04 fevereiro, 2013

Uma carta ao Mister

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Caro Vítor,

Conheço o teu trajeto enquanto treinador de futebol há mais tempo que a maioria dos Portistas. E não, isso não tem a ver com superiores conhecimentos de futebol, mas sim por, coincidência da vida, teres treinado o único clube açoriano na II Liga de futebol, clube que acompanho com interesse há já vários anos.

Lembro-me bem dos dois anos que treinaste aqui nos Açores. No primeiro ano que cá estiveste, em 2008, lembro-me bem que com um plantel limitadíssimo, e depois de na época anterior o Santa Clara ter vegetado a meio da tabela, a subida de divisão falhou por muito pouco, por míseros dois pontos. No segundo ano, novamente com muitas dificuldades, inclusivamente financeiras, conseguiste novamente lutar pela subida até à última jornada. Mais uma vez, o Santa Clara ficou a pouquíssimos pontos da subida, conseguida por uma equipa algarvia e outra de Aveiro (viagens bem mais baratas para as equipas continentais do que vir aos Açores). Mas retive o teu excelente trabalho, a forma atrativa e organizada como um clube de pequena dimensão e habituado a andar no meio da tabela, jogava sempre com uma ideia de jogo bem definida, defendendo com segurança, privilegiando a posse de bola mas sempre com mentalidade ofensiva.

Não me esqueço também da forma como chegaste ao teu clube do coração. Lembro-me bem que não foste escolhido por AVB para seu adjunto, mas sim que foste escolhido por Pinto da Costa para ser adjunto de AVB, ao contrário do processo normal em que os treinadores escolhem os seus adjuntos.

Não me esqueço de que fizeste parte da época mais fantástica para mim enquanto Portista, então como adjunto. Jamais me esquecerei daquele fantástico jogo em que apagámos a luz e festejamos o título no antro de porcos do colombo, de termos virado um resultado negativo de 0-2 no Dragão, nesse mesmo antro de porcos, garantindo a final da taça que tive a fantástica oportunidade de ver ao vivo, de termos festejado a conquista de mais uma Liga Europa. Tu também fizeste parte desse grande sucesso!

Não me esqueço também do enxovalho de que foste vítima na época passada em que acabaste por muito justamente te sagrar campeão nacional contra tudo e contra todos! Não me esqueço do gozo de que eras vítima por tudo e por nada, pelo teu adjunto ter óculos de determinada cor, pelo facto de fazeres determinados movimentos no banco, pelo facto de olhares para as notas do teu caderno, enfim por tudo e por nada. O que mais me chocava não era o enxovalho e gozo que te era feito pela porca da bola, do record, do correio das mentiras ou por encornados ou lagartos. O que mais me chocava era ver em blogues, em facebooks, em tudo que era sitio, Portistas a achincalharem-te não enquanto treinador, mas enquanto homem. Sabes, até houve cabrões que fizeram contagens no facebook para saber quanto tempo mais durarias como treinador do FC Porto!

Aqueles que te criticavam construtivamente, agora dão a mão à palmatoria e admitem que afinal se calhar estavam enganados. Admitem que afinal não és tão mau como o Octávio Machado, que não és um incompetente inveterado que nada sabe de futebol. E admitem também que foi bom a SAD te ter dado tempo para explanares tudo o que sabes. Mas sabes Vítor, pela vontade de seguramente mais de metade dos Portistas, tu não terias tempo sequer de acabar a época passada, em que justamente te sagraste (tu e nós todos!) campeão nacional, vencendo categoricamente no galinheiro, em braga, em guimarães, etc, etc.

Agora é muito fácil dizer que foi boa a decisão de na altura não te ter despedido, mas claramente é sempre muito melhor falar depois das coisas acontecerem, no fundo acertar no totobola às segundas feiras. Aliás, os blogues (blogues do FCPorto que não este, onde verdade seja dita tens sido justamente reconhecido mesmo por quem não confiava em ti!) que tanto falavam em ti no ano passado, agora escolhem outras temáticas "muito mais importantes" do que propriamente esmiuçar o "incompetente do Vítor Pereira". Calaste a boca a muita, muita gente!

