18 dezembro, 2015

OBVIAMENTE, O ÚNICO CULPADO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Nenhum Portista anda seguramente satisfeito com o rendimento actual da sua equipa de futebol.
Não tanto pelos resultados propriamente ditos, mas pela falta de segurança, serenidade e qualidade de jogo que a nossa equipa transmite em cada um dos jogos. E digo “não tanto pelos resultados”, porque em 13 jornadas, ter 10 vitórias e 3 empates, tendo já por exemplo feito todos os jogos na “maldita” ilha da Madeira, não é um mau pecúlio. Sim, a Champions é que nos marcou negativamente... mas, não podemos desmerecer o resultado desportivo da Champions quando chegamos aos quartos-de-final porque o Campeonato é o principal objectivo, e no ano seguinte, parecer querer depender da performance da Champions o juízo a Lopetegui.

Mas nestas coisas do futebol, o importante é ter um culpado, e no nosso caso, ele está encontrado por quase todos os portistas... e ele é: JULEN LOPETEGUI.
Lopetegui, é obviamente culpado pelo que de menos bom se tem feito, enquanto que os jogadores são os responsáveis pelos melhores momentos que temos vivido.
Lopetegui, assobiado no jogo com o 5lb porque trocou Aboubakar por Osvaldo a 10 minutos do fim, aplaudido porque na semana seguinte em Moreira de Cónegos meteu 2 pontas de lança na parte final, mas, logo promovido a culpado outra vez quando sofremos o 2-2.
Lopetegui, o único culpado de Casillas dar um frango contra o Dínamo, e por Indi contra o Paços não aliviar uma bola dentro da área, deixando-a bater à sua frente, resultando no golo dos castores.
Lopetegui, o único culpado de Maxi Pereira não ser neste momento o desequilibrador que foi nos primeiros dois meses, e de André André estar em défice físico e não o colocar a jogar todos os jogos independentemente disso.
Lopetegui, o único culpado de Aboubakar falhar golos atrás de golos, alguns deles verdadeiramente escandalosos, e de o clube não ter tido a capacidade negocial para contratar um defesa esquerdo que jogasse com o pé esquerdo e um “número 10”.
Lopetegui, o único culpado de Danilo ter sido substítuido por Maxi, Alex Sandro por Layun, Oliver Torres por ninguém e Jackson Martinez por Pablo Osvaldo.

Lopetegui, só não é culpado da vitória frente ao 5lb ou frente ao Chelsea.
Lopetegui, só não é culpado de ter ido buscar Ruben Neves aos juvenis... há até uma corrente opinativa que diz que o basco não gosta de portugueses e ainda menos do Ruben. Claro que ir buscá-lo diretamente aos juvenis foi para queimá-lo, bem como pedir a contratação de André André, Sérgio Oliveira, Danilo Pereira e o regresso de Varela, foram seguramente instruções de um qualquer iluminado, sendo o espanhol apenas responsável pelas contratações de Pablo Osvaldo, José Angel ou Cissokho.

Há uma década atrás, dizia-se que qualquer treinador que chegasse ao FC Porto, corria o risco de ser campeão, tal era a estrutura de suporte que o rodeava. Não se compreende como Lopetegui perante esta estrutura de apoio e suporte, activa no dia a dia, com um discurso guerreiro e com identidade própria, que é fiel aos nossos valores e à nossa história, que sai em defesa constante do grupo de trabalho, que dá a cara por ele nos momentos menos bons, que reiteradamente denuncia os “colinhos” e outros que tais, que não se deixa “comer” pelas choraminguices dos outros, que tudo faz para dar serenidade e confiança ao grupo, não se entende de facto que Lopetegui não saiba aproveitar toda esta estrutura para ser melhor treinador e apresentar melhores resultados.

De facto, Lopetegui é o único culpado!
Como Vítor Pereira era o único culpado... mas, de repente, surgiu o Kelvin quando o espinhense já era um homem só, isolado e deixado à sua sorte, faltando apenas saber qual o nome do substituto.
Como Paulo Fonseca era o único culpado... mas esse não tinha equipa, porque Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho ou Jackson eram jogadores de trazer por casa.
Como repetidamente os treinadores são sempre os únicos culpados.
Obviamente que quem os escolhe não tem culpa nenhuma, porque são eles que não correspondem às expectativas e confiança que lhes foi depositada.
Quem os escolhe não tem culpa, porque criam todas as condições internas e externas para o sucesso.
Destes não se fala... ou melhor, falam agora uns iluminados que só sabem falar para pedir a cabeça do presidente... perdoai-lhes Senhor, eles não sabem o que dizem!

