28 dezembro, 2015

UMA VEZ MAIS, AS “FÉRIAS”...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Já aqui escrevi sobre o assunto, mais infelizmente não consigo deixar de voltar a fazê-lo...

Como é da praxe, aconteceu neste Natal a habitual debandada de jogadores do FC Porto, rumo às “férias” de Natal, mesmo num cenário de termos jogo na próxima terça-feira e, mais importante ainda, estar já ao virar da esquina um dos jogos da época. Provavelmente o jogo que marcará o tom para os próximos tempos, ou seja, o jogo do ano até agora.

Sendo esta uma data importante do ponto de vista civilizacional e atendendo a que o Natal é uma festa que ultrapassa cada vez mais a própria origem religiosa da celebração, significando para muitos a data de reunião familiar por excelência, acho perfeitamente natural que todos pretendam celebrá-la junto dos seus familiares mais próximos.

Os jogadores e treinadores são, portanto, “pessoas normais” e querem estar com as famílias? Claro que sim, legitimamente. No entanto outros também o querem e não o podem fazer por força das responsabilidades profissionais e nem se tratam de casos em que auferem largos milhares de euros por mês. Daí que não entenda como se opta por permitir estas situações, ao invés de manter um programa de trabalho regular, mais ainda quando se tratam de profissionais que têm disponibilidade financeira para assegurar que as suas famílias os possam visitar nesta quadra.

Focando no FC Porto, confesso a minha estranheza com que isto continue a acontecer desta maneira, mesmo com um jogo importantíssimo para a estabilidade colectiva de jogadores e treinador no próximo dia…2! Sim, não é a 7, nem a 8, nem a 15… É já no próximo sábado! Se tivéssemos um calendário como o inglês como faríamos? Não mudaríamos nada e pediríamos o adiamento dos jogos para manter a tradição das “férias”?

Não treinar, em alguns casos viajar para países com diferentes fusos horários, viver uns dias sem amarras, não terá efeitos sobre a capacidade física? Se assim é porque se treina? Se não temos nada a trabalhar durante tantos dias porque é que por vezes existem desculpas do género “temos tido sobrecarga de jogos e falta de tempo para treinar e melhorar”?

Já pratiquei desporto de alta competição (noutra modalidade, aquela que o treinador do benfica acha simples…) e lembro-me bem da exigência que tínhamos nesta época, mesmo sem sermos profissionais. Desde tenra idade estes dias eram aproveitados para treinar ainda mais, uma vez que não tínhamos outros afazeres. Esta quadra era assim recheada de treinos bidiários, com treinos inclusivamente na manhã de 24! E quando tínhamos provas importantes no inicio do novo ano chegamos a ter de treinar no dia 1 de manhã. Tudo em nome da evolução e da concentração em torno dos objectivos desportivos, única forma de estarmos mais próximos do sucesso. Mas se calhar era tudo um erro, ou então provavelmente no desporto profissional não é necessário ter o mesmo cuidado...

Resta-nos desejar que pelo menos regressem concentrados e com a motivação em alta e que tenham tido algum cuidado nestes dias...

Continuação de boas festas!

6 comentários:

  1. Sou do Benfica. Também nadei e concordo a 100% com este post. Como se permite nesta altura que jogadores profissionais que ganham tanto dinheiro estarem parados uma semana? Também eu treinei vários dias 24 de dezembro e bidiarios em todas as férias (natal, carnaval, Páscoa)

    ResponderEliminar
  2. Calma Delindro alguns são conscientes e este amigo até se identificou por isso não deve ser daquele tipo muito muito facioso.

    ResponderEliminar
  3. Ainda há exemplos piores. Vê o caso do Teo.

    Enquanto os colegas trabalham, o tipo só aparece no dia a seguir ao jogo. Aquilo deve ser um ambiente fantástico no balneário da lagartagem.

    Só espero que o nosso treinador veja o jogo de amanhã como um bom momento para voltar a dar ritmo competitivo à equipa principal. Não fará muito sentido poupar ainda mais os jogadores, quando fartos de descanso estão eles.

    ResponderEliminar
  4. Acho que pelo menos se devia "dar" 2 dias de "folga".
    E no caso desta época deviam era já ter treinado no sábado a tarde.
    Darem quase uma semana de férias é fatal para o ritmo competitivo dos jogadores.
    E há outra questão que é a dos jogadores poderem trazer os seus familiares para cá e assim não haver muito jet lag.

    ResponderEliminar