27 julho, 2012

Basket, Bluegosfera e Londres

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


1. Ainda o basket. Da última vez que escrevi aqui, tinha acabado de sair a primeira notícia n’A Bola; agora, está tudo confirmado e choramos o provável fim de mais uma modalidade. Quero, porém, tentar manter acesa a esperança de que realmente seja apenas uma suspensão... E vamos ver como lidarão a LPB e a federação com o panorama - desportivo e financeiro - da próxima época. Aguardemos.

Para a história fica, contudo, a forma muito pouco correcta como o clube lidou com a situação. Entre a primeira notícia n’A Bola e o comunicado da direcção (primeira e única manifestação oficial sobre este assunto) passaram 7 dias. 7 dias em que os adeptos do FC Porto, e até os associados, ficaram completamente às escuras, sem saber se deviam acreditar neste jornal ou naquele, se era boato, se era mentira, se tinha fundamento ou não tinha. Não podia ter sido assim.

Fico triste pelo clube, por nós, pelos atletas, mas também, em grande medida, por Moncho Lopez, que no tempo em que cá esteve conquistou todo o meu respeito e admiração, não apenas pelo muito que vale enquanto treinador mas sobretudo pela sua postura, de uma entrega e humildade insuperáveis. Sabendo - ele e nós - que podia dedicar-se a clubes ou ligas de valia e recompensa superiores, optou por ficar por cá porque aqui era feliz. Ao contrário de muita gente no meio desportivo, ambição e dinheiro não eram tudo para este galego que encontrou aqui a sua casa. Sei que não faz sentido esperar que aceite a proposta que lhe foi feita, independentemente dos números, que desconhecemos. Estamos a falar de um treinador de nível mundial, ex-seleccionador de Espanha, e convidamo-lo agora a orientar camadas jovens num clube que não se sabe se e quando voltará a ter equipa sénior? É no mínimo caricato.

Desejo o melhor para Moncho, que não merece menos, e por isso, por um lado, até prefiro que não aceite. Mas por outro lado não consigo deixar de pensar que, se ele ficar, a pequena chama da esperança será um bocadinho menos ténue. Porque a formação estará bem entregue (parte do currículo de Moncho Lopez está intimamente ligado ao basquetebol de formação), porque sabemos que, enquanto cá estiver, lutará com unhas e dentes pelo regresso dos seniores e até porque a atenção e vigilância dos adeptos sobre a modalidade, o prometido regresso ou um eventual encerramento definitivo será maior se Moncho continuar. Sei que não lhe posso pedir isso. Não lho peço. Mas não consigo deixar de pensar na possibilidade...

2. No passado Sábado tive a grata experiência de participar do I Encontro da Bluegosfera, no fabuloso auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão. Queria deixar aqui expresso o meu agradecimento ao clube por nos ter cedido as instalações e especificamente ao Rui Cerqueira, por ter marcado presença e intervindo no início do evento, respondendo inclusivamente a questões de forma bastante específica, o que revelou uma atitude de abertura do clube ao sócio/adepto que é mesmo muito bem-vinda. Agradeço também, é claro, aos organizadores, e ainda a todos os presentes, sobretudo àqueles que contribuíram activamente para o debate. Senti-me pequena perante o conhecimento e dedicação de alguns dos participantes e honrada por conhecê-los e ter a oportunidade de trocar ideias com eles. Aprendi muito nessa tarde, levei para casa muito em que pensar e quando digo que cresci como Portista graças a este encontro não estou apenas a florear o texto com palavras bonitas e vazias. Cresci mesmo. E bem estava a precisar desta injecção de energia azul e branca depois da desilusão que foi a semana anterior, que honestamente até me roubou muito do entusiasmo para o próprio evento. No convívio e partilha com os nossos, no entanto, recuperei-o e multipliquei-o.

Na realidade ninguém do clube nos ouviu, estivemos a falar uns para os outros, mas isso também é importante. Mesmo que por vezes nos sintamos - ou estejamos mesmo - longe dos centros de decisão, manter-nos informados, reflectir e discutir o clube é fundamental para que possamos contribuir para o seu crescimento, seja de forma mais directa ou menos directa, seja hoje, amanhã, ou num futuro mais distante. Lançou-se no Sábado a semente de algo muito interessante; que saibamos regá-lo daqui para a frente é o que espero.

3. Adoro Jogos Olímpicos! Apesar de todo o desnecessário aparato, do circo mediático e dos condicionamentos comerciais e publicitários, adoro ver atletas de topo a disputar a mais importante competição do mundo, a dar o melhor de si e a desafiar os próprios limites. Durante os Jogos Olímpicos, até modalidades que pouco me dizem se tornam interessantes. Em 2008 tive disponibilidade para ajustar os relógios pelo fuso-horário de Pequim; este ano felizmente tenho um trabalho que me permite ligar um stream dos Jogos e ir espreitando a competição todo o dia, todos os dias. Cá estarei então a torcer pelo escrete canarinho e em particular pelos nossos rapazes, bem como pela nossa golfinha Sara Oliveira. E como esta camisola não se despe nunca, sei que o entusiasmo será também redobrado durante as provas daqueles que sejam dragões, como o Gustavo Lima ou o Rui Costa. E ainda por cima diz-se que o Paul McCartney vai tocar na cerimónia de abertura... Let the Games begin!

6 comentários:

  1. .../...O problema é que o dinheiro passou a ser um fator escasso, a publicidade está a mirrar, os patrocinadores a falir ou a apertar o cinto, os canais de televisão estão com os bolsos vazios e os Al Mansour e Abramovich já não chegam para disfarçar a crise, que inevitavelmente acabaria por chegar ao futebol. A bolha começou a rebentar. A maré começou a descer - e é só quando a maré desce que se vê quem anda a nadar nu. Jorge Fiel no JN
    ________

    Ler com muita atenção...

    ResponderEliminar
  2. Pois, pois, ler com atenção.
    É que ninguém já reparou que enquanto os bolsos ficam vazios para uns, continuam a encher para os mesmos.

    ResponderEliminar
  3. Enid, uma vez mais estamos em completa sintonia.

    Dizes que te sentiste pequena no sábado, pois eu acho que não, foste talvez a oradora mais completa e ainda li algures que tinhas voz de rádio;)

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  4. Mais um post ao jeito da minha amiga Enid, ou seja, brilhante!

    Tal como tu, também adorava que um dia o basquetebol voltasse, mas, infelizmente, acho que essa possibilidade é mesmo muito remota...

    ResponderEliminar
  5. o fim de uma modalidade?! Qual foi? Quando foi?! Como se chama a modalidade?!
    Francamente, mais objectividade não fazia mal nenhum...

    ResponderEliminar
  6. Lucho e Sevilha, obrigada pelas vossas palavras! Sei bem que estamos exactamente no mesmo barco. Lucho, a tua intervenção foi o ponto mais emotivo do encontro.

    victor sousa, o nome da modalidade está "só" no título e na primeira frase do texto. Quanto ao quando e ao como, ou pelo menos aquilo que saiu a público a esse respeito, estão por todos os jornais.

    ResponderEliminar