Sinceramente, o que vejo neste momento é um FC Porto a jogar MUITO FUTEBOL, MUITO MESMO! Vejo uma equipa a defender impecavelmente, a não permitir situações de golo aos adversários, a pressionar alto, um meio-campo criativo, um ataque demolidor. Vejo que o teu FC Porto desta época em 17 jogos para o campeonato tem 14 vitórias e ainda não perdeu, tem 44 golos marcados e apenas 8 sofridos, o melhor ataque e a melhor defesa. O FC Porto de AVB à 17ª jornada, tinha apenas mais uma vitória que o teu, apenas menos um golo sofrido e menos 4 golos marcados.

Tu soubeste incutir uma qualidade indiscutível na equipa, que respira saúde por tudo quanto é sítio. O melhor elogio que o teu trabalho pode ter são as palavras de um ex-lampião Alex, o capitão do Vitória, no final do jogo de ontem… "Que o FC Porto em Portugal era como o Barcelona em Espanha"... Se calhar é o contrário, o Barcelona pela frequência com que tem ganho títulos nos últimos anos é que se pode considerar o FC Porto espanhol...

Não sei se irás ganhar o título este ano, porque os adversários também jogam e também têm a sua qualidade, e porque obviamente o futebol não é uma ciência exacta. Nem sei se chegamos mais longe na champions. Provavelmente não terás a oportunidade de na taça da liga dar mais um banho tático ao analfabeto labrego, algo que tão bem sabes fazer, nem já há taça de Portugal (a única coisa em que não estiveste bem). Mas o que sei, é que pela qualidade que a equipa tem demonstrado, com a recuperação de um génio chamado James e os novos reforços na sua melhor forma, podemos ser um caso sério na champions, e obviamente podemos perfeitamente ser campeões. Se o vamos ser, não sei, se temos todas as condições para o ser e estamos a jogar para isso, isso estamos claramente.

Em suma, acho que o teu trabalho até hoje dia 4 fevereiro de 2013 pode considerar-se fantástico (sim fantástico!). Alguém que como tu aguentou o balneário da época passada, que ganhou inequivocamente nos campos que tinha de ganhar e foi campeão com 6 pontos de vantagem, sem espinhas portanto. Alguém que já deu duas lições táticas em pleno galinheiro ao palerma que se auto-proclama de “mestre da tática”. Alguém que conseguiu este ano fazer uma limpeza de balneário, mas que também perdeu em 2 anos consecutivos Hulk e Falcão, e que mesmo assim consegue manter uma bitola exibicional elevada com ótimos resultados até agora. Alguém que tem feito tudo isso só pode ser um treinador muito competente e sério! Parabéns, Vítor!

Abraço de alguém que te admira enquanto GRANDE HOMEM E GRANDE TREINADOR!... independentemente do que aconteça até final da época manterei vírgula por vírgula, parágrafo por parágrafo, tudo o que te disse nesta carta!

19 comentários:

  1. Off topic: Gostaria de saber se algum elemento ligado ao Bibó PoRtO marcou presença na final distrital de Juniores em hóquei, disputado entre Valongo e FC Porto. Se sim, gostaria de presenteá-los com uma recordação. Aguardo feed back. Cumprimentos Portistas.

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente fantástico!

    ResponderEliminar
  3. Não tirava um ponto ao que foi escrito neste texto! Raramente escrevo sobre opiniões de outros mas esta "carta" merece toda a concordancia. Para os que muitos diziam que o Vitor Pereira não era treinador para o Porto, têm aqui a resposta. Um abraço de um anónimo portista para outro grande portista.

    ResponderEliminar
  4. AMadeu 2M:

    Sim estiveram presentes pelo menos o TRIPEIRO e o PEDRO PORTO 2 colaboradores deste blog que escrevem crónicas semanais.

    Qd coisa tens o meu email na minha conta de user.
    http://www.blogger.com/profile/11283956789513221528

    ResponderEliminar
  5. RCBC:

    Parabéns pela crónica, há muito me rendi a este treinador. Não me custa mesmo nada assumir o qt fui injusto com ele há 1 ano atrás!

