06 dezembro, 2012

Mais FC Porto, menos disparates

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Prometi a mim próprio que ia só escrever sobre os dois últimos jogos de futebol da nossa principal equipa de futebol. Vou faltar ao prometido. Os jogos com o Braga e com o PSG são pequeníssimos detalhes, episódios absolutamente insignificantes. O nosso treinador esteve bem em ambos os jogos, a nossa equipa esteve bem contra o Braga e mal com o PSG. Quando o Porto joga vejo camisolas, não compreendo a distinção entre titulares e suplentes. Também não sei que história é essa de jogos mais ou menos importantes: o Porto joga, é para ganhar.

Curiosamente, vi uma equipa contra o Braga com jogadores que jogam menos vezes a jogar melhor que os supostamente efectivos contra o PSG – fora o Kleber que precisa de ir rodar ou ir pregar para outra freguesia. Perdemos? Pois foi. Não gosto de perder, mas todas as derrotas fossem como essas. Em frente.

A nossa equipa está bem, o nosso clube está óptimo. Já sei que temos os nossos problemas, a nossa situação financeira podia ser melhor, há coisas a melhorar, mas, como todos os diabos, quem, por essa Europa fora, está melhor que nós? Poucos clubes, quase nenhuns.

Para ser franco incomoda-me muito mais o provincianismo que ainda subsiste em alguns dos nossos consócios. Uma coisa terrível que diminui o nosso clube, a nossa região e a nossa história.

A conversa dos nossos montes são os mais lindos, a nossa comida a melhor, os nossos conterrâneos os melhores do mundo, a nossa cidade uma metrópole e o resto de Portugal, para já não dizer o mundo, uma porcaria é absolutamente ridícula, patética mesmo. Há mesmo quem não perceba que o amor é irracional. Nós não amamos as melhores coisas do mundo, amamos porque amamos.

Não, a comida do norte não é a melhor do mundo, a nossa cidade não é a mais linda, o nosso vinho não é o melhor e, lamento informar, mas a percentagem de cretinos no sul é tão grande como a do norte.

Não, não vou puxar dos galões e explicar que não há nenhum dos que me estão a ler com tantas raízes nortenhas como eu. Não preciso de o fazer. Também não vou perder tempo a explicar que o FC Porto não é um clube do norte. Deixou de o ser há muito tempo. Nem sequer é um clube nacional, é muito mais que isso. Queria apenas lembrar os que têm um discurso bacoco, provinciano e ignorante sobre tudo o que não se circunscreve ao pedacinho de terra que conhecem que quando estão a insultar algarvios, alentejanos, lisboetas e todos os adeptos que não são do norte estão a apoucar a região em que nasceram e o clube que amam. Por outro lado queria perguntar a essa gente pequenita como é que acham que um adepto nascido e criado, por exemplo, na Mouraria, amante do nosso clube (conheço muitos, e que nunca saíram do bairro) se sente quando abre um blog, um jornal e é insultado de tudo por um consócio? Ou, já agora, que devo dizer aos meus filhos, nascidos e criados em Lisboa, quando os seus irmãos (poucos, repito) portistas lhes chamam tudo e mais alguma coisa?

Há muito mundo, muita comida, muitos montes, muitas cidades, muitos sacanas, muito boa gente. FC Porto só há um.

14 comentários:

  1. “Por outro lado queria perguntar a essa gente pequenita como é que acham que um adepto … … se sente quando abre um blogue, um jornal e é insultado de tudo por um consócio? Ou, já agora, que devo dizer aos meus filhos, nascidos e criados em Lisboa, quando os seus irmãos (poucos, repito) portistas lhes chamam tudo e mais alguma coisa?”
    Caro PML, eu diria: mais palavras para quê? SOMOS TODOS PORTISTAS, carago! Mas já sei que não vão chegar as suas pertinentes palavras! Todos os dias vejo e ouço portistas a insultar PORTISTAS! No dia em que (como alguém hoje fez no Facebook) eu chamar a um consócio “lampião” e “adepto de meia-tijela” de duas uma: ou estou senil… ou estou senil, porque é tão impensável eu deixar de ser Portista, como insultar um PORTISTA.
    Infelizmente tem sido prática recorrente em todo o lado. Tenho-me debatido com essa irracionalidade e pugnado para que não aconteça. Mas é bater no molhado. A muitos, que abominam essa postura, não resta outra atitude que a de deixar os “areópagos” do insulto e da baixeza…

