22 dezembro, 2012

Uma prenda muito especial...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

“...guarda-a e estima-a,
como se fosse uma representação de uma Mística que passa de geração em geração...”

Em épocas festivas, a poucos dias do Natal e de mais um ano, surgem-me invariavelmente recordações de anos passados, de sentimentos e memórias de momentos especiais, vividos com quem nos é mais próximo. Aproveitando a época, partilho convosco uma história muito especial.

A camisola que surge no início deste texto foi oferecida ao meu tio algures no final da década de 80, nos tempos anteriores à explosão do merchandising da bola e em que conseguir coisas destas era um bocado mais complicado do que na actualidade. Desde cedo exerceu em mim um fascínio especial e sempre foi um objecto de cobiça, mesmo que inicialmente ela me ficasse pelos joelhos. Nesta camisola da década de ouro, via os meus primeiros ídolos, eram os tempos do João Pinto, do André, do Jaime Magalhães e de tantos outros, que trouxeram este Clube até ao auge Europeu e Mundial ainda com o Portismo a suplantar o profissionalismo, numa valorização de conceitos que infelizmente já não encaixa neste futebol moderno.

Entretanto em 2001, após muitas tentativas frustradas de conseguir o “prémio”, surge-me o meu tio com um embrulho na mão e um sorriso largo. E era ela, acompanhada por um envelope com um cartão que ainda hoje guardo e que entre outras coisas tinha as palavras que acima transcrevi.

Com ela colada ao corpo vivi Sevilha, Gelsenkirchen e Dublin, bem como outros jogos importantes, invariavelmente marcados pelo sucesso, apenas com uma triste excepção numa tarde/noite em que o Cristiano Ronaldo se lembrou de marcar o golo da vida dele. É portanto a minha relíquia nº 1 do FC Porto, a camisola dos grandes momentos.

Algures neste percurso perdi o meu tio, nessas surpresas desagradáveis que às vezes a vida nos reserva. Sei no entanto que se ele cá estivesse ficaria orgulhoso em saber que este nosso caminho de conquistas continua, mais pujante que nunca, e que a sua camisola tem sido bem estimada e tem andado por aí a testemunhar essas jornadas de luta e glória.

Conto-vos esta pequena história porque representa para mim o que significa o Futebol Clube do Porto. Uma passagem de testemunho de geração em geração, um amor e paixão que aprendemos com os mais velhos e passamos aos mais novos, uma MÍSTICA que queremos eterna.

Despeço-me desejando a todos um bom Natal e um excelente 2013, cheio de vitórias pessoais, profissionais e desportivas!

1 comentário:

  1. A minha relíquia era um cachecol, ofercido no meu 14º aniversário, em 96, por uma amiga benfiquista (!!) com quem entretanto perdi o contacto.

    Comecei a levá-lo a todos os jogos, e viveu comigo momentos inesquecíveis. Quando já estava velhinho e a esfiapar, decidi reformá-lo no topo dos topos: Tóquio, 12 de Dezembro de 2004. Nesse dia, levei comigo esse cachecol e já um novo, para passar o testemunho. O velhinho está agora na parede do meu quarto :)

    Por algum motivo, escapou-me o teu primeiro post aqui no blog. Bem-vindo a esta casa!

    ResponderEliminar