30 dezembro, 2015

BAILINHO OLÉ!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-MARÍTIMO, 1-3

Taça da Liga, Grupo A, 2ª jornada
ter, 29 Dezembro 2015 • 18:00
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 31.219


Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Assistentes: Sérgio Jesus e Bruno Trindade.
4.º Árbitro: Hugo Pacheco.

FC PORTO: Helton (c), Víctor García, Maicon, Marcano, José Ángel, Sérgio Oliveira, André André, Evandro, Varela, André Silva, Tello.
Suplentes: Casillas, Rúben Neves, Aboubakar (76' Varela), Corona (67' Sérgio Oliveira), Layún, Lichnovsky, Imbula (46' André André).
Treinador: Julen Lopetegui.

MARÍTIMO: Salin, Patrick Vieira, Dirceu, Deyvison, Rúben Ferreira, Éber Bessa, Fransérgio (c), Alex Soares, Marega, Dyego Sousa, Edgar Costa.
Suplentes: José Sá, João Diogo (31' Patrick Vieira), Fernando Ferreira, Raul Silva (78' Alex Soares), Xavier, Baba
(85' Dyego Sousa), Lynneeker.
Treinador: Ivo Vieira.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Fransérgio (48'), Alex Soares (70'), Marega (90+4'), Aboubakar (90+5').
Disciplina: cartão amarelo a Éber Bessa (55'), Alex Soares (63'), Maicon (66'), Edgar Costa (90+1').

Regressados do Natal e das rabanadas, os Dragões iniciaram e terminam praticamente a participação na Taça da Liga tal como costumam terminar nos outros anos. A perder e a desperdiçar jogadores, vitórias e tempo. Tempo que não têm, nem para se coçar.

Não é que tenha algum apreço por esta prova, bem pelo contrário. É uma prova que não me merece o mínimo de crédito nem de interesse. Sempre o disse e sempre defendi isto. Mas preocupa-me uma equipa que está a definhar-se ao longo da época e vai acabar mal. Só pode acabar mal. Venham os líricos e moralistas dizer que sou o profeta da desgraça e mandar os bitaites do costume.

Querem o quê? Tapar o sol com a peneira? Meter a cabeça na areia como a avestruz? Fingir que não há problemas? Fingir que está tudo bem e que foi apenas um acidente de percurso? Vêm esses moralistas pedir calma, pedir crenças e reforços de inverno. Para quê? Para queimar mais alguns jogadores? Que evolução tiveram estes jogadores desde o início da época? E já agora os que transitaram da época passada? E os da equipa B? Que aproveitamento estão a ter? Nada de nada! Que modelo de jogo é este do Sr. Lopetegui? Há algum modelo de jogo instaurado? Se há, mudem as lentes aos amantes do futebol porque ninguém vê.

Passe para trás, para o lado, passe para trás, passe para o lado, muda de flanco, volta a passar para trás, lateraliza novamente, passa mais para trás que ainda não é desta, agora chutão para o outro lado. Puxa, a bola foi para a bancada. Vamos lá recuperar a bola novamente. Já está. Volta a repetir o processo. Bis, bis!!! Passe para trás… Desculpem lá, não há pachorra!

Tenha dó Sr. Lopetegui. Ando há um ano e meio a ver o mesmo filme de tragicomédia. Um banho de humildade só lhe faria muito bem, Sr. Lopetegui. Acha-se com o rei na barriga quando não ganhou a ponta de um chifre na sua espécie de carreira de treinadorzeco. Ah! Venceu nas camadas jovens? Fantástico! Vá-se embora e tenha vergonha de uma vez por todas. Coloque o lugar à disposição antes que isto descambe por completo. Há jogadores que já não têm paciência para o aturar e até há jogadores que, V. Exa dispensou, gozam com a situação.

Anda o Sr. Luís Castro a formar talentos para depois o basco além de não os aproveitar, desperdiça-os e estraga o que de bom há no plantel. É impossível render e evoluir com este senhor. Desculpem os consócios mas com este senhor, o clube vai ter novo ano de uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma.

Para iniciar o jogo, Lopetegui tirou do onze, 10 titulares em relação ao último jogo. Com isto, o homem deve pensar que uma equipa se faz com meia dúzia de treinos para preparação de um jogo quando passam meio ano sem jogar ou a jogar uns minutinhos de 2 em 2 meses. Onde está o entrosamento? Onde está a espinha dorsal para manter a identidade da equipa? Em lado nenhum. Limitámo-nos a assistir a ver um conjunto de jogadores a trocar umas bolas e a levar um bailinho em pleno Dragão que só não foi maior a vergonha porque não calhou.

