14 dezembro, 2015

INCÊNDIO DE VERÃO EM PLENO INVERNO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

KENNEDY
    “(...) e também matei o Kennedy” – foi o que Lopetegui afirmou na conferência de imprensa de antevisão do jogo Nacional – FCPorto.
Confesso que, no telemóvel, li o seguinte: “E também matei o Kenny”. E ri-me bastante alto.

Mas afinal era Kennedy. Afinal, Lopetegui não é assim tão engraçado.

O MELHOR PLANTEL DE SEMPRE.

Um dos argumentos mais utilizados para fundamentar a apreciação “a equipa deveria fazer mais e melhor” é o suposto facto de este ser o melhor plantel de sempre do FCPorto.

Não vou maçar com os leitores com o detalhe dos plantéis do FCPorto dos últimos anos.

Penso que são suficientemente impressivos os seguintes dados:

12.12.2004: FCPorto vs Once Caldas
Titulares: Vitor Baia, Ricardo Costa, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Seitaridis, Costinha, Maniche, Diego, Derlei, Luis Fabiano, Benni McCarthy
Suplentes: Nuno Espírito Santo, César Peixoto, Carlos Alberto, Ricardo Quaresma, Hélder Postiga.

07.11.2010: FCPorto vs Benfica
Titulares: Helton, Maicon, Álvaro Pereira, Rolando, Sapunaru, Guarin, Belluschi, Moutinho, Falcão, Hulk, Varela.
Suplentes: Beto, Fucile, Otamendi, Souza, Ruben Micael, Walter, James Rodriguez.

11.05.2013: FCPorto vs Benfica
Titulares: Helton, Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Lucho, James, Moutinho, Jackson Martinez, Varela.
Suplentes: Fabiano, Ba, Defour, Castro, Kelvin, Sebá, Liedson.

15.04.2015: FCPorto vs Bayern Munich
Titulares: Fabiano, Danilo, Indi, Maicon, Alex Sandro, Casemiro, Oliver Torres, Herrera, Quaresma, Jackson Martinez, Brahimi.
Suplentes: Helton, Reyes, Ruben Neves, Quintero, Evandro, Hernâni, Aboubakar.

13.12.2015: FCPorto vs Nacional da Madeira
Titulares: Casillas, Maxi, Indi, Marcano, Layun, Ruben Neves, Danilo Pereira, Herrera, Corona, Aboubacar, Brahimi.
Suplentes: Helton, Maicon, Evandro, Imbula, Bueno, Varela, Tello.

É óbvio que a força de um plante se mede com todos os elementos que o compõem, mas este singelo exercício permite concluir que o FCPorto já contou, no passado recente, com plantéis melhores ou, pelo menos, tão bons como o presente.

Aliás, em termos individuais, as estrelas do passado continuariam a ser as estrelas do presente, caso ainda cá estivessem. Não há, hoje, nenhuma estrela tão brilhante como Deco, Lucho, Hulk, Moutinho, James, Falcão ou Jackson Martinez.

Se era possível fazer melhor como que se tem? Completamente. Mas não me apetece atirar mais achas para uma fogueira que já não arde em lume brando. Queima como um incêndio de Verão em pleno Inverno.

Pedro Ferreira de Sousa

3 comentários:

  1. Post pertinente Pedro.

    Já por várias vezes tenho abordado este tópico em vários locais da nossa blogosfera, de que o FC Porto este ano tem, para sermos simpáticos, 2 jogadores de classe mundial: Casillas e Brahimi.

    Os outros não passam de bons jogadores, uns melhores do que outros, ou futuros craques (como Rúben Neves) que ainda estão em fase de consolidação.

    Dou um único exemplo que este ano faz uma diferença brutal. Aboubakar é um rapaz esforçado, e em forma consegue fazer coisas engraçadas. Mas está a anos-luz do Jackson. Gostem ou não dele, em quantos jogos não foi Jackson decisivo? E quantas dúzias de golos importantes já falhou Aboubakar esta época?