    VP merece as tuas palavras.

    ResponderEliminar
  6. Também foi um dos que critiquei VP e assumo sem problemas, agora nunca pus em causa o seu profissionalismo nem o não ser um bom Homem, um senhor.
    Isto tudo é muito bonito mas os clubes vivem é de títulos e se chegarmos ao fim da época só com super taça no bolso só pode ser considerado muito mau.
    Acredito no trabalho na competência do VP e da equipa por isso acredito que vamos ser campeões e espero que consigamos chegar pelo menos aos 4ºs da Champions, já não era mau.

    ResponderEliminar
  7. As melhores imagens que guardo desta final são os 2 meninos que foram corridos do FC Porto com processos discipliares (Álvaro e Xavi lampião) a quererem tirar de esforço daqueles que dignamente vestiram a camisola do FC Porto. Se queriam manter a camisola azul e branca ignoravam as ideias peregrinas do seu ex-treinador no FC Porto e actual treinador na aldeia e comportavam-se dignamente como atletas do FC Porto. Fica ainda na memória o quim biclas que saltou da bancada para o banco de suplentes e de lá ameaçava e insultava a dupla de arbitragem e aó quero ver o que vai a dupla de arbitragem escrever no relatório sobre presença no banco dos da aldeia de gente não autorizada. Mais uma vez nada e estes comportamentos vão passar impunes a Joaquim Pinto, José Pinto e Jerónimo Moura (que nunca lá devia estar como árbitro pelas relações que mantém/manteve com aquele clube)

    ResponderEliminar
  8. Parabens ao VP e ao plantel, neste momento o futebol praticado é simplesmente bombastico!
    Para se jogar um futebol assim é nessesario muito treino, mas assima de tudo tem que existir uma grande cumplissidade, amizade,confiança.
    Quando se vê a equipa do FCP jogar, da a ideia de ver um grupo de amigos, esta "alchimie" é essencial para as grandes conquistas.
    Tenho muita confiança neste Porto e acredito numa exelente campanha europeia, ja o campeonato, acho que tem futebol sufisiente para fazer o tri.

    FORCA PORTO !!!

    ResponderEliminar
  9. Tenho que admitir que discordei muitas vezes com as escolhas do VP, ainda não me esqueci da T. Portugal... mas nunca desejei a saida do VP.
    O VP conseguiu fazer uma equipa temivel, mais ainda, quando se vê o FCP jogar, da para ver que é um grupo de amigos muito unido.
    Não é facil de criar esta "alchimie" que é nessesaria para as grandes conquistas.
    Quem se lembra das conquistas
    internacionais, sinte que esta equipa tem potencial para fazer historia, a ver vamos...

    Força PORTO

    ResponderEliminar
  10. Caros amigos,
    Obrigado pelos vossos elogios ao post!

    Ao 2º anónimo:
    A questão essencial não é ter criticado… As críticas são legítimas e todos nós as fazemos em determinada altura. Eu por exemplo, em tempos considerei Maicon um autêntico desastre, e a época passada ele desmentiu-me por completo.

    Algo bem diferente é fazer-se uma autêntica caça a um só homem, como foi feito por várias pessoas, inclusivamente Portistas em blogues, facebooks e afins.

    Caro Lucho,

    Bem sei que eras um crítico de VP, como outras pessoas por quem tenho elevada consideração. Mas ora aí está, todas as pessoas intelectualmente sérias, como é o teu caso, acabam por rever o seu ponto de vista quando a realidade lhes demonstra o contrário. Também eu gosto bastante quando me engano e me surpreendo positivamente com jogadores ou treinadores do FC Porto. O caso de Maicon é disso exemplo. E até te posso dizer que as minhas expectativas em relação a Izmaylov e Liedson não eram as melhores. Acho que a realidade, pelo menos em relação ao russo já me está a desmentir… E oxalá que continue assim!

    ResponderEliminar
  11. Caro rcb,
    Assino por baixo desta sua carta, pois concordo plenamente com tudo o que aqui escreveu.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com



    ResponderEliminar
  12. Parabéns pela crónica. Em grande! Concordo com tudo o que vem aqui escrito. Grande VP!

    ResponderEliminar
  13. Boa, nem tanto ao mar, nem tanto à terra!
    Eu defendi-o no ano passado, especialmente dos que não lhe davam tempo, mas a verdade é que ele próprio diz que teve de aprender e que fez bobagens... Então, se calhar os que o criticaram , fizeram-no pensar duas vezes, e superar-se... às vezes uma boa crítica, mesmo quando dói faz milagres...
    Penso eu de que...

    Acrescentaria ainda que o VP, ainda não consegue fazer omeletes sem ovos... e, que existe ali muita qualidade... e, não é só obra dele - como diz o Adérito Pinto - existe ali muita alegria e amizade entre os jogadores, e se o treinador tem que ter a inteligência de fomentar que isso aconteça, também há ali outras mãos (p.ex. Lucho; quem sabe se o Paulinho..) a brilhar...

    ResponderEliminar
  14. Excelente crónica!

    A relação do universo Portista com o Vítor Pereira já passou por muitas etapas... Acaba por ser algo normal atendendo ao timming da sua chegada, a quem o precedeu, ao facto de ter sido adjunto e mesmo alguns erros próprios, frutos da pressão e inexperiência. Anormal foi para mim o nível de exigência imposto a este Homem e a falta de tolerância/educação para com quem ainda por cima é Portista. Sinais dos tempos, de uma realidade de sócios e adeptos do FC Porto que só sabem ganhar? Talvez...

    O importante seria que todos pudessem aprender com isto, perceber que às vezes o melhor é engolir em seco e dar algum tempo antes de verbalizar a frustração de maus resultados, se calhar fazer um esforço por tentar ver o todo e não apenas a parte...

    Mas atenção, este amor/ódio ainda não terminou... Nada está ganho ainda e se não ganharmos o campeonato e/ou a champions a contestação voltará, até porque muita gente prefere o "eu não disse" a dar o braço a torcer.

    Ver o FC Porto jogar é uma maravilha, por estes dias estamos nas nuvens. Mas temos de fazer o habitual, aquilo que fizemos mesmo em épocas menos exuberantes, fechar a época com conquistas nestes 4 meses decisivos. Se não voltará tudo à estaca zero.

    ResponderEliminar
  15. @ RCBC

    sou apenas mais um a parabenizá-lo pelo escrito. está um post justo, no sentido em que é verdadeiro, pois espelha o que lhe vai na alma. são estes os posts que mais aprecio na bluegosfera pois são autênticos, genuínos.
    portanto: bem haja! por esta carta aberta.

    também eu fui um dos que criticou duramente o nosso treinador na época transacta, principalmente a partir da eliminação na Taça de Portugal. após o encontro de Coimbra, no meu estaminé, pedi a sua cabeça e até indiquei à saciedade o nome de quem gostaria que o substituísse.
    mas, porque no nosso clube quem o dirige com a experiência e o saber acumulados de trinta anos não vai nas cantigas dos sócios e adeptos, e porque no nosso clube a gestão é feita de "dentro para dentro", dei a mão à palmatória ainda antes de recta final do campeonato.
    a partir de uma determinada altura, optei por ser uma voz que buscava a União ao invés da crítica fácil (mormente destrutiva).
    não foi fácil, mas o sabor da Vitória (no) final foi ainda mais saboroso - no sentido em que custa Construir.

    esta época, Vítor Pereira é o meu treinador.
    sei que não é "um Mourinho", mas também não é "um «catedrático»".
    é simplesmente o Vítor Pereira: alguém que teve que reinventar um grupo de trabalho, herdado em condições muito difíceis, no início da época desportiva de 2011/2012.
    e que paulatinamente tem conseguido levar a água ao seu moinho. e calado algumas das vozes dissonantes que existem na massa adepta portista.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  16. “às vezes uma boa crítica, mesmo quando dói faz milagres...”

