11 junho, 2013

3 em 3, a marca FC Porto!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O FC Porto tem 3 modalidades principais na actualidade, FUTEBOL, ANDEBOL e HÓQUEI EM PATINS, e a época 2012/13 ficará para a história por se caracterizar por mais um pleno do clube da Invicta.

Os Dragões sagraram-se Campeões Nacionais em todas as 3 modalidades: TRICAMPEÕES no futebol, PENTACAMPEÕES no andebol e CAMPEÕES no hóquei em patins. No basquetebol, ganhamos em SUB20 com a nossa principal equipa, fazendo votos para que o basquetebol ao mais alto nível regresse já em 2014/15, uma vez que na próxima época (2013/14) ainda estaremos pelos escalões inferiores com a nossa fantástica equipa de SUB20, por certo, a base para esse tão ansiado regresso.

Contudo, para finalizar esta época de ouro (2012/13), queremos juntar aos campeonatos de futebol, andebol e hóquei (sem esquecer a supertaça de futebol e o título de SUB20 em basquetebol), a TAÇA de Portugal em hóquei que o FC PORTO procura resgatar depois de a vencer pela última vez em 2009. É o título que falta para encerrar mais esta época de ouro do FC Porto.



ANDEBOL
[1º FCP-58; 2º SLB-56, 3º SCP-53]
  • A.Santas 24-28 FC Porto
Estive em Tavira e assisti aos 3 jogos desta final four.

O pentacampeão Nacional FC Porto, na sua semi-final, teve que lutar imenso até aos 10 minutos da 2ª parte, onde só nessa fase conseguiu descolar decisivamente com um parcial de 6-0, passando de 14-13 para 20-13. O Águas Santas esteve muito bem na 1ª metade, mas depois ruiu por completo perante o poder de fogo e a velocidade do FC Porto.

João Ferraz com 7 golos e Gilberto Duarte com 5, estiveram em bom plano, bem auxiliados por Quintana muito inspirado na nossa baliza.

Na outra meia-final, o benfica cedo baixou os braços frente ao sporting, bem mais fresco nesta final four (29-22).
  • Sporting 30-28 FC Porto (a.p.)
No jogo da final, o FC Porto lutou pela sua 1ª dobradinha até ao último segundo, mas não foi feliz por diversos motivos.

Primeiro, há que dizer que Gilberto, Spínola e Wilson estiveram desastrados. Depois, jogamos claramente coxos na ponta esquerda. Elias é raçudo, mas nos momentos chave, pouca vezes acerta, sendo urgente a aquisição de um rival para Elias nesta posição, já que Jacob (tal como Rola do outro lado) nem foi utilizado, com o titular a não dar uma para a caixa.

Deve-se destacar o grande jogo de Ricardo Moreira com 10 golos, seguido pelos incansáveis Tiago Rocha (6) e João Ferraz (5). Na baliza, Quintana brilhou, mas Figueira do outro lado também esteve em bom plano.

Por último, quero referir a conduta da dupla Madeirense sempre muito autoritária para os dragões e muito branda para os leões. Várias decisões inacreditáveis, com a injusta exclusão (e livre de 7m) a Gilberto a 4 minutos do fim, com o Porto a ganhar por dois, a ser decisiva. O Sporting acabou por empatar, e no prolongamento, duas exclusões forçadas para o Porto, inclinaram esta taça de Portugal para Alvalade.

O principal objectivo foi conseguido, o PENTA, e agora há que apontar a mira para a supertaça em Setembro, sem esquecer nova luta pela entrada na fase de grupos da champions.



HÓQUEI EM PATINS
[1º FCP-82; 2º SLB-76 3º OLIV-64]
  • Valdagno 7-9 FC Porto
Grande jogo na meia-final, com Porto e Valdagno a lutarem pelo bilhete da final até aos últimos segundos.

Jogo muito aberto, com muita dinâmica e velocidade, e o Porto a chegar aos 2-0 com golos de Barreiros e Ventura antes dos 9 minutos. Pedro Gil e Nicolia empataram, mas antes do intervalo, o miúdo Hélder Nunes devolveu a vantagem aos azuis e brancos. Pedro Moreira logo no reinício fez o 4-2, mas os Italianos deram a volta e chegaram aos 4-5. Barreiros igualou a 5, mas o Porto teve ainda mais duas situações de desvantagem aos 5-6 e 6-7, salvas com golos fundamentais de Caio e Barreiros (este último, o 7-7 a 5 minutos do fim).

Os últimos 5 minutos levaram à loucura o lotado Dragão Caixa, com Caio num golo extraordinário a fazer o 8-7, logo seguido por um oportuno desvio de Hélder Nunes que praticamente decidiu o jogo com menos de 3 minutos para o fim do jogo.

O FC Porto estava na final (11ª vez) onde defrontaria o benfica (afastou com alguma felicidade nos penaltys o Barcelona por 5-6). Os dragões ganharam a taça dos campeões europeus por duas vezes, em 1985/86 e em 1989/90, enquanto o benfica perdera todas as 5 finais que disputou até agora.

  • FC Porto 5-6 Benfica (a.p.)
No jogo da final, que esteve (ou se calhar não) para não se realizar, o FC Porto voltou a entrar bem, chegando aos 2-0 e 3-1 com um golo de Jorge Silva e dois de Reinaldo Ventura, mas a 6 minutos do intervalo, os encarnados empatariam a 3, com 2 golos de bola parada. Hélder Nunes fez o 4-3 para o Porto aos 22 minutos, resultado justo ao intervalo.

