17 dezembro, 2015

NOS QUARTOS COM SONOLÊNCIA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FEIRENSE-FC PORTO, 0-1

Taça Portugal, oitavos-de-final
qua, 16 Dezembro 2015 • 18:00
Estádio: Marcolino de Castro, SM Feira
Assistência: -


Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).
Assistentes: André Campos e Pedro Mota.
4.º Árbitro: Renato Gonçalves.

FEIRENSE: Makaridze, Barge, Ícaro, Nuno Diogo, Serginho, Cris (c), Fabinho, Rúben Oliveira, Erivaldo, Platiny, Vasco Rocha.
Suplentes: Otávio Guariente, Semedo, Vieirinha (90' Fabinho), Mika, Micael Freire (74' Rúben Oliveira), Kukula (55' Erivaldo), Emmanuel Sunday.
Treinador: Pepa.

FC PORTO: Helton (c), Miguel Layún, Maicon, Martins Indi, José Ángel, Danilo, Evandro, Sérgio Oliveira, Alberto Bueno, Aboubakar, Tello.
Suplentes: Casillas, Rúben Neves (80' Sérgio Oliveira), Brahimi (90+1' Evandro), Herrera, Jesús Corona (64' Tello), André Silva, Lichnovsky.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Aboubakar (10').
Disciplina: cartão amarelo a Barge (23'), Evandro (26'), Serginho (53'), Helton (89').

O FC Porto carimbou o passaporte para os quartos-de-final da taça de Portugal, numa ronda onde o Sporting foi eliminado. Mas os Dragões não se livram de mais uma exibição pobre, sem ideias, sem história e com os jogadores a revelarem pouco querer, garra e empenho.

Durante a primeira parte, o FC Porto fez apenas bem uma coisa: marcar cedo aos 10 minutos. Depois disso, voltou mais do mesmo. Jogo lento, sonolento, desinteressante e, pela primeira vez em pouco tempo, é a segunda vez que um jogo me dá um sono terrível. Como registo tudo o que diz respeito ao FC Porto em vídeo, não mudei de canal pelos motivos de gravação do mesmo mas a tentação foi grande. Tive mesmo vontade de mudar de canal para ver o Popeye para ver se acordava.

O FC Porto mudou sete pedras do onze em relação ao último jogo mas mesmo assim começa a estar à vista que o FC Porto não rende e, apesar de toda a crítica e o senso comum concordarem que os Dragões têm muitos e bons valores, este treinador não está a conseguir tirar o máximo rendimento de cada um deles.

Depois de 10 minutos iniciais em que procurou o golo marcado por Aboubakar na sequência de um pontapé de canto cobrado por Sérgio Oliveira, o marasmo tomou conta da equipa. Muita circulação de bola mas sem quaisquer efeitos práticos. Troca de bola no meio-campo e na retaguarda portista e chegadas à baliza contrária quase nulas. Quando aconteceu, não houve um único lance de registo.

O Feirense mostrou ser uma equipa bem organizada mas muito curta para criar calafrios ao FC Porto. No entanto, fez pela vida e jogou sempre na expectativa e no erro do adversário. Bem organizada atrás, a equipa da casa comanda muito bem no ataque por Platiny, é um sério candidato à subida à Liga NOS, mas este FC Porto deveria e teria que produzir bem mais.

Até ao intervalo, o único lance digno de registo foi do Feirense com um grande remate em arco de fora da área que obrigou Helton a defesa para canto.

Na etapa complementar, o FC Porto manteve a toada e a sonolência aumentou porque não há ninguém que resista a tanto futebol lento, sem nexo e sem produção. Jogar com o tempo e com o resultado é de uma equipa que não tem qualquer ambição de vitória.

O Feirense manteve o seu rigor tático e defensivo até perto dos 75 minutos, altura em que o treinador Pepa operou algumas substituições e arriscou mais na tentativa de chegar ao empate. Mas o FC Porto teve duas oportunidades para matar o jogo.

Primeiro Aboubakar, mais um jogo a falhar na cara do guarda-redes, parecendo que quer jogar o tiro ao Meco e depois foi Bueno que rematou para defesa apertada do guardião contrário. Mas a dois minutos do fim da contenda, quase que surgiu o que seria um castigo merecido para a equipa portista: o golo do empate esteve iminente, não fosse a grande categoria do guarda-redes Helton, embora com muita sorte à mistura. Perante a inoperância portista, o Feirense aproveitou bem um contra-ataque pela esquerda e Kukula rematou em jeito para a baliza. Helton desviou a bola que bateu em Platiny e saiu pela linha de fundo.

Um jogo paupérrimo, uma passagem aos quartos-de-final com muita sonolência e jogadores irreconhecíveis. Segunda-feira, o FC Porto ficará a conhecer o próximo adversário da prova mas a partir de agora não há adversários das divisões secundárias. Comecem a dar corda à sapatilha.

O FC Porto defronta no próximo Domingo a Académica no Estádio do Dragão, jogo a contar para a 14ª Jornada da Liga NOS.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Fizemos bem o nosso trabalho”

O FC Porto bateu o Feirense (1-0), com um golo de Aboubakar, mas podia ter marcado mais e, assim, garantir mais cedo um lugar nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Foi o que defendeu Julen Lopetegui no final de um jogo disputado em circunstâncias difíceis, em que a sua equipa esteve melhor na segunda parte diante de um adversário “com uma qualidade técnica e colectiva” ao nível da Liga NOS.

“Coletivamente foi das melhores equipas que defrontámos, por mérito do treinador que têm. Na primeira parte, jogámos com menos energia por causa do desgaste, o adversário nunca nos deu espaço e perdemos muitas bolas. Na segunda parte, corrigimos alguns erros. A equipa teve mais tranquilidade, personalidade e maturidade, procurou mais os espaços, num campo difícil, mais estreito do que a maioria. Não lhes permitimos uma oportunidade, excepto no final por causa de uma má decisão nossa, enquanto nós tivemos umas três ou quatro oportunidades claras com que poderíamos ter terminado mais cedo com o jogo”, analisou o treinador, na conferência de imprensa após a partida desta quarta-feira, em Santa Maria da Feira.

Em síntese, foi “uma primeira parte regular e uma boa segunda parte” dos Dragões, defendeu Lopetegui, num jogo disputado em circunstâncias difíceis: “Em quatro dias tivemos três jogos, porque os 20 minutos de jogo na segunda-feira também exigiram preparação. Parabéns a quem entrou, nomeadamente os jogadores menos utilizados, que fizeram um bom jogo e mostraram que podem ser úteis a qualquer momento. Não é fácil dada a sequência de jogos que temos tido, mas fizemos bem o nosso trabalho”.

Na próxima segunda-feira, pelas 12h00, o FC Porto ficará a conhecer o adversário nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Desafiado a escolher a equipa que prefere defrontar na próxima eliminatória, Lopetegui lembrou que os azuis e brancos não têm sido felizes nos sorteios, mas têm a conquista da Taça como um dos objectivos da época: “Venha quem vier, será para vencer. Temos essa vontade de chegar ao Jamor, mas não olhamos já para isso, até porque a Taça é fértil em surpresas e ainda há um caminho longo pela frente”.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

3 comentários:

  1. E assim continua o F C Porto , jogo miserável a seguir a jogo miserável...........

    ResponderEliminar
  2. E outros jogos miseráveis se seguirão com este curioso à frente da equipa.

    ResponderEliminar