    Com certeza que uma boa critica ajuda ao crescimento profissional de todos nós em cada uma das nossas profissões. VP obviamente não foge à regra e cresceu com as muitas críticas que ouviu e leu, umas justas, outras injustas.

    Outra coisa muito diferente é uma pessoa estar a iniciar a sua profissão, e ter constantemente pessoal de fora a gritar “és um merdas” “não vales nada” “vai-te embora”… E basicamente, e disso ninguém me convence do contrário, VP não foi criticado construtivamente por muitas pessoas, foi achincalhado, gozado e alvo de chacota…

    Lembro-me dos jornais desportivos gozarem com VP por tudo e por nada… Lembro-me daquele anormal de merda que debita barbaridades às segundas feiras na sic noticias dizer de VP tudo e mais alguma coisa, para depois ficar com aquele traseiro a arder depois do incompetente do VP ter ganho o campeonato com 6 pontos de vantagem sobre o seu porco clube…

    E isso eu jamais me esquecerei, e jamais perdoarei a essa cambada de cabrões que tanto gozaram com VP…

    “Ver o FC Porto jogar é uma maravilha, por estes dias estamos nas nuvens. Mas temos de fazer o habitual, aquilo que fizemos mesmo em épocas menos exuberantes, fechar a época com conquistas nestes 4 meses decisivos. Se não voltará tudo à estaca zero.”

    Caro MM,

    Esse é um problema que vai mais alem de VP. Os adeptos do FC Porto não admitem coisa nenhuma que não seja ganhar, ganhar, ganhar. Só que os adeptos do FC Porto têm de perceber uma coisa (já digo isto há anos): NÃO SE PODE GANHAR SEMPRE!

    E isto não é nenhum tipo de desculpa para um eventual desaire este ano. É a realidade das coisas. Se há coisa com que não me confundo é com os porcos dos benfiquistas… E os benfiquistas são porcos porque nunca admitem a superioridade e o merecimento do FC Porto nos muitos títulos que tem ganho.

    Pode ser polémico que a seguir vou dizer… Mas imagina lá tu que o FC Porto ganha todos os jogos até ao jogo do Dragão… Imagina que o slb ganha tb os seus jogos todos… Imagina lá tu que aquele pequeno pormenor do futebol que são 3 resultados possíveis faz com que (seja por que motivo for) percamos no Dragão com o slb, por eles serem mais fortes, mais competentes! Que havemos de fazer nós senão admitir a superioridade deles e trabalhar internamente para no ano a seguir não cometer os mesmos erros… Se perdermos, não morre ninguém, nem cai a torre dos Clérigos…

    Há é que perceber o que se pretende para o futuro do clube, e o que é melhor para o clube no imediato tendo em conta esse mesmo futuro…

    Apesar de desde que nasci apenas ter visto o FC Porto ganhar, com raras exceções, sou por natureza uma pessoa pessimista… Penso sempre na pior hipótese… Mas, porra, temos sempre de nos preparar para o pior, tendo sempre em consideração que o sucesso apenas se alcança com 3 ingredientes fundamentais: trabalho, trabalho e trabalho!

    Mas esta troca de ideias levar-nos-ia muito mais longe… E teríamos muito mais coisas para falar… Mas, MM, não tenho ilusões… Se não ganharmos o campeonato VP vai para a rua, o que não invalida que eu considere que ele tem feito coisas fantásticas à frente do clube, em circunstâncias muito difíceis… E também não invalida que ganhemos ou não o campeonato, para mim só haja dois treinadores portugueses com mais capacidade para estar à frente do FCP do que VP (sim são esses dois que vocês estão a pensar).

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Nunca é demais vos agradecer a todos pelos elogios ao post que, como o Miguel referiu e bem, é um post que exprime claramente o que me vai na alma...

    Abraço a todos,
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  18. “…Aliás, os blogues (blogues do FC Porto que não este, onde, verdade seja dita, tens sido justamente reconhecido mesmo por quem não confiava em ti!)… Calaste a boca a muita, muita gente!”