Enquanto se falar do treinador, não se fala do resto.
Não se fala dos que se promovem à custa do clube em vez de o promover... e esse não é o presidente.
Não se fala dos que gerem a sua carreira e os seus interesses em vez dos interesses do clube... e esse não é o presidente.
Não se fala dos que entendem que a Marca e a Imagem são tudo e que os nossos valores estão ultrapassados... e esse não é o presidente.
Não se fala que hoje temos uma estrutura mais profissional, mais próxima, mais definida, paga principescamente... mas que está onde nos momentos importantes?
Provavelmente, preocupados (último grito da moda!!!) que nada aconteça aos jogadores, preocupada em saber se o lanchezinho estava bom, preocupada em saber se a cueca não tem selo... bruxo, é que para haver lucro e guita para o saco, tem que existir transações de jogadores e eles irem para onde os quiserem mandar... e para isso, é importante que os jogadores não estejam contra ninguém.

Finalizo dizendo duas coisas:
  1. É óbvio que o treinador do nosso clube tem muita culpa... está, a meu ver, autenticamente desorientado, tomando decisões de difícil compreensão. Mas, quando numa empresa, onde exista um patrão que o é verdadeiramente, e um trabalhador se farta de fazer asneiras, o patrão tem 3 soluções:

    i) despedimento imediato;
    ii) chama-o e tem uma conversa com ele, transmitindo-lhe confiança e serenidade para que as coisas melhorem, mostrando a sua importância perante o resto da equipa de trabalho;
    iii) deixa o trabalhador fazer as asneiras todas, e quando alguém o questionar, ele diz: “a culpa não é minha... a culpa é dele”.

    Pois bem, o nosso clube está no terceiro cenário, quando devia estar no segundo, porque o primeiro é kamikaze e tem Zero exemplos de sucesso na nossa história.

  2. Podemos estar muito preocupados em resolver umas gripes ou constipações porque são problemas reais. Mas, se o problema estiver nos pulmões, enquanto não fizermos um raio X pulmonar e um tratamento adequado, vamos continuar a ter pequenos problemas, que o são de facto, mas que a sua resolução não resolve o verdadeiro problema.
Até domingo, no sítio do costume.

18 comentários:

  1. António Lourenço18 dezembro, 2015

    O que me preocupa, é que concordo consigo...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Um artigo muito lúcido.
    Subscrevo.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.

    Ou li mal ou há por aí umas contradições.
    Primeiro diz-se que é iluminado quem pede a "cabeça" do Presidente, dizendo que ele não tem culpa. A culpa é dos que andam ao lado dele...
    Depois diz-se que o clube está no iii) cenário.
    Parece-me óbvio que quem o escolheu foi o Presidente e quem o mantém é também o Presidente!

    Dizer-se que o cenário i) é um erro porque nunca resultou é verdade e por uma razão simples: Quando são despedidos por norma já É TARDE DEMAIS. Este já devia ter ido. Na eventualidade de se perder em Alvalade e então despedir o treinador, de facto pode não dar em nada porque já é tarde. Tal como outros que foram despedidos, já foram tarde! O momento era no final da época passada ou este ano depois da derrota com D. Kiev!

    ResponderEliminar
  4. Viva, primo, concordo com muito do que dizes, mas desculpa lá: então isso é tudo assim e o presidente, o líder, não tem culpa de nada?! Numa organização o líder não é o primeiro responsável? Se não lidera, se não toma decisões e coloca toda a gente na ordem... então e com muita pena minha, que passe a exercer outras funções. No meu Porto, entre aspas, obviamente, quem ganha e quem perde em 1º lugar é Jorge Nuno Pinto da Costa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Muito boa análise, ponderada, fria e muito eloquente. Completamente oposta ás muitas análises destrutivas que têm sido feitas ao nosso treinador (sim é o NOSSO treinador, quer queiram quer não) em que nada de bom lhe é reconhecido e em que parece que tudo é péssimo.