Podem dizer que ficou uma ou duas grandes penalidades por assinalar e uma expulsão do jogador do Marítimo por sancionar. E depois? Quer vencer com estas situações sem jogar a ponta de um chavelho? Sem sequer mostrar vontade de vencer? E ver as declarações do treinador no fim da partida quando diz que este não era um jogo que à partida não queríamos vencer, deixa-me completamente boquiaberto. Que o homem anda desorientado, já nós percebemos isso. Agora dizer o que diz, tem que haver alguma intervenção de quem manda. Se ninguém faz nada e se ninguém toma uma posição, então já nada tenho a dizer.

Sobre o jogo pouco ou nada tenho a escrever. Jogo na 1ª parte com ascendente portista mas com iniciativas medianas, sem qualquer tipo de registo. O Marítimo fez um jogo de expectativa e esperando o erro do adversário.

Na 2ª parte, os golos e a vergonha. Aos 48 minutos, livre batido para a grande área e Fransérgio a cabecear à vontade com os centrais portistas a falharem completamente no lance. Um golo sofrido por equipas nas distritais. Falta de concentração e jogadores alheados completamente do jogo.

Mas o segundo golo dos insulares chegaria aos 69 minutos, quando Alex Soares aproveitou mais uma fífia de Marcano, levantou a bola por cima de Helton e ainda foi para dentro da baliza com ela. Aliás diga-se de passagem que o central Marcano bem pode aquecer o banco ou mesmo a bancada no próximo jogo. A cada jogo que passa, caminha a passos largos para o abismo. O homem não satisfeito com os dois primeiros golos, ainda tem a capacidade de oferecer o 3º golo do Marítimo aos 90 minutos quando é autenticamente ultrapassado por Marega, ficando nas covas.

Mas antes disso, o Marítimo poderia ter feito o 3-0, não fosse a falta de pontaria de Edgar Costa. O FC Porto, apesar de tudo, teve duas ou três oportunidades de golo, destacando-se André Silva com remates à figura do guarda-redes Salin e Aboubakar com mais um falhanço na cara do guarda-redes e com um golo aos 95 minutos a minimizar a derrota estrondosa em casa.

O Marítimo tem agora seis pontos e apenas um jogo para disputar. Fica apenas a depender de um empate em casa diante do Famalicão para se apurar para as meias-finais da Taça da Liga. O FC Porto vai cumprir calendário nos dois jogos que se seguem.

Próxima paragem: Alvalade XXI. Muitos já apregoam que os verdes vão entrar com prosápia e que nós vamos lá e venceremos o jogo. E, além disso, que vamos tirar partido disso. Caiam na realidade de uma vez por todas. Esta equipa com este treinador, mesmo com Messi, Ronaldo, Neymar ou quem quiserem, não chegaria a lado nenhum. Chegará mas é ao fim da época com mais um ano a ver navios.



DECLARAÇÕES

​​Lopetegui: “O resultado é francamente injusto”

O FC Porto perdeu no Estádio do Dragão diante do Marítimo (1-3), na primeira jornada do Grupo A da Taça da Liga, e Julen Lopetegui considerou que os azuis e brancos foram “ineficazes na finalização”, algo que ajuda a explicar um desfecho “injusto”, no entender do técnico espanhol. Reconhecendo ainda que a situação dos Dragões nesta prova “ficou mais difícil”, Julen Lopetegui garantiu que a equipa vai lutar pela qualificação “enquanto for possível”.

“Não fomos uma equipa eficaz, mas dominámos na primeira parte e tivemos oportunidades claras de golo que não conseguimos concretizar. Eles adiantaram-se no marcador num lance de bola parada e tivemos chances para empatar depois desse golo, mas continuámos a desperdiçar as oportunidades. Fomos ineficazes na finalização e pagámos caro por isso, mas creio que o resultado é francamente injusto, não retirando mérito ao Marítimo”, afirmou o treinador portista após o desafio com os madeirenses, que infligiram ao FC Porto a segunda derrota da temporada em casa.

Sem fugir à situação difícil em que os portistas ficaram depois deste resultado, Julen Lopetegui lembrou os objectivos traçados na antecâmara desta competição. “Sabíamos que tínhamos de ganhar este jogo e a realidade é que a nossa situação ficou mais difícil, mas vamos lutar enquanto for possível. Assumimos a nossa ambição nesta prova, mas já tínhamos previsto dar minutos a jogadores que tinham sido menos utilizados até aqui. Quando o jogo se partiu, notou-se alguma falta de ritmo, mas a equipa que utilizámos tinha capacidade para bater o Marítimo”, prosseguiu.

