08 fevereiro, 2013

Mãos de ouro, pés de diamante

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Estádio do Bonfim, 53 minutos do jogo, 1-0 no marcador. Ele recebe o passe de Mangala, em zona de forte pressão do adversário junto à nossa baliza. Finta um, finta dois, desequilibra-se, mas não cai, e ainda ultrapassa o terceiro para lançar o contra-ataque. O protagonista da jogada não se chama Alex Sandro, nem Fernando nem João Moutinho, chama-se Helton. Helton da Silva Arruda, o melhor guarda-redes que vi defender a baliza deste clube.

No banco, o treinador reprova tão arriscada decisão; afinal, não o conhece há assim tanto tempo. Mas nós, adeptos, mesmos os mais sensíveis, já devíamos estar habituados. Eu, pelo menos, há muito que deixei de me assustar quando a bola lhe chega aos pés. Ora pensem comigo: desde que ele cá chegou, quantas vezes já assistiram a um filme com contornos semelhantes àquele. Quantas vezes já disseram ou ouviram na bancada algo do género como, "qualquer dia, corre-lhe mal..."? Na verdade, esse dia nunca chegou e atrevo-me mesmo a dizer que nunca vai chegar. (Ó Helton, vê se não me lixas...)

Nos últimos 15 anos, vi jogar dezenas de guarda-redes e nunca vi nenhum como ele a tratar por tu a bola com o pé. Não me venham com histórias. A seguir ao Artur - aquela fífia no galinheiro foi por culpa do Jackson, que não tinha que lá estar a chateá-lo… -, Helton é, actualmente, o "keeper" com o melhor jogo de pés a actuar na Europa, quiçá no mundo. Com aqueles pés, põe a bola onde quer e por isso não espanta que até já tenha dado golos a marcar. A isso alia uma elasticidade incrível, uma velocidade a sair da baliza como poucos se podem dar ao luxo de ter na sua posição e que lhe permite ganhar 90% dos cruzamentos que são feitos para a área. Ele é tão rápido que na era do Co Adriaanse chegou até a jogar a libero.

Sim, Helton não é um prodígio a defender penaltis, mas não há guarda-redes perfeitos. Sim, Helton dá os seus frangos (à brilhante média de praticamente um por época) como os melhores como ele também os dão, mas poucos na Europa serão tão completos como ele.

Foi ele que matou, de vez, o fantasma que assombrou a nossa baliza durante anos e que nem Wozniak, Eriksson, Silvino, Rui Correia, Hilário, Ovchinnikov, Kralij ou Costinha foram, obviamente, capazes de afastar. Baía regressou, mas quando Helton cá chegou, ao fim de seis meses, a baliza foi dele, não só porque o Baía estava em final de carreira, mas também porque Helton é melhor. No relvado e fora dele. Helton é um senhor com “S” maiúsculo, um homem importantíssimo no balneário, que depressa apreendeu a mística deste clube e que revela, como poucos, um respeito enorme e gratidão pelos adeptos. É por isso que em qualquer jogo, quando ele chega à baliza, recebe de pronto os meus aplausos. Sempre.

Em oito anos e meio, conquistou seis campeonatos, quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Liga Europa. Notável. E se ele, como um dia disse, regressar ao Brasil para terminar a brilhante carreira, não devia sair daqui sem cumprir o sonho que tantas vezes já disse acalentar: vencer a Liga dos Campeões com a mais bonita camisola do mundo. Se não for este ano que seja para o outro, na final no nosso salão de festas. Helton merece. Mais do que ninguém.

11 comentários:

  1. O Helton o melhor guarda-redes do FCP ???só que este mesmo guarda-redes já nos enterrou várias vezes e sempre em jogos muito importantes, que não podia/devia, ainda este ano em Paris mais uma vez falhou num jogo importante.
    Os grandes guarda-redes dão frangos em jogos fáceis nunca em jogos importantes. O que ele fez em Setúbal com o resultado de 1-0 para o Porto é de uma estupidez inadmissível que podia pôr em causa o jogo, se estivesse 3-0 já não criticava, agora com 1-0 demonstra burrice e isso é lá para baixo no salão de festas é que não falta.

    ResponderEliminar
  2. Concordo que Helton é um dos melhores GR do mundo a atuar com os pés. Assim de repente não me lembro de nenhum GR que tenha tanta técnica e à vontade com a bola nos pés. Nisto completamente de acordo.

    Também concordo que Helton é um homem importantíssimo no balneário, alguém que encarna perfeitamente a mística do clube, e que tem um enorme respeito pelos adeptos.

    Discordo completamente que Helton seja melhor que Baía. Para mim, Baía foi claramente o melhor GR português de todos os tempos, e por inerência o melhor GR que o FC Porto alguma vez teve nas suas balizas. Aliás, Baia detém o recorde da melhor série de jogos sem sofrer golos (série que acabou com um golo de penaltie em Guimarães de Paulo Bento)… Era um GR com estilo inconfundível, uma classe tremenda… Lembro-me de defesas impossíveis de Baía, verdadeiramente inacreditáveis mesmo.

