02 janeiro, 2015

PUM...! ACABAR/COMEÇAR O ANO COM O DEDO NA FERIDA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Na passagem de ano, normalmente, as pessoas preocupam-se em estabelecer planos, objetivos, apresentar todas as soluções e fazer promessas "a metro".

Das 22.00h às 23.59h, sabem tudo o que querem, como querem, como vão ter, como vão fazer. Saúde, dinheiro, sucesso. Tudo! Quero eu, queres tu, quer o vizinho, o cão e o periquito.

Quero eu, Portista, dragão desde o berço, como os infelizes dos outros clubes. Todos querem o sucesso, a vitória!

No final, poucos a conquistarão. Percorrem um calvário de 365 dias a dizer, "para o ano é que é!". E lá vão estar eles, das 22.00 até às 23.59h do dia 31 de Dezembro de 2015 a vaticinar e a ambicionar sucesso.

E... este ciclo repete-se, ano apôs ano, sendo que só alguns estarão das 22.00h até as 23.59 com um sorriso tranquilo e desejando, "bom, se não for melhor, pelo menos que seja igual a este".

Meus amigos, pela primeira vez em largos anos, eu não fui dos segundos, e senti-me tristemente nos primeiros. Olhei em redor e, infelizmente, vi muitos "eufóricos" como o "este ano é que é", quase num tom cómico-traumático de Tiririca - "pior do que está, não fica".

Que na sua loucura, estejam cheios de razão. Este ano é que é! Que seja! Que seja! Não me entendam mal!

Não se resumam esses votos a um "tchin tchin" eufórico.

É preciso que das 22.00h até ao último minuto de 2014 (pelo menos nessas duas horinhas) se tenha repensado no que esteve errado para que não esteja "tranquilo" nesta passagem de ano.

Assim, em jeito de "mandamentos", deixo o que se deve repensar para este "2015":
  1. Dirigentes das comissões, não obrigado. Fiquem em 2014, por favor.
  2. Jogadores mercenários, não obrigado. Fiquem em 2014, por favor.
  3. Adeptos de outros clubes que vestem as cores do meu Clube quando vão ao Dragão e passam o tempo a assobiar. Fiquem em 2014, por favor.
  4. Experiencias de treinadores - Paulo Fonseca. Mais não obrigado.
  5. Equipamentos de cor duvidosa - cor de rosa - não obrigado. E sim, eu, continuo a não me identificar com essa cor que por vezes surge à volta do símbolo que amo, e, ainda assim sou do Futebol Clube do Porto.
  6. Violações de "instagram-facebook-twitter" do balneário, quer por jogadores, quer pelo Site e próprio Facebook e instagram do Clube, não obrigado. Fiquem em 2014.
  7. Já disse a questão das comissões e dos dirigentes das comissões? Já? Só uma vez? Então é melhor reforçar porque há duas janelas de transferências.
  8. Não quero saber o onze, nem se joga o Quaresma ou o Adrian, no final o Porto tem é que ganhar.
  9. Perdi em casa com quem nunca me habituarei a empatar. Isso que fique em 2014 por favor.
  10. Perdi fora de casa com quem nunca me habituarei a perder. Isso que fique em 2014 por favor.
Claro que nem tudo se resume a estes "dez mandamentos". Mas se estes "terrores noturnos" tiverem ficado em 2014, já se veria algo de útil na mudança do ano.

Agora, resoluções para 2015:
  1. Dirigentes das comissões, fora do nosso clube, ontem (2014) já era tarde.
  2. Deixem-se lá de jogos das cadeiras e do poder. A "música ainda não parou", e pelo que me ensinaram só se procura lugar quando o silêncio for ensurdecedor.
  3. O Basileia não pode ser "un rival dificillimo que nos va há dar mucho trabajo" (portugnol do mais elaborado). Somos o Futebol Clube do Porto. Haja respeito por nós - interna e externamente.
  4. Eu quero ganhar o campeonato em condições normais ou anormais, parem de calimerdices.
  5. Que em 2016 (sim, no próximo ano) o Futebol Clube do Porto, Futebol SAD tenha o mesmo presidente que o Futebol Clube do Porto. Ou seja, Jorge Nuno Pinto da Costa. Não comecem com vendas estratégicas "holdinistas" só porque o prejuízo "doyen"... basicamente. Não comecem com vendas pontuais de acções aqui e ali e de repente já foste, e agora, aguenta-te com as "doyens"...
  6. Arranjar colocação para o Licá.
  7. E já agora para o Adrian.
  8. Ligar ao Jorge para que ele resolva a questão com o Oliver para que o empréstimo não seja a coisa mais estupida que eu vi em anos. Emprestaram-nos, valorizamos, faz falta ao plantel e depois em 30 de Junho "adieu adieu auf wiedersehen goodbye".
  9. Pinto da Costa no Futebol Clube do Porto só houve, há, e haverá um. E esse é o Jorge Nuno.
  10. Fechem a torneira dos comentários no Facebook do FC Porto. Se para a invasão argelina estou-me a marimbar (não percebo o que dizem... falam "estrangeiro"), já para os mentacaptos que não sabem dizer mais do que #somosporto, #rq7 e #pintodacostaeomeupai, de segunda a sexta, e que depois de um jogo menos conseguido estão o fim de semana todo com o #antoniooliveiraéquesabe, #presidenteestáultrapassado, #blablablawhiskassaquetas #euéqueperceboesei, a paciência já não é muita... para não dizer nula!
E agora, fecho este meu primeiro texto com a maior dúvida de 2014, que se prolongará para 2015.

Preparados? (aguentem lá o facho... já sei... essas tangas todas do #semprepreparados #warrior #euéquesoufixeporquefalosemporespaçosecomeçoasfrasescomumacenachamadacardinal)

GRANDE Presidente. Acabe lá com os almoços de leitão e vieiras. Não se esqueça que quando Américo de Sá jantou com quem nós sabemos, enquanto a equipa era "enxovalhada" na saída do Estádio, também não gostou das cumplicidades. Entendimento sim senhor, mas mande um representante, mande um comissionista, mande quem quiser, mas não se dê a prazerosas conversas com eles. Sabe porquê? É que no final, importa é quem paga a conta a quem.

Esclareça-me lá para eu dormir descansado. Pagamos a conta do leitão, ou ficamos em divida? É que os almoços nunca são grátis!

Bom 2015 portistas. E que a próxima passagem de ano seja mais tranquila!!!

1 comentário:



  1. caríssimos(as),

    que, contra todos os andores, colinhos, capelas & afins, em Maio próximo, consigamos estar nos Aliados a comemorar o título nacional, com a Equipa toda no varandim da Câmara Municipal.

    ps:
    e um excelente 2015! para todos nós! :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar