11 dezembro, 2012

O herói improvável e a loucura total!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


  • Vinte e dois (22!) anos e meio de jejum (desde Junho de 1990) do ANDEBOL dos encarnados sem ganhar aqui na casa do FC Porto;
  • 27º jogo consecutivo (23 derrotas e 4 empates) sem os vermelhos vencerem aqui em encontros a contar para o campeonato;
  • 11ª derrota consecutiva aqui em nossa casa e 69º jogo oficial consecutivo do FC Porto em sua casa sem registo de qualquer derrota (64 vitórias e 5 empates).
São estas contas que Jorge Rito deve estar agora a tentar explicar aos seus pupilos depois de mais uma derrota no Dragão Caixa.

Um herói improvável (João Ferraz), com um final de jogo eletrizante (vitória do Porto a 3 segundos do fim), que me fez vibrar como um louco bem lá no meio dos adeptos deste nosso mágico clube.

Ganhamos e estamos agora no lugar que merecemos, em 1º!



ANDEBOL
  • Xico 22-36 FC Porto
Em Guimarães o FC Porto esforçou-se por resolver o encontro logo na 1ª metade e conseguiu-o, pois já liderávamos o marcador por 9-19. Na 2ª parte deu para jogar toda a gente com João Ferraz a ser o melhor marcador com 6 golos seguido por Tiago Rocha com 5 devendo-se destacar ainda os 4 tentos de Gilberto, Moreira e Spínola. Vitória tranquila que serviu de preparação para o clássico!
  • FC Porto 28-27 Benfica
Grande jogo no Dragão Caixa com 14-14 ao intervalo, depois do FC Porto recuperar 4 golos de desvantagem devido a exclusões algo forçadas pela dupla madeirense que na 2ª parte apitou com critérios mais equilibrados, embora permitisse sempre a Rito o que nunca permite a Obradovic.

Em jogo onde os guarda-redes pouco brilharam (o Espanhol estava cheio de azia no final), foi no ataque que as equipas foram mostrando todo o seu poderio com o FC Porto (que falhou 3 livres de 7m) a apresentar uma eficácia muito positiva aos 9 metros. Elias fez o 27-26 e depois de Rosário ter sido mal excluído, os encarnados empataram a 27 golos a 20 segundos do fim.

O FC Porto, em inferioridade numérica, consegue através de um míssil de João Ferraz fazer o golo da vitória a 3 segundos do fim, fazendo explodir de alegria o Dragão Caixa! Momentos indescritíveis de intenso Portismo se viveram durante todo o jogo mas muito particularmente naqueles segundos após o golo do êxtase final. Esta equipa de guerreiros mereceu este final explosivo e muito saboroso e soube depois vibrar e partilhar as emoções com os adeptos (2095 espectadores, melhor assistência da época até agora do dragão caixa em todas as modalidades) que tanto ajudaram nesta partida.



Wilson Davyes foi o nosso melhor marcador com 8 golos, seguido por Gilberto Duarte com 6 e Tiago Rocha e João Ferraz com 4 cada. Com 3 tentos surgem os pontas Ricardo Moreira e Elias António. O FC Porto ultrapassou assim o Benfica na tabela e é agora líder isolado com mais 1 ponto que Benfica.

Ainda estou por perceber o porquê do Espanhol que foi expulso não constar da ficha de jogo na parte disciplinar. Já o mesmo sucedera com Carneiro que insultou do pior os manos Martins em Braga e nem um jogo levou depois de ver vermelho...

O FC Porto joga no sábado para a taça de Portugal no recinto do Camões em Lisboa (17h).



HÓQUEI EM PATINS
  • FC Porto 10-2 Braga
Vitória tranquila do FC Porto (795 espectadores) diante do Braga, com Jorge Silva a ser o melhor marcador com 3 golos seguido por Ventura, Barreiros e V. Hugo que bisaram, sobrando o outro nosso golo para Pedro Moreira.

