23 dezembro, 2015

CASTELO DE CARTAS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

    "A estratégia passava por colocar os sócios do FC Porto contra a equipa, enervar o adversário, mas não foi possível..."
Esta frase, proferida por Filipe Gouveia, treinador da Académica, no final do recente jogo de domingo, deveria fazer muita boa gente corar de vergonha. Traduzindo-a, o que o treinador adversário está a dizer, é de que CONTAVA COM OS SÓCIOS E ADEPTOS DO DRAGÃO para prejudicar a própria equipa.

E diga-se de passagem, até poderia ter resultado.

Num jogo, porventura o mais bem conseguido no campeonato este ano, em que acabávamos de atingir o topo da classificação isolados, não faltou uma vaia monumental porque entrou o jogador A em detrimento de B, como se o futebol fosse subitamente transformado numa qualquer "Casa dos Segredos" onde o espectador pode votar no seu preferido, fazendo birra se o seu desejo não for concedido.

Mas o que é isto?

Em que é que o Dragão se transformou?
Não deveria ser o nosso Estádio uma fortaleza inexpugnável?
Um local em que os nossos adversários tremessem ao entrar em campo?

Parece que não.

O Dragão aos olhos de treinadores de equipas manhosas é barro moldável.

Um qualquer treinador de distrital saberá a estratégia acertada a passar aos seus jogadores:
    - Vamos lá rapazes! A estratégia é o habitual 4-4-2. Dois avançados à frente da nossa meia lua, 4 médios na marca de penalty e os defesas fecham a linha de pequena área. O Xico Gato está lá para apanhar as bolas que passarem.
    - Mas, Ó Mister, eles vão-nos fazer picadinho.
    - É nada, Zé Meco. Vamos lá ver. Vocês têm que aguentar os primeiros 25/30 minutos. Corram, matem-se, atirem-se para o chão, mas não os deixem chutar à baliza. O gajo que falhar vai a pé para casa. Depois, quero um a marcar o Herrera. Mal o tipo receber a bola, estão 30.000 de assobio armado. Ele vai falhar o passe. Não apertem muito com o Aboubakar. Quanto mais fácil for o golo, mais perto está ele de atirar ao lado. Caiam antes em cima daqueles extremos. Esses são lixados. Se o Imbula jogar, vai a ele o nosso camisa 20, o Milhões. Põe-no logo atarantado.
    - Mas, Ó Mister, eles vão variar o jogo de um lado para o outro, e nós vamos ficar todos rotos. Vamos abrir buracos na defesa.
    - És mesmo morcão, Nel Tosco! Não percebes que se eles fizerem isso, tens os gajos todos na bancada a assobiar. A bola até lhes vai queimar nos pés. Na 2ª parte, meto o Fuínha Turbo, vocês mandam chutão para a frente, e pimba! Uma arrancada e golo.
    O Estádio vem abaixo.
Ficção à parte, o propósito dos adeptos no estádio é o de fazer pressão nos adversários quando têm a bola. Ensurdecer o árbitro quando decide mal. Cantar quando as coisas estão a emperrar. Estão lá para empurrar a nossa equipa para a vitória. Não para a aproximarem da derrota!

Olhem para os Ultras! Aquilo sim, são o nosso orgulho.
Podem odiar o treinador, este ou aquele jogador, a forma sofrível como por vezes jogámos, mas estão lá, SEMPRE!
De gargantas afinadas a apoiar incondicionalmente a equipa. Isso é Amor!
Ponham os olhos neles.
E façam do Dragão um lugar temível com mais de 40.000 ultras.

Um Feliz Natal para todos.

8 comentários:

  1. Concordo totalmente. Não há união e parece-me que não vai haver, pelo menos até ao final do ano. É óbvio que num clube, numa estrutura, num grupo de pessoas, haja sempre alguém de quem não gostamos. Eu também não gosto, mas não é por isso que vou estar contra o meu clube, que vou criar ambiente hostil. Se não gostam, ingnorem, mas não transformem a nossa casa um local difícil para nós. É lamentável e, surreal, ler algo do genéro "tomara que percamos três ou quatro jogos seguidos para ver se o treinador sai"!!! É inconcebível. Por mais fraco e inútil que seja o treinador do nosso clube, jamais vou querer que o meu clube perca um jogo. Mas é este o estado das coisas. Infelizmente. Assim não vamos lá.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo menos dizer para olharmos para os ultras!! Também de lá vieram assobios e não foram poucos!

    ResponderEliminar
  3. Portistas à beira de um ataque de nervos: a consequência de épocas de verdadeiro horror. Como os conseguir reabilitar e trazer de novo à vida? Se houver títulos, será fácil. Se voltarmos a jejuar, tudo irá aumentar de proporções. Um drama dentro de outro drama.

    ResponderEliminar
  4. 100% de acordo!


    ( Para além disso,
    apenas gostaria de referir que outro dia num jantar conheci uma malta que vai jantar e para a box e nenhum deles é portista !! - vão porque é bom convidar os clientes !! -
    Ou seja, deve haver alguns merdas assim espalhados pelo estádio que vão para levar os clientes, que vão para poder falar no dia seguinte - é sempre um bom tema de conversa em qualquer reunião - , que por último vão, não vá o Porto ganhar o campeonato - tem acontecido com alguma regularidade - e é sempre bom ser de quem ganha ou ter lá estado para contar ! )

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo, vai muita gente ao estádio só para assobiar, não ficam em casa porque a família não está para os aturar.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  6. O fraco rei faz fraca a forte gente. Não consta que camões gostasse de futebol,mas esta frase dos lusíadas reflete o que se passa na nossa casa.Liderança onde andas?No campo não a encontro,na administração?qual administração? O nosso treinador(sim" nosso" porque treina o F.C., Porto)isolado sem apoio de ninguem,salvo umas palavras de circuntancia ditas pelo presidente talvez influencia da chegada ao primeiro lugar,que espero defenitivo.As atitudes do povo azul e branco que se desloca ao dragão independentemente da metereologia, do adversario e do preço dos ingressos são legitimas,pois visam sempre o superior interesse do clube,interesse esse que tem sido niglegenciado por quem devia defender o clube.

    ResponderEliminar
  7. Quanto a este assunto só digo para olharem para o Dragão Caixa.
    Lá podem estar 100 500 ou até 2000 que eles fazem do Dragão Caixa uma casa do terror para cada adversário.
    Agora nos estádio, parece-me a mim que lá vai gente sem perceber o que é que é o futebol...
    Ou ainda o FC Porto.
    Parece que alguns desses assobiadores perderam a história do nosso Clube.

    ResponderEliminar
  8. O treinador da Académica só disse aquilo que era visível aos olhos de todos. E ainda bem que o disse. Só acho que a frase devia estar escrita em todas as cadeiras do Dragão...

    Bom Natal!

    ResponderEliminar