    ResponderEliminar
  2. É verdade.
    Corroboro esta crónica na íntegra. Sei muito bem o que é isso.
    Falando do que conheço, aqui em Trás-os-Montes, temos por tradição de receber sempre bem quem nos visita ou quem vem de fora para nos ver ou para estar connosco.
    Tinha vergonha de ter outra postura senão aquela que acabo de descrever.
    Ninguém tem a moralidade para dizer que é mais portista do que alguém, seja quem for. Há portistas que vivem o seu portismo de uma forma, outras vivem-no de outras formas totalmente diferentes, mas somos todos portistas, do Minho ao Algarve, do Brasil à Austrália, do Norte da Europa à África do Sul.
    Pena que alguns se achem mais que outros.
    Muito bem, Pedro Marques Lopes.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o Post, só falta uma expressão que é por tudo o que está no post e O PORTO É UMA NAÇÃO!

    ResponderEliminar
  4. FINALMENTE!!!
    Alguém com um post decente, lúcido e construtivo!!!
    Eu não me orgulho do meu clube só quando ganha. Quando me lembro daquelas derrotas com o Arsenal ou até da do ano passado com a Académica...estas (apesar de DETESTAR perder) não me beliscam o optimismo!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  5. Muito bem! Muito bem ao outro Pedro, o Cardona.
    Um abraço grande AMIGO e GRANDE PORTISTA!

    ResponderEliminar
  6. Silva Pereira06 dezembro, 2012

    Boa tarde,
    Estou quase 100% de acordo com o PML.
    Não sei se há mais cretinos em Lisboa o que sei é que neste país macrocéfalo existe uma gentinha na capital que não existe no resto do país ou por outa são mais do que muitos, que nos esmagam e vivem à custa dos restantes.
    E por tal motivo são como os cogumelos em redor dos clubes do regime.
    Se quisermos melhor exemplo é a maneira como a imprensa tratou os jogos da LC do FCP e 5LB.
    Vejamos o FCP no ano passado foi e continua a ser propagandeado (e também pelos portistas) que fez uma miserável campanha na LC, ora objetivamente fez os mesmos pontos do que o clube do regime (8) passaram os 2 para a UEFA, só que há uma pequena diferença o 5LB jogou contra a mais fraca equipa do Barcelona (lembram-se o que os parolos desse clube disseram sobre a derrota do Barça na Escócia) que me lembro de ver jogar (em tenho 58 anos) e já agora o menino tão bem comportado que é um anjinho logo que entrou o Messi deixou a sua marca.
    Recuperando não fiquei espantado com as conclusões dos média no fim dos 2 jogos, pois isso é uma marca da maioria dos lisboetas (eu trabalho numa grande empresa com sede na capital) e sei do que falo, se querem um exemplo disso o famoso jornalista da SIC (Jacinto Carneiro regressado dos states) no seu primeiro programa (sobre desporto) pasme-se a certa altura disse (repetiu várias vezes) que teria que ir á província (Vila do Conde) fazer uma reportagem eu falo nisto não para desculpar certos portistas do Norte mas por vezes estas coisas deixam azias.
    Poderia dar n exemplos mas não resisto a falar neste, vejam como essa propaganda nazi fala do JM agora (é o mais que tudo só falta pedir ao Papa para o canonizar) e o que diziam quando estava no nosso clube (arrogante, malcriado, arruaceiro, etc.) e pasme-se é até chegam a colar os seus méritos porque começou a treinar os chifrudos, como não tivesse nada com o FCP e esquecem que ganhou em 2 anos no FCP mais títulos internacionais do que nos restantes anos treinando clubes como o Chelsea, Inter e RM.
    Por isso compreendo a amargura do PML, mas terá que explicar isso aos seus filhos e até poderá fazer um enquadramento histórico, como por exemplo que as principais momentos de Portugal foi com o apoio dos Portuenses que este país não descambou (por vezes fico a pensar se não teria sido melhor) só 2 ex.: D. João I veio casar ao Porto pelo reconhecimento do apoio que teve desta cidade os lisboetas apoiavam Castela. D Pedro I doou o coração à cidade (está na igreja da Lapa) pelo apoio contra as tropas absolutistas de D Miguel (1 ano que o Porto esteve cercado) e se o PML conhece a história poderá explicar os nomes de Travagem, Cerco do Porto, Av. Dos Combatentes, etc
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  7. Feliz de quem convive com todos,
    Feliz de quem ainda pode ir ver o Porto seja de que maneira for,
    Feliz de quem pega no telefone e com dois telefonemas junta todos os amigos de longa data a viver longe da cidade do Porto num jogo como o Estoril,
    Feliz de quem respeita toda e qualquer ideia, por mais bacoca que possa parecer, de Portismo...

