21 dezembro, 2012

Finalmente, a bandeira

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Com semana e meia de atraso, cá estou finalmente para enaltecer a tão aguardada - pelo menos por mim - loja do FC Porto na Baixa da cidade. Quem já teve a oportunidade de me ouvir debitar infinitamente sobre o assunto, sabe que era quase uma obsessão minha, e até aqui no Bibó Porto foi esse o tema que escolhi para o meu segundo post - ou o primeiro, se considerarmos que o anterior foi apenas uma apresentação. A existência de uma "FC Porto Store" no centro da cidade é algo que sempre considerei muito, mas mesmo muito importante. Só preferia é que fosse uma Loja Azul, mas não vou entrar por aí, para não ter de malhar no Dragon Seat, Dragon Dream, Dragon Force e sei lá que mais. Qualquer dia até teremos o Dragon Stadium, o Dragon Box e, quem sabe, reverteremos a grafia do nosso nome para o original Foot-ball Club do Porto - que seria, francamente, a única de todas estas inglesisses que poderia fazer algum tipo de sentido.

Mas voltando à loja. A notícia deixou-me radiante, e não resisti a ir espreitar o espaço na véspera da inauguração, quando ainda tinha as montras cobertas de papel e se notava grande movimentação no interior, já bem depois das nove da noite. “Os heróis chegaram ao centro”, dizia no vidro. Finalmente! Com anos de atraso, mas antes tarde do que nunca.

Como tínhamos adquirido recentemente o espaço da antiga sede na Avenida dos Aliados, pensava que uma eventual loja na Baixa viesse a ser nesse local, mas ao que parece, apesar de todo o prédio ser nosso, neste momento ocupamos apenas o 1º e o 4º andares, sendo o rés-do-chão uma garagem da Auto-Viação Pacense. No entanto, ainda que fosse possível colocar aí a loja, o espaço escolhido, numa zona mais comercial, parece-me mais interessante. Na esquina de duas ruas importantes, mesmo em frente ao Bolhão, a 100 metros de Santa Catarina, e à face da rua, coisa que não acontece com o prédio da antiga sede, que é recuado e, por isso, mais discreto.

Recordando a loja da Singer que em tempos ocupou o local, tinha ideia de que o interior fosse maior; talvez a Singer ocupasse também alguma outra loja vizinha, talvez a nossa loja tenha mais espaço de armazém, ou talvez a minha memória me falhe. O espaço, afinal, não é muito grande, mas é suficiente e está montado e decorado de forma elegante, reflectindo a imagem actual e arrojada do FC Porto.

Confesso que há bastante tempo que não entrava numa Loja Azul/FC Porto Store - não tenho por hábito adquirir muito merchandising, e como tenho lugar anual raramente tenho de comprar bilhetes - mas a minha impressão dos funcionários não era a melhor. Apesar de, regra geral, tratarem os clientes/adeptos com educação, tratavam-nos também com uma frieza que não esperamos encontrar num espaço que deve ser nosso. Se a frieza não é nunca bem-vinda num local de comércio, menos ainda o é quando existe uma relação afectiva entre o cliente e o produto. Um músico gosta de se sentir compreendido e valorizado numa loja de instrumentos, um motard numa loja de motas ou um coleccionador de livros num alfarrabista, e isso é ainda mais verdade no caso de lojas de clubes de futebol, que mantêm com os seus adeptos uma fortíssima relação emocional. Uma loja do FC Porto, como qualquer espaço do clube, deve ser um local onde os Portistas se sintam acarinhados e em casa. Quem esteve presente no Encontro da Bluegosfera deve recordar-se que um membro do público levantou precisamente esta questão e foi secundado por vários outros adeptos - eu própria incluída.

Chamem-me extremista, mas eu até acho que as nossas lojas só deviam empregar Portistas. O mesmo poderia ser dito de toda a estrutura do clube, mas esta questão assume particular importância quando falamos de cargos de responsabilidade e de posições em que se dá a cara pelo clube e interage directamente com os adeptos. Sei que as coisas não são assim, mas se não são, pelo menos que o pareçam: um Portista num espaço do clube deve sentir-se rodeado de Portistas, de pessoas que o compreendam e que partilhem da sua paixão. E que saibam apresentar a um visitante ou a um curioso o Futebol Clube do Porto, as glórias do seu passado e o vigor do seu presente.