    As coisas não podem nunca ser analisadas, e muito menos decididas, de cabeça quente. Temos que ter a sensatez de olhar para a nossa equipa e treinador, e separar as virtudes dos defeitos, e perceber que podemos estar muito longe de estar a 100% mas (como disse Lopetegui há uns dias atrás) também não estamos assim tão mal.

    Somos exigentes sim, mas não podemos deixar de reconhecer e valorizar o mérito que existe no nosso plantel e equipa técnica. A qualidade está lá, apenas está a faltar a confiança que só as vitórias e os ADEPTOS conseguem dar.

    A todos os PORTISTAS como eu, peço-vos que não se esqueçam que estamos TODOS no mesmo "barco" e que se não remarmos todos na mesma direcção não iremos nunca a lado nenhum.

    Não se deixem desunir NUNCA pois isso já é uma vitória para os nosso rivais lá de baixo.

    OBRIGADO
    SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  6. Ao Anónimo e ao meu Caríssimo Primo,

    Eu não disse que o presidente não tinha culpa.
    O que eu disse é que há quem peça "a cabeça" do presidente, e é com isso que eu não concordo. O presidente deve é assumir as suas responsabilidades porque é o patrão. Ou seja, o presidente deve mudar a postura e não ser mudado, como os tais iluminados agora querem. Foi isto que eu disse e mantenho!
    Conforme também mantenho uma séria de coisas que de seguida referi como sendo protagonizadas por uma série de elementos que "gravitam" no nosso clube. Ora, essas coisas não são protagonizadas pelo presidente, mas acontecem porque o presidente deixa. Ou seja, mais uma vez, quero é que o presidente mude e não que o presidente seja mudado

    ResponderEliminar
  7. Primo, mas achas que o presidente tem capacidade para mudar? Essa é a grande questão que se coloca para o futuro do F.C.Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro Norte e primos,

    Eu também gostava que o Presidente mudasse de postura.
    Assumisse a responsabilidade e tomasse as devidas medidas com respeito a tudo o que de negativo acontece no Clube e na Sad.
    De hoje, de há um ano, de há vários anos a esta parte.
    Em relação ao que lhe diz respeito de forma directa, tal como também a todas as outras situações, porventura indirectas, mas que, por ser Presidente, obviamente tem conhecimento, logo, responsabilidade total.
    E como acreditar nessa mudança repentina de postura?
    Nada aponta nem há quaisquer indícios que tal venha a acontecer.
    Bem pelo contrário, pois o fingimento de que tudo está bem e se recomenda vai reinando dia após dia, mês após mês, época após época.
    Bem pelo contrário, como se pôde ver na última AG.
    Bem pelo contrário, como se tem visto na sua constante não defesa do Clube perante os adversários e as instituições que regulam e administram o futebol nacional.
    E bem pelo contrário, como se verá a médio prazo nas próximas eleições.
    Em suma, tudo vai continuar igual.
    Nem o Presidente vai ser mudado, nem o Presidente mudará, continuando o resto da comitiva feliz e a sorrir alegremente.

    Vemo-nos, amanhã.




    ResponderEliminar
  9. Antes do mais é preciso calma. E, porque é preciso calma: porque não sabemos !
    De repente uma coisa que está bem, deixa de estar, e sabemos logo o que está mal e qual é a receita ?
    Tenho muitos anos de trabalho em coisas bem mais reduzidas que o porto, e o que sei, é que no mundo empresarial não é como na medicina! Não há cá diagnóstico e medicamentação !
    assim que se sabe o que esteve na origem do que correu mal e porque é que correu, falta ainda o mais difícil que é saber como se faz para que não corra mal outra vez...
    - Claro que todos suspeitamos e todos temos as nossas fezadas que é por isto ou por aquilo !
    Mas, lida-se com pessoas. Umas burras como cepos, outras melhores. Umas com segundas intenções, umas com uma corda a apertar-lhes a garganta...

    Depois do que aconteceu ao Chelsea e ao Mourinho, então é que ficou tudo mais complicado !

    Já não há santos que não caiam do altar!

    Cuidado com as soluções que pedimos !