    Posto isto pensei que já tinhamos passado esta acefalia de Portismo, ou mais Porto ou menos Porto.

    Eu com os meus 31 anos, antigamente não ouvia em lado nenhum a palavra do "somos Porto", nem era preciso bastava ver que eramos todos, sem excepções e todos muito diferentes da maneira de pensar, no local onde viviamos ou até mesmo no estrato social.

    Tenho amigos, grandes amigos, que desde 87 que vêm todos os fins de semana ver o FC Porto, isto sim é irracional, porque nunca ninguém conseguirá explicar como é que chega a casa ás 3 horas da manhã de segunda feira e logo a seguir tem de ir trabalhar, só pode ser paixão pelo FC Porto.

    Mas serão estes mais Portistas ou menos Portistas que a mina avó Lina que só quando eu consigo um bilhete a mais é que pode ir ao Dragão ver o nosso Porto... Nem sequer entro por aqui, isto sim é bacoquice!

    Agora não vamos confundir em ter orgulho no clube, na cidade ou até mesmo no factor gastronómico com provincianismo, isto para mim é como tudo na vida, o que me fez Portista foi o admirar de alguém completamente menosprezado por todos e consegue em 30 anos fazer parte de um dos temidos na Europa, uns chamam grandeza eu chamo de trabalho e "know how", confiança e acima de tudo nunca esqueceu as suas raízes... isto é algo que me orgulho porque nunca quis ser o MAIOR, sempre quis ser o melhor.

    Por isso deixemos de coisas, para mim não há somos Porto de vez em quando,não há somos Porto do facebook, nem o somos Porto do marketing, nem somos clientes do Porto, somos sempre Porto, sempre fomos Porto, um clube com uma identidade muito própria e é isso bem acima de qualquer vitória ou conquista que nos faz cometer perfeitas loucuras para o acompanhar.

    A unica coisa que eu quero é ir ganhar à luz já em Janeiro e poder ir beber um copo com amigos de Lisboa, eu um parolo de Espinho.

    ResponderEliminar
  8. só me desloco a Lisboa em trabalho... APOIAR O MEU FC PORTO!!!
    fora isso, esqueçam, tou fora.
    não gosto daquele aido, ponto final, parágrafo.

    prazer pelo prazer, só mesmo um ORGULHO ENORME de há coisa de uns 10/15 anos para cá, quando na visita única anual, obrigatória para qq Portista que se preze, o de ter ao meu lado, naquele espaço exiguo a nós confinado, muitos, muitos e cada vez mais, Portistas de Lisboa... sim, sim, aprecio sobremaneira, dá-me um prazer very special sentir que a cada ano, cada vez são mais, sem medos, sem receios de se mostrarem, uma lança bem espetada no coração daquele aido.

    fora isso, nada contra os Portistas de Lisboa, do Sul ou Centro, os da Patagónia ou os do Pólo Norte... mas TUDO CONTRA aquele pedaço de terra, aquele em concreto, que tem o condão de me provocar tamanho asco.

    como tal, gostei PMLopes, e muito... subscrevo totalmente!!!

    ResponderEliminar
  9. Quando um portista insulta Lisboa, raramente, mas muito raramente está a insultar um lisboeta!
    O insulto dirige-se mais até aos nortenhos desterrados, provincianos e complexados que chegam á capital a falar vês em tudo quanto é frase, desdenhando as suas raízes e sendo mais papistas que o Papa, caso de Cervans e Gomes da Silva.
    Quanto ao resto é tudo folclore, e faz parte do anedotário português!