Visitei hoje a loja por dentro pela primeira vez. Enquanto caminhava pelo andar inferior, dedicado a artigos infantis, um dos funcionários ofereceu-se simpaticamente para ajudar. Perante a habitual resposta de que estávamos só a ver, perguntou-nos se era a primeira vez que vínhamos à loja e se éramos Portistas, e ainda trocámos algumas impressões sobre a importância de uma loja na Baixa. Fiquei positivamente surpreendida. A forma como fui atendida - mesmo sem comprar nada - foi um exemplo de como as coisas se devem processar. Se isso representa uma evolução positiva na formação dos funcionários das nossas lojas ou se tive simplesmente a sorte de encontrar um funcionário simpático é que fica por confirmar no futuro.

Na loja, reparei na presença de vários turistas, nomeadamente espanhóis. Por lá passarão certamente, além dos portuenses para quem a Baixa da cidade é a zona comercial de eleição, muitos visitantes nacionais e estrangeiros. Até aqui, se esses visitantes quisessem adquirir um produto do FC Porto na zona nobre da cidade, tinham de o fazer numa loja de desporto ou numa daquelas lojinhas manhosas que tanto vendem coisas (não-oficiais, suponho) do nosso clube, como dos nossos rivais ou até de clubes estrangeiros (com a notável excepção dos centenários Grandes Armazéns da Beira, que têm uma excelente oferta de produtos alusivos ao FC Porto e à cidade do Porto e onde nunca vi nada relativo a nenhum outro clube). A partir de agora, há uma loja nossa no centro da cidade, de portas abertas a quem queira conhecer melhor o FC Porto e levar um pouco de azul e branco consigo no regresso.

Porém, mais do que uma caixa registadora, esta loja é uma bandeira. Uma presença permanente e bem visível do FCP no coração do burgo que lhe deu vida, recordando os milhares de pessoas que por ali passam todos os dias que este é o clube da cidade, a instituição que leva o seu nome além-fronteiras e o escreve a letras de ouro na história do desporto mundial: Porto. O clube da cidade, a cidade do clube.

PS: Aproveito para desejar a todos os leitores e a todos os Portistas um excelente Natal na companhia de quem mais amam e um 2013 cheio de vitórias a todos os níveis! Até para o ano!

8 comentários:

  1. Pois é minha cara.
    Já tinha saudades de a ver debitar um grande texto.
    A última vez foi no Encontro da Bluegosfera. Lembra-se?
    Quanto à simpatia dos colaboradores da Loja, senti o mesmo. Atenciosos e diligentes.
    A antiga Singer era maior, sobretudo no piso inferior, porque tinha saída para aquela Rua em frente do antigo Teatro Experimental.
    Moro 500 metros mais acima (Firmeza) passo lá várias vezes ao dia, o ponto é mesmo fantástico mas (há sempre um mas) os artigos um poucochinho caros.
    Agradeço e retribuo os votos de um Bom Natal, naturalmente extensíveis aos colaboradores do blogue.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Fantástica Enid como sempre....

    Este parágrafo resume o teu texto:

    "Porém, mais do que uma caixa registadora, esta loja é uma bandeira. Uma presença permanente e bem visível do FCP no coração do burgo que lhe deu vida, recordando os milhares de pessoas que por ali passam todos os dias que este é o clube da cidade, a instituição que leva o seu nome além-fronteiras e o escreve a letras de ouro na história do desporto mundial: Porto. O clube da cidade, a cidade do clube."

    Lindo.

    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  3. Exatamente, tal e qual!
    Finalmente.
    Nestas coisas de marketing o nosso Porto, parece alemão: é lento de reação, mas vai. - e quando vai, vai bem...


    - Obrigada pelos votos de bom Natal e muitas vitórias em 2013, que retribuo com carinho; de portista para portista!

    ResponderEliminar
  4. A bandeira, a BANDEIRA que tão bem defendes, Enid. Nada a acrescentar, tudo dito e bem dito.

    Boas Festas a ti e a todos os leitores e colaboradores, a todos os Portistas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Grande texto, ao nível dos anteriores, sempre na mouche,finalmente a nossa bandeira, na nossa cidade,Viva o Porto.Bom Natal para todos os Portistas.
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  6. Muito boa análise. Gostei.E lá temos a nossa Bandeira e, Sá ... da Bandeira.
    Viva o FCP.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos vossos comentários! Parece que estamos todos de acordo sobre a nova loja na Baixa :)

    José Lima, claro que me lembro! Espero que para o ano lá estejamos novamente. Sobre a loja da Singer, fui ver ao Google Maps e realmente ainda lá está (as imagens são antigas) a saída para a Travessa de Sá da Bandeira (de que não me lembrava), que demonstra que de facto a loja da Singer era enorme! Quanto aos preços dos artigos, estou de acordo, e é também por isso que não sou grande consumidora de merchandising.

    Obrigada também a todos pelos votos de boas festas!

    ResponderEliminar
  8. Muito bem! Subscrevo! Boas festas azuis e brancas!!!

    ResponderEliminar