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho que acreditar que o presidente pode mudar, porque acredito que ele ama o Porto mais do que nós. Acho que o que está em casa é uma estratégia, a meu ver errada, e que como tal pode e deve ser mudada.
    No dia em que achar que não é uma estratégia mas sim uma postura definitiva, entao passarei a entender que está na hora da sua saída.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Caro Norte, mas e se essa mudança não acontecer brevemente?
    Iremos ter um FC Porto sem conquistas?
    Eu sempre tenho uma opinião que esta mentalidade tem de ser eliminada das cabeças dos homens fortes do nosso Clube e que se volte a olhar para as coisas como forma de dar ao Clube, não agradar a gregos e troianos.
    Basta uma mudança de mentalidades da SAD e do treinador para o melhor, e aí já teremos um FC Porto mais equilibrado.
    Creio que seja assim.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Desde ja me acuso como Sportinguista e, como tal, desejo apenas o pior para o futuro do FCP. Apesar de todas as historias com fruta e cafe com leite (que os meus amigos nao o reconhecam e algo que compreendo perfeitamente), nunca alinhei na cartilha de que isso constituia o valor do FCP. Isso era apenas aquela seguranca extra para uma equipa sempre aguerrida, sempre com querer e sempre com ambicao. Caso contrario, nunca teriam atingido a gloria internacional. Vou-vos entao dizer, se e que vos interessa para alguma coisa, a opiniao de um rival. Pegando no termo do excremento que fala na SIC as segundas a noite, o clube outrora aguerrido e que comia a relva se fosse preciso "aburguesou-se". Julgo que estao num misto de ser um interposto comercial e uma tentativa de ser um clube mais global! Acontece que essa nao e a vossa matriz, nunca foi. Essa forca que vos era caracteristica vinha do cerrar de dentes e fileiras contra o resto do mundo. "Queremos ver Lisboa a arder!". Era um odio e uma vontade de fazer ver quem era o Porto. Uma vez conseguido esse objectivo de fazer ver aos outros, parece-me que estao numa perda crescente de identidade. Deixaram de priviligiar os "Paulinhos Santos" e passaram a viver de producto estrangeiro que pouco ou nada sabe da identidade do Porto. Neste momento vejo, ainda, uma grande equipa no FCP; no entanto, parece-me que este FCP move-se pela inercia deixada pelas conquistas recentes e nao por vontade propria. Espero, sinceramente, que continuem nesta toada globalista e que percam de vez o bairrismo, porque vai fazer do FCP um clube muito mais "simpatico" e menos complicado de bater. Saudacoes leoninas

    ResponderEliminar
  13. Viva,

    Nenhum dos golos apontados nas vito'rias europeias do FC Porto foram o feito ou a realização de jogadores portugueses. A identidade do Porto, não so' da cidade como também do clube assenta na ideia de que não interessa de onde se vem, mas o que se sabe fazer.

    A ganhar desde o século XIX, o Porto encontra-se, actualmente, perante um parado'xo: parece ter mais visibilidade no exterior que no pai's onde nasceu e tem o seu esta'dio. Talvez seja decorrente duma poli'tica imensamente centralista que afugenta para o exterior os jovens, desertificando o interior. Talvez quem viva num pai's envelhecido considere que alguém com 30 anos seja um jovem. Francamente, não sei...

    As consequências deste envelhecimento para um desporto de massa como o futebol são terri'veis: Portugal esta' nos u'ltimos lugares europeus no que diz respeito às receitas de bilheteiras e sabendo-se que a mi'dia da' grande destaque ao futebol.

    O jogo na Madeira foi caricato. Viu-se um a'rbitro a querer continuar o jogo e, inversamente, Lopetegui e Casillas a alertarem para a impossibilidade de continuar a jogar. Um nevoeiro que podia atentar à integridade fi'sica dos jogadores. Qual o objectivo do arbitro?

    O discurso de Lopetegui não é novo. Irrita porque toca na ferida: Nem todos os campos têm condições para uma Liga 1 europeia. Quando digo que não é novo, é porque é semelhante ao discurso que existia, na altura, contra os pelados.

    Ja' vi o Porto jogar muito pior e até me lembro do gozo que havia quanto a uma hipotética descida de divisão naquele ano terri'vel que vale a pena citar.

    Não compreendo como se pode transformar em bode expiato'rio - e aqui não é passar de besta a bestial - um discurso que destabilizou uma imprensa que comenta futebol sem analisar.