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o teor do texto na sua globalidade.

    Apenas tenho a acrescentar o seguinte: acreditem que por vezes não é fácil viver num meio anti-portista como no meu caso por exemplo. Por outro lado, se às vezes se torna cansativo combater o anti-portismo primário e idiota de encornados e lagartagem, acreditem também que dá um gozo do ca***** ver a cara dos carneiros in-loco desesperados com as muitas vitorias do FC Porto. Aqueles cornos de m**** ficam com uma azia tremenda a cada ano que passa, azia essa que é cada vez maior. Dá gozo vê-los a salivar de desespero perante tanto sucesso do FC Porto! No fim rio-me sempre daqueles carneiros tristes…

    Quanto à dimensão do FC Porto, ninguém mas ninguém mesmo tenha duvidas que o FC Porto apesar da sua forte identidade ligada à região Norte, há muito que passou fronteiras além país… O FC Porto é "só" um dos melhores clubes europeus , com adeptos por todo o mundo… É um clube demasiado grande para estar confinado só e apenas a uma só região… Mas sim, acho que grande parte da força do FC Porto tem a ver com o combate ao centralismo, uma das imagens de marca da ditadura, sempre protectora do seu clube preferido...

    ResponderEliminar
  11. Os piores de todos esses gajos foram José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa! Fogueira com esses intolerantes!

    ResponderEliminar
  12. Já reparei (aqui e noutro lugar – um Grupo no Facebook) que este post do PML suscitou muitas e violentas reacções. Julgo (é a minha opinião) que inusitadas e completamente injustificadas. Muitas das interpretações estão (mais uma vez a minha opinião) completamente erradas. O que PML quis transmitir não tem a ver, de todo, com muitas das ilações tiradas. Os mal-entendidos são para se esclarecer, não para se fazer deles respostas “perigosas” (outra vez a m/opinião).

    Por falar em mal entendido. Embora genericamente concorde com o texto, eu concordei mais que tudo (tal como terá acontecido com o Pedro Cardona) com as referências aos insultos entre PORTISTAS. Está EXPLÍCITO no meu comentário! Só isso e isso mais que tudo (leiam o meu comment).
    Quanto ao resto: não me parece que PML esteja a renegar os princípios de combate que nortearam o FC Porto moderno da era Pinto da Costa. Por isso, que me perdoe o Velásquez mas acho descabidas as referências a Pedroto e Pinto da Costa. Em resumo, a minha interpretação do texto:
    1) Os portistas do Norte e do Sul são TODOS PORTISTAS;
    2) No relacionamento entre portistas, o confronto Norte/Sul não deve envolver os adeptos do FC Porto;
    3) Não fica bem e não faz sentido aos do Norte combater os Portistas do Sul ou de qualquer outra região que não do Porto e do Norte. Se isso fosse “legítimo” então, meus Amigos, o nosso Clube ficaria eternamente confinado ao espaço regional onde se insere;
    4) O “provincianismo” a que Pedro Marques Lopes se refere não é mais de que um alerta: com a postura que restringe o anseio de eu “SER PORTO EM QUALQUER PARTE DO PAÍS E DO MUNDO”, com a convicção bacoca de que “eu sou Porto porque vivo na cidade”, não estamos a contribuir para que o nosso Clube se afirme cada vez mais, por direito próprio e conquistado, como um CLUBE DO MUNDO que de facto é.

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao que eu pareço ser e, sobretudo, ao que eu sou:
    Através de dezenas de publicações no “Bibó Porto, carago!” sabem que abomino muita coisa que é do Sul (incl. o centralismo e o despotismo) excepto os PORTISTAS que o são tanto como os do Norte. Já escrevi muito sobre esses assuntos e só quem não conhece o meu pensamento poderá ter dúvidas. Venha quem vier, não aceito que se estabeleçam diferenças entre adeptos portistas do Norte e do Sul. Esclarecido? Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Acho que o Fernando disse tudo, os Portistas são todos iguais, tanto n norte como no sul. A mim faz-me confusão pensar que alguém se possa considerar mais portista que outro. O Portismo é o que nos liga, que nos une, mas cada um vive o Portismo á sua maneira!

    ResponderEliminar