29 dezembro, 2012

Inglaterra no seu melhor... e no seu pior!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

“Interrompo” as minhas férias natalícias para vos dar conta de dois episódios recentes, ocorridos naquele país que todos olham como sendo um exemplo, no que ao desporto diz respeito. Inglaterra é sempre vista como um país ordeiro, onde todos os jogos de futebol, mesmo com os estádios cheios, vivem um clima festivo e sempre sem incidentes. Esta semana tomei conhecimento de duas notícias relacionadas com o futebol inglês, e se com a primeira fiquei contente, com a segunda fiquei completamente revoltado!

Arsenal vs West Ham adiado. No Boxing Day, dia seguinte ao dia de Natal, feriado no Reino Unido, e em que por tradição se joga uma jornada da Premier League, o jogo entre dois clubes de Londres foi adiado... devido à greve no metro de Londres!! Uma decisão extraordinária dos dirigentes desportivos daquele país, merecedora de todos os elogios! Uma decisão com base nos adeptos de futebol, tanto nos locais como nos visitantes. Uma decisão que demonstra bem o que é a essência do futebol, as bancadas, os adeptos! Sem nós não há jogo! Os dirigentes optaram por jogar noutro dia, fazendo com que os adeptos de amabas as equipas que tem no metro a única possibilidade de transpprte para o Emirates Stadium, não faltassem ao jogo. Aqui sim, são um exemplo.

Na passada quinta-feira à noite, porém, leio uma notícia, trágica no mínimo. A direcção do Sunderland decidiu EXPULSAR do seu estádio 38 adeptos, da sua equipa, por estes se recusarem a sentar durante o jogo! Ao que isto chegou, bateram no fundo!!


Vamos por parte, os clubes são os adeptos, não são as direcções! Os adeptos como eu, vão ao estádio com o principal intuito de apoiar a equipa, fazendo tudo o que está ao alcance para que ela ganhe, custe o que custar. Não me passa pela cabeça entrar num estádio de futebol com o principal objectivo de “ver o jogo”. É claro que se lá estou é para ver o jogo, mas se fosse só para ver o jogo... ficava em casa! Qual é a diferença? Eu pago é para apoiar a equipa, cantar, gritar, saltar, agir, intervir! Faço o que posso para empurrar a equipa pr’á frente! Pago quotas, pago lugar anual em casa, pago bilhetes para fora, pago viagens de ida e volta, tenho mais que fazer que me sentar durante um jogo! Não vejo um jogo ao vivo do FC Porto, sentado, há três anos e meio, altura em que mudei o meu lugar anual para a Curva Sul, o que desde miudo desejava!

Que esta moda que se registou no Sunderland não pegue, é o que eu peço. Não comprem uma guerra que não podem ganhar. Respeito quem quer ver o jogo sentado, respeitem também quem quer ver o jogo de pé! Há gostos para tudo e lugares no estádio para todos esses gostos, é só escolher.

Escusado será dizer que esta decisão já causou confrontos de adeptos com stewards, adeptos esses que se recusam a sentar-se enquanto rola a bola! Futebol não é cinema, nem teatro, eu não pago para assistir calmamente no meu lugar ao desenrolar da partida, eu não sou um cliente do clube!! Não troquem os papeis se fazem favor, o “filme” deve ser visto ao contrário. Os adeptos é que são o clube e não há ninguém que queira ganhar mais do que eles!

Faço agora um breve resumo dos últimos jogos. No último fim-de-semana estive ausente da Invicta, daí não ter podido marcar presença em nenhum jogo, o que acontece pela primeira vez esta temporada. Começo pela quarta-feira dia 19, equanto o futebol jogava na Madeira para a taça da Liga (0-2 e com ultras portistas presentes na ilha!!), o nosso grupo marcou forte presença em Braga, no Flávio Sá Leite, para apoiar o andebol portista! É dos pavilhões que mais gozo me dá comparecer, o ambiente é sempre bom, o anti-portismo é primário e portanto a nossa presença raramente é bem-vinda. Foi a sétima vez que fui ao Sá Leite dsede 2009 e só perdi uma vez. Voltámos a ganhar, voltámos a silenciar o pvilhão, voltámos a dar festival!

Sábado foi dia de hóquei em patins e andebol, duas vitórias antes do jantar de Natal do BiBó PoRtO! Domingo jogo contra o regime B em Pedroso, Vila Nova de Gaia! Melhor assistência da época até agora em jogos do Porto B, um jogo que não ganhámos por culpa própria, entrámos muito fortes mas acusámos o 2-1.

Super Dragões e Colectivo presentes em peso e bem audíveis. Também alguns mouros nas bancadas. Os Dragões jogaram em “casa” e levaram claramente a melhor... em todos os sentidos!

Um abraço ultra, com votos sinceros de um 2013 repleto de sucessos pessoais, profissionais e claro, desportivos!

5 comentários:

  1. Então se o respeito deve ser de ambos, que haja bilhetes para setores distintos, portanto setor par quem quer ver o jogo de pé e setor para quem quer ver o jogo sentado, nada mais justo e correto. Grande abraço e saudações portistas!!!

    ResponderEliminar
  2. Desde quando é que ver o jogo em pé significa apoio incondicional ao clube??
    Apoio incondicional ao clube significa estar presente essencialmente nas horas más, porque nas horas boas aparece toda a gente!
    E quem está em pé tem que respeitar, quem pagou bilhete e quer estar sentado...

    ResponderEliminar
  3. Desde que não tire a visibilidade a quem está atras por mim até podem ver o jogo a dar saltos mortais!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde!

    Uma vez que não fui bem interpretado, venho com todo o gosto esclarecer-vos.

    Eu vou à bola desde miudo e na primeira década que o fiz foi sempre sentado. Respeito quem quer ver o jogo sentado, tenho dezenas e dezenas de amigos, que por uma outra razão o fazem, e também muitos familiares!

    Tomara eu que estivessem todos os jogos 50 mil presentes no Dragão, sabendo perfeitamente que 85% ou 90% adeptos estão sentados e só se levantam quando é golo... ou quando acaba o jogo. Sei perfeitamente, também, que estar sentado não significa que não apoie o clube, há muita gente na nascente/poente que está presente todos jogos e vai muitas vezes fora. Não tenho dúvidas disso.

    Mas eu nego ver um jogo sentado, e revoltei-me com base numa notícia do Mais Futebol, que deixo aqui:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/inglaterra/sunderland-adeptos-premier-league-expulsos-ficar-em-pe-sentar/1405283-1488.html

    Como podem ler, à uma parte que diz:


    "Os jornais ingleses escrevem que o caso não deixa de ser irónico, uma vez que esses mesmos adeptos agora expulsos foram colocados na bancada sul do Stadium of Light por decisão do Sunderland, que os considerou como «uma secção de cântico»."

    Portanto meus caros, ninguém tapa a visão a ninguém, os adeptos foram expulsos já depois de estarem numa "secção do cântico". Ao que consta o clube agora proibiu que qualquer adepto ficasse de pé... o que é uma atrocidade para mim e para tantos outros que como eu, vivem o clube desta maneira "estranha".

    Ricardo Fernandes,

    Nos jogos fora é de todo impossível, mas nos jogos em casa é e será sempre assim, há várias bancadas, cada qual escolhe aquela onde se sente melhor! Uns de pé, outros sentados, cada um que se sinta bem com aquilo que faz, e que o Porto ganhe sempre, que certamente é o que todos queremos!

    Anónimo, todos são importantes, cada um há sua maneira.
    Em relação ao "estar presente essencialmente nas horas más, porque nas horas boas aparece toda a gente!", se essa frase é dirigida a nós, deve estar confundido de certeza! Informe-se!

    DMST, olhe que se eu tivesse a certeza que o FCP ganhava os jogos por eu andar a dar saltos mortais na bancada, pode ter a certeza que ia já aprender a dar saltos mortais! Apoiar é a minha missão!

    Um abraço e bom 2013!

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo portista,
    quando escrevi estar presente nas horas más, apenas expressei a minha opinião daquilo que eu achava que significava apoio incondicional ao clube. Nunca escrevi, nem deixei implícito outra coisa.
    Por isso, estou de consciência tranquila e bem informada.
    abraço e bom 2013

    ResponderEliminar