08 dezembro, 2012

Desde 1984...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

"...nasci às 19h00 de uma sexta-feira,
pronto para um fim de semana de FC Porto x benfica no domingo nas Antas.
E ganhámos 2-0!"

Quando me fazem a clássica pergunta "a que horas nasceste?", tão comum em dias de aniversário, esta é, invariavelmente, a minha resposta. Apesar de não acreditar por ai além em coincidências e destinos, tenho para mim que este cenário perfeito para as minhas primeiras horas no planeta não foi por acaso, até porque era suposto nascer só em Outubro. Devo ter ouvido falar do clássico e não resisti a vir mais cedo...

Sou portanto um Portista desde logo abençoado, nascido há 28 anos, nos inícios de uma época desportiva que nos levou a recuperar um título que já nos escapava há 5 anos. Vindos de uma derrota no Bessa (que seria a única no campeonato), batemos os nossos rivais e arrancamos para um ano de intenso sucesso, com uma bota de ouro à mistura, apenas manchado por um pesadelo galês e um tropeção em Oeiras. O ano do primeiro campeonato do Presidente Pinto da Costa, no respectivo cargo.

Sou então um Portista da era das vitórias reais, nacionais e internacionais, nas mais variadas modalidades, com a sorte de não ter vivido os incontáveis pesadelos do meu Avô, Pai ou Tio. Foram estes os grandes responsáveis pela minha educação Azul e Branca, que me fizeram sócio desde que nasci e me doutrinaram num dos maiores prazeres da vida: vibrar ao vivo com o FC Porto, nas diversas modalidades e competições que participa.

Em resumo, sou mais um privilegiado em poder desfrutar desta grande aventura chamada Futebol Clube do Porto, iniciada há 119 anos. Como todos vocês...

Sendo esta a minha primeira participação no blog, queria dizer que me sinto orgulhoso pelo convite do Grande Líder bLuE bOy para fazê-lo, num espaço que respira FC Porto no seu estado mais puro e que frequento enquanto visitante há muitos anos. Espero estar à altura das responsabilidades... sim, porque dá gosto vestir esta camisola do BiBó PoRtO, mas lá que ela pesa, lá isso pesa!

Bem, embora este post sirva sobretudo como kick-off, não resisto a deixar três pequenas notas sobre a actualidade Portista:
  1. Tivemos um fim-de-semana atípico, com deslizes no futebol e hóquei, somados a uma amarga vitória europeia no andebol. Custa perder e estamos felizmente pouco habituados, mas, mesmo não deixando de fazer a salutar análise aos reveses, devemos perceber que estes momentos devem ser sobretudo momentos de união em torno dos nossos. Já tivemos exemplos de que as nossas equipas merecem o nosso carinho e apoio, sente-se que estão comprometidas com a luta pelas ansiadas vitórias e sendo assim só temos é que cerrar fileiras e ajudar a fazer a diferença, para rapidamente voltarmos ao trilho certo. Para nos tentar abater já temos uma fila enorme de inimigos, não precisamos de ter Portistas a ajudar à festa!

  2. A meio da semana jogamos para a Champions e perdemos em Paris. Senti no entanto que, apesar da derrota e de uma exibição com altos e baixos, este FC Porto versão 2012/13 é decididamente uma equipa personalizada e com identidade, mesmo nos contextos mais difíceis. É nestes jogos que se constroem as grandes equipas, aprendendo com os erros e ganhando experiência nos grandes palcos. Temos uma equipa com muitos jovens, que tem crescido bastante e estou confiante que quando chegarmos à altura de enfrentarmos o próximo adversário estaremos ainda melhores e com mais condições de lutar por chegar à fase seguinte desta aventura europeia.

  3. Hoje é dia de rumar ao Dragão Caixa e ao Dragão, dia grande em perspectiva. No andebol temos um clássico depois de uma vitória balsâmica com o Xico Andebol, há que defender a invencibilidade caseira que já dura deste 1990 e ajudar os Tetra Campeões a saltar para a “nossa” liderança! Antes, no hóquei, temos obrigatoriamente de voltar às vitórias, desígnio que se repete no futebol. E, já agora, amanhã temos também o basquetebol a jogar em casa, modalidade que, embora bastante descaraterizada por estes dias, não podemos deixar cair!
Vamos a isto! Bom fim de semana a tod@s!

3 comentários:

  1. MM,

    bem vindo a esta (agora tb) tua casa, e que essa "mais valia" para falar do FC porto que reconheço em ti desde há muito, muito tempo, nunca se apague.

    ganha o (nosso) FC Porto, ganha este espaço de tertúlia e ganham tb todos os Portistas.

    Os maiores sucessos para ti.

    aQuele aBraço... e até amanhã ;)

    ResponderEliminar
  2. que seja bem-vindo! quem vier por Bem!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. MM, bem vindo e votos de muito sucesso! ;)


    BIBÓ PORTO



    ResponderEliminar