) de milhares de PL não havia um jogador com um preço razoável que se encaixasse na nossa equipa! Duvido! Andei eu incessantemente a clicar em sites desportivos na ânsia de saber quem seria a nova cara e nada, nicles patanisques, uma desilusão!

    Ós portantos, o novo PL é o antigo PL: Kleber! Parece-me escasso! Colocar Kleber no espeto, com o fardo de substituir o melhor marcador da história da Liga Europa, parece-me arriscado e até mesmo contraproducente. E depois temos Walter, que no ano passado tinha problemas extra-familiares, e este ano está com problemas familiares, ou seja, é um problema em si mesmo, já para não falar daquele presunto que lhe nasceu no perímetro abdominal e que teima em não sair… pudera, a picanha de Matosinhos é do melhor!

    Já foi dito anteriormente, a opção será colocar Hulk no meio quando Kleber esteja lesionado ou esteja menos bem. Nada de novo, já na época anterior qdo Falcão se lesionou, Hulk cumpriu esse papel e com relativo sucesso, marcado inclusivamente um golo de cabeça (!!), mas notava-se bem a falta que fazia nas alas para carrilar jogo.

    Penso que para consumo interno a coisa chega, mas para a Champions a porca já torce o rabo!

    Nota – há que dar os parabéns à SAD por ter batido o pé pelo AP, incha Chelsy! E tb por ter mantido a espinha da equipa, afinal não foi a sangria que mtos auguravam! Tadinhos dos pasquins de retrete que já tinham vendido Guarin, J Moutinho, Rolando, Hulk e afins!

    E agora?! Agora é como alguém me disse ao telefone: “ o que vier é o melhor do mundo…”, neste caso o que ficou é o melhor do mundo: Força Kleber, força Portoooo!

    ResponderEliminar
  5. Com o devido respeito por todos os comentários,pergunto:
    -qual era o ponta de lança melhor`?
    Como não há ,comprar por comprar,não é negócio,além de acreditar no Kleber
    acredito que este ano o bigorna vai surgir com todos os atributos que levaram á sua contratação,mais com os avançados que temos não se justifica um terceiro ponta de lança.
    Sejamos exigentes mas justos ,deixem a equipa técnica trabalhar ,e o NGP decidir pois não temos motivos de queixa.
    Ainda bem que não vendeu ao desbarato,não estamos em saldo
    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  6. Dada a saída de Falcao, também acho que o FC Porto deveria ter avançado para a aquisição de mais um ponta-de-lança…

    Apesar do enorme potencial de Kleber, e dos golos que Walter marcou no ano passado, acho que seria aconselhável a aquisição de uma alternativa, um jogador com mais experiência e outras características em relação aos jogadores já existentes…

    Espero que a poupança de uns milhões de € na contratação de mais um avançado, não nos saia caro no futuro…

    ResponderEliminar
  7. para mim a nao contratação de um ponta de lança trás-me duas sensações muito diferentes :

    Negativa :
    Se formos para jogar tal como no ano passado, e simplesmente julgar que o Kleber substitui o Falcão , é mau. Sem comparações entre os jogadores, o nivel de desenvolvimento do Kleber ainda não está o desejado.

    Positivo :
    Se for para mudar-mos o estilo de jogo para algo como o do Barcelona, ai sim éra maravilhoso. Adorava ver o Porto a jogar a barcelona. Nada de Avançados de area a lá "Pinheiros de paulo sergio" mas sim um ataque completamente movel e em rotação.

    Gostava de no futuro mudasse-mos para o 4x4x2, se bem que tinha que ser muito muito trabalhado, é um sistema que penso, quando muito bem trabalhado, é excelente.

    Tal como o ibra não vincou no Barça, nao por falta de qualidade deste, mas pelo estilo de jogo, gostava de ver o Porto ter este mesmo estilo de jogo. Penso que temos um meio campo excelente para implementar isto, com jogadores como Moutinho, Bellushi, Defour, Guarin ( talvez ).

    Pena o Ruben ter saido senão era mais um.