    Num ano em que o interesse mediático está todo na 2ª circular, foi impingido como um dado adquirido que nós tinhamos um super-plantel. O que não é tão absoluto quanto isso. Temos um plantel relativamente equilibrado para as competições internas. Mas pior do que o do ano passado. Apenas numa única posição ocorreu uma mais-valia efectiva. Senão vejamos utilizando onzes mais ou menos típicos:

    Fabiano
    (Casillas é superior, como tal uma mais-valia)

    Danilo
    (Maxi pode ser o melhor LD em Portugal, mas fica a léguas de Danilo)

    Maicon
    Marcano
    (Ao que se junta Indi. Igual e muito medianos. Nosso pior ponto na equipa)

    Alex Sandro
    (Layun é esforçado e tem um remate melhor, mas não tem a capacidade defensiva, nem a técnica do Alex)

    Casemiro
    (Danilo não ataca tão bem como o Casemiro, mas é melhor defensivamente. Neste ponto estamos semelhantes)

    Herrera
    (Igual, variando com um Imbula que pouco mais tem trazido, e com Rúben Neves)

    Oliver
    (André André traz raça onde o espanhol punha classe. Neste ponto estamos semelhantes, mas com características muito diferentes)

    Tello
    (Quando temos Corona em vez de Tello, conseguimos uma mais-valia efectiva. O mexicano é melhor, mas nem sempre titular)

    Jackson
    (Qualquer tipo de comparação entre Aboubakar e Jackson, é pura ficção científica. Jackson é nome para mais de 30 golos por época, seja a Bayern Munique, seja a Passarinhos da Ribeira FC. Aboubakar se chegar aos 20 já será bom)

    Brahimi
    (Igual)


    Ou seja, só mesmo Casillas vem dar um acréscimo de qualidade a uma posição. E mesmo assim muito ligeira.
    A perda de qualidade brutal nas laterais, tornou a nossa defesa ainda mais fraca, dado a mediania dos centrais. Só não temos muitos mais golos encaixados porque Danilo tem funcionado como um eficaz tampão.
    No ataque, a nossa queda foi a pique. Jackson era um monstro à beira de Aboubakar. Não só descia muito melhor no apoio ao meio campo, como era muito mais letal em zonas de finalização, pois tinha atributos técnicos equilibrados (exemplo: quantos golos marcou Aboubakar de cabeça?). Além de Jackson, Casemiro subia bem no apoio ao meio campo ofensivo e Óliver conseguia desequilibrar no um para um e arranjar espaços.

    Lopetegui no ano passado cometeu erros (e os árbitros nem se fala...) que custaram-nos pontos. Mas não é justo continuar a avaliar Lopetegui por uma equipa que já não tem.

    Quando quase 50% do nosso investimento foi Imbula, penso que não será necessário dizer muito mais sobre a suposta super-equipa.

    ResponderEliminar
  2. O post do Pedro e o comentário do Hugo são muito pertinentes e interessantes, mas há uma série de nuances a considerar.

    Primeiro, não me parece que haja assim tanta gente a referir-se a este plantel como "o melhor de sempre". O que há é muita gente, e com completa razão, a achar que temos um belíssimo plantel que deveria render muito mais.

    Depois, em relação às comparações de equipas, por norma não gosto de embarcar nelas. As equipas parecem sempre melhores ou piores em função daquilo que rendem (e do que os treinadores as fazem render). Nesse sentido, parece-me injusto comparar-se este plantel e determinados jogadores numa época que se está ainda a desenrolar, com outros plantéis e jogadores de épocas que passaram e que, com as suas especificidades/treinadores, foram bem-sucedidas.

    Mas mesmo comparando este plantel com o do ano passado, também considero que não é tão pacífico que estejamos muito pior em termos de qualidade individual.

