20 junho, 2013

Manto Azul e Branco - 1976-1977 e início de 1977-1978 – O azul também nas meias

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Equipamento em tudo idêntico ao do post anterior, mas com as meias brancas tendo riscas azuis no topo do cano.

Uma equipa de 1976-77 com Gabriel, Octávio e Oliveira. Em cima, da esq. p/direita: Murça, Simões, Freitas, Gabriel, Taí e Torres; em baixo: Seninho, Octávio, Oliveira, Fernando Gomes e Rodolfo.

Gabriel Mendes é, a par de João Pinto, um dos defesas-direitos da história do FC Porto mais acarinhados pela massa associativa e pelos adeptos. Notabilizou-se graças às invejáveis qualidade técnica e disciplina táctica. Ficou ligado ao regresso aos títulos quando, sob orientação de José Maria Pedroto, se sagrou bicampeão nacional.

Octávio Machado, médio dinâmico, de passe fiável; um notável "trinco", raçudo e destemido. Como imprescindível do FC Porto de Pedroto, integrou um losango de luxo (Octávio – Oliveira – Ademir - Cubillas) e foi um dos pilares do regresso aos triunfos, em 1977-78. Na função de treinador não deixou as mesmas saudades...

António Oliveira, médio ofensivo prodigioso, um génio à solta sob a batuta de Pedroto. Dono de um drible instintivo e de uma rara visão de jogo, tecnicista nato, de rasgos brilhantes, rara era a tarde em que não empolgava o público das Antas. A sua carreira no FC Porto (de júnior à equipa sénior e como treinador) honra o jogador e o clube de cuja equipa foi capitão.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos

6 comentários:

  1. São três as riscas azuis na meia ;)

    ResponderEliminar
  2. Por sinal dei conta do erro, em devida altura. Só que me esqueci de avisar o meu sócio Rui Saraiva, o “designer”. Será feita a correcção. Obrigado.
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  3. Bonitos equipamentos e com muita história sagrada.

    ResponderEliminar
  4. Nunca deixo de me maravilhar com o vosso trabalho :)

    ResponderEliminar
  5. Um erro meu indesculpável. Peço desculpa a todos, será corrigido! Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. @ anónimo,

    correcção já efectuada na imagem.

    obrigado pelo alerta.

    ResponderEliminar