17 junho, 2013

Arábia, mau para a carreira, bom para a carteira

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Vítor Pereira fez uma clara opção pela carteira ao invés da carreira, nada contra, mas não deixa de ser um pouco caricato vê-lo assinar por um clube que nem chega a ser menor, porque para isso teria que contar para alguma coisa, simplesmente por dinheiro.

Ele tinha a opção de esperar mais algum tempo e conseguir um bom contrato, não tão bom como este, mas um agradável contrato numa equipa de meio da tabela dum campeonato competitivo, poderia não aparecer já este mês, até poderia esperar um pouco mais, mas esperava do alto do seu sucesso, ou seja, com a certeza que mais cedo ou mais tarde iria ter uma boa proposta.

Preferiu não o fazer, e optar pela segurança financeira, não se pode censurar, afinal passar de um salário anual limpo de 200/300K€ para 3 milhões de euros limpos, ainda por cima para um homem que ainda não é rico, dá que pensar, mas esperava-se mais ambição e segurança de um homem que mostrou que tinha essas qualidades em quantidades abundantes no tempo que passou pelo Porto.

O resultado desportivo desta má decisão desportiva será a diminuição imediata de estatuto internacional, e mesmo que as coisas lhe corram bem, daqui a dois anos ele não mais será o bicampeão português, mas o treinador de uma equipa do 3º Mundo do futebol, ou seja, dificilmente ele recuperará a posição que tem hoje, como é exemplo de alguns quantos que tiveram sucesso numa equipa similar, e que não mais tiveram qualquer oportunidade numa boa equipa europeia.

Em conclusão, Vítor Pereira optou claramente pela carteira, é uma decisão normal para o comum dos mortais com contas para pagar e família para sustentar, mas terá que viver com essa decisão para o resto da sua carreira desportiva sem se queixar de ninguém mais do que dele.

3 comentários:

  1. Rui Morais17 junho, 2013

    Vitor Pereira não tinha grandes escolhas , vai ganhar bem e sem grande pressão, a grande dificuldade é mesmo as diferenças culturais e adaptação a uma nova realidade.

    Falou-se no Everton e era uma boa opção para ele mas se calhar nunca houve contactos , ou nunca foi a 1ª escolha do Everton. Equipas com mais carisma isso não havia .

    Não foi bem optar pelo dinheiro e pelo 3º mundo do futebol , foi mais agarrar esta oportunidade de ganhar muito sem grande pressão, porque ele no Porto esteve sempre muito pressionado , acredito que foi um desgaste enorme.

    ResponderEliminar
  2. Com uma semana de atraso, e porque motivos pessoais impediram-me de o fazer antes, não posso deixar de transmitir duas ideias fundamentais acerca do desfecho desta novela “renovação?/saída?/contratação de novo treinador!”:

    @ Vítor Pereira

    Desejo as maiores felicidades pessoais e profissionais para o resto da sua carreira. Merece um a um os 6 milhões de € que um qualquer clube saudita lhe irá pagar durante 2 anos. VP foi dos grandes responsáveis por este tricampeonato que acabamos de conquistar. Remou contra a maré, perdeu um em 60 jogos, bateu o papa-chiclas claramente e em todos os aspetos e arrecadou 2 campeonatos limpinhos, limpinhos, limpinhos! Boa sorte Vítor!! Ficarás para sempre na minha memória e pertencerás certamente ao grupo de treinadores que deixaram uma marca no FC Porto. Honestidade, simplicidade e competência foram os 3 pilares fundamentais do trabalho de VP no FC Porto!

    @ Paulo Fonseca

    Bem-vindo a esta casa! Desejo as maiores felicidades a Paulo Fonseca, porque obviamente as suas felicidades serão as felicidades do FC Porto e por consequência as felicidades de todos nós! Não escondo que a minha escolha passaria por um treinador estrangeiro mas compreendo perfeitamente o critério que esteve subjacente à sua escolha. Um treinador jovem, ambicioso e que vem de um trabalho excelente feito no Paços Ferreira. Faço votos para que tenha a tranquilidade necessária, a calma e paciência dos adeptos e que ao primeiro contratempo não tenha mais de metade dos aeptos a lhe compararem com Otavio Machado. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Não consigo olhar dessa forma para VP. Qual de nós não iria para um lugar 1 ano garantir a nossa segurança financeira e também a dos nossos filhos? Ninguém. A verdade é essa.
    VP é novo e terá muitos anos para voltar às grandes lides. Oxalá tenha a sorte do seu lado. Vai ser difícil. Mas antes do treinador está o homem, o ser humano, pai de família.
    Uns vendem tudo pela carreira. Outros vendem-se pela família.

    Cabe-nos saber com qual nos identificamos.

    ResponderEliminar