    Adorava ver um meio campo de : Fernando ( ou sousa )
    Moutinho + Defour
    Bellushi

    Seria mesmo muito forte.

    Depois Bellushi a distribuir para Hulk e Varela ou James ou Cristian com movimentações sempre sem parar e sempre a procurar a desmarcação.

    Só uma ideia ... não me matem se não estiverem de acordo !

    ResponderEliminar
  8. Estamos mais que preparados para o ataque a esta época, força magico Porto!!

    http://oolhardodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. 1) A sangria ou debandada de que muitos estavam à espera, não se concretizou. Para os aziagos um amargo de boca. Para os portistas uma boa notícia. Foi fundamental a manutenção do núcleo duro da equipa: Álvaro Pereira, Guarin, Moutinho e, claro, Hulk.

    2) Contudo penso que a SAD previa que, pelo menos, uma venda fosse efectuada: um dos daquele “núcleo duro” ou outro jogador mais acessível ao clube comprador. Talvez por isso ou quase de certeza por isso, não foi contratado um ponta-de-lança.

    3) Continuo a pensar que o FC Porto foi apanhado de surpresa pelo desejo de Falcao em sair. No que respeita à contratação de alguém para o substituir, julgo que só um valor seguro e por um preço não proibitivo poderia vir. Confio em Kléber mas, para já, está verde. No entanto, questão do ponta-de-lança à parte, vejam o naipe de avançados ao dispor: grande qualidade que nos dá garantias.

    4) O FC Porto fez bem em não ceder à pressão do Chelsea e empresários. Quem manda no que é nosso somos nós! E os contratos, com todas as suas cláusulas, são para se cumprir (depois de assinados…). Álvaro Pereira e outros (p.e. Guarin) vão continuar a honrar a camisola que envergam.

    5) Gostei de saber que, neste momento, o FC Porto tem (apenas) 12 ou 13 jogadores emprestados. Até que enfim que se arrumou a casa. Lembram-se? Ainda há não muito tempo tínhamos quase 40 nessa condição!

    6) O FC Porto reforçou-se bem e com critério. Fica uma dúvida: o PL. Estamos mais fortes e com uma equipa que pode fazer coisas muito bonitas. O futuro é risonho. Vamos apoiar sem reservas.

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!!

    ResponderEliminar
  10. Jaime Fernandes01 setembro, 2011

    O nosso grande presidente percebe do assunto como mais ninguém digam o que disserem . As alegrias que o meu FCP já me deu em vida são mais que muitas e essas eu estive lá presente ou vi em directo na tv , não me foram contadas pelo meu pai .
    Se este ano ou o próximo a coisa correr menos bem (o que não acredito) temos de apoiar ainda mais o nosso FCP .
    Quem eram antes de vir para o FCP o falcão , Moutinho , Fernando , lisandro , paulo ferreira , ricardo carvalho e para finalizar o grande HULK ?
    Eram todos grandes atletas que se tornaram ainda melhores graças ao bom desempenho colectivo do FCP.
    Saudações Azuis .

    ResponderEliminar
  11. quem não tem dinheiro, não tem vicios... portanto, Chelskys, PQvosP... querem, encostam a barriga ao balcão sem mais conversa.

    quanto a amuos ou semi-amuos, isso é que era bom... por mim, tanto faz ser o mais bem amado, tal como o mais mal amado... se amuam, puta que os pariu... sem tirar nem pôr!

    portanto, aos Alvaros e aos Freddys do plantel, cara alegre e sorriso rasgado... se não tiverem bem, podem sempre ficar melhor... a escolha é vossa!!!

    quanto à falta do PL, não vou dizer que me surpreendeu... pela negativa... mas agora, pouco ou nada adianta chover no molhado. Se havia, agora já não há, daí que, os melhores do mundo, para mim, a partir das 00:01 de 01-09-2011, são os que cá estão, verdadeiramente, os que interessam... quem não está, não faz falta alguma!!!

    siga a marinha.

    ResponderEliminar