25 setembro, 2013

Acima da Lei

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Já não é de agora, não começou há 8 dias, nem tem meia dúzia de anos, é uma situação que já fez bodas de ouro meus amigos, temos um clube em que todos os seus funcionários e adeptos (sempre!) vivem acima da Lei. Falo claramente dos carneiros, a quem tudo lhes é permitido.

A começar pelas constantes atitudes do seu treinador, em que já não é a primeira vez que protagoniza cenas de violência e semi-pugilato em pleno relvado (aqui e aqui... agora, deu-se ao serviço de salvar um adepto que invadiu o relvado de um recinto desportivo, impedindo que a detenção decorre-se com normalidade e com isso, aumentando a tensão dos adeptos forasteiros, agora impulsionado pela nova função de justiceiro da Reboleira.

Como todos sabem, uma invasão de campo dá uns meros 2500€ de multa e uma pequena interdição de presença nos recintos desportivos por tempo a determinar pelo Juiz. O adepto em causa, em declarações ao canal dos carneiros, sai-se com esta: sou um trabalhador como os outros...”. Tens razão filho, isso será uma atenuante em qualquer crime que se cometa. Amanhã, eu, quando entrar em casa de alguém e arrombar a porta, vou alegar que “sou um trabalhador como os outros, e um cidadão preocupado, e apenas ia apagar a luz que estava acesa e a gastar energia, sem que ninguém estivesse em casa”. Acho que me safava na boa?!

Já tive amigos que invadiram relvados e cumpriram as penas aplicadas por lei. Não vale a pena andarem com choradinhos. A lei é para cumprir.

Quanto ao justiceiro, a cena que protagonizou é no mínimo ridícula. Se ele quer mesmo ajudar o adepto, deixa o agente da autoridade efectuar a sua detenção, e depois paga-lhe a multa. Isto sim, era ajudar, mas ele como gosta de ser diferente, ajudou só a acicatar os ânimos e ainda teve um agente a passar-lhe as mãos nas costas, com toda a gente serena, mas com o maluco a esbracejar e abalroar toda as gente.

Num cidadão comum, uma cena destas dava em detenção e ia refrescar as ideias para a esquadra mais próxima, até ser efectuado o termo de identidade e residência, onde as regras são de que não pode sair do País até estar marcada a data da audiência em tribunal. Querem ver que o justiceiro estará no banco em Paris?

Mas neste País, onde alguns estão acima da lei, toda gente o tirou dali com abraços e beijinhos, ninguém o prendeu, e só hoje recebeu a notificação da PSP que, basicamente pelo que se vê nas imagens, o advogado de defesa já tem lenha para se defender, devido ao número de asneiras cometidas no relvado.

Chego mesmo a querer que no País onde vivo, o agente de autoridade que assinar o relatório, ainda vai ter de testemunhar a favor do Justiceiro, e ainda com mais jeitinho, ainda é atribuído o prémio Honoris Causa a todos aqueles que invadiram o relvado.

Isto, como vos digo, será para mim uma surpresa que chegue a algum lado, ou tenha algum efeito prático, pois estamos perante um clube que está sempre acima de qualquer suspeita, mesmo que os indícios sejam mais que claros para simples condenações. Com jeitinho, no relatório do jogo, nem sequer consta esta situação, como noutras que este Justiceiro já protagonizou e depois acabam na gaveta, porque quem devia reportar, omite estas situações.

Ainda no fim-de-semana, tivemos mais um triste, que eu já há 3 meses aqui alertei, que ia ser outro que teríamos que aturar. O Presidente da AFL, o Lobo Mau, não terá sido grande surpresa, tal como o Anão da Selva diz ter sido agredido por dirigentes do FC Porto mas, por incrível que pareça, com quase 400 agentes da autoridade no Amoreira, não apresentou queixa das agressões que alegadamente foi vítima. Mais um caso SHIS.

Arranjou mesmo foi lenha para se queimar, porque por incrível que pareça, fez determinados comentários na sua página pessoal de uma rede social bem conhecida por todos nós, pouco abonatórios e até racistas em relação a Hulk, na altura, jogador do FC Porto. Hoje, foi a correr apagar os mesmos, mas como disse, já foi tarde.

De circo em circo, assim vai o nosso futebol, com uma excelente arbitragem na Amoreira (um golo em fora do jogo e um penalti fora da área), afinal, nada de novo para o FC Porto que não precisa de chorar. Na próxima sexta-feira, estaremos todos ao lado da equipa para os apoiar, porque o nosso caminho é para a frente, ao contrário de alguns muitos que passam a vida a andar de marcha-atrás.

Meus amigos, despeço-me com um abraço Tripeiro e muito... muito Portista!

4 comentários:

  1. Grande texto. Tudo dito!

    Até sexta

    ResponderEliminar
  2. Nem o PC diria melhor! Mas isto é o que nos dá mais força; a equipa e a cidade que se revoltem com estes episódios e se vinguem onde melhor sabem: EM CAMPO!

    FORÇA PORTO!

    francisco

    ResponderEliminar
  3. Portista em Lisboa25 setembro, 2013

    Boa tarde caros Portistas:
    a acrescentar a este belo texto alguém nos programas desportivos alerte, para estas situações queremos mais portistas nestes programas, como o da bola tv penso eu que se chama grande área? que tive oportunidade de ver dia 15 ás 19horas.
    Abraços.

    ResponderEliminar