    Pois eu incluo-me neste lote de pessoas e, com muito honra, digo: “convenceste-me, Vítor Pereira. Nunca ninguém me “enganou” tanto como tu. E é com muita gosto que o digo, porque… nunca gostei tanto de ser “enganado”. Desculpa e obrigado por tudo. Bem-hajas. Parabéns, Vítor”.
    Corroborando o que o RCBC diz no seu excelente texto e confirmando a minha ideia acima, lembro parte de um comentário que aqui fiz ao último jogo, em Guimarães:
    “…Realce, sem dúvida, para um treinador, o mesmo do ano passado, mas do qual tenho muito orgulho em, agora, escrever o nome em maiúsculas: VÍTOR PEREIRA! SUPER VÍTOR PEREIRA, SUPER FC PORTO!

    Parabéns também ao RCBC: pertinente, oportuno e justo texto. Excelente. Obrigado.

    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  19. RCBC:

    De facto esta conversa dava pano para mangas...

    Sem querer eternizá-la não resisto a um comentário ao que disseste neste teu comentário, em que me revejo no que dizes.

    Na minha perspectiva pessoal, e salvo uma catástrofe de tiros nos pés que não vejo possível, o VP já fez mais que o suficiente para mostrar que tem arcaboiço mental e técnico para nos continuar a liderar e renovar com o FC Porto, aconteça o que acontecer.

    No entanto tal estará naturalmente sujeito à batalha com os vermelhos, já que a derrota irá colocar um peso demasiado grande sobre os seus ombros, nociva ao que é mais importante, o sucesso futuro do FC Porto.

    Nos últimos (largos) anos, só Robson, Mourinho e Artur Jorge começaram épocas após perder campeonatos, sendo que pegaram na coisa a meio, estavam ilibados por natureza. Depois temos a verdadeira excepção à regra, Fernando Santos, que tinha a seu favor ter perdido o campeonato "apenas" para o Sporting. Este ano a perder será para os outros, logo a reacção seria sem dúvida bem diferente.

    Para mim é uma pena que seja assim, mas são as actuais regras do jogo...

    Se me perguntas se é essa a minha postura, obviamente que não é, até pelo que já escrevi aqui no blog acho já deu para perceber que tento ter uma visão um pouco mais abrangente... E compreendo bem que não iremos ganhar sempre e estou preparado (dentro do possível...) para isso.

    Sempre desejei muito o sucesso do VP, desde o início que fui à bola com ele, achei que teve "cojones" em aceitar ficar com o "menino" nos braços e depois na supertaça europeia senti que o Homem sabia preparar uma equipa e tinha engenho para o ofício. Depois, como muitos, também abanei, senti-o perdido em Chipre, a dizer que "tinhamos jogado à Porto" e fiquei na dúvida se afinal o VP ia resistir à pressão ou tinha tido mais olhos que barriga ao querer assumir o barco...

    A resposta veio depois, os problemas iam muito além da natural "verdura" do treinador e quando as coisas acalmam o "impossível" foi feito e fomos Bicampeões.

    Para mim isso valeu muito. Segurar um barco destes? Quinito, Del Neri, Victor Fernandez ou Couceiro foram exemplos da dificuldade da "obra" de segurar um campeonato no ano 0, mas sei que muitos Portistas não acham o mesmo e mesmo com o titulo na mão preferiam outras soluções.

    Hoje tal sentimento parece adormecido, mas ainda este ano estive em tertúlias em que parecia o único a defender o VP, sendo até acusado de ser seu familiar ou amigo, nomeadamente após Braga e Paris!

    Dai que saiba que estes meses serão sempre demasiado importantes. Injusto? Talvez, mas são mesmo as regras do jogo!

    Quanto ao resto fico naturalmente a torcer e neste caso não só pelo óbvio facto de serem os nossos títulos que estão em jogo. Simpatizo bastante com este nosso treinador, que "against all odds" tem vindo a conquistar batalha após batalha. Se isto não é a célebre mística do FC Porto, não sei o que será!

    Mais uma vez obrigado pelo teu texto e pela reflexão que ele nos provoca.

    Um abraço!

    ResponderEliminar