    Independentemente de gostar de Helton, acho claramente que não chega ao nível, nem nunca chegou, de Baía. E também não me esqueço de algumas falhas que Helton já teve na champions league, uma delas com o Chelsea que nos afastou da competição em que o agregado de resultados foi 3/2… E também de um frango em Madrid com o Atletico num jogo dos oitavos… E já este ano no parque dos Principes… Mas também só erra quem lá está… Mas ora aí está, enquanto Baía sofria um frango de 5 em 5 anos, Helton sofre todos os anos pelo menos um grande frango…

    ResponderEliminar
  3. São opiniões, RCBC e estamos cá para as discutir. Considero Helton muito mais completo do que o Baía e só admito que entre os postes possa ser inferior. Que Helton dá os seus frangos, é verdade, mas lembro-me de tantos do Baía que me impede de estimar uma média de um a cada cinco anos. De qualquer forma, para mim é claro, eles os dois foram os melhores guarda-redes da história a defender a baliza deste clube.

    ResponderEliminar
  4. António Santos08 fevereiro, 2013

    É uma comparação difícil, confesso. Mas olho para o Helton, lembro-me do Baía e acho que o brasileiro é, de facto, melhor. Um guarda-redes da nova era do futebol moderno. Que continue cá até quando puder. Obrigado Helton.

    ResponderEliminar
  5. A diferença está ai... ele é o melhor a jogar fora da baliza.. com o resultado a 0-1 é que mostra a verdadeira frieza de um grande guarda redes. Se tivesse a 0-3 qql outro guarda-redes se sentiria a vontade para o fazer mas nunca, repito nunca, com a qualidade de jogo de pés do Helton. Dizer que se o resultado tivesse a 0-3 não o criticava é tipico de quem não percebe a sensibilidade do jogo. E a diferença de perceber o que é o jogo e o que é futebol está precisamente nessa falta de sensibilidade. Sem dúvida que Baía será o GR mais marcante da história do nosso clube mas, fazendo uma comparação,admitindo que não é fácil, que me desculpem todos os outros, Helton é e será melhor que Baía. E frangos é que é lá para baixo, para o galinheiro!

    ResponderEliminar
  6. Farpas,

    Não querendo eternizar a discussão, até porque como dizes opiniões são opiniões, não me lembro de em jogos importantes da Champions o Baía ter comprometido.
    Aliás, na UEFA e Champions League que ganhamos em dois anos consecutivos, Baía foi um autêntico pilar defensivo do FC Porto. Um GR que inspirava confiança, a sair da baliza para mim era muito bom e entre os postes também.

    Baía levava sim frangos mas em jogos de pouca relevância, nos momentos importantes estava lá e não errava. Os grandes GR são assim.

    Imagina tu se pelo facto de termos ficado em 2º lugar no grupo tivéssemos apanhado o Man. Utd ou O Barcelona nos oitavos-final. Estaríamos a nos lamentar que se não fosse o frango do Helton não apanharíamos um adversário tão forte, porque a liderança no grupo teoricamente dava-nos menos probabilidade de apanhar o tal tubarão…

    A minha opinião, que admito ser discutível, é de que Helton não é um GRANDE GR. É sim um bom GR, com atributos geniais como o jogo de pés e a calma com que encara os jogos, mas com alguns problemas. E um dos problemas que acho que tem é a excessiva tranquilidade, muita mesma, que às vezes termina em disparate. Às vezes um pouco mais de concentração não lhe fazia mal.
    No entanto, clubismos à parte, muito sinceramente para mim o melhor GR a atuar em Portugal é mesmo Helton, seguido de perto por Rui Patrício, que tem evoluído bastante. A alguma distancia vem o GR dos galináceos, que claramente de entre os 3 é o que tem um comunicação social bem mais simpática.

    ResponderEliminar
  7. Não concordo que o Helton seja melhor que o Vítor Baía. Eu cresci a ver o Baía a defender a baliza do FC Porto e para mim ele continua a ser o melhor guarda-redes que vi a jogar pelo Porto.

    Um bom guarda-redes não tem que saber jogar bem com os pés, temos o exemplo do Rui Patrício que não joga bem com os pés mas não é por isso que passa a ser menos bom e, existem outros guarda-redes assim.

    O Helton é um bom guarda-redes, mas não digo que seja o melhor de todos os que passaram pelo Porto.

    ResponderEliminar
  8. Pessoalmente considero que Helton está no top 3 dos melhores, mas não o considero o melhor. Para mim, Mlynarczyk e Baía foram melhores.

    Claro que as opiniões são o que são, e esta é a minha! Frangos todos dão...frangos em jogos decisivos, aí já é diferente!

    ResponderEliminar
  9. o Helton pode não ser um Vítor Baía, mas certamente que não é um Ivica Kralj.

    e, se é certo que nos recordamos de algumas frangalhadas (aquela contra o Shaktar...) e de momentos como o de Setúbal, também não é menos correcto que já nos safou muitas vezes.
    e esses devem ser os momentos a recordar. e a parabenizar. e a mostrar gratidão.

    felizmente que quem dirige os destinos do nosso clube do coração há mais de trinta anos sabe reconhecê-lo melhor do que ninguém!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que o Helton falha muito em jogos importantes.Para mim o melhor guarda redes que vi jogar no Porto foi Mlynarczyk e depois Baia.

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião Helton está para Baía e Mlynarczick, como Ronaldo está para... Messi!
    Baía era a elegância, para guarda-redes dava impressão que nem sujava o equipamento.
    Mly era a frieza de Leste, a postura imperial.
    Helton é o nosso samba. O melhor de todos os guarda-redes com os pés, exuberante q.b., mas de nivel igual aos outros dois anteriores.

    ResponderEliminar