Abrindo desde já o capítulo Sporting-FC Porto (sábado, 20h45), Julen Lopetegui enalteceu o caminho trilhado pela equipa na Liga portuguesa e sublinhou a ambição de vencer sempre. “Somos líderes do campeonato e no sábado teremos um jogo bonito, importante e difícil, que queremos vencer para reforçar esse estatuto. Se chegámos a este jogo em primeiro lugar foi porque superámos muitas dificuldades para o conseguir e com certeza que continuaremos a superar. Somos uma equipa que joga bem e que entra sempre em campo para ganhar, seja qual for o jogo ou a competição”.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

20 comentários:


  1. Mas alguém acredita neste Porto ?!!!! Que pasmaceira ver este futebol !!!
    Este Maritimo com mais titulares que hoje levou 4-1 em Arouca , pasmece !!!!!!!!
    A primeira já era !!!!!!. Outras se seguirão .

    ResponderEliminar
  2. É raro escrever em blogs, mas subscrevo inteiramente o que foi dito.
    Ainda há alguma espécie de dúvida que é preciso e urgente correr com o floptegui ? Não e lembro de o Porto jogar tão mal (e ser tão previsivel) senão nos tempos em que lá esteve Octávio insinuações. !
    FCP totalmente descaracterizado sem garra e sem futebol
    lençóis brancos muitos e já !

    ResponderEliminar
  3. Duas derrotas, a do jogo e a de ver PC com quem ainda há pouco o chamava de velho senil. Confirma-se o velho PC guerreiro morreu e a continuar assim vai implodir tudo que de bom fez.

    ResponderEliminar
  4. Agora que podíamos capitalizar o primeiro lugar da liga e embalar para o titulo,o sr. que ocupa o lugar de treinador do F.C.Porto inventa,reinventa mas nada de bom dali sai.Há assobios no dragão, alvo de criticas de muitos pois favorecem os adversários e castigam a nossa equipa ao contrario do nosso presidente que até incentivou ao assobio se isso nos levar ao primeiro lugar,fiquei mais aliviado com esta declaração e já hoje aceitei o repto do nosso presidente.Triste por perder mas mais triste por a esperança ir definhando à medida que a época avança.Joguem à bola carago!!

    ResponderEliminar
  5. Bons, bons, são os imbecis que ao quarto de hora de jogo já estavam a assobiar a equipa. Isso sim, é ser Porto. Haja paciência...

    ResponderEliminar
  6. Vergonhosos estes comentários.


    Já assisti a muita derrota do FCPorto e não foi isso que me levou a desistir de ser Porto. Vê-se mesmo que anda aqui muita gente que não levou com a seca de 19 anos e que sempre continuou a ser Azul e Branco. Tenham vergonha com as vossas criticas ao FCP, a PCosta e a Lopetegui...

    ResponderEliminar
  7. No pasa nada. Esta tudo mui bien.
    Quo vadis, FC Porto?

    ResponderEliminar
  8. Eu que pensava já ter assistido a tudo no futebol, fiquei completamente abismado quando em pleno dragão vi pseudo portistas de cachecol azul e branco e tudo a festejar golos do marítimo e a assobiar por tudo e por nada estivéssemos a fazer um jogo importantíssimo.. Essa gente nao é portista são adeptos de vitórias e não sabem perder, quando perdem reagem como uma criança mimada a quem tiram o brinquedo e fazem birra insultam e assobiam, pedem outro treinador, já vejo este filme há 5 anos nenhum treinador serve se não ganhar todos os jogos, Vítor Pereira campeão foi escorraçado, Paulo Fonseca igual, lopetegui nem temponteve para aquecer o lugar e já era assobiado, tenham vergonha na cara e aprendam a perder porque não se pode ganhar sempre.
    Isto foi a taça da liga que para uma equipa como a do fc Porto que aspira a outros voos serve para rodar jogadores e o treinador rodou e fez muito bem, não é o meu treinador preferido e espero que saia no final da época mas enquanto lá está só nos resta apoia-lo para que ganhe titulos porque ainda há muita coisa em aberto.

    ResponderEliminar
  9. Totalmente de acordo com o seu comentário, uma equipa sem rei nem roque, uma vergonha de jogo, Em vez de se jogar para a frente sempre para o lado e para trás. Mas que espécie de jogo é este? Sou mulher gosto muito de ver futebol, adoro o meu clube, mas francamente já não há pachorra para ver este futebol. O Sr. Lopetegui é mais um barrete que o Sr. Jorge Mendes nos enfiou (penso que não estou enganada.


    Porto, 30.12.2015

    ResponderEliminar
  10. Acho graça é à parte de pedir ao treinador para se ir embora, para colocar o lugar à disposição!! LOL
    Que tal dizerem ao PRESIDENTE para despedir um incompetente? O treinador não tem de se demitir ele TEM DE SER DESPEDIDO!
    Mas não... em lugar disso dizem-nos que vão com ele até à morte e que os adeptos devem é assobiar mais porque deu sorte para chegar ao primeiro lugar...

