05 setembro, 2013

“Gostos” e “Não Gostos”

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

1 Esperar um melhor início era difícil... Há dois meses escrevia AQUI uma espécie de “lista de desejos” para este arranque e o que me ocorre dizer é que dificilmente podíamos estar mais alinhados com um percurso rumo a novos sucessos. É fantástico ver como o que “pedi” foi até agora cumprido à risca por quem de direito, é mesmo um privilégio ser adepto de um clube como o Futebol Clube do Porto!

Ainda há um longo caminho a percorrer mas é importante realçar o excelente arranque da equipa de Futebol e o feito do Andebol, que após uma Supertaça mal perdida e um conjunto de experiências negativas em anos anteriores conseguiu finalmente o tão ansiado e adiado objectivo de entrar na fase de grupos da mais importante competição de clubes do Mundo. Segue-se agora o difícil desafio de demonstrar qualidade e realizar uma participação condigna, sem perder de vista o Campeonato Nacional enquanto objectivo nº 1, uma vez que só com nova vitória poderemos prosseguir o tal “projecto europeu” de que falava o director António Borges.

2 Experimentar ler comentários no facebook do FC Porto é um exercício de autoflagelação para quem gosta e vive realmente este Clube. Mesmo descontando alguns comentários a despropósito que se notam a léguas serem obra de infiltrados, lemos por lá um conjunto de opiniões (?) que deixam qualquer um indisposto, tamanha é a falta de sensatez e, sendo absolutamente directo, de inteligência que ali encontramos. Aquilo que à primeira vista parece um espaço de liberdade e interacção positiva transforma-se num lixo, afastando aqueles que até poderiam valorizar aquele meio de comunicação.

Este pequeno exemplo ilustra as dificuldades de gestão da quantidade versus qualidade nestes tempos de massificação da marca FC Porto, assunto que já tive oportunidade de abordar em crónicas anteriores e que pode resultar em alguns perigos num futuro a médio/longo prazo. Sem enveredar por idealismos ou saudosismos excessivos, gostava de ver o nosso Clube testar algumas estratégias complementares com um objectivo claro: valorizar a qualidade, os seus sócios mais fiéis, aqueles que sempre estão e estarão com o FC Porto em todas as ocasiões, em suma, aqueles que mais contribuem de forma desinteressada para o continuar desta bonita história com quase 120 anos.

Recompensar, investir em mecanismos que reforcem a proximidade real e a troca de feedback realmente útil ao Clube, utilizar as bases de dados para efeitos mais “nobres” do que apenas os de vender seguros ou afins… Muitas ideias até já andam por aí e outras até podiam ser repescadas de um passado não muito longínquo, por isso nem se trata de pedir o Mundo, basta um pouco de vontade (sobretudo…), atenção e cuidado para com o activo realmente insubstituível no nosso Clube.

Reforçar a proximidade não se faz apenas com promoções de bilhetes e bares abertos da Coca-Cola ou anúncios a descontos nos produtos oficiais, entre outras actividades meramente comerciais. Espero sinceramente que a inauguração do Museu e a dinâmica que daí advenha seja um ponto de partida para a mudança na mentalidade exclusivamente numérica e mercantilista em que mergulhamos e que se arrepie caminho antes que se mate em definitivo o velho espírito que construiu um dos maiores símbolos do Porto e de Portugal, o nosso Futebol Clube do Porto.



Continuação de boa semana!

1 comentário:

  1. 1- Completamente de acordo. Como se diz muitas vezes, não é difícil chegar ao topo. A grande dificuldade está em continuar lá. Faltam 27!

    2- Sabes a minha opinião pessoal e que são muitos os pensamentos comuns. Não me vou alongar sobre as novas formas de Portismo...

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