Na 2ª parte, já com 4-4, o Porto teve um penalty e um livre directo que Barreiros e Hélder falhariam, logo seguido por um penalty que Viana não desperdiçou, colocando o clube encarnado pela 1ª vez na frente a menos de 10 minutos do fim do jogo. A 6 minutos do fim, Reinaldo volta a igualar o jogo (5-5), devolvendo alguma tranquilidade ao Dragão Caixa.

Ninguém arriscou muito até ao fim, mas logo no início do prolongamento, um golo fortuito do clube forasteiro decidiu esta final algo inglória para o clube azul e branco que procurava o tri que foge desde 1990. A festa foi no entanto para outras cores que ergueram este troféu pela 1ª vez.

Grande organização do FC Porto nesta final four, comportamento vergonhoso do outro clube finalista, ameaçando até não jogar, e como o desporto nem sempre é justo, ganhou quem menos dignificou o hóquei.

O Porto que já é o campeão Nacional 2012/13, procura agora a dobradinha e continuará todos os anos procurando reerguer esta taça dos campeões que tão injusta connosco tem sido.

  • FC Porto 8-7 Candelária
No último jogo do campeonato, o FC Porto recebeu a taça de campeão Nacional em jogo com boa casa, onde também marquei presença, com duas equipas apenas viradas para o ataque em jogo sem consequências para a classificação final.

O FC Porto esteve a perder por 3-1, mas antes do intervalo, virou para 6-3. Na 2ª parte, chegamos aos 7-3 e 8-5, mas a reacção final dos Açorianos trouxe o marcador até aos 8-7 à entrada do último minuto.

Ricardo Barreiros marcou 3 golos, seguido por Hélder Nunes com 2 e depois aparecem com 1 golo, Jorge Silva, Pedro Moreira e Vítor Hugo.

Vitória justa do campeão que agora devolve a visita aos Açorianos (sábado 22h) em jogo dos 4ºs de final da taça de Portugal, num jogo muito difícil, onde só o melhor FC Porto poderá carimbar o bilhete para a final four da prova a 22/23 de Junho em Barcelos, onde já estão Oliveirense, Sanjoanense, e Valongo ou Benfica.



BASQUETEBOL
  • FCP Dragon Force 55-67 Imortal
Na final da CNB2, prevaleceu a maior experiência do adversário que ao intervalo já vencia por 3 pontos de diferença, 33-30. Na parte final, os miúdos azuis e brancos tentaram o tudo por tudo, com a diferença a nunca andar muito longe dos 3 a 5 pontos, mas no minuto final, os Algarvios não facilitaram, e nos lances livres, foram alargando até ao score final de 55-67.

Destaque nos pontos do FCP Dragon Force para Eduardo Guimarães com 13 pontos, Pedro Bastos com 9 e Francisco Rothes com 7.

Foi a 1ª derrota dos azuis e brancos nesta CNB2, e logo no último jogo, na final da prova. No entanto, dois dos objectivos principais estavam consumados: a subida à CNB1 (que conseguiu pela presença na final desta CNB2) e o título Nacional de SUB20 ganho em pleno pavilhão da luz no último domingo, a que já me referi na crónica da última terça feira.

A FPB, entretanto também anunciou que na próxima época, a CNB1 e CNB2 se vão fundir no campeonato da I divisão.

Nas camadas jovens, destaque para o pleno da A.B.Porto até agora: o FCP Dragon Force ganhou nos SUB20, o Vasco da Gama nos SUB18 e o Maia nos SUB16, faltando agora os SUB14.



Um abraço do Lucho.

4 comentários:

  1. Candelária- Porto em hóquei (quartos da taça), sábado dia 15...22h do Continente.

    Futebol indoor, em Vigo
    sexta dia 14 pelas 20h de Portugal
    Celta-Porto (meias finais)

    ResponderEliminar
  2. Com a futebol a ser um capítulo à parte, no Hóquei temos gente para voltar aganhar cá dentro e discutir tudo lá fora. No Andebol, o grande desafio é entrar na Champions. Para isso, era preciso mais um esforço. Manter esta equipa e reforçá-la com dois ou três jogadores acima da média. Quem sabe se agora com o ex-Conde Redondo a mandar, não vai ser possível?
    É mais que justo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Lucho!

    No sábado estive presente na despedida do hóquei para o campeonato...Jogo típico de final de época...Entrámos mal, empatamos de seguida e rapidamente alcançamos uma vantagem tranquila mas alguma falta de concentração na 2ª parte e a tão famosa falta de eficácia nos livres e penaltis permitiram que os açorianos se fossem aproximando no marcador…Para a taça será mais difícil é certo, mas estou plenamente convicto que temos equipa para vencer novamente o Candelária.

    Foi pena a derrota com o Imortal, mas isso não tira brilho à bela temporada que fizemos…Com a fusão das CNB’s o nível competitivo poderá aumentar e aí será curioso ver como crescem os nossos jovens…

    Para o andebol, e se o objectivo for a entrada na Champions, então temos de conseguir manter de alguma forma o Tiago, Gil e Wilson e adquirir 2 extremos que façam a diferença, em especial um ponta esquerda!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Manter a ambição, nunca perder a esperança. Eis os primordiais objectivos das modalidades.
    Quando é possível o basquete regressar ao topo, Lucho?
    Abraço.
    BIBÓ NOSSO PORTO!

    ResponderEliminar