06 setembro, 2013

Carta aberta a Jackson

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Meu caro Jackson Martínez,

Agora que o mercado fechou, agora que estás a poucos dias de ver renovado o teu contrato e a umas semanas de ver a tua conta bancária engordar - que é, convenhamos, aquilo que tanto te preocupa -, podemos falar aberta e serenamente. Há certas atitudes que me deixam piurço.

Confesso que não gostei muito da entrevista a uma rádio colombiana há uns tempos quando estavas numa concentração da selecção, em vésperas do início deste campeonato que tens que nos ajudar a ganhar. Não ouvi o que disseste de viva voz e garantem-me que não foi bem aquilo que escreveram. De qualquer forma, não achei piada nenhuma, porque com a tua idade já devias estar farto de saber que assuntos destes se resolvem com conversas e não com recados pela comunicação social.

No campo, como era tua obrigação, porque é para isso que te pagam (e até nem te pagam mal), marcaste um "golito" ao Setúbal, esforçaste-te, mostraste ser profissional, marcaste outro ao Marítimo, outro Paços de Ferreira, apesar de teres falhado outros dois feitos (foi por estarmos na véspera do “D”?). Mas no fim do jogo borraste a pintura. Voltaste a mandar, subtilmente, mais um recadinho de mau gosto com a história do encerramento do mercado, a tua cabeça e mais não sei o quê. Não gostei, ainda menos quando ontem vieste dizer que "por enquanto" vais ficar cá. Por enquanto? Até ao final da época, meu menino.

Devias saber que respeitinho é muito bonito. Respeito por quem te dá de comer todos os dias, por quem te dá grandes carros, roupas e relógios de marca, por quem pagou quase 9 milhões de euros pelo teu passe, por quem te mostra à Europa e àqueles clubes grandes como vocês lhes chamam, só porque têm aquela massa toda que vos deixa malucos. E respeito por nós, adeptos, sobretudo aqueles que estão lá sempre, vocês ganhem ou percam, joguem bem ou uma merda, seja no nosso estádio ou noutro qualquer.

Lá porque marcaste 31 golos no ano passado, ganhaste um campeonato e duas Supertaças achas que já ganhaste aqui tudo o que havia para ganhar? Meu menino, nós aqui ganhamos há três anos consecutivos, ganhámos oito campeonatos nos últimos dez anos e queremos o tetra, pensamos no novo penta e já sonhamos com um inédito hexa (ou “bi-tri”, como há uns anos lhe chamávamos). Pois, nós aqui não nos cansamos de conjugar o verbo ganhar, queremos sempre mais, apesar de já termos ganho tudo, muito mais do que tu ganhaste. Não percebes? Então passa a falar mais com o Lucho ou o Helton - e arriscar-me-ia a dizer até com o Josué - para ficares com uma ideia mais clara do como por cá isto é.

Aqui ainda tens muitos títulos para ganhar e muitos golos para marcar. Não queiras ser um parágrafo da história deste clube que não encontras igual num qualquer canto da Europa. Ajuda-nos com aquilo que tu tão bem sabes fazer. Ajuda-nos a ser tetracampeões, dá-nos muitas alegrias e ajuda-nos a ir ao salão de festas ganhar a Liga dos Campeões. Assim, podes ter a certeza de que no próximo Verão te piras daqui para fora e fazes o contrato da tua vida.

Saudações portistas

8 comentários:

  1. Meu caro Farpas,

    Invariavelmente... de acordo!

    No resto, porque (desde sempre!) só AMO e IDOLATRO o (clube) FC PORTO, e nada, nem mais ninguém, depois do que já ouvi e li desse "garoto", nada mais lhe exigo do que lutar e suar por este (nosso) mágico manto azul e branco...

    no resto, dizer apenas e só, parafraseando DUAS palavras com que usaste aqui no teu artigo, que conjugadas, traduzem o meu mais fiel sentimento e porque não dizê-lo também, desprezo por esse "garoto"...

    "Jackson" e "merda"...

    e fico-me por aqui quanto a mais comentários para com e sobre esse "garoto" colombiano!

    ResponderEliminar
  2. Pela primeira vez comento algo deste género e só o faço por um motivo..
    Este assunto já me enerva!

    Ao contrario da maioria dos portistas e entendo que para alguns jogadores há um ciclo que se fecha!
    Isso aconteceu com Deco, Ricardo Carvalho e todos os que se seguiram no pos champions, Quaresma, Meireles, Pepe e mais alguns no periodo pre Liga Europa e até Hulk Falcão e Moutinho mais recentemente..

    Acho que isto e a consequência de vitorias é o que nos faz no momento uma das principais referencias a nivel de "catapulta" para jovens talentos!

    O que me chateia no Jackson é a atitude.. o desdem como fala do clube que o transformou do "babidi" do futebol mexicano a um goleador de referencia do futebol europeu!

    Espero que apesar do talento.. não represente por muito mais tempo as nossas cores!

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  3. Se fosse eu a mandar podem ter a certeza que não lhe aumentava ordenado nenhum e se não render o que pode, banco, podem ter a certeza que este parvalhão nunca mais fala assim do clube e nem desrespeita os adeptos/sócios do clube. Não tenho paciência para estes burros que têm a mania, que ganham o que nunca nós vamos ganhar ainda por cima pago por nós sócios vêem mandar postas de pescada. Por acaso ganhamos ao Paços mas eu queria ver se não tivessemos ganho por causa dos golos fáceis que este burro falhou... põe-te mas é fino se não qualquer dia sai-te a sorte grande

    ResponderEliminar
  4. Na minha humilde opinião de adepto acho que não lhe tinha renovado contrato nenhum... Isto é tudo nosso agora, sinceramente a atitude deste jogador, por quem tinham ate alguma admiração pois ao inicio parecia-me um jogador que iria fazer a diferença assim como o Falcao, é irrepreensível... queremos jogadores com o espírito do Kelvin que, embora deseje muito representar o nosso clube mais frequentemente, sujeita-se a jogar pela equipa B... Ao fim de apenas 1 ano de contrato já exige renovação? Até parece que iam perder o jogador caso não lhe renovassem o contrato... Adorei a época em que o mourinho treinou este clube, aí sim havia disciplina... Não joga nada fica a aquecer o banco por muito bom jogador que seja... Este "colombiano rasca" deveria era ficar a ver os jogos na plateia para aprender a ficar calado...

    ResponderEliminar
  5. Nem mais, Farpas. Está aí tudo. Até sábado, no sítio do costume.

    ResponderEliminar
  6. Todos nós temos direito de querer ganhar mais, de querer melhores condições de vida para nós e os nossos. Isto é uma verdade insofismável e que se aplica perfeitamente, aceito-a e compreendo completamente.

    Agora, há também coisas na vida de que não nos podemos esquecer. Valores como a gratidão e ética são princípios cada vez mais raros num mundo em que o capitalismo selvagem é cada vez maior. No futebol, arrisco a dizer que sobretudo mais no futebol que noutras atividades da sociedade, o capitalismo selvagem atingiu um nível insuportável. Os jogadores apenas pensam numa coisa: dinheiro! Os empresários apenas pensam numa coisa: dinheiro! Os treinadores apenas pensam numa coisa: dinheiro!

    E é nessa obsessão, direi exagerada, por dinheiro, dinheiro e mais dinheiro que o nosso amigo colombiano, o Sr. Jackson Martinez se anda a movimentar, obviamente “bem” aconselhado pelo seu empresário, pelos seus papás ou até quiçá pelo periquito lá de casa.

    O que mais me choca nisto tudo não é a vontade expressa de Jackson em querer sair. Muitos outros também já o quiseram noutras alturas e não foi por isso que deixamos de ganhar títulos e ser o Grande Clube que somos. A diferença é que:

    - Falcao quis sair após 3 anos de clube, depois de ter contribuído para uma conquista europeia e para várias conquistas internas;

    - Deco quis sair depois de ter contribuído para duas competições europeias ganhas consecutivamente;

    - E poderia continuar a dar exemplos dos mais variados…

    Caramba, Jackson Martinez tem 1 (UM) ano de FC Porto. Jogava numa equipa de m**** no mexico, num campeonato do fim do mundo, e o FC Porto foi buscar-lhe por 9M€, acreditou no seu valor e catapultou-lhe para o estrelato. Ao fim de um misero ano, o sr. Jackson não acha que é no mínimo uma vergonha já estar com bocas para sair, desejos de ir para um grande europeu (como se o FC Porto fosse uma equipa fraquinha na Europa)… Pelo amor de Deus, este tipo de atitudes são criticáveis mas aceitáveis (como aconteceu em muitos casos no nosso clube) quando um jogador leva 3, 4 ou 5 épocas de clube e contribui para muitas vitórias e sucessos europeus… Quando um jogador tem apenas um ano de FC Porto, com um contrato de mais anos para cumprir assinado de livre vontade, obviamente que uma atitude dessas deixa os adeptos no mínimo tristes e desiludidos…

    Todavia, e porque mais importante que um colombiano qualquer é sucesso do FC Porto, é bom que tudo isto seja esquecido e que o colombiano faça o que melhor sabe: marcar golos e em grande quantidade! Como disse num post há uns tempos atrás, não perdoarei a Jackson qualquer erro, nem terei a mínima margem de compreensão para com ele, ao contrário do que irei fazer em relação aos restantes. Se ele pediu, ao que parece fez a birrinha para renovação e mais dinheiro, também eu vou querer mais golos, mais futebol e maior dedicação. E já agora que não se atreva a marcar mais um penaltie sequer.

    No fundo é o eterno e cada vez mais comum problema do futebol moderno…. Os jogadores bons não se contentam com os milhões que recebem pedindo sempre mais e mais, os maus jogadores, estes os clubes têm de os manter na folha salarial sendo pesos mortos que recebem o dinheiro que estava previsto no contrato. Quando corre bem, o clube tem de abrir os cordoes à bola, quando corre mal o jogador nunca pede a renovação com perca de ordenado pelo mau desempenho desportivo…. Enfim, é uma relação em que o clube é sempre chulado de uma maneira ou outra…

    ResponderEliminar
  7. Mais nada. É que notam-se que as suas intervenções são pensadas para colocar pressão na SAD e isso chateia.É que está ali muito dinheiro investido e muito que virá como retorno e o que ele está a fazer é chantagem. Que nos ajude a ganhar que também será melhor para ele!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  8. Espero ser campeão e ver o cara de boi pela porta de saída...

    ResponderEliminar