    Casillas é muito melhor do que Fabiano e os centrais são os mesmos. Nas laterais, uma análise mais rápida poderia levar a que se dissesse que estamos muito abaixo, mas não é bem assim: se me dessem a escolher entre este Miguel Layún e o Alex Sandro do ano passado, eu escolhia o Layún deste ano sem pestanejar. E se é certo que Danilo é melhor do que Maxi (já o achava quando o último jogava pelos lampiões, por isso não mudo de opinião), não é menos verdade de que, independentemente disso, o uruguaio foi uma boa contratação e é um óptimo jogador de que dispomos.

    No meio campo, Danilo não fica a dever a Casemiro, que tão criticado foi tantas vezes na última época (não por mim), mas que agora que é opção recorrente no Real Madrid já parece que foi um jogador consensual. O Ruben Neves tem mais um ano em cima, com a experiência que isso lhe confere. Herrera mantém-se, o Imbula está aí também e o seu aproveitamento pleno (ou falta dele) mereceria outro debate. A isto há a acrescentar o Sérgio Oliveira, que fez um belíssimo europeu e pouco ou nada tem jogado, o André André, que já é um valor insuspeito, e o próprio Bueno, que foi o melhor marcador espanhol da liga espanhola e que, nem que fosse nalguns jogos, poderia servir como médio ofensivo. Perdemos o Olíver, ok. Grande perda, grande jogador. Mas entre S. Oliveira, André e Bueno pode estar um substituto não digo tão bom, mas que cumpra.

    Em relação ao ataque, o Aboubakar é um bom jogador. Não está a ser o que foi o Jackson logo quando chegou e, além disso, está a atravessar uma péssima fase, é certo. Mas é um bom jogador. Aqui saímos a perder, mas mais uma vez, não é uma calamidade. Calamidade foi ter perdido o James e ter começado a época seguinte com o Licá como melhor alternativa. E no que toca aos extremos, um cardápio com Brahimi, Tello (estes dois já cá estavam), Corona e Varela parece-me excelente e que não fica em nada a dever ao da passada temporada.

    Ainda no capítulo das comparações e olhando a outras latitudes, as diferenças do Sporting deste ano, por exemplo, são basicamente as seguintes: Ruiz-Nani; Teofilo-Carrillo. Parece-me que saíram claramente a perder e mesmo assim têm mais onze pontos do que na passada temporada em igual período.

    Termino o comentário com a primeira ideia que deixei: esta equipa não será a melhor de sempre, mas constitui um óptimo plantel que, como se não bastasse, tem o mesmo treinador pelo 2º ano (o que segundo algumas opiniões seria determinante esta época). E é um plantel melhor do que qualquer um dos nossos rivais. Assim sendo, devíamos jogar melhor, estar em primeiro lugar do campeonato e ter conseguido passar a fase de grupos da Champions. Para a Champions não há solução, para o campeonato sim. Se Lopetegui não sair vitorioso este ano, poderá não ser o único responsável, mas é um dos grandes culpados. Não há como dar a volta a isto, tendo sido ele, ainda por cima, parte muitíssimo activa na planificação destes dois anos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, aceitando que a comparação de jogadores pode induzir alguns dados subjectivos, consoante a preferência de cada um, apenas queria abordar 2 tópicos do seu texto.

    1. Dos pontos a mais do Sporting não podemos fazer (ainda) nada contra isso. Mas a verdade, é que eles têm tido uma fortuna que não tiveram em campeonatos recentes. Bastava um dos 4 ou 5 jogos que ganharam nos últimos 5m não ter corrido TÃO BEM, e a tabela da liga seria diferente. No campeonato, tirando alguma tremideira inicial, temos sido pragmáticos e competentes.

    2. Concordo que Lopetegui tenha responsabilidades. Acho o plantel inferior ao do ano passado. O que não quer dizer, como o afirmei, que não tenha equilíbrio e qualidade suficientes para levar de vencida o campeonato.

    ResponderEliminar