    ResponderEliminar
  11. Ser do Porto não é ser carneiro e seguidoras.Quem não está contente com o que vê tem todo o direito de assobiar,e isso não faz deles menos portistas. Ganham fortunas têm de mostrar trabalho e o que vemos? Exibições desastrosas que a todos nós envergonham mas...
    nada de manifestar desagrado porque as donzelas podem ficar ofendidas e desmoralizadas.Haja paciência é por este tipo de mentalidade que o país está como está.

    ResponderEliminar
  12. O "treinador do distrital" já tem razão ou ainda não? Tanta gente a defender o basco... minha nossa! Que puto de TAU!

    ResponderEliminar
  13. Excelentes comentários do António Ferreira e o do último anónimo.

    Isto é que são portistas da velha guarda.

    AGV, o que tem o jogo de ontem a ver com o primeiro lugar da liga?
    A esperança ir definhando? Mas definhando porquê? Estar em primeiro lugar é motivo para estar deprimido?

    ResponderEliminar
  14. No dia 2 quero ver se os protetores do sr lopetegui vao estar assim tão seguros de que ele nao é assim tao culpado (so espero ser eu quem esta enganado) é mais que obvio mas mesmo mais que obvio que o sr lopetegui nao é treinador para o FCP, PONTO! Agora, convenhamos que assobiar a equipa ao primeiro golo adversário ou ate festejar os golos adversários... É tao estupido como manter o sr lopetegui na equipa. Merecemos melhor!

    ResponderEliminar
  15. A verdade é que mesmo que ganhássemos e mesmo que ganhemos ao zporting, a verdade dura e crua é que não jogamos uma merda. nunca vi tantos passes laterais no FCP! Não é emotivo, não é bonito e não é eficaz. O do VP não era bonito, não era emotivo mas eficaz.

    Não há fio de jogo, simplesmente não há. Com certos jogadores ainda "esconde" este problema ( tipo andré andré que corre que se farta ) mas a realidade é que este FCP é hediondo...

    ResponderEliminar
  16. Ser portista da nova ou velha guarda,assobiador,critico ou apoiante incondicional, não é por esse facto que se é mais ou menos portista. Apelidar de vergonhosos alguns comentários aqui postados é sintoma de arrogância e de falta de respeito pela opinião dos outros.Sou portista da "velha guarda" e daí?Sim também esperei 19 anos para ser campeão,saboreei apenas uma taça de portugal em 1968 e depois da-me o direito de ser arrogante e não respeitar a opinião dos outros?Acaso não quero eu o melhor para o nosso clube,tal como acredito ser essa matriz extensiva a toda a nação portista.Bom ano para todos, com uma saudação especial aos portistas.

    ResponderEliminar
  17. Tristes tempos em que se vê Portistas (serão???) contentes com as derrotas do FCPORTO...
    Só para que o treinador seja despedido...

    Tristes tempos em que os adeptos não percebem que nem sempre se tem o melhor treinador, nem os melhores jogadores (como a comunicação social faz passar..., lembrar mais uma vez que as vendas este ano ultrapassaram os 100 mil)..., nem os melhores modelos tácticos...

    Mas é nesses momentos que os adeptos têm de ajudar a equipa durante 90 m....

    Infelizmente agora são os primeiros a criticar e a assobiar, e se me lembro já andam assim há 5 anos, nenhum treinador serve quando lá está...
    Mas depois de sairem já são novamente os melhores...



    Para sabado espero que os jogadores que jogarem saibam honrar o simbolo do FCPORTO, se o fizerem, mesmo que o resultado seja diferente da Vitória, já terão o meu reconhecimento, pois terão deixado tudo em campo, é só o que espero e menos que isso sera pouco.
    No final, são sempre os jogadores que têm de demonstrar em campo mais vontade de vencer, e é ai que faltam os verdadeiros capitães que passaram pelo FCP...
    Para passarem o testemunho do que era o FCP e do que tinha de ultrapassar para poder ganhar titulos, contra o poder de Lisboa...
    Espero que os portugueses do plantel saibam passar essa vontade aos que jogarem...

    Gil Lopes

    ResponderEliminar
  18. A.G.V. ..... Muito bem! APOIADO!
    Abraço e BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  19. Não tenho intenção de ser arrogante, mas chamar senil ao nosso Presidente não me agrada e muito mais com AGV a defender essa situação.
    No blog defendem-se uns aos outros, parece a confraria aqui debaixo mas enfim é o que temos. Continuem para ai a chutar a bola e a fazer belos textos, qualquer dia o nosso "senil" atribui-vos o Dragão de Ouro que o Hector Herrera também já recebeu.
    FCPorto, sempre, com ou sem blog, com ou sem FB, com ou sem intelectuais da escrita ou sabiás do computador

    ResponderEliminar
  20. Sr. António Ferreira, não me parece que AGV tenha defendido isso. Se o fizesse não apoiaria o comentário.
    Abraço.

    ResponderEliminar