08 setembro, 2011

Manto Azul e Branco - 1920 – O singular casaco azul debruado a branco

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Em 1920 chegou a moda do casaco (à laia de fato-de-treino) que fez furor e de que o FC Porto foi pioneiro em Portugal. Não pensem que o singular casaco azul se destinava a recepções. Não, era para ser usado antes e nos intervalos dos jogos. Não foi fornecido pela… Adidas ou pela Nike (marcas fundadas posteriormente) mas certo é que o Clube da Invicta se preocupava com o conforto dos seus atletas. Este casaco é uma curiosíssima preciosidade e faz parte dos equipamentos com história.

Do novo equipamento do FC Porto constava o casaco azul debruado a branco. Era usado como de um fato-de treino se tratasse. A moda pegou e foi imitada por outros clubes. Bem se pode dizer que o FC Porto se converteu no pioneiro do "fato-de-treino" em Portugal.

No Campo da Constituição, alinhados, da esquerda para a direita: Velez Carneiro, Joaquim Reis, Lopes Carneiro, Floriano Pereira, Alexandre Cal, José Ferreira, Lino Moreira (g.redes), Rafael, Norman Hall, Magalhães Bastos e Edward Bull.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

8 comentários:

  1. bem, isto não é fashion... esta fatiota à patrão, é o verdadeiro fim da macacada.

    quanto style, quanto gabarito, quanto nível, quanto charme, quanta classe, quanta pinta, etc etc etc etc...

    arriscaria a dizer que é, pura e simplesmente, o mais "belo quadro" da história de todos os equipamentos do (nosso) fcPORTO.

    um ESPECTÁCULO esta visão!!!

    ps - não me canso de o dizer... esta é tão só, uma rubrica ao meu estilo... simplesmente, FABULÁSTICA!!!

    ResponderEliminar
  2. nada contra o teor do post na sua generalidade; cada um é como cada qual e apoia o clube, de forma apaixonada e indefectível, como pode.

    agora, fazer a distinção entre «ultras» e «adeptos normais» é que não! «adeptos normais»? o que são? por essa lógica os outros serão "anormais"? certamente que não!

    somos todos portistas, somos todos Porto, certo?
    penso que se dispensa(va)m esses considerandos. é a minha opinião; estou certo que haverá outras.


    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Já tinha referido anteriormente e repito: esta casaca é o máximo e passados tantos anos ainda está na moda. Mais, devia ser recuperada e vendida nas lojas azuis. Eu comprava uma para ir aos jogos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel,

    A sua opinião é extremamente válida, e nós aqui não fazemos distinção entre adeptos, mas por favor, situe-me no post, é que eu não consigo encontrar essa menção a "adeptos normais".

    Obrigado pela visita e opinião.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Caro Amigo e “Sócio” Rui:

    Claro que nós não fazemos distinção entre adeptos. Mas o comentário do Miguel refere-se ao post acima, do amigo Tripeiro, titulado “Na Marinha… Grande foi o nosso apoio”. O comentário foi, portanto, mal direccionado.

    Quanto às palavras do Tripeiro penso que foi uma forma de expressão e mais nada que isso. Apelidar de “adeptos normais” aqueles que não estão inseridos nas claques do FC Porto, não pretende denegrir nem uns nem outros.

    Um abraço ao Tripeiro, outro ao Miguel e, para ti “Sócio”, um abração.
    BIBÓ PORTO!
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    Ps: Rui, já acabaram as “tarefas” de Verão? Estou à espera que me mandes as ilustrações do último bloco de equipamentos. Os textos estão prontos quase na sua totalidade. Falta acabar os que se prendem com as alterações combinadas.
    Já agora: não arranjas um alfaiate que faça um casaco dos nossos para o amigo Vila Pouca? Gostava de o oferecer a esse grande… “Dragão Até à Morte”.

    ResponderEliminar
  6. Primeiro que tudo, parabéns aos dois Dragões que nos guiam nesta visita à nossa história.

    Queria só deixar dois reparos. Primeiro, tenho sinceras dúvidas que as meias também não sejam pretas. Na fotografia de cima parece-me claro que que as meias e os calções têm a mesma cor.
    Segundo, tenho, também, sérias reservas quanto ao símbolo original do Simplício que é apresentado (e que é o mais difundido). Vocês têm aqui no blog três fotos que contrariam esta versão: a foto do Tavares Bastos (a mais eloquente); a foto da equipa campeã de 1920 e a foto autografada do primeiros campeões de Portugal. Três documentos que mostram um símbolo original bem diferente do que usualmente apresentado e mais próximo do que actualmente existe.
    Já tinha feito esse comentário no fórum do portal do Dragões, mas por uma questão de lealdade e de admiração pelo trabalho aqui efectuado, não poderia deixar de vir aqui partilhar convosco estas minhas "inquietações históricas".
    Bem Hajam.

    ResponderEliminar
  7. Caro Drago:
    Desculpe, mas creio que do seu comentário transparece alguma confusão quanto ao emblema que Simplício criou e quando foi criado.
    Vamos lá ver:

    ------ 1) 1910 – Criado o primeiro emblema do clube, uma bola de futebol (em azul e raiada de branco) com as iniciais FCP.
    Pode constatar em: http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2010/08/capitulo-1-1893-1910-raizes-nos.html

    Este símbolo, que não foi criado por Simplício, está nas camisolas em todos os casos que refere:
    - Equipa Campeão de 1920: julgo que indica a “equipa do FC Porto que se sagrou de novo campeã (Campeonato do Porto), além de vencer as Taças Associação, de Honra e Francisco Lázaro”:
    - Foto dos primeiros Campeões de Portugal, 1921-1922;
    - A foto do Tavares Bastos (como diz, “a mais eloquente”). Na fotografia está bem visível, de facto, o símbolo azul com as letras “FCP.

    ------ 2) 1922 – Foi neste ano que Simplício (Augusto Baptista Ferreira) “num rasgo de criatividade daqueles só concedidos aos génios, resolveu unir o símbolo do FC Porto ao brasão da cidade do Porto.” Este é o actual emblema do FC Porto.
    Confirme em: http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2010/11/capitulo-3-1921-1930-primeiro-clube_27.html

    Ora: até 1922 o símbolo usado (quando o foi) nas camisolas era o de 1910; a partir de 1922 o emblema passou a ser o que foi criado por Simplício.

    Concluindo: quando a nossa publicação de “Manto Azul e Branco” só ainda vai no ano de 1920, não faz sentido falar em diferenças em relação ao emblema de Simplício criado em… 1922. Até lá está e está muito bem o emblema com a bola azul e as iniciais FCP.

    Agradecemos a sua participação e obrigado pelas suas palavras.

    Um abraço.
    BIBÓ PORTO!
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez parabéns pelo fantástico trabalho!

    E estou de acordo com o Vila Pouca: isto devia estar à venda na Loja Azul! Devia ser possível comprar réplicas dos equipamentos mais emblemáticos da equipa em qualquer momento na Loja Azul - principalmente estes antigos que não têm marca (por exemplo, tenho noção que seria complicado comprar uma réplica da camisola dos Campeões Europeus de 87, da Adidas, tendo agora contrato com a Nike). Há que ter memória... e visão!

    ResponderEliminar