22 julho, 2012

Um clube, a história, o orgulho portista

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Famílias Dane Teszler e István Teszler: viajaram desde o longínquo Texas e desde a Hungria (Budapeste). Deviam vir ao Porto – 14 de Julho – mas ficaram… em Lisboa.

Amigos Teszler, em nome das duas pessoas que trabalharam arduamente para que fossem recebidos no FC Porto (conforme prometido pela instituição em 5 de Junho do corrente ano) e no meu próprio nome, um sincero pedido de desculpas.

Lamento profundamente que o meu Clube não tenha sabido honrar a sua história. E não tenha assumido um compromisso. Agora que já regressastes a vossas casas, peço-vos com cordialidade: os que de vós são portistas jamais deixeis de o ser e que todos continuem a venerar um grande Campeão do FC Porto, o vosso Avô e Tio, o nosso treinador Akos Teszler. Com orgulho de ser portista!

O orgulho que o nosso Presidente, senhor Jorge Nuno Pinto da Costa, tão bem define com estas lapidares palavras: "Para lá de todas as vitórias, de todos os títulos conquistados, de todas as taças em todas as modalidades, de todos os triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o orgulho de ser portista".

Se é certo que os dirigentes do clube recebem quem querem, há porém verdades que não se podem ignorar:

O FC Porto perdeu uma rara oportunidade de fazer levar o ORGULHO PORTISTA a lugares bem distantes do Estádio do Dragão. O FC Porto saiu diminuído no triste epílogo de uma história muito bonita com gente que “apenas” almejava fruir o ORGULHO DE SER DRAGÃO. O FC Porto não pode postergar os que vestem a sua camisola, sob pena de ver desprezadas as cores AZUL-E-BRANCO. O FC Porto não pode ignorar os SEUS. O ORGULHO DE SER PORTISTA é posto em causa quando a identificação com o clube sofre um abalo, “quando ser portista passa a ser irrelevante”.

Os actos ficam com quem os pratica. Não vou censurar quem quer que seja. Apenas manifestar que a minha vergonha é maior que a revolta. Só alguém sem ponta de senso aceitaria, de bom grado, o que foi feito a estas pessoas. Mas que cada um tire as suas conclusões e diga de sua justiça. Obrigado.



link: O início (bonito!) da história

6 comentários:

  1. Nunca esperei que o nosso clube fizesse uma coisa destas. Tu que andavas tão entusiasmado por poderes levar os teus amigos até onde mais desejavam (o clube do seu familiar), tiveste a maior decepção da tua vida. Eu pergunto: por que razão o clube prometeu e não cumpriu? IsSo faz-se?!!! Deixaram vir 7 pessoas (3 do Texas, EUA… - é aqui ao lado… - e 4 da Hungria) para lhes dizerem: agora vão dar uma volta… Francamente, não se faz. Vieram 7 pessoas de tão longe para levarem esta bofetada! Linda propaganda que o clube fez no estrangeiro. Imagino o que essas pessoas dirão de um clube que, como tu dizes, “não honrou a sua história”! Isto foi a maior decepção que o FCP me deu nos meus quase 20 anos de filiação. Nunca pensei… UMA VERGONHA!

    Parafraseando Pinto da Costa: para lá de todas as derrotas, de todos os títulos desperdiçados, de todas as taças perdidas nas diversas modalidades, de todos os triunfos não obtidos, quando nos pedem para nomear a derrota mais dolorosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: a vergonha de não ter orgulho…

    Que me desculpe Pinto da Costa que não merece isto.

    Um conselho: esquece, senão piras… Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Lamentável, mas depois dos últimos 10 dias já nada me surpreende...

    abc

    ResponderEliminar
  3. Tivemos a oportunidade de comentar na bluegosfera e a Fernanda Roxo abordou a questão.

    ResponderEliminar
  4. Muito triste!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar