07 fevereiro, 2013

Mais um Assalto ao Castelo!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Sábado foi dia de uma das deslocações mais aguardadas ao longo de toda a temporada: a deslocação à aldeia espanhola! Temos quinze deslocações ao longo do campeonato e esta última que passou, arrisco-me a dizer, é a mais perigosa de todas. Coloco-a mesmo à frente da deslocação a Carnide! Isto claro, também tem muito a ver com a forma como te deslocas até lá, mas a deslocação a Carnide, tirando um problemazinho ou outro é um passeio autêntico, vás de carro ou de camioneta e o mesmo já não se pode dizer da ida a terras espanholas, principalmente para quem o faz de carro.

“É um suicídio ires ver o Porto a Guimarães!”, é o que ouço todos os anos antes de partir. Mas isto é mais forte que eu, é mais forte que qualquer um de nós que anda neste mundo. É difícil de explicar, mas quanto maior é o risco, mais vontade temos de ir até lá. Estar em minoria, numa cidade que destila ódio ao FC Porto, mas defender, apoiar, honrar e lutar sempre pelas nossas cores. É isso que nos move!

Guimarães é uma terriola que não sabe receber quem a visita. O Vitória é um clube pobre, insignificante e de gente sem escrúpulos e os vimaranenses são um povo reles e nojento (atenção, refiro-me concretamente aos apoiantes vitorianos e não a eventuais portistas que lá morem)!!

Como sempre tenho feito quando falo desse clube, não vou permitir que as mentiras que a comunicação social prega acerca deles de tornem verdade! Admito que, dentro dos pequenos são o clube que têm mais adeptos, que apoiam em todas as horas, não só nas boas mas também nas más (lembro-me de os ver na segunda divisão, de onde nunca deviam ter saido!) e exemplo disso é o jogo contra nós, os White Angels a perder 0-4 em casa cantaram até final de uma forma que pareciam que estavam a festejar. Eles sabem apoiar, é verdade, mas não são 100% aquilo que dizem deles.

Nos jogos fora são iguaizinhos aos outros e tirando a deslocação a Braga, o seu maior rival, não deve haver estádio onde metam mais de 200 ou 300 pessoas. O ano excepcional foi aquele em que ficaram em 3º lugar em 2007/2008. Tirando esse, têm prestações perfeitamente normais.

Falando concretamente na ida à aldeia espanhola, todos os anos é a mesma coisa, um povo cobarde que ataca em grupo os indefesos e pelas costas. O único “elogio” que lhes faço é que não são assim só connosco, mau demais era só terem estas atitudes com os portistas. Eles odeiam tudo o que não seja do VSC. Até ao dia. Até ao dia em que sejam surpreendidos, fora de casa ou até mesmo na sua cidade e a partir daí deixem de brincar aos heróis.

Todos os anos é vê-los a mandar pedras (no jogo das pedras eles são verdadeiros rambos) e a partir carros de portistas ao biqueiro e à martelada. Depois quando aparecem no Dolce Vita do Dragão, três ou quatro, passeiam à vontade pois a maioria dos portistas desconhecem aquilo de que somos alvo em Guimarães.

Com todos os riscos que corriamos, juntando ainda os nossos queridos amigos da PSP, lá fomos nós mais uma vez. A PSP em Guimarães está-se a marimbar para a nossa segurança. Querem é fazer o trabalhinho deles rapidamente e mais nada, se um portista estiver em apuros no meio do bairro estão-se por e simplesmente a borrifar na situação.

O nosso grupo foi dos primeiros a chegar ao local da concentração, atrás da esquadra. As camionetas iam chegando e o cortejo formou-se. Com os cânticos já serem entoados, uma coluna azul e branca atravessa o bairro (depois de mais de meia hora, de pé, à espera da sagrada ordem da PSP!) para estupafação dos habitantes que vinham “saudar-nos” às janelas. O cortejo é curtíssimo e a entrada foi muita rápida.

O que se passou lá dentro foi um recital dos Dragões, os de campo que espezinharam o Vitória por 0-4, e os da bancada que deram mais um festival no topo Norte do D. Afonso Henriques! Até pelo ambiente que lá se vive, ir a Guimarães desponta em nós os niveis de adrenalina, os quatro secos ficarão na memória, assim como já lá perduram os recentes 0-5 e 1-4, todos eles ao vivo e a cores!

Em relação aos grupos da casa, os White Angels merecem um elogio pelo apoio que deram durante todo o jogo, mesmo a levar goleada chegaram a saltar de costas quase no fim do jogo. O mesmo não se pode dizer dos Insane Guys e daqueles núcleos/grupos(?) que ficam naquele sector mesmo ao nosso lado. Metade do jogo foi a insultar-nos e a outra metade, mais para o final, foi a ouvir o nosso show!!

Arremesso de vários objectos a tudo o que era azul e branco, não só ao banco de suplentes mas também à nossa bancada. Ao meu lado cairam várias moedas, isqueiros, garrafas e até bolachas!! Numa das investidas da C + S de Guimarães, uma garrafa atingiu um dos nossos adeptos, que prontamente a devolveu ao remetente. Imediatamente os Spotter’s agarram nele para identificação e assim aconteceu com mais dois ou três elementos. É engraçado, no mínimo, que do lado de lá tudo era permitido, o Moutinho a marcar cantos era cuspido, mas do nosso lado os adeptos, que apenas respondiam, é que eram levados para identificação.

A festa é indescritivel, só mesmo para quem lá esteve. Parabéns aos Super Dragões e ao Colectivo pela excelente presença e actuação, festejar um 0-4 em casa daquela ralé e qualquer coisa de extraordinário!

A imbecilidade não tem limites e no final os cabeçudos ainda nos faziam gestos a dizer que nos iam esperar fora do estádio. O rápido cortejo de volta à esquadra correu tranquilamente, assim como a viagem de regresso.

Ainda estou para ver quando chegará o dia em que eles tragam mais de 150 e que 20 ou 30 estacionem o carro na Alameda do Dragão.


Para fechar, deixo aqui ficar um grande vídeo, com muita qualidade, feito a partir de uma bancada central, que nos dá a percepção exacta do “outro jogo”, o nosso jogo, o jogo onde somos nós os protagonistas. A superioridade dos Ultras do FC Porto é evidente, assim como também é evidente o apoio e o espectáculo que as claques proporcionam ao mundo do futebol! Vale a pena perder uns minutos a ver isto.

De dia, de noite, barato ou caro, ao sol ou à chuva, perto ou longe, perigoso ou tranquilo, “em qualquer lado, em qualquer estádio!!”.

Eu cantarei por TRI!

Um abraço ultra.

3 comentários:

  1. Um senão:

    A seguir à cidade do Porto, Guimarães é a minha cidade preferida em Portugal!

    Essa da "terriola que não sabe receber" fica muito mal no texto. Desafio-o a começar a visitar cidades portuguesas fora do contexto Ultra...

    Não confudir os adeptos do Vitória com as gentes de Guimarães, incluindo portistas, benfiquistas, sportinguistas e afins...

    ResponderEliminar
  2. E a bandeira do Bibó Porto que segue o dragão para todo o lado;)

    Parabéns pela dinâmica e entusiasmo!

    Rumo ao tri!

    ResponderEliminar
  3. Traficante de pneus:

    Não sei se leu o texto, mas se der uma vista de olhos vai notar que escrevo a certa altura:

    "(atenção, refiro-me concretamente aos apoiantes vitorianos e não a eventuais portistas que lá morem)!!"

    Aqui falo concretamente das claques do FCP, e indo eu a cerca de 90% dos jogos ao longo da época, relato o que elas passam para apoiar o seu clube do coração, em todo o lado.

    Guimarães é um terra perigosa, tal como referi, para mim, a deslocação mais perigosa do ano inteiro. Não só em futebol, já lá estive para apoiar o FCP contra o Xico Andebol e senti isso também!

    Se não se apercebeu, eu separo totalmente as gentes de Guimarães, dos vitorianos.

    Este ano, tal como no ano passado, vi e tomei conhecimento de amigos meus que chegaram a casa com o carro completamente amolgado. E por sorte os danos foram só materiais! Como deve imaginar, sabendo isto, não é fácil conter-me nas palavras!

    Lucho:

    Muito obrigado! Sempre presentes com o intuito de APOIAR o FC PORTO :)

    Abraços

    ResponderEliminar