O FC Porto aproveitou a escorregadela dos encarnados diante do Paço de Arcos (1-1 na luz) e agora, apenas 1 ponto separa águias de dragões.

Lamentável a forma como Sénica pressionou José Pinto e Paulo Santos nos instantes finais, com este último a apitar uma 10ª falta a pedido que, felizmente, não mudou de forma mentirosa o resultado do jogo.

No sábado, o FC Porto joga para a Liga Europeia, recebendo no Dragão Caixa (16h) os Franceses do Saint Omer.



BASQUETEBOL
  • FCP Dragon Force 80-57 BC Vila Real
No basquetebol, o FC Porto soma e segue na CNB2, vencendo com facilidade o BC Vila Real por 80-57, com Pedro Bastos a anotar 19 pontos e João Gallina 10.

Na quarta-feira, para o Nacional de sub20, ganhamos em Gaia por 83-41, com Sotta, Júnior e Guimarães a apontarem 15 pontos cada.

Hoje, terça-feira, pelas 21h00, para a prova de sub20, recebemos pelas 21h00 o J.Pacense (entrada livre no Dragão Caixa), e no sábado, para a CNB2, há deslocação a Gafanha (18h30).



Um abraço do Lucho.

8 comentários:

  1. O jogo de Andebol foi de uma emotividade enorme. Mas não posso, embora pouco percebendo, de achar que as duas exclusões, nos minutos finais dos jogadores do FCP, foram completamente injustas.

    Quanto à atitude do Tiago Rocha após se ter marcado o último golo, para mim, foi de génio! embora lhe valesse a expulsão, e penso que apenas a ele, e não ao GR do Slb.

    ResponderEliminar
  2. Tiago Rocha e o aziado do espanhol levaram vermelho segundo consta da ficha de jogo na página da FPA. A atitude do Tiago foi sacrificar-se pela equipa. Naquele momento a bola não podia sair da área porque estávamos sem guarda-redes.

    ResponderEliminar
  3. Delindro se vires aqui:

    http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;6364106357;600720;+P_ID_PROVA_JOGO(85246)


    Só o Tiago aparece nas observações!
    Vai levar 1 jogo q cumprirá na taça, já o espanhol toureiro vê-se livre de castigo tal como carneiro no abc-slb.

    ResponderEliminar
  4. A atitude do espanhol foi de tentativa de agressão e devia ESTE SIM levar 3 ou 4 jogos. Mas tal como fizeram com Carneiro o Regime branqueia tudo. E os árbitros depois queixam-se de serem corridos de certos locais. Não os têm no sitio para colocar o nome dos vermelhos nas observações para obrigatoriamente levarem castigo.

    ResponderEliminar
  5. Assim para quê aquele espectáculo todo de peito feito a mostrar vermelho ao Espanhol?

    Depois no gabinete são encostados e a caneta não escreve...

    ResponderEliminar
  6. Grande vitória e da forma como aconteceu, ainda mais saborosa. Mas há uma coisa que não compreendo: porque não marca os livres de sete metros o RM? Até admito que esteja sem confiança, mas depois de vários colegas falharem, tem de ir lá e assumir. Não seria, como nunca foi, responsabilizado, muito menos, crucificado.

    Saliento que foi um grande jogo de e Andebol

    No Hóquei boa vitória e um ponto recuperado de forma inesperada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. 2 pontos recuperados no hóquei, Vila Pouca, dois e não um! ;)

    Um empate dá 1 ponto, uma vitória 3 tal como no futebol;)

    ResponderEliminar
  8. Fim de semana de grandes emoções e resultados que nos deixaram alegria a rodos.

    No jogo de andebol... se não morri desta, nunca mais morro...

    Uma vergonha a arbitragem, sobretudo no iníco do jogo e com as manobras habituais no final.

    Abraço.

    ResponderEliminar