09 dezembro, 2015

PATINHOS FEIOS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

    "...Dá-me pena que estes jogadores de um ano para o outro tivessem desaprendido de jogar a bola. Este nabo deste treinador já devia ter ido de guias..."
    "...com o jesualdo e com o co adriaanse ainda ganhavamos algo. com este nabo não vamos ganhar nada."
    "Despedido de imediato. Não se aceita não se ganhar nada numa época! O Campeonato já foi. Esse gajo ta a destruir a equipa..."
Após uma breve pesquisa na net, não tive dificuldade em encontrar estes comentários de portistas no site do zerozero.

Tão fresquinhos e actuais, que poderiam ter sido colhidos há 5 minutos atrás num qualquer local da nossa blogosfera. Podiam, mas não foram!

Estas comparações do treinador do FC Porto ao pouco nobre tubérculo, foram endereçadas a Vítor Pereira aquando da sua primeira e única derrota para o campeonato, nas 2 temporadas que orientou a equipa azul e branca (Gil Vicente 3 - 1 FC Porto). No final dessa jornada de Janeiro de 2012, acabaríamos por ficar a 5 pontos do líder benfica.

O final, todos o sabemos. Campeões com 6 pontos de avanço!

Fossem estes adeptos soberanos para agir consoante as suas emoções e, muito provavelmente, o nosso museu estaria desfalcado em dois títulos nacionais.

O Tempo, como bom conselheiro que é, vem recuperando justamente o mérito deste treinador que, não sendo o melhor na minha opinião, deixou uma herança que é motivo de orgulho para todos os portistas.

Contudo, o recurso a Vítor Pereira na comparação com o nosso actual treinador, não é de todo inocente.
Ambos tiveram que sobreviver solitários a todo o tipo de ataques, perante a passividade da SAD.
Ambos suportaram (suportam) a cruz da desconfiança contínua das nossas hostes.
Ambos têm registos na liga muito semelhantes.

Senão vejamos:

1ª temporada, jornada 30, jogos (Vitórias, empates, derrotas)
Vitor Pereira 23 - 6 - 1
Lopetegui 22 - 6 - 2

2ª temporada, jornada 12, jogos (Vitórias, empates, derrotas)
Vitor Pereira 10 - 2 - 0
Lopetegui 9 - 3 - 0

Ou seja, Lopetegui seria também campeão no 1º ano de Vitor Pereira, sendo que relativamente ao segundo, está apenas a 2 pontos, naquela que foi uma das melhores épocas da nossa história.

Porquê a junção destes dois nomes neste momento?
Porque aparentemente, após a passagem relâmpago do cisne Vilas-Boas, os adeptos portistas mais não têm feito do que se dedicar à criação de patinhos feios.

Tal como Vítor Pereira, Lopetegui não é, nem nunca será, o melhor treinador que passou pelo nosso grande clube. Nem sequer o segundo ou terceiro melhor.
Mas, é suficientemente bom para nos levar a todos aos Aliados em Maio.
Até lá, urge arrumar num canto bem escondido da despensa, as antipatias, desconfianças, discordâncias e embirrações e fazer a nossa parte:

APOIAR INCONDICIONALMENTE O FC PORTO!

PS - Faço votos que a minha estreia neste espaço coincida com uma noite europeia gloriosa em Stanford Bridge. Força Porto!

5 comentários:

  1. Grande estreia no Bibó, Hugo, com um texto bem (TÃO!) pertinente, que dá muito que pensar. Daqui para aí os meus parabéns e uma beijoca. Voltaremos a este tema. :)

    ResponderEliminar
  2. Entrada a matar!
    Este assunto de comparação de treinadores é para mim irrelevante.
    Cada treinador é diferente um dos outros.
    Cada plantel é diferente de época para época.

    Interessa é saber apoiar todos os elementos que compõem o plantel e equipa técnica.

    E hoje isso tem a sua extrema importância.

    Mesmo assim o texto está bem explicito e com a sua razão.

    Avante FC Porto!

    ResponderEliminar
  3. A diferença é que o primeiro, tinha-os e tem-nos bem no sitio...
    Este, tem-me desiludido.. O Porto tem que jogar sempre para ganhar, Sempre!

    ResponderEliminar
  4. Quando começamos a utilizar dados estatísticos para justificar porque aquele ou outro treinador devem ficar , só por si é um péssimo sinal , o futebol não se rege só pelos números mas por outros factores e como existem muitos treinadores de internet , tambem existe gente que muito antes dela existir já viram muito jogos de futebol em campo para poderem opinar sobre más performances futebolísticas , afinal entender e perceber o futebol não é pintar um quadro intemporal e nem é preciso ganhar o prémio nobel da literatura , é um desporto simples fácil de compreender que move massas e arrasta opiniões , mas uma coisa é certa nem o vitor pereira e muito menos este treinador têm "calo" para um clube de esta dimensão , nao obstante os factos em mérito ou demérito que lhe podia descrever em relação a estes treinadores , uma coisa é certa , este treinador não serve para o porto e só por demérito dos outros concorrentes nós podemos aspirar a mais um feito desportivo.

    ResponderEliminar
  5. Nuno,o conceito de ter calo para o nosso clube é muito relativo.
    A exigência actual do adepto portista demonstra que treinador com calo no FC Porto, é aquele que vence uma competição europeia. Ou seja, um Mourinho ou AVB.
    Estamos a comparar um dos melhores treinadores da história mundial (e um seu discípulo) com treinadores comuns mortais. Não acha esta exigência demasiado alta e injusta para os sucessores de ambos?
    Dei como exemplo Vitor Pereira pela proximidade temporal. Mas poderia utilizar um comentário com semelhanças para Co Adriansen ou mesmo para o tri-campeão Jesualdo. Nenhum deles foi propriamente consensual no Dragão, com óbvio destaque para o holandês, que mesmo tendo ganho a dobradinha, viveu sobre brasas a época inteira.

    Miss BlueBay, obrigado pelas palavras de apoio. Era bom não voltar a este tipo de temas. Era sinal de que nos tinhamos reencontrado com as boas exibições e vitórias.

    ResponderEliminar