    Não tenho qualquer competência para saber se Lopetegui é bom ou mau treinador, apenas verifico que esta' em segundo no campeonato e que realizou dez pontos na fase de grupos, qualificando-se para a Liga Europa. A notar que o Porto jogou, na Ucrania, num pai's em situação poli'tica mais que insta'vel, para não escrever em guerra.

    Creio que o mundo do futebol vai conhecer transformações com as pro'ximas eleições, com ou sem Platini. O Porto não é um clube miliona'rio e tem que lutar para existir e para ganhar. No fundo, talvez seja uma situação mais complicada que nos anos do deserto em que era sobretudo preciso ganhar.

    A aposta em treinadores ligados à formação de jovens parece-me uma estratégia coerente. A descoberta mundial de Oliver Torres, amadurecido no Porto, so' pode ser uma boa noti'cia para o Porto.

    E formar laterais seria azul sobre branco ou vice versa.

    E Viva o Porto !

    Nuno Porto Maravilha


    ResponderEliminar
  14. Esta é de facto a questão mais importante neste momento. Por um lado, estamos a ser muito bem geridos praticamente a todos os níveis - modalidades, scouting, capacidade de vender, a nossa equipa terá o melhor plantel de Portugal, etc.

    Mas a nossa capacidade de luta fora do campo, de não pactuarmos com a CS abjecta,... Estão em coma. JNPC não tem já o físico para estas guerras, mas também não deixa os outros que o têm travarem essas lutas (indirectamente criticou o JL, recordam-se?). São as circunstâncias da vida, não vai mudar.

    Mas eu não me atrevo a pedir a sua substituição, mesmo nestas circunstâncias. Quem virá a seguir? O desconhecido?

    Por outro lado, talvez não fosse mau de todo que saísse. Ele é o pára-raios de toda aquela hierarquia da cúpula, da qual nada se sabe, nada se ouve. E já estava na altura...

    ResponderEliminar
  15. O Lotetegui é bom treinador, o pessoal anda cego pelos meios de comunicação social que todos os dias fazem a cabeça das pessoas. Se não fosse o colinho que o JJ tem tido, como seriam as coisas?

    ResponderEliminar
  16. Sim o Lopetegui é bom treinador talvez para uma equipa com ambições mais reduzidas que a nossa,pois nos momentos importantes falha sempre por não arriscar. Essa dos 10 pontos na LC é uma falácia pois de facto 6 foram ganhos a uma equipa de quinta categoria.Esperemos que algo mude pois de contrário será mais um ano para esquecer.

    ResponderEliminar
  17. Magnífico artigo! Permita-me apenas observar - utilizando expressões do caríssimo Vila Pouca e tendo em consideração o inesgotável apreço que Pinto da Costa merece -, se o presidente não toma decisões e não coloca toda a gente na ordem, está na altura de o número 2 do Futebol Clube do Porto deixar de ser o João Pinto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Para mim, ser portista é ter capacidade crítica e a realidade atual do nosso clube exige que todos sejam capazes de chamar os bois pelos nomes. Se temos de ter memória pelo trabalho passado, não concebo utilizar isso para ocultar asneiras do presente que são ainda mais graves quando quem está à frente do clube são as mesmas personagens! Em relação ao treinador, quando se brinca à Taça de Portugal contra um rival direto como foi feito na época passada, onde é que isso encaixa em "ser" Porto? O mais grave de tudo não é perder, pois nos dois anos de VPereira a coisa só não ruiu porque o adversários direto acabou por ser inocente; o pior é que ter um cenário que não traz qualquer tipo de perspetiva, presente ou futura, e parecer haver um desnorte e autismo doentios que fazem lembrar o período em que os rivais de Lisboa estavam a perder o comboio e olhavam para um passado recente de títulos e conquistas. Se nada for feito para parar esta vertiginosa corrida para a asneira, temo pelo futuro, até porque a seguir alguém vai ter de limpar a porcaria e, no que à equipa de futebol diz respeito, não vai ser fácil mudar em todos os aspetos, incluindo um que já deveria ter sido iniciado há muito: redução de gastos para evitar piruetas nos relatórios de contas e responsabilização de todos (!!!) aqueles que profissionalmente trabalham no nosso clube. E olhem que não ganham assim tão pouco e, mesmo quando as épocas são más ou muito más, ainda recebem prémios de produtividade...

    ResponderEliminar